A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta quarta-feira (20) que o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, vai informar dentro de, no máximo, três dias a provável data da visita dos auditores do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos EUA para fazer a inspeção nos frigoríficos que poderão exportar a carne bovina do Brasil para aquele país. É o que informa o portal do Mapa. “Acho que, em relação à carne bovina, vamos ter uma resposta, sim, de quando vão marcar a ida ao Brasil, que deve ser rápida”, disse a ministra. Em relação ao pedido dos Estados Unidos de exportar carne suína para o Brasil, Tereza Cristina explicou que o governo brasileiro ainda está avaliando a parte sanitária do certificado de importação. “Não foi ainda concedida, estamos ainda discutindo o certificado sanitário”, explicou a ministra.
Governo de SP usa carne de frigorífico interditado na merenda escolar
A gestão do governador João Doria (PSDB) firmou contrato de fornecimento de carne para a merenda escolar com três frigoríficos que tiveram atividades suspensas pelo Ministério da Agricultura. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o produto de ao menos uma das empresas continuou a ser entregue a colégios estaduais mesmo após a aplicação da penalidade. O ministério informou que determinou a suspensão das atividades dos frigoríficos após constatar fraude econômica. Embora não tenha detalhado a natureza das autuações, fraude econômica consiste em comercializar um produto diferente do que o que foi combinado —por exemplo, vender carne de segunda como se fosse de primeira, ou misturar rejeitos à carne. Os três frigoríficos são: NS Alimentos, que fornece carne de porco e coxão mole; Centroeste, que tem contratos para carne moída; e Fridel, com contrato para patinho e coxão mole, e que foi reaberto nesta quarta (20). Parte das escolas estaduais relata problemas no recebimento de carne nas últimas semanas. É o caso da escola Dora Peretti, em Mogi das Cruzes (Grande SP). “Em Americana, professores afirmam que diretores e pais de alunos da cidade têm bancado a aquisição de carne alguns dias da semana. A secretaria nega”, afirma a notícia.
Estudo propõe protocolo para definição de padrão da água para pecuária
O portal da Embrapa destacou que a propriedade pecuária deve oferecer água de qualidade aos animais. Disponibilizar água em quantidade suficiente e com qualidade garante que o animal mantenha as condições ideais de sanidade e bem-estar e produza alimentos seguros. Qualquer situação incomum relacionada à água como, por exemplo, alterações no odor, na cor e impactos negativos no desempenho e na condição de saúde dos animais, deve ser motivo para se realizar a análise da água. A presença de substâncias em concentrações acima do permitido na água consumida pelos animais de produção representa um risco à saúde animal e à segurança dos alimentos. No entanto, poucos países têm critérios de qualidade da água específicos para os animais de produção. Pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) e da Unicamp (Limeira-SP) analisaram legislações de países que têm padrões definidos para o consumo de água de animais e a partir disso propuseram um protocolo para definição de padrões de qualidade da água para a pecuária brasileira. O estudo foi publicado nesta semana na revista internacional Regulatory Toxicology and Pharmacology. Atualmente, o Canadá é referência nessa área. “Pela importância social e econômica da atividade pecuária no Brasil e pelas constantes ameaças que as fontes de água estão expostas, é essencial estabelecer métodos para determinar padrões de qualidade que considerem as realidades produtivas e ambientais do país”, informa a matéria.
Abate de suínos aumenta 61% em 11 anos, afirma IBGE
O abate de suínos aumentou 61% de 2007 a 2018 no Brasil, uma aceleração bem mais forte do que a das demais proteínas. O frango teve alta de 30%, e o boi, de 4%, no mesmo período. Conforme a coluna Vaivém das Commodities do jornal Folha de S. Paulo, é uma atividade que se consolida no Brasil. A carne suína cai cada vez mais no gosto dos brasileiros, e as oportunidades de exportação crescem ano a ano. Tudo isso devido a um processo de gestão e de aplicação de novos conhecimentos no setor, segundo Jurandir Machado, analista da 7Fluir Consultores e especialista em suinocultura. A suinocultura implanta um sistema de informatização por meio do qual as granjas são acompanhadas hoje pelo celular e em tempo real. Para 2020, a consultoria 7Fluir prevê abates de 44,4 milhões de animais e produção de 4,2 milhões de toneladas de carne. Pedro de Camargo Neto, ex-presidente da extinta Abipecs (Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína), entidade que se transformou em ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), diz que um dos grandes impulsos para o crescimento veio do mercado interno. “A mudança na forma da apresentação da carne suína no mercado atraiu mais os consumidores. No entanto, que o mercado externo não avançou como deveria nos anos recentes”, destaca a nota.
Embrapa – Dia de Campo sobre ILPF encerra Projeto ABC Cerrados
Embrapa – Embrapa protagoniza participação brasileira na Federação Internacional do Leite
Embrapa – Seminário reúne especialistas da Embrapa e iniciativa privada
Embrapa – Capacitação concentra esforços no maior gargalo da produção de leite em Goiás
Embrapa – Estudo propõe protocolo para definição de padrão da água para pecuária
MMA – Brasil e EUA devem criar fundo de U$ 100 milhões para uso sustentável na Amazônia
Câmara dos Deputados – CCJ aprova vigência mínima de dois anos para política rural
Câmara dos Deputados – Meio Ambiente elege Camilo Capiberibe e Carlos Gomes para vice-presidência
Câmara dos Deputados – Comissões aprovam convites para 15 ministros virem expor seus planos e dar explicações na Câmara
Senado Federal – CMA recebe sugestões para fiscalizar políticas públicas
Senado Federal – CDR debate incentivos e desenvolvimento sustentável para a Amazônia
Senado Federal – Governo vai investigar estrangeiros que adquirem terras, diz presidente do Incra
Folha de S. Paulo – Bom pra Cachorro – Polícia resgata mais de 40 cachorros com sinais de maus-tratos em Curitiba; homem é multado
Folha de S. Paulo – Vaivém das Commodities – Abate de suínos aumenta 61% em 11 anos, afirma IBGE
Folha de S. Paulo – Governo de SP usa carne de frigorífico interditado na merenda escolar
Folha de S. Paulo – Comunidade dá o peixe e ensina visitante a pescar em praia de Ilhabela
Folha de S. Paulo – Com ajuda de cão, PM apreende mais de 300 kg de drogas em Paraisópolis
G1 – Carne artificial: os cientistas britânicos que estão criando bacon em laboratório
G1 – Araraquara aprova lei para preservar pegadas de dinossauros nas pedras das calçadas
O Estado de S. Paulo – Em Curitiba, 43 cachorros são resgatados de canil clandestino
O Estado de S. Paulo – Ambiente-se – Desmatamento pode elevar temperatura na Amazônia em 1,45°C até 2050
Valor Econômico – Data de missão dos EUA que avaliará carne bovina sairá em três dias
Zero Hora – Gisele Loeblein – Integrantes da bancada ruralista dizem que desconforto com o tema China está superado
Anda – Projeto prevê a proibição da produção e comércio de peles de animais no estado de Nova York
Anda – Pés de elefante e peles de urso polar estão entre troféus de caça importados para a Grã-Bretanha
Anda – Agropecuária é uma das causas do desaparecimento da biodiversidade no mundo
Anda – Lei prevê multa de até R$ 200 mil para maus-tratos a animais em Aparecida de Goiânia (GO)
Anda – Mais de 140 filhotes de tartaruga nascem em praia em Pernambuco
Anda – Dupla é detida pela morte de sete animais por envenenamento em MG
Anda – Denúncias de maus-tratos a animais aumentam no Rio de Janeiro
Climatempo – Por que o Brasil deveria se importar com a morte de abelhas
__________________________________________________________________________________________
O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.
No comments yet.