CARNES NECESSITAM DE UM MARKETING PROATIVO, SEGUNDO ANALISTAS DO SETOR

//CARNES NECESSITAM DE UM MARKETING PROATIVO, SEGUNDO ANALISTAS DO SETOR

O consumo de carne bovina cada vez mais vem sofrendo pressões na sociedade. O que está errado com essa proteína? O marketing. Essa é a conclusão de especialistas reunidos pelo IMS (International Meat Secretariat) em Banff, cidade do Canadá. É o que informa a coluna Vaivém das Commodities do jornal Folha de S. Paulo. Antes, a carne vermelha tinha um número reduzido de concorrentes, entre os quais a carne de frango e de peixe. Atualmente, a concorrência no setor enfrenta até a chegada da carne de laboratório. A afirmação é de Mariane Crespolini, consultora de mercados agropecuários e produtora rural, que participa do evento no Canadá. Investimentos e tecnologia tornam as carnes de laboratório cada vez mais viáveis. Bom marketing coloca o produto em evidência. Além disso, o foco sobre a dieta à base de vegetais se intensifica. É preciso mudar o marketing da carne vermelha, segundo Crespolini. As discussões no Canadá giram em torno de o setor se tornar mais proativo e menos defensivo, segundo ela. “As medidas proativas que devem ser incluídas nas campanhas de marketing vão desde os destaques da qualidade da carne na alimentação humana até as diferentes maneiras de prepará-la”, informa a coluna.

 

Abate de novilhas bate recorde no país com demanda de mercado gourmet



A demanda de restaurantes por carne premium levou o abate de novilhas a níveis recordes no ano passado. Conforme o Valor Econômico, dados divulgados na quinta-feira (14) pelo IBGE mostram que foram abatidas 3,2 milhões de cabeças de novilhas em 2018 no país, crescimento de 17,1%. É um recorde da série histórica do IBGE, iniciada em 1997. Segundo Angela Lordão, gerente de Pecuária do IBGE, o abate de novilhas representou, desta forma, 10,2% do total do abate de bovinos no país no ano passado. O movimento, segundo ela, foi bastante concentrado em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que representaram, somados, 41,6% do total nacional do abate de fêmeas de até dois anos. Essa tendência contribuiu para que o abate de fêmeas crescesse 6% no ano passado, ritmo superior ao abate total de bovinos no país (3,4%). “Além das novilhas, o avanço do abate de fêmeas está ligado ao ciclo de baixa da pecuária, quando preços pouco atraentes dos bezerros levam pecuaristas a ofertarem matrizes para o abate”, destaca a notícia.

 

União de esforços por lácteos de qualidade



A Federação Internacional do Leite (FIL) vai ajudar o Brasil a utilizar as melhores práticas internacionais na produção e transformação de lácteos, afirma sua diretora-geral, Caroline Emond. De acordo com o Valor Econômico, o Brasil passou a integrar a entidade no ano passado. Recentemente foi instalado o comitê nacional com dez subcomissões para unir esforços de produtores, processadores, academia e governo. “O Brasil tem enorme potencial no setor lácteo, que deve ser visto como um motor de desenvolvimento econômico”, diz Caroline. A FIL tem 40 países membros e cobre 75% da produção global de lácteos. Guillaume Tessier, membro do comitê brasileiro, afirma que o Brasil é autossuficiente, mas tem problemas com a qualidade do leite, que não é suficiente para exportar. “O maior problema é a contagem de células somáticas no leite que, quanto maior, pior a qualidade”, afirma. “A infraestrutura obsoleta, associada ao longo tempo de transporte até o laticínio, derruba a qualidade”.

 

Plantio Global tem terceira edição de olho na proteção das abelhas



A colunista Mara Gama do jornal Folha de S. Paulo destacou que domingo (17), é dia de Plantio Global, uma ação colaborativa e comunitária para promover a recuperação do verde através da implantação de árvores nativas e sensibilizar a população sobre a necessidade de reflorestar as cidades e proteger suas abelhas. O evento está em seu terceiro ano e terá paralelos no Japão, na Itália e em Portugal. Indispensáveis para a alimentação humana, pois polinizam uma grande parte de todas as frutas e legumes e contribuem para a biodiversidade, as abelhas estão em sério declínio. Desmatamento, monocultura extensiva e uso massivo de agrotóxicos estão entre as causas. Ali serão plantadas 85 árvores e mais arbustos e forrações atrativas aos insetos polinizadores, para adensar o já criado Corredor Verde para Polinizadores (CVP), entre o Instituto Biológico e o Parque Ibirapuera, iniciado em 2017. Além do plantio, a atividade quer fomentar a discussão sobre a mudança de padrões urbanos em direção a uma ideia mais sustentável de cidade. O movimento espera difundir os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, prega a responsabilidade com a manutenção das árvores plantadas e espera engajar as pessoas que nunca plantaram ou que plantam sozinhas. “A construção de corredores de polinização e outras formas de incentivo à criação de abelhas em território urbano tem crescido em várias cidades, como forma de reverter a situação de declínio da população desses animais no planeta e promover a agricultura urbana”, ressalta a nota.

 

NA IMPRENSA

Embrapa – Embrapa e Grazmec lançam projeto Capim-annoni Tolerância Zero

 

MMA – Ministro pede mais esforços para combater eventos extremos

 

Tecpar – Paraná e Israel firmam protocolos para áreas estratégicas

 

Câmara dos Deputados – Conheça as prioridades dos novos presidentes das comissões da Câmara

 

Câmara dos Deputados – Câmara homenageia vítimas, bombeiros e socorristas de Brumadinho

 

Câmara dos Deputados – Pronatec poder ser autorizado a oferecer cursos de ensino superior a distância

 

Folha de S. Paulo – Gatices – Fotógrafo registra o cotidiano de gatos de rua no Japão

 

Folha de S. Paulo – Vaivém das Commodities – Carnes necessitam de um marketing proativo, segundo analistas do setor

 

Folha de S. Paulo – Bom pra Cachorro – CPI isenta tutor por morte de cachorro trancado em varanda em Vitória (ES)

 

Folha de S. Paulo – Mara Gama – Plantio Global tem terceira edição de olho na proteção das abelhas

 

Folha de S. Paulo – Rei dos dinos, tiranossauro é muito mais do que uma carinha assustadora

 

Folha de S. Paulo – Jacaré com chifre? Bicho existia no Acre e pode ser elo perdido entre parentes

 

O Estado de S. Paulo – Animais com deficiência ganham vida nova em santuário de Israel

 

O Estado de S. Paulo – ONG acolhe 68 filhotes de saguis que estavam sendo vendidos a R$ 100 em SP

 

O Estado de S. Paulo – Salve a Embrapa

 

O Estado de S. Paulo – Ambiente-se – Jovens fazem atos no Brasil pelo clima, mas movimento ainda engatinha no País

 

O Estado de S. Paulo – Entenda por que milhares de estudantes fazem greve por ação contra mudanças climáticas

 

O Estado de S. Paulo – Shoppings de São Paulo promovem feira de adoção de animais no fim de semana

 

Valor Econômico – CASP, da área de equipamentos, tem recuperação judicial deferida

 

Valor Econômico – Abate de novilhas bate recorde no país com demanda de mercado gourmet

 

Valor Econômico – Abate de bovinos deve voltar a crescer em 2019, prevê consultoria

 

Valor Econômico – Abates de bovinos e suínos cresceram em 2018

 

Valor Econômico – União de esforços por lácteos de qualidade

 

Anda – PL que permite entrada de animais em hospitais de Goiânia (GO) é aprovado

 

Anda – Tartaruga é devolvida à natureza após quatro meses de tratamento

 

Anda – Dia Nacional dos Animais traz reflexão sobre respeito a todas as espécies

 

Anda – Nova York implementa a Segunda Sem Carne em todas as escolas públicas

 

Anda – ONCA realiza intervenção contra o consumo de animais em Curitiba

 

Exame – Aranha descoberta na Colômbia recebe nome de vilões de Star Wars

 

__________________________________________________________________________________________

 

 

 

O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.