Um dia após ‘fico’ de Mandetta, Bolsonaro evita responder se vai reabrir comércios por decreto  

//Um dia após ‘fico’ de Mandetta, Bolsonaro evita responder se vai reabrir comércios por decreto  
Um dia após o “fico” do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o presidente Jair Bolsonaro evitou nesta terça-feira (7), responder a um apoiador que o questionou sobre a possibilidade de assinar um decreto liberando o funcionamento do comércio no País. A flexibilização nas regras de isolamento social, adotadas para evitar a propagação da covid-19, é um dos pontos de atrito entre presidente e ministro. “Você sabe o que está acontecendo na política brasileira? Você sabe o que representa uma resposta para você aqui agora”, respondeu o presidente ao apoiador que o questionou em frente ao Palácio da Alvorada. Bolsonaro tem criticado governadores e prefeitos que restringiram o funcionamento de shoppings, lojas e escolas com o argumento de que o impacto na economia causará mais danos do que a pandemia de coronavírus. Na semana passada, o presidente afirmou que já tinha um decreto sobre sua mesa autorizando a reabertura de diversas atividades, a despeito de determinações locais para o fechamento. “Eu tenho um decreto pronto para assinar, se eu quiser assinar, considerando ampliar as categorias que são indispensáveis para a economia”, afirmou na quinta-feira, em entrevista à rádio Jovem Pan. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) dizem em conversas reservadas, no entanto, que, se o presidente levar adiante sua ideia, a medida será barrada pela Corte. O jornal O Estado de S.Paulo apurou que o Supremo não vai autorizar nenhuma ação que confronte as recomendações das autoridades de saúde do Brasil e do mundo com relação ao combate do novo coronavírus. A principal delas é o isolamento social. Na rápida conversa que teve com apoiadores na manhã desta terça-feira (7), Bolsonaro também evitou responder sobre a situação do ministro da Saúde. Ontem, após o acirramento do cabo de guerra com o presidente e rumores de que seria demitido, Mandetta disse que permanece no cargo, pediu “paz” para chefiar a pasta e, sem citar diretamente o presidente, reclamou de críticas que, em sua visão, criam dificuldades para o seu trabalho. O ministro também destacou que possui uma equipe técnica à frente do Ministério da Saúde e sinalizou que, se for embora, o seu time vai junto. Apesar de não falar sobre o assunto, o presidente ouviu apelos do grupo que estava em frente à residência oficial para demitir o auxiliar. “Mandetta não merece sua confiança, presidente”, disse um apoiador. Quando deixou o local, a claque passou a entoar gritos de “Fora, Mandetta”.

Mandetta e pesquisadores apontam em artigo científico que casos de Covid-19 irão até setembro 

Em um relatório técnico publicado nesta terça-feira (7) na “Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical”, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e outros cientistas do país defenderam o isolamento social como forma de combater o aumento de casos de Covid-19. Além disso, disseram que essas medidas podem reduzir o impacto econômico sobre o país se adotadas “no início”, destacou o jornal O Globo. Segundo o trabalho, mesmo com as medidas de isolamento social, estudos apontam que o novo coronavírus poderá ter potencial de circulação na população brasileira até setembro deste ano. “Vários modelos matemáticos mostraram que o vírus estará potencialmente circulando até meados de setembro, com um pico importante de casos em abril e maio”, escrevem os autores. O trabalho é assinado ainda pelo secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson Oliveira, e cientistas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Fiocruz, da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado e do Ministério da Saúde.

Mundo enfrentará apagão de 6 milhões de enfermeiros em dez anos, diz OMS

De acordo com a Folha de S.Paulo, com o crescimento da população e o aumento na parcela de idosos, o mundo enfrentará um apagão de quase 6 milhões de enfermeiros daqui a dez anos, afirma relatório divulgado nesta terça-feira (7) pela OMS (Organização Mundial de Saúde). A profissão tem sido uma das mais importantes no combate à pandemia do novo coronavírus. Em países mais pobres, a carência será ainda mais grave, com a falta de 7,6 milhões de enfermeiros daqui a dez anos. Mesmo em 31 países ricos da OCDE, faltarão profissionais. A previsão é 3,2 milhões de vagas a menos em 2030. O levantamento, feito em 191 países, conclui que será preciso elevar em 8% o número dos que se formam anualmente nas universidades e investir em salários e condições de trabalho para atrair mais pessoas à profissão. Sem incentivos, o mundo deve chegar a 2030 com um total de 36 milhões de enfermeiros, em vez dos 41,8 milhões necessários. Hoje, há 27,9 milhões de profissionais de enfermagem no mundo, mas a distribuição não corresponde à da população. Mais de 80% dos enfermeiros estão em países que somam 50% da população. Como a população cresce mais rapidamente nos países mais pobres, a tendência é que a carência se acentue se não houver políticas públicas específicas. Países mais ricos, porém, também podem ver agravada a falta de profissionais porque sua força de trabalho está envelhecendo. No mundo, 1 em cada 6 enfermeiros vai se aposentar nos próximos dez anos. Nas Américas, a proporção sobe para 1 em cada 4. Na Europa e nas Américas há pouco mais de um enfermeiro jovem para cada outro com mais de 55 anos, e em 18 países (um sexto dos que tinham dados sobre idade dos profissionais), o total de enfermeiros jovens é insuficiente para repor os que se aposentarão. Atualmente, o sistema público de saúde do Reino Unido já tem 108 mil vagas de enfermeiros abertas, e o número cresce em 5.000 por ano. O Japão, que estima falta de 270 mil enfermeiros em cinco anos, abriu um novo programa de vistos para atrair 60 mil profissionais da área, e a Alemanha também não tem enfermeiros no país para ocupar as 36 mil vagas abertas no momento, para o cuidado de doentes e idosos. Em 2030, a estimativa é que faltem 500 mil profissionais no serviço de saúde alemão. Segundo a instituição, também será preciso melhorar o treinamento de lideranças e combater a desigualdade de gênero nos postos de chefia: 90% dos enfermeiros no mundo são mulheres, mas os homens ocupam 75% dos cargos executivos. A África é uma exceção para o padrão feminino da profissão, com 1 homem para cada 3 enfermeiras. Em 13 países do mundo, profissionais masculinos são maioria.

Publicada lista de substituição da Diretoria Colegiada da Anvisa

Foi publicada nesta terça-feira (7), no Diário Oficial da União (D.O.U.), a lista de substituição dos servidores que irão exercer os cargos vagos da Diretoria Colegiada da Anvisa. Assinado pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o Decreto designa, observada a ordem de precedência, os seguintes servidores: Marcus Aurélio Miranda de Araújo, primeiro substituto; Meiruze Sousa Freitas, segunda substituta; e Romison Rodrigues Mota, terceiro substituto. A publicação está de acordo com o disposto no artigo 10 da Lei 9.986, de 18 de julho de 2000, que prevê: “Durante o período de vacância que anteceder a nomeação de novo titular do Conselho Diretor ou da Diretoria Colegiada, exercerá o cargo vago um integrante da lista de substituição”.

SAÚDE NA IMPRENSA
Agência Câmara – Parlasul vai monitorar ações de governos no combate ao coronavírus

Agência Câmara – Proposta proíbe demissão de ministro e secretários de Saúde durante pandemia

Agência Câmara – Projeto do Senado amplia lista de trabalhadores informais beneficiados com auxílio de R$ 600

Agência Câmara – Propostas asseguram benefícios previdenciários a afetados por pandemia

Agência Câmara – Projeto transfere valores pagos acima do teto ao enfrentamento do coronavírus

Agência Senado – Novo marco do saneamento básico pode ser votado no combate ao coronavírus

Agência Senado – Execução orçamentária sobre coronavírus pode ser acompanhada no SIGA Brasil

Agência Senado – PEC do ‘Orçamento de Guerra’ autoriza BC a comprar títulos privados para garantir liquidez

Agência Senado – Parlasul vai monitorar ações de governos no combate ao coronavírus

Folha de S.Paulo – Governo lança site e aplicativo para pedidos do auxílio de R$ 600

Folha de S.Paulo – 28% dos brasileiros não fazem isolamento contra coronavírus, diz Datafolha

Folha de S.Paulo – Maia critica Bolsonaro e diz que é melhor ‘respeitar a ciência do que fritar’ o Mandetta

Folha de S.Paulo – Em reunião, Bolsonaro e Mandetta expõem divergências, e ministro se recusa a assinar decreto

Folha de S.Paulo – À espera de auxílio do governo contra coronavírus, mães solo driblam fome acordando mais tarde

Folha de S.Paulo – Em artigo científico, Mandetta consolida posição por isolamento social

Folha de S.Paulo – Taxa de mortes com cloroquina equivale à de quem não usa, diz estudo preliminar da Fiocruz

Folha de S.Paulo – Mãos são principal caminho para contágio pelo coronavírus, afirma especialista

Folha de S.Paulo – Acompanhe todas as informações sobre a pandemia de coronavírus

Folha de S.Paulo – Diante de crise, PSOL pede que Congresso e TCU fiscalizem Ministério da Saúde

Folha de S.Paulo – Pode sair para correr durante a pandemia?

Folha de S.Paulo – Mortes: Médico, contribuiu para um SUS mais justo e humano

Folha de S.Paulo – Uso de máscaras na emergência do coronavírus pode levar a mudança cultural nos EUA

Folha de S.Paulo – Se tem sintomas do coronavírus, presuma estar doente, mesmo que teste dê negativo

Folha de S.Paulo – Quem é o megaempresário pego no tiroteio verbal entre Bolsonaro e a China

Folha de S.Paulo – Mundo enfrentará apagão de 6 milhões de enfermeiros em dez anos, diz OMS

Folha de S.Paulo – Após falarem sobre coronavírus, divulgadores científicos sofrem ataques na internet

Jornal Agora – Médico do Samu de SP morre após a contaminação

Jornal Agora – Máscaras para todos

Jornal Agora – Confira o que muda para o trabalhador na crise do coronavírus

O Estado de S.Paulo – ‘Interventor’ da crise, Braga Netto age para evitar dispensa de Mandetta e é alvo de ala ideológica

O Estado de S.Paulo – Pacientes curados do coronavírus relatam tensão e dor: ‘Achei que fosse morrer’

O Estado de S.Paulo – Entenda como funciona o processo de desenvolvimento de uma vacina

O Estado de S.Paulo – Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda

O Estado de S.Paulo – Ceará recua sobre ideia de flexibilizar quarentena e Estado pode ser 1º a ter pico da epidemia

O Estado de S.Paulo – Centenas de venezuelanos deixam a Colômbia e voltam para a casa em meio à crise do coronavírus

O Estado de S.Paulo – Rio registra o dobro de mortos por coronavírus com menos de 60 anos, em comparação com SP

O Estado de S.Paulo – Um dia após ‘fico’ de Mandetta, Bolsonaro evita responder se vai reabrir comércios por decreto

BR Político – Bolsonaro ouve mais as redes sociais que o Congresso, diz Maia

BR Político – Médicos sem Fronteiras atende moradores de rua de SP

BR Político – Ministério da Saúde vai explicar ‘relaxamento’ da quarentena

BR Político – Ministério da Saúde vai explicar ‘relaxamento’ da quarentena

O Globo – Witzel escolhe oficial dos Bombeiros para vaga de subsecretária de Saúde

O Globo – Servidores do Ministério da Saúde se solidarizam com Mandetta

O Globo – MP do Rio recebe denúncia contra Silas Malafaia por crime contra a saúde pública

O Globo – Elizabeth II envia mensagem aos profisisonais de saúde: ‘Exemplo para todos nós’

O Globo – Onyx fez lobby por Osmar Terra na Saúde

O Globo – Maia defende que recursos do fundo eleitoral usados na Saúde sejam restabelecidos para campanha

O Globo – Coronavírus: Prefeitura do Rio instrui profissionais de saúde a tentarem prolongar a vida útil de máscaras N-95

O Globo – Secretária de Saúde do Rio usa remédio polêmico em tratamento contra coronavírus

O Globo – Rio tem 51 cidades sem registros de Covid-19 que se encaixam na nova recomendação do Ministério da Saúde

O Globo – Caiado diz que Mandetta não pensa na eleição de 2022: ‘A paixão dele é a Medicina’

O Globo – Mandetta e pesquisadores apontam em artigo científico que casos de Covid-19 irão até setembro

O Globo – ‘E Agora, Brasil?’: Mansueto defende aumentar gastos com saúde e assistência aos trabalhadores

Anvisa – Costa Fascinosa tem 40 suspeitos de Covid-19

Anvisa – Brasileiros testados para Covid-19 deixam embarcação

Anvisa – Publicada lista de substituição da Diretoria Colegiada

Anvisa – Farmacopeia Brasileira: publicada errata da 6ª edição

ANS – Planos de saúde: ANS divulga números de fevereiro

Agência Saúde – Projeto vai agilizar o atendimento contra o coronavírus nas UPAs

Agência Saúde – Ministério da Saúde define critérios de distanciamento social

Agência Saúde – Brasil abre chamada pública para financiar pesquisas contra coronavírus

Correio Braziliense – Estudo assinado por Mandetta prevê aumento de casos de coronavírus no país

Correio Braziliense – MEC autoriza colação de grau antecipada de médicos e enfermeiros

Correio Braziliense – Covid-19: crescimento de casos no DF está abaixo do previsto pelo governo

Correio Braziliense – GDF compra 150 mil testes para ampliar diagnóstico do coronavírus na cidade

Correio Braziliense – Sobe para 10 número de mortes por coronavírus no DF; 475 estão infectados

Correio Braziliense – Coronavírus: “É fundamental o isolamento”, afirma secretário de Saúde

Jota – Como o teto de gastos públicos impede a luta contra o coronavírus

Jota – Gilmar Mendes: “não creio que STF validaria decisão contrária a orientações da OMS”

G1 – Dia Mundial da Saúde; rotina dos profissionais de saúde mudou para combater o coronavírus

G1 – Diminui o movimento nos postos de saúde em Maceió

G1 – Setorização de atendimentos de saúde é iniciada em Sorocaba

G1 – Ministério da Saúde recomenda uso de máscaras

G1 – Máscaras cirúrgicas devem ser usadas por profissionais da saúde, diz Ministério da Saúde

G1 – Profissionais de saúde fazem meditação contra o estresse

G1 – Após dia tenso, Mandetta é mantido como ministro da Saúde

G1 – Ministério da Saúde propõe relaxamento das medidas de isolamento social

G1 – Prefeito de Uberaba institui o Complexo Regulador Municipal da Secretaria Municipal da Saúde

_______________________
O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »