‘TINDER’ PARA VACAS PERMITE A PRODUTOR BUSCAR O GADO QUE DESEJA

//‘TINDER’ PARA VACAS PERMITE A PRODUTOR BUSCAR O GADO QUE DESEJA

Um aplicativo inspirado no Tinder está ajudando agricultores a encontrar potenciais parceiros para o seu gado. Intitulado “Tudder” –-uma mistura entre as palavras Tinder e “udder”, úbere em inglês. De acordo com o portal do G1, o app permite aos criadores navegar pelas fotos do gado que gostaria de comprar. Tal como acontece com o Tinder, os agricultores usam smartphones para primeiro escolher se estão à procura de um macho ou fêmea, passando para a direita para “sim” e esquerda para “não” –até encontrarem um match. Eles são, então, direcionados para uma página no site SellMyLivestock, onde podem procurar mais fotos e dados sobre os animais antes de decidir se querem comprar. Informações valiosas estão disponíveis sobre questões como produção de leite e teor de proteína, ou potencial de parição, explicou Doug Bairner, presidente-executivo da Hectare Agritech que administra o SellMyLivestock (SML) e o Graindex, uma plataforma de comércio online sediada no Reino Unido. “Dar match com gado online é ainda mais fácil do que com os humanos, porque há uma enorme quantidade de dados que estão por trás desses maravilhosos animais que predizem o que os seus filhotes serão”, disse o executivo.

 

Vale deu remédio vencido para animais resgatados em Brumadinho, diz Ibama

 

A Vale negligenciou o atendimento dos animais resgatados da lama em Brumadinho (MG). Conforme o jornal Correio Braziliense, a denúncia foi feita nesta quinta-feira (14) pela coordenadora de Emergências Ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fernanda Pirillo, durante audiência na comissão externa da Câmara de Deputados para apurar o rompimento da barragem do Córrego do Feijão. “Temos feito vistorias diversas nas áreas que a Vale está implementando para o recebimento de animais e temos verificado a validade de medicamentos. Por incrível que pareça, nos primeiros dias, a Vale tinha providenciado medicamentos vencidos”, afirmou. Segundo a coordenadora, o Ibama está fazendo vistorias diárias. O órgão ambiental está redirecionando o resgate de fauna, em um trabalho integrado com o Ministério Público e órgãos ambientais estaduais. “Em nota, a Vale diz ter recebido medicamentos veterinários em doações vindas de vários lugares do país e que teria descartado os produtos que estavam com a validade vencida. Segundo a empresa, nenhum animal foi tratado com medicamentos vencidos”, destaca a notícia.

 

Mecanismo de proteção demora a incluir animais ameaçados de extinção

 

O jornal Correio Braziliense destacou que de um lado, a ciência aponta para o risco de extinção de centenas de espécies devido a atividades predatórias humanas. De outro, as políticas de inclusão desses mesmos animais e plantas na lista dos ameaçados não acompanham o ritmo das evidências. Às vezes, demora-se até 20 anos para que isso aconteça. É o que indica um artigo publicado na revista Science. A poucos meses da Conferência das Partes (COP) da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Fauna Selvagens Ameaçadas de Extinção (Cites, sigla em inglês), os pesquisadores alertam as autoridades de que as políticas de proteção têm de se adequar às evidências científicas. Frank, coautor do artigo da Science e professor da Universidade de Chicago, e David Wilcove, pesquisador da Universidade de Princeton e coautor do trabalho, analisaram 958 espécies da Lista Vermelha da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês), que estão ameaçadas pelo comércio internacional. A avaliação dos cientistas mostrou que 28% das quase 1.000 não estão protegidas pelo Cites, o principal mecanismo internacional de prevenção da extinção causada pelo comércio da vida selvagem. Embora seja a principal referência sobre animais ameaçados, a Lista Vermelha da IUCN pode estar deixando de lado aproximadamente 600 espécies, dizem pesquisadores da Universidade Radboud. Os resultados indicam que 20% das seis centenas de espécies que a União Internacional afirma serem impossíveis de classificar devido a dificuldades técnicas provavelmente estão sob ameaça. “Além disso, outras 600 que aparecem na Lista Vermelha como não ameaçadas estão sob risco de extinção”, informa o jornal.

 

Produção de leite poderá ser isenta de IPI

 

Projeto de Lei 575/2019, do senador Alvaro Dias (Pode-PR), que tramita na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), destaca que os insumos e equipamentos destinados à produção de leite poderão ser isentos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). É o que informa a Agência Senado. De acordo com o projeto, caberá ao Ministério da Agricultura discriminar os produtos cobertos pela isenção de IPI, que poderão abranger máquinas, instrumentos, peças de reposição, acessórios e matérias-primas. O objetivo do projeto é estimular a modernização da pecuária leiteira diante do aumento da demanda por investimento e eficiência. Alvaro Dias ressalvou que alguns equipamentos e insumos para a produção agropecuária já se beneficiam da incidência de um IPI baixo, mas, em seu entendimento, a isenção preservaria os pecuaristas do impacto de uma eventual elevação do imposto. “Atualmente a proposta aguarda recebimento de emendas. Depois de examinado pela CRA, o texto segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), cuja decisão é terminativa: se aprovado e não houver recurso para votação em Plenário, o projeto segue para a Câmara dos Deputados”, afirma a matéria.

 

NA IMPRENSA
Embrapa – Dia de Campo na TV: Segurança alimentar e agricultura sustentável 

 

Embrapa – Cientistas desenvolvem metodologia para medir emissões de GEE na aquicultura

 

Anda – Suspeitos de traficar animais em extinção são detidos no Maranhão

 

Anda – Polícia fecha canil clandestino com cerca de mil cães explorados para venda

 

Anda – Cerca de 200 cães serão resgatados do comércio de carnes na Coreia do Sul

 

Anda – Vladimir Putin, presidente da Rússia, aprova lei sobre bem-estar animal

 

Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo – Gestão de qualidade do serviço veterinário para melhor atender o produtor rural

 

Alers – Bancada petista defende créditos da Lei Kandir e proteção à cadeia leiteira

 

Senado Federal – Soraya assume CRA prometendo conciliar agricultura e meio ambiente

 

Senado Federal – Produção de leite poderá ser isenta de IPI

 

Correio Braziliense – Mais de 400 golfinhos encontrados mortos na costa atlântica francesa

 

Correio Braziliense – Vale deu remédio vencido para animais resgatados em Brumadinho, diz Ibama

 

Correio Braziliense – Pode confiar: corrente do bem para ajudar pets é real. Mas confira os dados!

 

Correio Braziliense – Mecanismo de proteção demora a incluir animais ameaçados de extinção

 

Correio Braziliense – Cão-guia recebe espaço no TJDFT para trabalhar com dono

 

Correio Braziliense – Cresce a quantidade de animais silvestres resgatados em casas e ruas do DF

 

Folha de S. Paulo – Cães participam de desfile de moda em NY; veja imagens

 

Folha de S. Paulo – Leite derramado: Decepciona o recuo na decisão de reduzir tarifas que oneram a importação do produto em pó

 

G1 – ‘Tinder’ para vacas permite a produtor buscar o gado que deseja

 

G1 – Obesidade: nossos animais de estimação podem ajudar a solucionar o problema?

 

G1 – Justiça mantém condenação a ex-prefeito acusado de coordenar matança de cachorros no Marajó

 

G1 – Dois são indiciados por maus-tratos após morte de cadela jogada por cima de muro em SC

 

O Estado de S. Paulo – Morte de macaco por febre amarela põe em alerta cidades do sudoeste paulista

 

O Estado de S. Paulo – Ambiental interdita canil com mais de 1,5 mil cães por maus-tratos em Piedade

 

O Estado de S. Paulo – Funcionários de empresa em SP podem levar cachorro para o trabalho às sextas-feiras

 

O Estado de S. Paulo – Fernando Dantas – O “choque de realidade” do leite em pó

 

O Estado de S. Paulo – China confirma tarifas de até 32,4% ao frango brasileiro, mas isenta 14 empresas

 

Valor Econômico – Marfrig faz primeira exportação de carne bovina do Uruguai ao Japão

 

Valor Econômico – Lucro líquido da Zoetis aumentou 65% em 2018, para US$ 1,4 bi

 

Valor Econômico – Pilgrim’s, da JBS, tem pior resultado desde 2011

 

Portal Rondon – Mortandade de peixes no Rio Piquiri entre Ubiratã e Nova Aurora preocupa pescadores

 

Rádio Alto Uruguai – Produtores de Campo Novo também são prejudicados com mortandade de abelhas que afeta o RS

 

__________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.