Em aliança, agronegócio e ONGs apresentam a Bolsonaro medidas para conter desmatamento na Amazônia
Uma coalizão formada por 230 representantes do agronegócio, de entidades não-governamentais (ONGs) e outros setores apresentou nesta terça-feira (15) ao presidente Jair Bolsonaro e demais autoridades federais um pacote de seis ações a serem adotadas para buscar a redução rápida e permanente do desmatamento no Brasil, especialmente na área na Amazônia Legal. Segundo o G1, o documento com as ações encaminhado a Bolsonaro, obtido pela “Reuters”, sugere que a redução do desmatamento no curto prazo – “em alguns meses” é de fundamental importância para o país. “Não somente pelo avanço das perdas socioambientais envolvidas, mas também pela ameaça que a destruição florestal na região impõe às questões econômicas nacionais. Há uma clara e crescente preocupação de diversos setores da sociedade nacional e internacional com o avanço do desmatamento”, disse. Diante da “gravidade da situação atual”, foi formada a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, que congrega, por exemplo, a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), dois dos maiores frigoríficos de carne bovina do país, a JBS e Marfrig, a WWF Brasil e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). Dentre as seis ações contra o desmatamento, foram sugeridas: retomada e intensificação da fiscalização, com rápida e exemplar responsabilização pelos ilícitos ambientais identificados; suspensão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) que incide sobre florestas públicas e responsabilização por eventuais desmatamentos ilegais; destinação de 10 milhões de hectares à proteção e uso sustentável; concessão de financiamentos sob critérios socioambientais; total transparência e eficiência às autorizações de supressão da vegetação; suspensão de todos os processos de regularização de imóveis com desmatamento após julho de 2008. No documento, o grupo ainda destacou mobilizações inéditas de investidores e empresários anunciadas nas últimas semanas. O vice-presidente Hamilton Mourão e dirigentes do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal também foram incitados a agir para acabar com o desmatamento da Amazônia. Procurada, a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) não respondeu a pedido do comentário da “Reuters” sobre o documento.
Portaria permite captura da sardinha-laje por embarcações pesqueiras
A Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta terça-feira (15) uma portaria que permite a inclusão da sardinha-laje (Opisthonema oglinum) no rol de espécies da Autorização de Pesca Complementar das embarcações que capturam sardinha-verdadeira como alvo. Anteriormente, a sardinha-laje estava permissionada para ser capturada pelos barcos que têm permissão para captura da sardinha-verdadeira apenas como fauna acompanhante previsível – que são os peixes que estão na mesma área de captura da espécie alvo e que sua captura não pode ser evitada. Porém, a sardinha-verdadeira e a sardinha-laje possuem aspectos físicos e de comportamento muito semelhantes e muitas vezes vinha mais sardinha-laje do que sardinha-verdadeira. Para o secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Jr., a portaria é um importante passo em prol da segurança jurídica e produtividade das quase 200 embarcações do Sudeste/Sul da frota sardinheira. “A medida beneficia, diretamente, mais de 20 mil pessoas que fazem dessa atividade sua fonte de renda e emprego. Além disso, proporciona a manutenção das atividades de diversas indústrias enlatadoras pelo Brasil. Produtividade subsidiada pela ciência e de mãos dadas com a sustentabilidade”, diz o secretário. Segundo a SAP, apesar de não haver nenhuma normativa que disponha sobre proporcionalidade entre a espécie alvo e as espécies da fauna acompanhante previsível, estava ocorrendo autuações nos barcos que estavam com carga maior de sardinha-laje do que de sardinha-verdadeira. Após tratativas com o setor pesqueiro, pesquisadores e Ibama, foi definido que a melhor alternativa seria inserir a sardinha-laje no rol de espécies da Autorização de Pesca Complementar das embarcações que capturam sardinha-verdadeira como alvo. Assim, os pescadores terão segurança jurídica para trazerem sardinha-laje em qualquer proporção. Ainda de acordo com a SAP, a medida não deverá aumentar o esforço de pesca sobre a sardinha-laje, já que ela já era capturada por essa frota.
Setembro Vermelho faz alerta sobre a prevenção de doenças cardíacas em cães
Neste mês será realizada mais uma edição do Setembro Vermelho. Iniciativa da Elanco Saúde Animal, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária, o projeto alerta para a necessidade de realizar exames preventivos para proteger a saúde dos cachorros e evitar doenças cardíacas, destacou o portal Anda nesta quarta-feira (16). O amor de um cão por seu tutor é incondicional, algo tão imensurável que talvez pareça ser impossível retribuir a altura. Quem tem um cachorro sempre pensa em como agradá-lo e mimá-lo, mas não é raro encontrar quem se esqueça dos cuidados preventivos com a saúde do melhor amigo. Muitos tutores só levam o animal ao veterinário quando surge um problema visível, mas o correto é cuidar da saúde do cachorro preventivamente. O foco da campanha, no entanto, não são apenas os tutores, mas também os veterinários. Referência no tratamento de doenças cardíacas e renais em animais, a Elanco aposta no Setembro Vermelho como forma de abordar os problemas do coração com grande ênfase e assim ressaltar a importância da detecção e tratamento precoces. De acordo com a gerente de Marketing da Área Pet da Elanco Saúde Animal para América Latina, Bruna Tadini, os produtos da empresa garantem alta qualidade e eficácia na resposta ao tratamento. As metas principais dessa campanha são levar aos consultórios e lares a conscientização para o diagnóstico precoce de doenças do coração e alertar que esse é o melhor caminho para um tratamento mais eficaz e com resultados mais promissores. Para promover uma vida longa e saudável aos animais, todo cuidado e atenção são primordiais, pois possibilitam a prevenção ou detecção precoce das alterações cardíacas importantes. Os cães mais vulneráveis às doenças do coração são normalmente os mais idosos e de pequeno porte, mas vale ressaltar que essa patologia também pode acometer também os cães de médio e grande porte. Durante todo o mês, o público pode conhecer mais sobre a campanha e as doenças cardíacas no site da Elanco. Os médicos veterinários têm acesso exclusivo a uma coletânea de sons cardíacos, feita para auxiliar no diagnóstico e conversa com os tutores. No dia 22 de setembro, às 20h00, ocorrerá a webinar para médicos veterinários “Atualizações da Doença Valvar Crônica de Mitral em Cães” com o Dr. Ronaldo Jun. Para se inscrever gratuitamente, clique aqui. Em 29 de setembro, Dia Mundial do Coração, a Elanco promoverá uma live aberta a todos os interessados no perfil @elancopets, por meio da qual o Dr. Marlos Gonçalves conversará com tutores, veterinários e estudantes da área, tirando dúvidas sobre o assunto.
G1 – Valor da arroba do boi gordo chega a R$ 227 no interior de RO; veja cotação
G1 – Tailandeses soltam milhares de patos em arrozal para combater pragas; veja vídeo
G1 – Em aliança, agronegócio e ONGs apresentam a Bolsonaro medidas para conter desmatamento na Amazônia
G1 – Animais silvestres são resgatados na Zona Sul de Porto Alegre
G1 – Projeto transforma renda de material reciclável em alimento para pets resgatados
G1 – CPI dos animais passa na frente da investigação da pandemia
G1 – Voluntários ajudam a salvar animais dos incêndios no Pantanal
Mapa – SIF registra aumento na emissão de certificados sanitários para produtos de origem animal
Mapa – Portaria permite captura da sardinha-laje por embarcações pesqueiras
Embrapa – Projeto divulga produtos derivados de leite de cabra e ovelha para incentivar consumo
Agrolink – Brasil suspende compras de carne suína da Alemanha após caso de peste africana
Agrolink – Exportações de carne bovina cresceram em setembro, na comparação anual
Agrolink – Boi gordo: mercado comprador
Agrolink – Alemanha encontra mais javalis mortos
Anda – Ação humana e as mudanças climáticas estão causando aumento do nível do mar
Anda – Macacos sequestrados por traficantes são salvos e passam por reabilitação
Anda – Gato é resgatado após queimar as patinhas em incêndio na Califórnia
Anda – Menino cria vínculo especial galinhas e canta canções de ninar para as aves
Anda – Comercial sobre veganismo é visto por milhões de pessoas em Israel
Anda – Polícia combate crueldade animal em operação contra o tráfico de marfim
Anda – Projeto busca captar até R$ 150 mil para salvar animais vítimas de queimadas no Pantanal
Anda – Setembro Vermelho faz alerta sobre a prevenção de doenças cardíacas em cães
Anda – Pantanal: animais que sobrevivem ao fogo ficam sem alimento em habitat devastado
Giro do Boi – Por que a pelagem de touros Nelore escurece e fica acinzentada?
Giro do Boi – Completando 119 anos, Ituiutaba-MG foi de capital do arroz a polo de pecuária
Canal Rural – China importa cada vez mais produtos agropecuários do Brasil
Canal Rural – Exportação segue puxando preços domésticos do boi gordo
Canal Rural – Carne bovina: Abrafrigo teme restrições comerciais estudadas por outros países
SBA – Emissão de certificados sanitários para produtos de origem animal cresce 39%
Noticias Agrícolas – Rabobank aponta novas oportunidades para proteína animal na China no pósCovid-19 e PSA
Noticias Agrícolas – Minerva/Ticle: Athena Foods será principal veículo de crescimento se negócio com Spac ocorrer
Noticias Agrícolas – Abrafrigo pede ao governo esforços em negociações comerciais e diplomáticas para evitar colapso no setor exportador
______________________
No comments yet.