Senador Carlos Fávaro cobra sustentabilidade no Pantanal

//Senador Carlos Fávaro cobra sustentabilidade no Pantanal
Nesta sexta-feira (25) o portal Regional MT News destacou que o senador Carlos Fávaro participou da terceira reunião da Comissão Temporária Externa do Pantanal (CTEPantanal). Ele reforçou a necessidade de garantir a sustentabilidade real para a região, por meio dos pilares ambiental, social e também econômico. “No tripé da sustentabilidade, o que mais está faltando é o pilar econômico. O Pantanal está completamente inviabilizado economicamente”, afirmou. “Isso tem consequências negativas também para o meio ambiente, pois sem viabilidade econômica não existe manejo e, sem manejo, forma-se um maciço vegetal que é uma verdadeira bomba”. Ele defende fortemente que, para além das necessárias soluções imediatas para os incêndios, a comissão proponha uma legislação que viabilize a sustentabilidade do Pantanal. O senador ainda pediu a inclusão, no plano de trabalho, do PL 4629/2020, de sua autoria, que trata do incentivo à inclusão da aviação agrícola no combate aos incêndios florestais. O Brasil tem a segunda maior frota de aeronaves agrícolas do mundo, sendo que grande parte delas está concentrada em Mato Grosso. Como o período da seca coincide com a entressafra, aviões e pilotos ficam disponíveis e são tecnicamente preparados para atuar no combate aos incêndios. A comissão aprovou o plano de trabalho proposto pelo relator, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), e a segunda visita ao local das queimadas, desta vez a Corumbá (MS). No sábado (19), os parlamentares estiveram em Poconé (MT). O presidente da comissão, senador Wellington Fagundes (PL-MT), apresentou a minuta do projeto do Estatuto do Pantanal, cuja elaboração é um dos objetivos da comissão. A diligência externa deve ocorrer no dia 3 de outubro. Serão convidados para acompanhar o grupo os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles; da Agricultura, Tereza Cristina; do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; o vice-presidente da República, Hamilton Mourão; e o governador sul-mato-grossense Reinaldo Azambuja. Nelsinho Trad pretende chamar as autoridades pessoalmente. Também integrarão a comitiva representantes de agricultores, de pecuaristas, do setor produtivo em geral e da sociedade civil, que atuam no combate às chamas e nos cuidados aos atingidos pelos incêndios localmente. A intenção dos parlamentares é, a partir das ações da comissão e das contribuições da sociedade, aprovar um projeto de lei que institua o Estatuto do Pantanal, uma norma geral de proteção ao bioma que contemple diretrizes para promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região, considerando as características desse agrupamento de vida vegetal e animal e os anseios do povo pantaneiro.

Embraer Aviação Comercial nomeia novo Vice-Presidente de Contratos e Gestão de Ativos

Marcelo Santiago foi nomeado para liderar a equipe de Contratos e Gestão de Ativos da unidade de negócios da Aviação Comercial da Embraer a partir de 1º de outubro, informou o portal Segs nesta sexta-feira (25). Nessa importante função, ele se reportará diretamente a Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. Marcelo ingressou na Embraer no programa E-Jet em 2001 e, há sete anos, atua como Diretor Executivo de Financiamento de Vendas e Gestão de Risco de Crédito, supervisionando as necessidades de todas as unidades de negócios da Embraer. Sua experiência abrange finanças estruturadas e de aviação, vendas, leasing, financiamento de dívidas, mercado de capitais, gestão de risco, análise de crédito, securitização, financiamento de exportação e comércio. É mestre em Engenharia de Produção, com especialização em Engenharia Financeira e Project Finance, e Bacharel em Administração de Empresas, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Esta é uma grande atribuição para um grande profissional como Marcelo e estou extremamente satisfeito em vê-lo se juntar à minha equipe de liderança. Ele tem grande paixão e energia pelo negócio e, adicionalmente, agregará valioso conhecimento e experiência de sua função anterior em financiamento de vendas. Uma mudança merecida e estou confiante de que se sairá muito bem nesta função.”, disse Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. Marcelo assume o cargo em substituição a Simon Newitt, que decidiu deixar a empresa após 20 anos de valiosa contribuição. Simon indicou que gostaria de buscar novas oportunidades. “Gostaria de agradecer a Simon por seus muitos anos de excelente serviço à empresa em uma série de funções diversas. Sua contribuição tem sido significativa, ele tem sido um grande colega e desejamos a Simon o melhor em seus empreendimentos futuros”, acrescentou Arjan Meijer. A Embraer é a fabricante líder mundial de aeronaves comerciais de até 150 assentos, com mais de 100 clientes em todo o mundo. Somente para o programa de E-Jets, a Embraer registrou mais de 1.800 pedidos e 1.600 aeronaves já foram entregues. Hoje, os E-Jets estão voando na frota de mais de 80 clientes em cerca de 50 países. A versátil família de 70 a 150 assentos está voando em companhias aéreas de baixo custo, bem como em companhias aéreas regionais e principais.

Mapa anuncia nova prorrogação na validade das Declarações de Aptidão do Pronaf

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), prorrogou novamente o prazo de validade das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs) devido à pandemia do coronavírus. A Portaria n° 129, publicada no Diário da União desta quinta-feira (24), estabelece que será prorrogada por 6 meses a vigência das declarações com vencimento entre os dias 24 de setembro e 31 de dezembro de 2020. Já as declarações que expiram entre os dias 1º de janeiro de 31 de março de 2021 terão a validade estendida por 3 meses. As alterações serão realizadas diretamente nas DAPs, de forma automática, e poderão ser consultadas no “Extrato DAP” que está disponível no endereço eletrônico http://smap14.mda.gov.br/extratodap/. Em março, o Mapa já havia feito uma primeira prorrogação da validade das DAPs por causa da pandemia. A medida ocorre com o objetivo de evitar a locomoção de agricultores até os órgãos e entidades emissoras de DAP na busca pela renovação do documento e para garantir aos beneficiários a continuidade do acesso às políticas públicas da agricultura familiar. A decisão leva em consideração o estado de calamidade pública, reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, do Congresso Nacional, decorrente da pandemia da Covid-19 causada pelo Coronavírus. “Desde o início da pandemia, estamos trabalhando diuturnamente em medidas que auxiliem o pequeno produtor na manutenção da sua produção e distribuição, adotando as medidas de segurança necessárias. A nova prorrogação do prazo de validade das declarações é importante, pois a DAP é indispensável para que o agricultor familiar consiga acessar as políticas públicas de crédito e os programas de compras institucionais”, ressalta o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke. Levantamento realizado pela Coordenação do Cadastro da Agricultura Familiar da SAF aponta que, com a iniciativa, mais de 846 mil DAPs terão sua vigência prorrogada, garantindo que milhares de agricultores familiares continuem acessando programas e projetos executados pelo Mapa.

Deputados querem que ministro do Meio Ambiente explique combate às queimadas no Pantanal

A comissão externa da Câmara dos Deputados que analisa as queimadas em biomas brasileiros quer a convocação imediata do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para explicar o que o governo federal está fazendo para combater os incêndios no Pantanal. Segundo a Agência Câmara os integrantes do colegiado disseram nesta quinta-feira (24) que já têm as assinaturas exigidas para a convocação e vão pedir ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que o requerimento seja aprovado o mais rapidamente possível em Plenário. Desde que participaram da comitiva que foi ao Pantanal no último fim de semana para ver as consequências das queimadas, parlamentares têm acusado o Poder Executivo de atraso nas ações contra os incêndios e alertam que há pouca gente e equipamentos para o trabalho. A comissão também quer convocar o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, para dar explicações sobre falas dele. Em uma rede social, ele acusou a Associação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) de relacionar crimes ambientais à Presidência da República e de publicar fake news contra o País. Além das convocações, o grupo pretende enviar requerimentos com pedidos de informações à Presidência da República e aos ministérios da Defesa; e do Meio Ambiente, entre outros órgãos do governo. No plano de trabalho divulgado nesta quinta-feira (24), a comissão informou que estão planejadas seis audiências públicas para discutir a situação do Pantanal. Um dos encontros reunirá cientistas e pesquisadores das universidades públicas do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Devem participar de outros debates representantes de comunidades tradicionais, do turismo e do setor agropecuário. O deputado Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) ressaltou a importância de a comissão externa convidar integrantes de todas as atividades existentes na região. Os parlamentares também querem se debruçar sobre propostas legislativas que protegem o bioma. Entre elas, a chamada Lei do Pantanal (PL 9950/18), que detalha medidas de conservação e uso sustentável da região. Um dos autores do projeto, o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), defendeu sua aprovação: “Não queremos todo ano ver esse drama se repetir, de forma cada vez mais grave e com consequências cada vez mais irreversíveis”. O deputado Dr. Leonardo lembrou que é preciso também equalizar as legislações de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul sobre o bioma, porque há pontos divergentes. Os dois estados detêm, respectivamente, 35% e 65% do Pantanal brasileiro.

NA IMPRENSA

Agência Câmara – Deputados querem que ministro do Meio Ambiente explique combate às queimadas no Pantanal

Folha de S.Paulo – Ministra da Agricultura rejeita nota técnica que abrandava alimentos ultraprocessados

Folha de S.Paulo – China avança ainda mais no mercado americano de soja

O Estado de S.Paulo – PT acusa ‘omissão’ e vai ao Supremo para obrigar governo Bolsonaro a adotar medidas contra queimadas no Pantanal

O Estado de S.Paulo – Tereza Cristina pede reformulação de nota técnica sobre alimentos ultraprocessados

O Estado de S.Paulo – Facebook cria programa de aceleração de startups de agricultura no Brasil

G1 – Importações de soja do Brasil pela China aumentam 22% em agosto

G1 – Brasil compra quase 200 mil toneladas de arroz dos EUA, Índia e Guiana, estima Abiarroz

G1 – Brasil perdeu 8,3% da vegetação natural em 18 anos; 42% virou pasto e 19%, plantação, diz IBGE

Valor Econômico – Agricultura vai reforçar os argumentos contra “Guia”

Valor Econômico – Tráfego intenso de arroz pelas estradas rumo aos portos

Valor Econômico – Alternativas vegetais atraem consumidores sul-americanos

Valor Econômico – BNDES volta a pedir ação por danos à JBS

Valor Econômico – BDMG capta US$ 10 milhões com braço financeiro da Cargill

Valor Econômico – Total converterá planta na França em biorrefinaria, com aporte de € 500 milhões

Valor Econômico – Ernesto Araújo volta a defender cota sem tarifa para importação de etanol

CNA – Prazo para entrega da declaração do ITR termina no dia 30

CNA – CNA debate questões trabalhistas e previdenciárias

CNA – ALERTA: FAEP orienta sobre pacotes de sementes não solicitadas

CNA – AGRO PELO BRASIL – Histórias

CNA – CNA debate perspectivas do licenciamento ambiental

Mapa – Mapa anuncia nova prorrogação na validade das Declarações de Aptidão do Pronaf

Mapa – Aplicativo Zarc Plantio Certo está disponível para sistema iOS

Embrapa – Artigo – Biocombustíveis convencionais sustentáveis

Embrapa – BRS FC402: cultivar de Feijão Carioca da Embrapa inova com resistência a doenças

Embrapa – Cultivares de café desenvolvidas pelo Instituto Agronômico – IAC estão presentes em grande parte das lavouras do Brasil e do mundo

Embrapa – Especialistas discutem usos da gliricídia em evento online

Embrapa – Agricultura brasileira enfrentou desafios para ser sustentável, diz Moretti, no STF

Embrapa – Embrapa participa do lançamento do Manifesto Brasil 5.0 para transformação digital global

Embrapa – Embrapa anuncia parceria com Consórcio Interestadual da Amazônia Legal

Agrolink – TOP 20: Agroquímicas faturam US$ 59,53 bilhões

Agrolink – Fungo controla percevejo de renda na seringueira

Agrolink – Sicredi reforça compromisso com o agronegócio

Agrolink – Plantabilidade gera resultados no milho

Agrolink – RS lança Radiografia da Agropecuária na Expointer

Agrolink – Exportações brasileiras de soja em setembro/20 cresceram na comparação anual

Segs – Embraer Aviação Comercial nomeia novo Vice-Presidente de Contratos e Gestão de Ativos

Regional MT News – Fávaro cobra sustentabilidade no Pantanal

Portal do Agronegócio – Presidente da Embrapa destaca importância de tecnologias digitais para o agro
______________________

O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »