Redução no spread bancário
Antes mesmo do anúncio oficial do novo Plano Safra desenhado para a agricultura empresarial, produtores rurais de todo país já reagem à redução dos juros, que consideraram pequena. Como também informou o Valor Econômico, o setor pressionava por reduções de pelo menos dois ou três pontos percentuais. O Valor Econômico apurou que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) até fez uma proposta formal para que o spread dos bancos nessa área – que está em 3,8%, em média – fosse reduzido, mas isso depende de resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN). O “spread” é a diferença entre o custo do dinheiro captado pelo banco e o valor que a instituição cobra do tomador final do empréstimo. “Para tornar viável a redução média de um ponto percentual, Agricultura e Fazenda concordaram em reduzir os prazos de pagamento dos financiamentos de custeio de 24 para 14 meses, e de 15 para 10 ou 12 anos no caso das linhas de investimento. E ainda costuram uma Medida Provisória para que cerealistas também possam tomar crédito para armazenagem”, diz a reportagem.
OIE declara Brasil como livre da pleuropneumonia contagiosa bovina
O Brasil foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), por unanimidade, como país livre da pleuropneumonia contagiosa bovina (CBPP em inglês). O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), noticiou a entrega da certificação durante a reunião anual da OIE, em Paris. De acordo com a OIE, “a concessão reflete a transparência e a qualidade do serviço veterinário do país”. O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luis Rangel participou do encontro junto com o representante do Brasil na OIE, o diretor do Departamento de Saúde Animal, Guilherme Marques. Na avaliação do secretário, o reconhecimento da OIE é mais uma conquista da defesa sanitária animal. “O próximo passo será declarar o Brasil como país livre da aftosa com vacinação, o que deve ocorrer em maio de 2018. O secretário disse também que o Brasil já apresentou sua estratégia para retirada gradual da vacinação contra a aftosa. Mesmo com a vacina sendo um seguro tecnológico do rebanho, Rangel pondera que se o país for declarado livre da doença, é natural que seja planejada a retirada da imunização, o que reduzirá os custos de produção. Mas será uma transição feita com cuidado” disse Rangel.
Índia proíbe venda de gado para abate
O governo da Índia proibiu a venda de gado “improdutivo” em todo o seu território – ou seja, animais que não dão leite e não são usados para procriação, que geralmente são vendidos para abate. O Valor Econômico lembra que naquele país a vaca é considerada sagrada, e na maioria de seus Estados já não é permitido criar ou vender gado para abate. Diferentemente das restrições anteriores, porém, essa medida se aplica também aos búfalos. Graças a esses animais, a Índia é hoje a maior exportadora de carne bovina do mundo, depois do Brasil, em toneladas de carne. Segundo o “Financial Times”, a medida deve devastar a economia baseada na exportação de carne no país, que hoje gera US$ 5 bilhões por ano. O jornal Financial afirma que o país tem 190 milhões de cabeças de gado bovino e 108 milhões de búfalos.
Embrapa – Inscrições abertas para a 3ª Prova de Leite a Pasto da Embrapa Cerrados e ACZP
Folha de S.Paulo – Folha promove debate sobre a mata atlântica no Dia do Meio Ambiente
Folha de S.Paulo – Com seca no Mediterrâneo, preço do azeite de oliva dispara
O Estado de S.Paulo – Coluna do Broad – J&F procura bancos credores para reuniões individuais
Zero Hora – Qual a produtividade dos citros? Há espécies mais produtivas?
Zero Hora – Carlos Nabinger: Alto Camaquã, um modelo de desenvolvimento sustentável do território
Zero Hora – A febre aftosa e o dilema da vacinação
G1 – Sistema de agrofloresta é aposta para a reestruturação de fazenda em SP
G1 – Bahia Farm Show apresenta as novidades em tecnologia agrícola
G1 – Chuva prejudica a colheita do café produzido no ES e em MG
Valor Econômico – Índia proíbe venda de gado para abate
Valor Econômico – Intempéries no Peru favorecem exportação brasileira de manga
Valor Econômico – Clima volta a afetar a produção de feijão, e preços sobem
Valor Econômico – Redução de juros do Plano Safra frustra expectativas
Valor Econômico – Commodities Agrícolas
Expresso MT – Com produção agroecológica, agricultor aumenta a biodiversidade na sua propriedade
Cida SC – Selo de Conformidade Cidasc garante qualidade dos alimentos produzidos
A Gazeta News – Governo finaliza MP para acelerar registro de agroquímicos
O Povo – Iana Soares: A parte que te cabe deste latifúndio
Agrolink – Nova cola promete revolucionar o combate a insetos em plantações
Campo Grande News – O círculo vicioso dos agrotóxicos
Portal do Agronegócio – Programação rural leva desenvolvimento para comunidades locais
Repórter News – Com salário atrativo, curso de piloto ganha novos alunos em Mato Grosso
Bora Sair – Seminário Nacional De Aviação Agrícola Cachoeira do Sul
No comments yet.