Queiroga defende inclusão de vacinas anticovid na cobertura dos planos de saúde

Home/Informativo/Queiroga defende inclusão de vacinas anticovid na cobertura dos planos de saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, voltou a defender a inclusão das vacinas contra covid-19 na cobertura dos planos de saúde. Queiroga explicou nesta segunda-feira (5), em entrevista coletiva após reunião com conselho da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que a medida ainda precisa de aprovação da Agência. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo caso não seja autorizado, disse o ministro, o assunto “deixa de existir”, mas, antevendo críticas, ele defendeu que a discussão do tema já deva ser iniciada. Para o ministro, essa inclusão se daria de duas formas: a primeira, com o ressarcimento do valor das vacinas aplicadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao governo federal; e a segunda, na aquisição de vacinas pelas operadoras para ofertar aos usuários. “Se as operadoras de plano de saúde ainda não conseguem adquirir essas vacinas, elas podem ser aplicadas no Programa Nacional de Imunização, e aí as operadoras vão ressarcir ao SUS”, declarou. Queiroga ressaltou que ainda não há possibilidade de o setor privado adquirir os imunizantes contra covid-19, mas afirmou que a discussão do tema é para um cenário futuro, quando a pandemia se tornar uma endemia. Ao comentar sobre a necessidade de já se começar a discutir o tema, Queiroga reclamou: “Se eu não discutir isso agora ‘ah, o senhor não discutiu, e aí não fez a previsão’. Então, esse assunto tem que ser discutido, sim, e precisa ser discutido do ponto de vista técnico”. “Quarenta e oito milhões de brasileiros custeiam planos de saúde, e custeiam por um objetivo simples, ter assistência à saúde. Isso abrange desde a atenção primária, até a atenção especializada à saúde, e políticas de vacinação constam na questão da atenção primária”, disse o ministro, em defesa da proposta. Ao comentar sobre os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, Queiroga se limitou a declarar que só se preocupa com a pandemia, que a CPI não consta de seu “menu de preocupações”.

Câmara instala amanhã comissão especial para analisar mudanças em planos de saúde

Será instalada nesta terça-feira (6), na Câmara dos Deputados, a Comissão Especial dos Planos de Saúde. O colegiado vai discutir mudanças no funcionamento de planos de saúde suplementar no País (Projeto de Lei 7419/06 e mais 248 projetos apensados). De acordo com a Agência Câmara o assunto já foi debatido por uma comissão especial em 2017, mas o substitutivo apresentado pelo relator, o ex-deputado Rogério Marinho (RN), não foi votado. A análise do assunto perdeu força em meio a uma enxurrada de críticas de diversos segmentos da sociedade, principalmente de órgãos de defesa do consumidor e das próprias operadoras de planos de saúde. Na última quinta-feira (1º), representantes de entidades médicas denunciaram, em audiência na Câmara, a precarização de serviços diante da baixa remuneração dos planos de saúde aos profissionais, clínicas e hospitais. Segundo a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), 75,6 milhões de brasileiros são atendidos hoje por 696 planos de assistência médica (48 milhões de usuários) e 351 planos exclusivamente odontológicos (27,6 milhões). A reunião está prevista para as 10 horas, no plenário 5. Na ocasião, também serão eleitos o presidente e os vice-presidentes do colegiado.

Cidades mais desenvolvidas do país vacinam mais rápido contra a Covid

Cidades mais ricas e desenvolvidas têm avançado mais rápido na vacinação contra a Covid-19. Em geral, municípios com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) já conseguiram imunizar mais fatias da sua população do que aqueles com índice mais baixo. Isso se deve principalmente, segundo especialistas e gestores, à existência de redes de saúde básica já fortes, calendários mais eficientes e conscientização constante. Esses locais também têm mais idosos e profissionais da saúde (grupos vacinados antes) e atraem gente de regiões vizinhas. A Folha de S.Paulo analisou microdados do Ministério da Saúde dos 326 municípios com mais de 100 mil habitantes do país até o último dia 21, para evitar distorções por atrasos na notificação. Naquela data, o Brasil havia imunizado com a primeira dose 30% da população em geral —hoje são 36%. Entre as 130 cidades que estavam acima dessa marca, 102 têm IDH superior à média dos grandes municípios. Quase todas ficam em estados do Sul e do Sudeste —apenas 12 se localizam em outras regiões, sendo que nove delas são capitais. “Isso mostra que o melhor desempenho na vacinação tem a ver com a organização da cidade, não só com a riqueza. O IDH se baseia em renda, educação e expectativa de vida, portanto é uma população mais idosa, com mais acesso à informação e menos problema para se deslocar”, analisa Christovam Barcellos, geógrafo e sanitarista da Fiocruz. No outro extremo, 38 das 45 cidades que haviam vacinado menos de 20% dos seus moradores têm IDH abaixo da média. Nesse grupo, 28 estão nas regiões Norte ou Nordeste, oito no Sudeste, duas em Goiás e nenhuma no Sul. Os dois locais com menor proporção de imunizados se situam no Pará, um dos estados com menor cobertura até agora. As cidades de São Félix do Xingu e Tailândia haviam aplicado a primeira dose em menos de 10% dos habitantes, e o IDH de ambas é um dos cinco mais baixos. Entre as com maior índice de desenvolvimento e parcela de vacinados está Vitória, com 46% da população parcialmente protegida até o dia 21. Uma das explicações para o bom desempenho, segundo a secretária municipal de Saúde, Thaís Cohen, é a capilaridade da rede de saúde.

Serrana (SP) tem queda de 95% nas mortes após vacinação em massa com Coronavac

O estudo realizado pelo Instituto Butantan na cidade de Serrana, em São Paulo, traz esperanças para o fim da crise pandêmica da Covid-19, destacou a Agência Saúde. A aplicação da vacina Coronavac reduziu em 95% as mortes da cidade. As internações caíram 86% e os diagnósticos de casos sintomáticos diminuíram 80%. No “Projeto S”, como ficou conhecido o estudo, a população da pequena cidade recebeu a vacina do Butantan feita em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac. “Ao atingir-se uma cobertura vacinal de aproximadamente 75% da população adulta do município, foi possível controlar a epidemia no local”, informou o Butantan. Foram quase 28 mil adultos vacinados. A redução das mortes, dos casos e das internações foi aferida por meio da comparação dos dados notificados desde o início do projeto até a conclusão da vacinação de todos os grupos prioritários com os três primeiros meses de 2021. Os resultados também mostraram que a vacinação protege tanto os adultos que receberam as duas doses do imunizante quanto as crianças e adolescentes com menos de 18 anos, que não foram vacinados. Um dos grandes desafios do estudo foi que aproximadamente 10 mil dos 28 mil adultos vacinados transitam entre Serrana e Ribeirão Preto, região próxima e de muitos registros de casos da Covid-19. Enquanto Ribeirão Preto e outras cidades vizinhas continuaram apresentando alta nos casos da doença, Serrana manteve taxas baixas de incidência. A vacinação contra a Covid-19 é a prioridade número um do Ministério da Saúde. Até o momento, mais de 140.2 milhões de doses foram distribuídas para todos os estados e o Distrito Federal de forma proporcional e igualitária. Dessas, mais de 103.9 milhões já foram aplicadas.

SAÚDE NA IMPRENSA

STF – Ação contra lei municipal que permite venda de artigos de conveniência em farmácias é incabível 
Agência Senado – CPI pode quebrar sigilos dos deputados Ricardo Barros e Luis Miranda 
Agência Senado – CPI ouve servidora do Ministério da Saúde que autorizou contrato da Covaxin 
Agência Senado – Cobertura obrigatória de quimioterapia oral segue para sanção presidencial 
Agência Senado – CAS analisa indicações para ANS e Anvisa na quarta-feira 
Agência Câmara – Comissão aprova proposta que prevê o direito à troca do implante mamário para pacientes de câncer  
Agência Câmara – Câmara instala amanhã comissão especial para analisar mudanças em planos de saúde 
Agência Câmara – Comissão rejeita projeto que limita compra individual de máscaras e álcool em gel 
Agência Câmara – Cursos de Medicina pedem hospitais universitários para melhorar ensino e atender população 
Agência Câmara – Comissão aprova desburocratização da produção de álcool em gel durante crises sanitárias 
Agência Câmara – Comissão vai debater intenção do Ministério da Saúde de encerrar compra da Coronavac 
Agência Câmara – Mês de conscientização sobre a violência contra idosos é tema de debate na quinta
Agência Câmara – Comissão de Seguridade debate regulamentação da telemedicina 
Agência Câmara – Comissão debate uso da biotecnologia no enfrentamento da Covid-19 
Agência Câmara – Comissão de Direitos Humanos discute política brasileira de saúde mental 
Agência Câmara – Comissão aprova aumento do limite de renda para financiamento de tecnologia assistiva a pessoas com deficiência 
Agência Câmara – Comissão aprova aposentadoria por invalidez por neuromielite óptica sem carência 
Agência Câmara – Comissão aprova informações mínimas para cadastro de inclusão da pessoa com deficiência 
Anvisa – Anvisa informa sobre aplicação de vacina com prazo de validade expirado 
Anvisa – Webinar da Anvisa: infecções de microrganismos multirresistentes 
Anvisa – Anvisa propõe restrição de uso de vacinas que utilizam vetor adenoviral em gestantes 
ANS – ANS realiza debate sobre inclusão de mais um teste de Covid no Rol de Procedimentos 
ANS – Núcleo da ANS no Ceará tem novo endereço 
ANS – ANS investe em ações que induzem a melhoria da qualidade hospitalar 
Agência Saúde – Ministério da Saúde amplia vacinação contra a gripe para toda a população brasileira 
Agência Saúde – Serrana (SP) tem queda de 95% nas mortes após vacinação em massa com Coronavac
Agência Saúde – Governo Federal ultrapassa a marca de 140 milhões de vacinas distribuídas a estados e DF 
Agência Saúde – Com recorde de entregas, Ministério da Saúde distribui mais de 13,5 milhões de doses em cinco dias 
Agência Saúde – Em Porto Alegre, Queiroga anuncia a chegada de vacinas Covid-19 para gaúchos 
Agência Saúde – ´Ministério da Saúde conclui projeto de comunicação de evidências científicas 
Agência Saúde – Abertas inscrições para audiência pública sobre tratamento medicamentoso para casos graves de Covid-19 
Agência Saúde – Saúde libera R$ 8,3 milhões para levar mais informatização à Atenção Primária 
Agência Saúde – Ministério da Saúde lança três publicações sobre a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 
Agência Saúde – Fiocruz receberá IFA adicional para produção de 70 milhões de doses de vacinas Covid-19 
Agência Saúde – Mais de 47% dos brasileiros com mais de 18 anos já receberam a primeira dose da vacina Covid-19 
Governo Federal – Lançado o Conecte-SUS Profissional 
Jota – Rosa Weber autoriza inquérito contra Bolsonaro por prevaricação no caso Covaxin 
Jota – PGR pede informações ao ministro da Saúde sobre suposta aplicação de vacinas vencidas 
Agência Brasil – Fiocruz aguarda remessas de IFA da Índia 
Agência Brasil – Insônia atinge seis a cada dez mulheres na menopausa, aponta estudo 
Agência Brasil – Pesquisadores descobrem mutação em tumor usando biópsia líquida  
Agência Brasil – HIV: estudo mostra resistência de mutação a remédio usado no Brasil 
Agência Brasil – Projeto de voluntários informa disponibilidade de vacinas no país 
Agência Brasil – Rio vacina pessoas com 40 a 42 anos contra covid-19 nesta semana 
Agência Brasil – Vacina magnetizada? Microchips na injeção? Veja os fatos sobre vacinas 
Agência Brasil – USP: novo coronavírus infecta e se replica em glândulas salivares 
Folha de S.Paulo – Cidades mais desenvolvidas do país vacinam mais rápido contra a Covid  
Folha de S.Paulo – CVV promove live sobre depressão e ansiedade nesta segunda 
Folha de S.Paulo – Só 6% dos presos de SP foram vacinados contra a Covid  
Folha de S.Paulo – Entraves técnicos e éticos barram criação de clones humanos 25 anos após ovelha Dolly  
Folha de S.Paulo – CPI da Covid quer avançar no caso Covaxin e quebrar sigilo de envolvidos na denúncia de propina de US$ 1 por vacina  
Folha de S.Paulo – Depoimento de ex-diretor de Logística da Saúde pode arrastar Davi Alcolumbre para CPI  
Folha de S.Paulo – DEM analisa pesquisas qualitativas e quer lançar até setembro pré-candidatura de Mandetta à presidência 
Folha de S.Paulo – ONG que levou à Saúde denunciante de propina tinha apoio no Congresso e se via como interlocutora na compra de vacinas 
Folha de S.Paulo – Postura errada ao trabalhar em casa pode causar dores crônicas Folha de S.Paulo – Impacto da pandemia atinge o tratamento de outras doenças
Folha de S.Paulo – Presidente da Alesp aciona comitê de ética contra deputado que disse que ele tem interesse particular em projeto 
Folha de S.Paulo – A Coronavac está sob ataque 
O Estado de S.Paulo – Queiroga defende inclusão de vacinas anticovid na cobertura dos planos de saúde 
O Estado de S.Paulo – Prefeitura de São Paulo antecipa calendário e pessoas com 40 anos serão vacinadas nesta quarta-feira 
O Estado de S.Paulo – Governo britânico planeja encerrar lockdown na Inglaterra em 19 de julho 
O Estado de S.Paulo – Lobby dos planos de saúde corre solto enquanto CPI da Covid investiga corrupção 
O Estado de S.Paulo – Anvisa propõe suspender a vacinação de grávidas com imunizantes da Janssen e AstraZeneca 
O Estado de S.Paulo – Ucrânia começa a rever plano de fazer militares mulheres usarem salto alto em desfile 
O Estado de S.Paulo – É falso que Índia tenha processado cientista da OMS por desaconselhar ivermectina contra covid 
O Estado de S.Paulo – Governo destina R$ 2,1 bi via orçamento secreto para Saúde 
O Globo – Ministério da Saúde amplia vacinação contra a gripe  
O Globo – Exercícios físicos ajudam na melhoria da saúde de pessoas com transtorno do espectro autista  
O Globo – ‘Tolerância com atos impróprios é zero’, afirma Queiroga sobre suspeitas na Saúde  
O Globo – Ministério da Saúde propõe à ANS incluir vacinas da Covid-19 na cobertura dos planos de saúde  
Correio Braziliense – Anvisa propõe suspender a vacinação de grávidas com Janssen e AstraZeneca 
G1 – Inglaterra, onde 86% dos adultos já receberam ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19, vai acabar com a obrigatoriedade da máscara 
G1 – Queiroga sobre estudo para liberar uso de máscara: ‘Não há pressa, e isso tem que ser feito com base na ciência’ 
G1 – Apresentador da BBC: ‘Errei ao me achar invencível com duas doses de vacina’ 
G1 – ‘Bebê estava gordinho, mas anêmico’: crianças sofrem com alta de desnutrição e excesso de peso 
G1 – Ministro da Saúde da França alerta para risco de quarta onda de Covid-19 
Valor Econômico – Atuação do governo contra covid é desaprovada por 57%, diz pesquisa CNT/MDA 
Valor Econômico – Novo Nordisk pede no SUS a inclusão de uma insulina mais moderna 
Valor Econômico – Ministério da Saúde diz que doses congeladas da Janssen são seguras 
Valor Econômico – Apesar de melhora, evolução da pandemia no país ainda preocupa 
Alego – Projeto de Gustavo Sebba pretende instituir em Goiás o Julho Verde, mês de combate ao câncer de cabeça e pescoço    
Alego – Bruno Peixoto quer instituir Maio Roxo para tratar das doenças inflamatórias intestinais  

 

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »