Queiroga colocará coordenadora de vacinação à frente de nova secretaria contra Covid

Home/Informativo/Queiroga colocará coordenadora de vacinação à frente de nova secretaria contra Covid

 

Em meio a mudanças na equipe, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pretende colocar a atual coordenadora do Programa Nacional de Imunizações à frente da futura Secretaria Especial de Enfrentamento à Covid. Ao mesmo tempo, após ter retirado militares que estavam no comando de duas áreas, o ministro agora diz que pretende manter parte do grupo em cargos na pasta. A previsão de nomear a atual coordenadora do PNI, Francieli Fontana, para a nova secretaria foi confirmada nesta terça-feira (13) em encontro com jornalistas. Uma medida provisória que cria a nova área deve ser publicada nos próximos dias. Segundo Queiroga, a escolha visa mostrar que o foco da sua gestão está na vacinação contra a Covid. “Como ela era coordenadora do PNI, fiz isso como uma maneira de sinalizar minha prioridade de vacinar a população brasileira, e também para prestigiar os técnicos do ministério”, disse à Folha de S.Paulo. Funcionária do ministério desde 2014, Fontana é formada em enfermagem pela Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), no Paraná, e mestre em medicina tropical com área de concentração em epidemiologia de doenças infecciosas e parasitárias pela UnB (Universidade de Brasília). Essa deve ser a terceira mudança no comando e na gestão das secretarias que compõem o ministério. Nesta segunda-feira (12), o governo nomeou o médico ortopedista Sérgio Yoshimasa Okane para chefiar a Secretaria de Atenção Especializada, que cuida das diretrizes e gestão de recursos para a chamada “média e alta complexidade”, área que engloba o atendimento hospitalar. Até então, a área era chefiada pelo coronel Luiz Otávio Franco Duarte. Antes, o novo ministro também já havia nomeado o engenheiro e ex-secretário-executivo-adjunto do Ministério da Infraestrutura, Rodrigo Cruz, para ser o número 2 da pasta. Ele entrou no lugar do outro militar, coronel Elcio Franco, que até então ocupava o posto na gestão do general Eduardo Pazuello. Apesar da substituição, Queiroga afirma ter feito um pedido ao Ministério da Defesa para manter na pasta parte dos militares trazidos à Saúde por seu antecessor, ainda que em outros cargos. Um exemplo é Franco Duarte, que passa a atuar como diretor. Questionado pela Folha no sábado (10) sobre os impactos da militarização na pasta, ponto que era alvo de críticas de especialistas na gestão de Pazuello, ele defendeu a presença de parte do grupo.

Relator sinaliza voto favorável a projeto de suspensão do reajuste de medicamentos

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) – relator do PL 939/2021, sobre a suspensão do reajuste de preços dos medicamentos em 2021 – sinalizou em sessão temática na quarta-feira (14) intenção de orientar voto favorável à suspensão do reajuste autorizado em 31 de março no seu parecer. “Neste momento de pandemia, nós precisamos efetivamente no Senado, dar um ‘waiver’ para que a população consiga vencer. Nós não estamos tratando de congelamento. Nós estamos tratando de sobrestar durante um determinado período um reajuste para que a população consiga [comprar medicamentos]”, disse Braga. A definição de um posicionamento do relator é essencial para nortear as negociações internas no Senado para pautar o PL 939/2021. A proposição suspende o reajuste anual dos medicamentos com a determinação de aplicação retroativa “não gerando, no entanto, direito a restituições de pagamentos ocorridos durante a sua vigência”. Segundo o Jota durante a audiência pública, Braga questionou principalmente os participantes da indústria farmacêutica sobre o lucro desse mercado. “Eu quero entender a margem de lucro, pois nenhum negócio foi mais próspero aos olhos dos brasileiros do que a indústria de medicamentos. Nenhum negócio abriu mais lojas no Brasil da pandemia do que a rede de farmácias”, disse Braga. Na mesma linha de raciocínio, o autor do PL 939/2021, Lasier Martins (PODE-RS), citou uma empresa farmacêutica que registrou lucro de R$ 152,75 milhões no primeiro trimestre de 2020 – crescimento de 44,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Convidado para apresentar a posição do setor sobre o eventual congelamento de preços, o presidente executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), Nelson Mussolini, criticou duramente a iniciativa. “Por que não congelar os preços da cesta básica? A resposta é simples. Não se congela tudo porque isso já foi tentado e já vimos que, mesmo por curtos períodos, o congelamento não funciona”. No comando dos trabalhos da sessão temática, o senador Eduardo Girão (PODE-CE), se comprometeu a pedir ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que paute a PEC 2/2015 na reunião semanal de lideranças. O projeto dos medicamentos entrou na pauta de votação do Senado, mas foi retirado de pauta pelo presidente Rodrigo Pacheco (DEM-MG) para esperar pela realização da sessão temática que debateria a iniciativa. O retorno à pauta depende de entendimento entre as lideranças, mas o Senado só tem reunião do Colégio de Líderes prevista para a próxima quinta-feira (22).

Anvisa apura denúncias de frascos de vacina com doses a menos; Butantan diz que falha é na extração

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está apurando a suspeita de que lotes da vacina contra a covid-19 Coronavac tenham sido entregues entre março e abril com quantidade inferior à informada. Quase a totalidade das denúncias se refere ao imunizante fornecido pelo Instituto Butantan, mas também há relatos envolvendo o imunizante desenvolvido pela Universida de Oxford com a Astrazeneca. A situação foi relatada por governos, prefeituras e conselhos de secretarias de Saúde de ao menos 15 Estados e do Distrito Federal. Ela também é investigada pelo Ministério Público do Paraná, embora o Instituto Butantan negue falhas no envasamento da vacina e atribua o problema à extração incorreta do conteúdo antes da aplicação. Os relatos são de frascos com menos do que as 10 doses previstas, de 0,5 ml cada. Alguns municípios chegaram a informar ter recebido ampolas com material suficiente para apenas sete aplicações, o que gerou até mesmo a suspensão parcial de campanhas de vacinação. Os possíveis motivos apontados por Estados são a autorização do uso de ampolas de 5,7 ml, em vez das de 6,2 ml, em março, diminuindo a quantia excedente de “segurança”, e a dificuldade de acesso a seringas de “alta performance”, a fim de reduzir as perdas. Na terça-feira (13), o deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) divulgou ter procurado a Procuradoria Geral da República para solicitar a abertura de um inquérito para apurar a situação. “É preciso investigar! Cada dose de vacina é importante”, disse em rede social. O jornal O Estado de S.Paulo não obteve retorno da instituição até o fechamento desta reportagem. Em nota, a Anvisa apontou ter observado um “aumento de queixas técnicas relacionadas à redução de volume nas ampolas”, o que está sendo investigado “com prioridade” pela área de fiscalização. Também disse que “todas as hipóteses estão sendo avaliadas” e que a situação é considerada de “baixo risco”, “por não haver risco de óbito, de causar agravo permanente e nem temporário”.

Pandemia motivou suspensão de um milhão de cirurgias não urgentes no SUS

A pandemia de covid-19 provocou a suspensão de pelo menos um milhão de cirurgias eletivas (não urgentes) no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2020, informou o jornal O Estado de S.Paulo nesta quinta-feira (15). O número consta de levantamento da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (Abraidi). O setor estima que, considerados os setores público e privado, a queda média nos procedimentos cirúrgicos no ano passado tenha sido de 59,8%. Em algumas regiões, o recuo teria chegado a 90%. O levantamento, feito junto a empresários do setor, constatou queda de 50,8% no faturamento das empresas de produtos para saúde em 2020. O motivo foi a redução dos procedimentos cirúrgicos. O trabalho será apresentado nesta quinta-feira (15), durante um fórum do setor. As empresas fornecem próteses, implantes, stents, marca-passos, entre outros dispositivos usados em cirurgias. “As pessoas imaginam, falsamente, que não houve crise na saúde”, afirma o presidente da Abraidi, Sérgio Rocha, com base nos dados levantados. “Mas fomos impactados com a pandemia muito mais do que outros segmentos.” O objetivo da redução nas cirurgias eletivas foi liberar recursos, pessoal e instalações para enfrentar a covid-19. Especialistas estimam que nos próximos meses pode haver demanda explosiva por procedimentos. Ao mesmo tempo, a pandemia se prolonga. A combinação dos dois processos poderá pressionar ainda mais o sistema de saúde já praticamente colapsado. Para 86% dos empresários do setor, a retomada só deverá começar no fim do 2º semestre ou em 2022.

SAÚDE NA IMPRENSA

STJ – Terceira Turma reafirma caráter exemplificativo do rol de procedimentos obrigatórios para planos de saúde

Agência Câmara – Projeto prioriza atendimento de profissionais da saúde em estabelecimentos

Agência Câmara – Proposta prevê isenção de IPI para compra de ambulâncias durante a pandemia

Agência Câmara – Projeto cria abono anual para profissionais de saúde que estão na linha de frente

Agência Câmara – Câmara, Senado e Ministério da Saúde anunciam antecipação de 1 milhão de doses da Pfizer em abril

Agência Câmara – Proposta cria o Cadastro Nacional de Vacinação contra a Covid-19

Agência Câmara – Proposta prevê isenção tributária para seringa e agulha na pandemia

Agência Câmara – Projeto prevê testes e vacinas para policiais e bombeiros na pandemia

Agência Câmara – Projeto cria fundo emergencial para financiar ações contra Covid-19

Agência Câmara – Comissão aprova formato acessível para campanha de conscientização

Agência Senado – Sancionada lei que autoriza contratações em hospitais universitários e na Ebserh

Agência Senado – Partidos indicam membros para CPI da Covid

Agência Senado – Luiz do Carmo apresenta requerimento para adiar CPI da Covid para outubro

Agência Senado – STF confirma liminar que mandou instalar CPI da Covid

Agência Senado – Girão comemora criação de CPI ‘ampla, irrestrita e independente’

Agência Senado – Pacheco pede antecipação de cronograma de vacinação e reposição de insumos

Agência Senado – Primeira reunião da CPI será presencial para eleição de presidente, diz Pacheco

Anvisa – Anvisa participa de projeto de farmacovigilância de malária

Anvisa – Anvisa participa de evento global da OMS

Agência Saúde – Ministério da Saúde e embaixada da Índia discutem produção de vacinas e IFA

Agência Saúde – Dia Mundial da Doença de Chagas: Saúde financia projeto para eliminar transmissão congênita

Agência Saúde – EpiSUS Avançado para supervisores está com inscrições abertas até 21 de abril

Agência Saúde – Ministério da Saúde antecipa 2 milhões de doses da Pfizer para reforçar programa de vacinação

Agência Saúde – Saúde autoriza mais 347 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar para 10 estados e DF

Agência Saúde – Saúde autoriza mais 1,3 mil leitos de UTI Covid-19 para 16 estados

Governo Federal – Fiocruz será colaboradora da OMS no fortalecimento dos bancos de leite humano

Conasems – Vacinação – as razões do descompasso entre 1º e 2º dose no Brasil

Conasems – Levantamento alerta para escassez de oxigênio em 1.105 cidades do Brasil

Conasems – Butantan explica o que pode mudar na bula da CoronaVac, após queixa sobre a quantidade de doses

Conasems – Conasems alerta para o risco de desabastecimento dos remédios usados para intubação

Jota – STF confirma decisão de Barroso sobre CPI e manda recado aos críticos

Jota – Senador quer investigar vacinas e tratamento precoce

Jota – Apesar de pedidos e decisão, aval à Sputnik V depende de dados

Jota – Relator sinaliza voto favorável a projeto de suspensão do reajuste de medicamentos

Jota – OMPI/ONU afirma que não há ‘extensão do prazo’ de Lei de Patentes

Jota – TCU cobra mais ações da Saúde e ameaça punir Pazuello e ex-assessores

Jota – STJ nega salvo-conduto para plantio e produção de óleo de maconha

Agência Brasil – SP deve aumentar frota de ônibus para reduzir aglomerações, diz Iema

Agência Brasil – Estudo da UNB investiga cepas do novo coronavírus encontradas no DF

Agência Brasil – Covid-19: número de mortes sobe para 361,8 mil no Brasil

Agência Brasil – Fiocruz entrega 2,2 milhões de doses de vacinas contra covid-19

Agência Brasil – Senadora Soraya Thronicke é diagnosticada com covid-19

Agência Brasil – Fiocruz entrega 2,2 milhões de doses de vacinas contra covid-19

Agência Brasil – Pandemia permanece em níveis preocupantes, alerta Fiocruz

Agência Brasil – Anvisa diz que prazo para liberar vacinas tem a ver com documentação

Agência Brasil – Fiocruz assina acordo de combate à transmissão da doença de Chagas

Agência Brasil – No Rio, 5% não tomaram segunda dose da vacina na data estipulada

Agência Brasil – Butantan libera mais 1 milhão de doses da CoronaVac ao governo federal

Agência Brasil – Governo abrirá 600 vagas de capacitação contra covid-19, diz Queiroga

Folha de S.Paulo – Cai a ocupação de leitos de UTI em hospitais privados do país

Folha de S.Paulo – Twitter exclui postagem de ministro de Bolsonaro com vídeo de paciente recebendo nebulização de cloroquina

Folha de S.Paulo – Prefeituras em MG tentam driblar estoques críticos de medicamentos para pacientes com Covid-19

Folha de S.Paulo – Laboratório lança teste capaz de identificar variantes do coronavírus

Folha de S.Paulo – Índia bate recorde com 200 mil casos de Covid-19 e impõe toque de recolher na capital

Folha de S.Paulo – Médicos sem Fronteiras classificam situação no Brasil como ‘catástrofe humanitária’

Folha de S.Paulo – ‘SUS está mais preparado’, diz líder de iniciativa que destinou R$ 40 milhões para saúde pública

Folha de S.Paulo – Leitos de UTI para coronavírus são alvo de judicialização em São Paulo

Folha de S.Paulo – Demanda por oxigênio continua alta, apesar de queda na ocupação de leitos de UTI em SP

Folha de S.Paulo – Potenciais candidatos em 2022 terão palanque antecipado na CPI da Covid

Folha de S.Paulo – Governo faz onda com doses da Pfizer, mas vai faltar ainda mais vacina

Folha de S.Paulo – Coágulos associados às vacinas de Oxford e Janssen são raros; entenda riscos e possíveis causas

Folha de S.Paulo – Partidos confirmam maioria não governista em CPI da Covid e articulam Renan em relatoria

Folha de S.Paulo – Carta aberta aos cientistas do Brasil e ao povo brasileiro

Folha de S.Paulo – Médicos vivem pior momento da pandemia esgotados e com problemas psíquicos

Folha de S.Paulo – Sandoz promove curso EAD sobre inovação no tratamento de doenças cerebrovasculares

Folha de S.Paulo – Queiroga colocará coordenadora de vacinação à frente de nova secretaria contra Covid

O Estado de S.Paulo – A verdade como remédio: PL 399 e Cannabis

O Estado de S.Paulo – Quase 16% dos servidores da Presidência da República já contraíram covid-19

O Estado de S.Paulo – Pandemia motivou suspensão de um milhão de cirurgias não urgentes no SUS

O Estado de S.Paulo – AGU é contra decretos de Doria que excluem hospitais particulares de isenções de ICMS

O Estado de S.Paulo – PF mira grupo de empresários no Vale do Paraíba por fraudes em licitações para compras de medicamentos, insumos para hospitais e até sacos plásticos para mortos da covid-19

O Estado de S.Paulo – Risco de coagulação sanguínea pode ser até 10 vezes maior em quem teve covid do que entre vacinados

O Estado de S.Paulo – Os reajustes astronômicos dos planos de saúde

O Estado de S.Paulo – Ministério só consegue comprar 17% dos remédios de intubação; cidades de SP limitam atendimentos

O Estado de S.Paulo – Ernesto Araújo entra na mira da oposição na CPI da Covid

O Estado de S.Paulo – Amazonas demite e investiga médica que aplicou nebulização de hidroxicloroquina; paciente morreu

O Estado de S.Paulo – Quebra de patente prejudica acesso à vacina e pode causar retaliação internacional, diz CNI

O Estado de S.Paulo – Fiocruz entrega 5 milhões de doses de vacina nesta semana ao Programa Nacional de Imunizações

O Estado de S.Paulo – Anvisa apura denúncias de frascos de vacina com doses a menos; Butantan diz que falha é na extração

O Estado de S.Paulo – Governo turbinou pandemia ao ignorar circulação do vírus, diz estudo na ‘Science’

O Estado de S.Paulo – Orçamento força Bolsonaro a optar por Congresso ou Paulo Guedes

O Globo – Para evitar opositores como Tasso e Renan, Governo tenta emplacar nome independente no comando da CPI

O Globo – ‘Nova cloroquina’ de Bolsonaro, proxalutamida foi rejeitada por dois laboratórios

O Globo – Empresários buscam doses excedentes nos EUA e atuam para agilizar vacinação nos estados

G1 – É #FAKE que prefeituras e médicos que diagnosticam casos de Covid-19 ou atestam óbitos pela doença recebem dinheiro a mais por cada paciente

G1 – Falhas na resposta à Covid levam Brasil a ‘catástrofe humanitária’, dizem Médicos Sem Fronteiras

G1 – Risco de desenvolver coágulo raro é de 8 a 10 vezes maior depois da Covid do que depois de vacina, dizem cientistas de Oxford

G1 – Pesquisadores sugerem mudar classificação da Covid-19 para febre viral trombótica

G1 – Europa ultrapassa 1 milhão de mortes por Covid-19, diz OMS

G1 – Estudo aponta erros graves do governo brasileiro no combate à pandemia de Covid-19

G1 – Insumo para produção de doses da CoronaVac chega a SP no dia 19 de abril, diz Dimas Covas

G1 – ‘Kit intubação’: ‘Desativamos leitos de UTI para não ficarmos sem estoque’, a dura rotina de hospitais com escassez de medicamentos em SP

G1 – Devemos conversar mais sobre a morte para viver uma vida que vale a pena, diz especialista em cuidados paliativos

G1 – Fiocruz diz que mortes por Covid seguem em alta apesar de leve queda e vê risco de estagnação em patamar elevado

G1 – Queiroga diz que governo conseguiu antecipação de doses da Pfizer

Correio Braziliense – Covid-19: vacinas geram alta de imunidade em idosos, revela pesquisa

Correio Braziliense – Amamentação pode ajudar a prevenir covid-19 em bebês, mostra estudo da USP

Correio Braziliense – Balança pende contra o governo na CPI da Covid; veja composição

Valor Econômico – Empresas se unem e importam “kit intubação” para o SUS; primeiro lote chega hoje

Valor Econômico – Zema diz que CPI da Covid é movimento político: “desperdício de energia”

Valor Econômico – Europa ultrapassa marca de 1 milhão de mortes por covid-19, diz OMS

Valor Econômico – Câmara aprova MP que prorroga 122 contratos de pessoal em órgãos do governo

Valor Econômico – Noruega adia decisão final sobre uso da vacina da AstraZeneca

Valor Econômico – Dinamarca pode repassar vacinas da AstraZeneca a outros países, diz OMS

Valor Econômico – Médicos sem Fronteiras classificam situação no Brasil como ‘catástrofe humanitária’

Valor Econômico – Pfizer vai antecipar entrega de 1,5 milhão de doses, diz ministro

Valor Econômico – STF referenda decisão de Barroso de garantir CPI

Alesp – Parlamentares defendem inclusão de novos grupos prioritários na vacinação da Covid-19

CLDF – PL garante acessibilidade de deficientes visuais a mostras culturais

CLDF – Projeto de Lei cria campanha de conscientização acerca da leucemia

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »