PUBLICADAS NOVAS DECISÕES DE INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO SUS

//PUBLICADAS NOVAS DECISÕES DE INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO SUS
Com base nas recomendações da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS-CONITEC foram publicadas, no Diário Oficial da União na última quinta-feira (03), as Portarias SCTIE nº 26, 27, 29 e 30, que tratam da incorporação pelo Ministério da Saúde das seguintes tecnologias: Monitoramento remoto para avaliação de pacientes portadores de Dispositivos Cardíacos Eletrônicos Implantáveis (DCEI); Mesilato de rasagilina em combinação com levodopa para tratamento de pacientes com a doença de Parkinson com complicações motoras; Trastuzumabe para o tratamento do câncer de mama HER2-positivo metastático em primeira linha de tratamento; Levetiracetam para pacientes com epilepsia mioclônica juvenil. Conforme ressalta a publicação no portal da Conitec, o prazo para disponibilização dessas tecnologias no Sistema Único de Saúde é de até 180 dias.

Curso a distância na área de saúde será tema de audiência na terça-feira

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados discutirá, na terça-feira (8), a expansão da oferta de cursos superiores a distância na área da saúde, a pedido dos deputados Átila Lira (PSB-PI), Izalci Lucas (PSDB-DF) e Junior Marreca (PEN-MA). É o que informa o portal da Câmara dos Deputados. “Em 2013, a graduação a distância atingiu o total de 1.153.572 matrículas, o que representa crescimento de 24% em relação a 2010, praticamente o dobro da expansão ocorrida nas matrículas presenciais no mesmo período”, compara o deputado Átila Lira, citando dados do Censo da Educação Superior. Preocupado com esse crescimento, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) analisou as condições de funcionamento dos cursos e apontou que as questões relativas à infraestrutura precisam ser mais bem acompanhadas pelo órgão de regulação. Na Câmara há um projeto de lei tramitando que obriga a formação em enfermagem em cursos exclusivamente presenciais (PL 2891/15). Já o Projeto de Lei 5414/16, proíbe o incentivo do governo ao desenvolvimento e à veiculação de cursos de educação a distância (EAD) na área de saúde, destaca a reportagem da Câmara dos Deputados.

Ministério da Saúde incentiva empresas a ampliar a licença-paternidade para 20 dias

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, lançou na última sexta-feira (4), em Curitiba (PR), documento para orientar pais e empresas sobre o benefício da licença-paternidade estendida. Conforme anunciou o portal do Ministério da Saúde, pelo novo Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016), os pais podem prorrogar de 5 para mais 15 dias o período, desde comprovado o seu envolvimento com o desenvolvimento do bebê. A campanha nacional de amamentação deste ano sensibiliza para o maior envolvimento do homem nesta etapa de cuidado com o filho, bem como maior proximidade com a mãe. A partir do documento elaborado pelo Ministério da Saúde, para que as empresas dentro do Programa Empresa Cidadã concedam o benefício, os pais podem entregar os seguintes comprovantes: declaração do profissional de saúde, informando a participação do pai no pré-natal, em atividades educativas durante a gestação, ou visita à maternidade. Também poderá ser entregue comprovante do curso online Pai presente: cuidado e compromisso promovido pela pasta.

Cientistas dizem estar mais perto da cura do resfriado

Pesquisadores acreditam ter avançado na busca pela cura do resfriado. De acordo com cientistas da Universidade Edinburgh Napier, na Escócia, o tratamento poderia ser desenvolvido com base em peptídeos antimicrobianos, biomoléculas presentes naturalmente no sistema imunológico de seres humanos e animais. A equipe observou como essas substâncias aumentam a resposta natural do organismo à infecção por rinovírus – principal vírus responsável pelo resfriado comum. De acordo com o jornal O Globo, durante o estudo, os cientistas sintetizaram peptídeos antimicrobianos encontrados em porcos e ovelhas e avaliaram seu impacto em células pulmonares infectadas por rinovírus. Os peptídeos atacaram o vírus com sucesso. Os pesquisadores acreditam que esse resultado pode fornecer pistas para o desenvolvimento de novos tratamentos para o resfriado à base em peptídeos encontrados na natureza. “A pesquisa ainda está nos estágios iniciais, mas nós vamos, em última análise, tentar desenvolver medicamentos para tratamentos que possam curar o resfriado comum”, afirma Peter Barlow, professor associado de imunologia e infecção da universidade escocesa. “A descoberta de um tratamento eficaz para o resfriado pode ajudar pacientes portadores de doenças pulmonares mais graves, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), para quem as infecções virais podem representar um alto risco para a saúde”, diz parte da reportagem.​

SAÚDE NA IMPRENSA

Ministério da Saúde – Ministério da Saúde incentiva empresas a ampliar a licença-paternidade para 20 dias

Ministério da Saúde – Saúde do Paraná ganha reforço de mais R$ 4,3 milhões

Anvisa – A vigilância sanitária pode incentivar a amamentação

Anvisa – 7ª Semana do Conhecimento: inscrições abrem dia 8/8

ANS – ANS realiza reuniões de subgrupo do Qualiss

Conitec – Publicadas novas decisões de incorporação de tecnologias no SUS

Tecpar – UM PAÍS NÃO PODE SE DESENVOLVER SEM INVESTIMENTO EM CONHECIMENTO

Tecpar – CONVIDADOS DO TECPAR TÊM 25% DE DESCONTO NA INSCRIÇÃO DO SEMINÁRIO EMBALAGEM E SUSTENTABILIDADE

Câmara dos Deputados – Cursos a distância na área de saúde são tema de audiência na terça-feira

Câmara dos Deputados – Comissão externa discute situação de hospitais federais no RJ com procuradores da República

Câmara dos Deputados – Comissão debate reajustes em planos de saúde coletivos por adesão

Câmara dos Deputados – Inclusão de novos tratamentos em planos de saúde será debatida

Câmara dos Deputados – Seis comissões da Câmara promovem o seminário ‘Saúde como Direito Humano’

Câmara dos Deputados – CCJ aprova protocolo para eliminar comércio ilícito de produtos do tabaco

Correio Braziliense – Conheça os avanços nos tratamentos das doenças autoimunes

Folha de S.Paulo – Cientistas dizem estar mais perto da cura do resfriado

Folha de S.Paulo – Julio Abramczyk – As substâncias medicinais da maconha

Folha de S.Paulo – Pesquisas sobre esclerose múltipla exploram ‘rota de células de defesa’

Folha de S.Paulo – Pesquisa de tumor cerebral ganha prêmio de oncologia

O Globo – Conhecido como ‘chip da beleza’, implante hormonal divide médicos

O Globo – Implante de Viagra é condenado por especialistas na área

O Globo – Ioga pode reduzir sintomas de depressão, dizem pesquisas

O Estado de S.Paulo – Time que reduziu morte por infarto está sem atender

O Estado de S.Paulo – Planos de saúde querem liberdade para fazer reajustes

O Estado de S.Paulo – Bisneto de Oswaldo Cruz sofre com cortes em pesquisa

G1 – Composto da maconha usado para tratar convulsões muda níveis de outras drogas

Robson Sampaio – Cabo intensifica serviço de planejamento familiar na Rede de Saúde

Diário Popular – Zerar a fila de pacientes com hepatite C

Mais Goiás – Maternidades atendidas pelo SUS passam a oferecer DIU em Goiânia

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.