Primeiro hospital público veterinário é inaugurado em Minas Gerais

Home/Informativo/Primeiro hospital público veterinário é inaugurado em Minas Gerais

O Blog E+ do jornal O Estado de S.Paulo destacou nesta terça-feira (9) que os donos de pets que moram em Belo Horizonte contam, a partir de agora, com um hospital público veterinário que funciona 24h por dia. O primeiro local para atendimento gratuito de animais em Minas Gerais foi inaugurado nesta segunda-feira (8), na capital do Estado. O espaço contará com 12 veterinários e realizará cirurgias de pequeno, médio e grande porte. O deputado estadual Osvaldo Lopes, que é protetor da causa animal, direcionou R$ 1 milhão em emendas parlamentares para reformas, compra de insumos e materiais gerais indicados por profissionais da área. As especialidades dos profissionais vão desde veterinários ortopedistas até os oncológicos, por exemplo. Gerenciado pela Anclivepa – Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, unidade de São Paulo, o hospital promete ser um centro de referência em saúde, realizando exames de imagem, raio X, ultrassom, exames laboratoriais, hemograma e bioquímicos. Haverá também a possibilidade de realizar 120 castrações mensais. “Agora, a população de baixa renda, os protetores e as ONG’s independentes, bem como as pessoas em situação de rua, terão para onde levar cães e gatos com a saúde debilitada”, declarou Osvaldo Lopes. O Hospital Público Veterinário de Belo Horizonte terá a distribuição de senhas para atendimentos diários efetivada a partir de 8h e, na parte da tarde, acontecerão os retornos de cães ou gatos acompanhados pelos profissionais. O turno da noite será dedicado às internações e/ou emergências com risco de morte. “O Hospital Público Veterinário de Belo Horizonte é o primeiro dessa modalidade em Minas Gerais. Faremos atendimento gratuito, preferencialmente para os animais de tutores carentes da cidade. O hospital trará grandes benefícios para as áreas de saúde animal e social”, ressalta Delano Aníbal da Silva, executivo de operações da Anclivepa-SP.

Projeto institui o Passaporte Equestre para facilitar transporte de animais

Em sessão extraordinária remota nesta terça-feira (9), a Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, em primeiro turno, um substitutivo ao projeto de lei nº 725/2019, do deputado Valdelino Barcelos (PP), que institui o “Passaporte Equestre”, que facilitará o transporte de animais para desfiles e competições. O texto foi aprovado com 17 votos favoráveis e ainda precisa passar por uma segunda votação. Pela proposta, o Passaporte Equestre poderá ser emitido para equinos, asininos e muares, como forma de ser um histórico de propriedade bem como de regularidade sanitária permanente do animal. O documento poderá ser emitido para participação em cavalgadas, desfiles, treinamentos, concursos, provas ou qualquer outra atividade ou evento de natureza cultural, desportiva ou de lazer e, ainda, para o exercício de atividades equestres de turismo, trabalho rural, policiamento ou de auxílio terapêutico. De acordo com o projeto, Passaporte substituirá qualquer outro documento para fins de transporte e regularidade fiscal do animal, desde que contenha a informação e data de todos os exames obrigatórios e vacinas carimbados além do número ou código de barras do microchip gravado; seja regularmente expedido e esteja com os registros sanitários validados pela secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; os exames da Anemia Infecciosa Equina — AIE, mormo e vacinação da raiva deverão ser informados e registrados nos prazos previstos na Legislação Federal.​​​​​

Embrapa lança Manual de Bem-Estar de Galinhas Poedeiras

Nesta quarta-feira (10), a Embrapa Suínos e Aves lançou o Manual de Boas Práticas para o Bem-Estar de Galinhas Poedeiras Criadas Livres de Gaiola, documento produzido pela, com participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa e do Núcleo de Peaquisa em Ambiência da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – NUPEA/Easlq. A apresentação foi por meio de uma live no canal do youtube da Embrapa e teve como apresentadores os autores da obra: os pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves Paulo Giovanni de Abreu e Helenice Mazzuco, o professor da Esalq Iran José Oliveira da Silva e a auditora fiscal do Mapa Lizie Pereira Buss. O lançamento foi para apresentar os principais pontos do documento, em especial as principais práticas recomendadas para o bem-estar das poedeiras. O Manual está disponível no portal da Unidade, no link de publicações, e apresenta os procedimentos de manejo comuns na granja produtora de ovos associados a possíveis melhorias para o bem-estar das galinhas poedeiras; o conhecimento e harmonização de práticas entre produtores, funcionários e técnicos visando assegurar o bem-estar das galinhas poedeiras; fornece subsídios para a capacitação de recursos humanos, quanto a elaboração de orientações técnicas, cursos e conscientização sobre as fases do sistema de criação de galinhas poedeiras.

Petz sente efeito de fechamento de shoppings, mesmo com negócio mais “resiliente” 

O comando da Petz disse nesta terça-feira (9), em teleconferência de analista, que a empresa tem posição mais resiliente mesmo nesse período de maiores restrições de circulação em certas regiões — a companhia opera na área de segmentos essenciais para funcionamento — mas ainda há efeitos negativos por conta do encerramento temporário das operações em shopping centers. “A questão das restrições volta a pegar em alguns pontos em que somos resilientes, mas não significa que somos inatingíveis, porque somos pegos em alguns pontos. Por exemplo, lojas de shoppings, nós temos algumas, e também no caso de centro de estética, que não funcionam com as maiores restrições. Mas por outro lado verificamos que o auxílio emergencial tem pouco ou nenhuma relevância sobre nosso faturamento. Com o fim [do auxílio no começo do ano], não vimos nenhum efeito ou correlação”, disse Sergio Zimerman, presidente da varejista de produtos para animais de estimação. Segundo o Valor Econômico a Petz também deve seguir ampliando o portfólio de produtos de marca própria ao longo de 2021. Segundo a administração da companhia, os produtos sob a marca Petz ajudam a aumentar a fidelização dos clientes e a rentabilidade da empresa. “Os produtos de marca própria garantem 10 pontos percentuais a mais de margem do que produtos correlatos. Pressionam a margem positivamente”, disse Zimerman. Atualmente, a rede pet shops tem cerca de 300 itens (SKUs) em 25 categorias, sendo líder ou vice-líder na maioria, de acordo com a empresa. A participação no faturamento dos produtos “Petz” foi duas vezes maior no quarto trimestre quando comparado ao ano anterior. A visão da companhia sobre a divisão de marcas próprias se assemelha à estratégia e visão para a divisão de saúde animal e da plataforma de soluções e serviços integrados, em que a empresa consegue participar dos mais diversos momentos do tutor e do animal.

NA IMPRENSA

Agência Câmara – Câmara aprova texto-base da PEC Emergencial em 1º turno

O Estado de S.Paulo – Primeiro hospital público veterinário é inaugurado em Minas Gerais

G1 – Espanha manda sacrificar 895 vacas que passaram mais de 2 meses confinadas em um navio

G1 – Exportação de carne de frango do Brasil cai 4,7% no 1º bimestre; ABPA vê março positivo

G1 – Exportação de carne suína do Brasil cresceu 6,1% no 1º bimestre com firme demanda

G1 – Cão ferido que entrou sozinho em clínica de Juazeiro do Norte passa bem após primeira sessão de quimioterapia

G1 – PF apreende carne de 15 animais colocados à venda dentro do Parque do Tumucumaque, no AP

G1 – Por que conviver um pet faz bem? Veja 5 motivos para ter um animal de estimação

G1 – Canil cria página para divulgar fotos e informações sobre pets para adoção no interior de SP

CLDF – Projeto institui o Passaporte Equestre para facilitar transporte de animais

Valor Econômico – JBS estreia no mercado de pescados com nova linha da Seara

Valor Econômico – Embarques de carne suína cresceram 20,3% em fevereiro, diz ABPA

Valor Econômico – Conagra pode vender parte de seus negócios de processados à JBS, diz jornal

Valor Econômico – Petz sente efeito de fechamento de shoppings, mesmo com negócio mais “resiliente”

Embrapa – Embrapa realiza live e lançamento de livro sobre pecuária leiteira na Amazônia

Embrapa – Manual de Bem-Estar de Galinhas Poedeiras será lançado nesta quarta-feira, dia 10

CNA – CNA lança Prêmio Pecuária Saudável

SBA – Exportações brasileiras de carne suína sobem 20,3% em fevereiro

SBA – Agro Canal e Arroba Play transmitem “2° Leilão Virtual Genética Moura Leite” no domingo (14)

AgroLink – Projeto desenvolve criação de bezerros em declive

AgroLink – Com pandemia, embarques de carne de frango recuam mais de 5% no ano

AgroLink – Estado de São Paulo recebe a primeira etapa do campeonato OINK em 2021

AgroLink – Mercado de ovos segue abaixo das expectativas no período religioso da Quaresma

AgroLink – Simpósio Brasil Sul de Avicultura define programação científica

AgroLink – Mercado do boi gordo: oferta restrita de animais para abate

AgroLink – Exportações de carne de frango apresentam bons resultados

Anda – Exploração de ovelhas e cabras para consumo é incentivada pelo governo Bolsonaro

Anda – Cão com pata decepada é adotado após ser abandonado dentro de sacola

Anda – Polícia prende tutora após cachorro morrer de desnutrição por não ser alimentado

Anda – Investigação revela as verdadeiras condições de galinhas “criadas livres”

Anda – Elefante morre após ficar com a pata presa em uma armadilha

Anda – Porcos explorados no passado dão força e amor um ao outro

Portal do Agronegócio – Exportação de carne bovina do Brasil recua 6% no 1º bimestre, diz Abrafrigo

Canal Rural – Leite: quebra no milho e custos altos preocupam produtores do Sul

Canal Rural – Carne suína: produção na China deve aumentar 14% em 2021, diz USDA

Canal Rural – Boi gordo vai a R$ 310 e milho e soja batem recorde; veja notícias desta quarta

Revista Globo Rural – Produção de Carne suína na China deve aumentar 14% em 2021, diz adido do USDA

Revista Globo Rural – Cão adotado por Biden causa ferimento “leve” em agente na Casa Branca

Revista Globo Rural – Rede de supermercados promete vender apenas ovos de galinhas livres de gaiolas

Revista Globo Rural – Brasil exportou mais carne suína e menos frango no 1º bimestre

Revista Globo Rural – Carne cultivada deverá ter preço mais acessível em 2030, diz estudo

Revista Globo Rural – Novo auxílio emergencial e restrições na pandemia deixam incerta a demanda por carnes, avalia Marfrig

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »