Projeto inclui direitos dos animais no currículo do ensino fundamental
O Projeto de Lei 4593/20 inclui, no currículo do ensino fundamental, a obrigatoriedade da educação em direito dos animais, com carga horária de oito horas. A proposta foi apresentada pelo deputado Ricardo Izar (PP-SP) e tramita na Câmara dos Deputados, informou a Agência Câmara nesta quinta-feira (24). “A criação da disciplina contribuirá para evitar maus-tratos, abandono e abuso animal. Na escola, desde cedo as crianças aprenderão os conceitos básicos para desenvolver o cuidado e o respeito aos animais”, justifica Izar. Citando dados de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o parlamentar lembra que o Brasil possui 139,3 milhões de animais de estimação, ao mesmo tempo em que a Organização Mundial da Saúde estima que existam mais de 30 milhões de animais abandonados. O projeto acrescenta a medida à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Hoje é prevista, por exemplo, como tema transversal nos currículos escolares, a inclusão de conteúdos relativos aos direitos humanos e a prevenção da violência contra a criança e o adolescente. A LDB também estabelece que a inclusão de novos componentes curriculares obrigatórios na Base Nacional Comum Curricular dependerá de aprovação do Conselho Nacional de Educação e de homologação pelo ministro da Educação.
China suspende frutos do mar de companhia do Brasil por 1 semana por coronavírus em embalagem
De acordo com o G1, a China vai parar de aceitar pedidos de importação da empresa brasileira Monteiro Indústria de Pescados Ltda por uma semana, a partir de 26 de setembro, depois que um pacote de peixe congelado deu positivo para o coronavírus, disse a alfândega chinesa nesta sexta-feira (25). Após esse prazo, afirma o governo chinês, a autorização para a empresa exportar para o país é reativada automaticamente. O departamento chinês havia dito anteriormente que suspenderia as importações de empresas por uma semana, se os produtos testassem positivo pela primeira ou segunda vez para o vírus. Na semana passada, o país suspendeu as importações de um produtor de frutos do mar da Indonésia.
Novas regras no combate à brucelose
Nesta sexta-feira (25) o Sistema FAEP divulgou que, visando intensificar o combate à brucelose e tuberculose, a ADAPAR publicou, no dia 14 de setembro, a Portaria 215/2020, que torna obrigatória a vacinação de bezerras bovinas e bubalinas entre três e oito meses de idade com a vacina viva (amostra B19) ou com a vacina não indutora de anticorpos aglutinantes (RB51). A portaria estabelece a também a proibição de trânsito de fêmeas bovinas e bubalinas, em idade de vacinação, sem a devida comprovação do recebimento da imunização prévia, a ser realizada regularmente com o lançamento do atestado emitido no Sistema de Defesa Sanitária Animal – SDSA pelo médico veterinário cadastrado no Programa Estadual de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose – PECEBT ou com a apresentação do atestado original na Unidade Local de Sanidade Agropecuária – ULSA. A emissão de GTA para trânsito de bovinos ou bubalinos, qualquer que seja a finalidade, fica condicionada à comprovação de vacinação obrigatória contra a brucelose no estabelecimento de criação de origem dos animais. Para o trânsito de animais destinados à reprodução fica obrigatória a apresentação de resultados negativos aos testes de diagnóstico para brucelose e tuberculose para emissão da GTA, exceto aqueles oriundos de propriedades certificadas como livres das doenças e com o atestado ainda dentro do prazo de validade. Os testes de diagnóstico para brucelose são obrigatórios para fêmeas com idade igual ou superior a 24 meses, quando vacinadas com a B19, e para as fêmeas com idade igual ou superior a oito meses, vacinadas com a RB51 ou não vacinadas. O exame também é obrigatório para machos com idade igual ou superior a oito meses destinados a reprodução. Ainda, o para o ingresso no Paraná de fêmeas bovinas e bubalinas acima de 8 meses de idade não vacinadas contra a brucelose bovina com a vacina B19, e o ingresso de fêmeas bovinas e bubalinas de qualquer idade oriundas de estados onde a vacinação com a B19 não é obrigatória, fica condicionada à apresentação de atestado original de vacinação contra a brucelose com a vacina RB 51, ou cópia validada pelo Serviço Oficial Estadual da origem, exceto quando para abate imediato e sem prejuízo das demais exigências para trânsito conforme a finalidade. Vale lembrar que o ingresso de bovinos no estado do Paraná é permitido apenas para áreas reconhecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como livres de febre aftosa sem vacinação, notadamente os Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e parte de Mato Grosso e Amazonas.
Folha de S.Paulo – Cães farejam coronavírus em aeroportos de Dubai e Finlândia; Bélgica também treina animais
Folha de S.Paulo – Fazendeiro perde 6.000 hectares no Pantanal, mas defende queimadas
Folha de S.Paulo – Equipes de resgate australianas podem ter que praticar eutanásia em baleias encalhadas
Folha de S.Paulo – Ministra da Agricultura rejeita nota técnica que abrandava alimentos ultraprocessados
G1 – Cães são usados para detectar coronavírus em projeto-piloto de aeroporto na Finlândia
G1 – APA Agrestina abre inscrições para o 1º mutirão de castração animal
G1 – Veterinários e voluntários trabalham para resgatar animais atingidos pelo fogo na região norte de MS
G1 – China suspende frutos do mar de companhia do Brasil por 1 semana por coronavírus em embalagem
Valor Econômico – China suspende compras de frutos do mar de empresa brasileira
CNA – ATeG Leite e Sebraetec: produtor em Eugenópolis (MG) aposta no melhoramento genético
CNA – Descomplica Rural auxilia em projeto de piscicultura
Mapa – Primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa já imunizou 166 milhões de animais
Agrolink – Filipinas detecta novos surtos de peste suína
Agrolink – Maior produtora de alevinos é incorporada por multinacional
Agrolink – Embora calmo, o mercado do boi gordo está firme
Agrolink – Empresa de nutrição animal abre nova unidade
Agrolink – Brasil vacinou 166 milhões de animais contra aftosa
Agrolink – Alemanha confirma mais três casos de peste suína em javalis
Sistema FAEP – Novas regras no combate à brucelose
Revista Globo Rural – Rastreabilidade de ponta a ponta pode excluir pequenos pecuaristas no Brasil
Portal do Agronegócio – Produção brasileira de carne de frango cresce apenas meio por cento em 2020, estima Rabobank
Portal do Agronegócio – Produção brasileira de carne de frango cresce apenas meio por cento em 2020, estima Rabobank
Portal do Agronegócio – Embora calmo, o mercado do boi gordo está firme
______________________
No comments yet.