Ministro da Saúde diz que Brasil será solidário a vizinhos no combate ao coronavírus
O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta defendeu, na última quinta-feira (6), atuação solidária do Brasil com os países vizinhos nas estratégias a serem adotadas para um eventual combate ao novo coronavírus, destacou a Agência Brasil. Segundo o ministro, o país que requer mais atenção é a Venezuela, mas, com a ajuda da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), será possível avançar nos trabalhos de vigilância e monitoramento. Também de acordo com o ministro, o Brasil é uma referência não só para os vizinhos, mas para todo o mundo, por conta do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, o Brasil tem ajudado na capacitação de todos os países vizinhos, bem como de alguns da América Central. “Temos de ser solidários. O Paraguai, por exemplo, tem muita dificuldade com a parte laboratorial. Nós autorizamos que as amostras de seus pacientes suspeitos sejam rodadas aqui. Argentina e Uruguai têm uma boa estrutura. Nos preocupamos com a Venezuela por conta do desmanche do sistema de saúde deles, que resultou em casos de difteria e sarampo, e da fronteira com Roraima, um estado com estrutura de saúde menor e mais frágil’, afirmou Mandetta após reunião com secretários de Saúde dos estados e das capitais. “Por isso, vamos fazer um trabalho de vigilância e monitoramento junto com a Opas, que dialoga com o governo venezuelano”, acrescentou. Perguntado sobre como ficarão os trabalhos preventivos ao novo coronavírus durante o carnaval, Mandetta disse que as medidas têm de ser estudadas caso a caso. “Não posso comparar o carnaval, por exemplo, de Mato Grosso, com o do Recife. As coisas são diferentes no que se refere à gestão da regulação do sistema”. Segundo o ministro, a maioria dos casos que surgirão durante o carnaval possivelmente será de “resfriados que se autorresolvem”. “Quando o paciente tem percepção de que o resfriado é algo maior, geralmente o aconselhamento é domiciliar. Apenas uma fração da fração da fração vai usar um eventual sistema hospitalar. É com esse cenário que cada estado ou município fará seu cálculo”. Mandetta destacou que cabe ao folião ter bom senso na hora de brincar o carnaval, em especial praticando a chamada “etiqueta respiratória”, termo usado para hábitos como os de cobrir boca e nariz na hora de tossir ou espirrar, e depois descartar o lenço no lixo (ou, quando não tiver lenço, usar o antebraço, e não as mãos, devido ao maior risco de contaminar corrimãos e demais objetos); lavar as mãos com frequência; evitar tocar olhos, nariz ou boca sem ter higienizado as mãos; ou usar máscara cirúrgica quando estiver com coriza ou tosse.
Secretários de Saúde afirmam que estados estão preparados para o coronavírus
De acordo com a Agência Câmara nesta quinta-feira (6), secretários de Saúde de estados e de capitais afirmaram que o país está preparado para enfrentar o coronavírus e que a questão do isolamento de eventuais casos confirmados será muito importante. Eles estiveram reunidos para reunião da Comissão Intergestores Tripartite, que conta com a participação do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O presidente do Conass, Alberto Beltrame, disse que a triagem de casos será fundamental visto que 85% dos pacientes têm sintomas leves que podem ser cuidados por meio de isolamento domiciliar. Para os casos graves, o governo pretende alugar leitos de UTI à medida que forem necessários. Alguns secretários municipais relataram que vão precisar do apoio federal para a compra de equipamentos de proteção para os profissionais de saúde. Secretarias, como a de Curitiba, informaram já ter dificuldade no fornecimento de máscaras de proteção (N95), máscaras cirúrgicas e óculos de proteção. “Nós temos em estoque obviamente, mas se eventualmente vier uma epidemia maior do que a gente deseja, a gente está com dificuldade de fornecimento destes materiais”, disse a secretária municipal de Saúde, Marcia Cecilia Huçulak. O deputado Hiran Gonçalves (PP-RR), que estava na reunião, comentou a importância dessa preparação para países como o Brasil. “Aqui na América do Sul e na África, temos muita população pobre e de extrema vulnerabilidade. Então, essa nossa ação é extremamente importante para mitigar o sofrimento dos nossos nacionais e, inclusive, para mitigar o sofrimento de países limítrofes”. Os secretários afirmaram ainda que é importante estar preparado para o novo vírus, mas que o país ainda tem velhos desafios para enfrentar como dengue, sarampo e influenza. O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, afirmou que existem apenas 9 casos suspeitos de coronavírus no país, mas o último boletim da dengue mostrou 30.763 casos prováveis. O sarampo também atinge cerca de 300 pessoas. O próprio ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que a vacinação contra influenza será ainda mais importante neste ano porque servirá para facilitar o diagnóstico de eventuais caso suspeitos de coronavírus.
Projeto institui tratamento para correção da curvartura da córnea no SUS está em análise na Câmara dos Deputados
O projeto de lei 6323/2019 institui no Sistema Único de Saúde (SUS) o tratamento clínico e cirúrgico para a implantação de órteses nas córneas, chamadas “Anéis de Ferrara”, para correção da curvatura da córnea. Atualmente o tratamento não é contemplado pela tabela do SUS. Apresentado pelo deputado Nivaldo Albuquerque (PTB-AL), o projeto aguarda designação de relator na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, informou a Agência Câmara nesta quinta-feira (6). O parlamentar ressalta que hoje pessoas diagnosticadas com ceratocone muitas vezes só conseguem receber tratamento no SUS após a instauração de processos administrativos e judiciais. “Isso é grave, pois danos irreversíveis poderiam ser evitados por meio da colocação de órteses nas córneas chamadas Anéis de Ferrara”, afirmou. Segundo ele, ceratocone é uma doença ocular degenerativa rara, de caráter hereditário, que se manifesta em geral entre 10 e 25 anos e atinge cerca de 150 mil pessoas por ano no Brasil. “Conforme ela progride, a córnea vai perdendo o formato esférico e assumindo um aspecto de cone. Além disso, ela se torna mais fina e suscetível. O ceratocone não tem cura e não é reversível. Uma vez que os danos na córnea existam, não podem ser desfeitos”, explicou. De acordo com Albuquerque, o uso do Anel de Ferrara ou de lentes rígidas são formas de evitar a progressão de maneira acelerada da doença. A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Agência Câmara – Comissão especial discute com Anvisa regulamentação do cultivo de Cannabis
Agência Câmara – Sancionado projeto que regulamenta situação de emergência para combater coronavírus
Agência Câmara – Projeto institui tratamento para correção da curvartura da córnea no SUS
Agência Câmara – Secretários de saúde afirmam que estados estão preparados para o coronavírus
Agência Câmara – Doações que beneficiem pessoa com câncer ou deficiência poderão ser deduzidas do IR
Folha de S.Paulo – Qual bicho passou coronavírus para humanos? Cientistas tentam desvendar enigma
Folha de S.Paulo – Argentino em navio no Japão é o primeiro latino-americano infectado pelo novo coronavírus
Folha de S.Paulo – Após coronavírus, bilionário americano vende ações da Starbucks
Folha de S.Paulo – Estalar os dedos pode ser prejudicial para as articulações?
Folha de S.Paulo – Bolsonaro sanciona lei que estabelece regras da quarentena do coronavírus
Folha de S.Paulo – Veja os países que já registraram casos de infecção por coronavírus
Folha de S.Paulo – Quanto custa entender o que é o HIV
Folha de S.Paulo – Indústria entra com ação contra regra trabalhista que protege trabalhador com HIV
Folha de S.Paulo – Vai ter Olimpíada, diz comitê após rumores relacionados ao coronavírus
Folha de S.Paulo – Wuhan é instruída a levar moradores infectados para campos de quarentena em massa
Folha de S.Paulo – Veja a lista de países que já registraram casos de infecção por coronavírus
Folha de S.Paulo – Ministro da Saúde pede ‘etiqueta respiratória’ no Carnaval contra coronavírus
Jornal Agora – Leitora reclama de convênio médico
O Globo – Com coronavírus, Fitch corta projeção de crescimento da China para 5,5% em 2020
O Estado de S.Paulo – Especialistas divergem sobre legalidade de projeto de quarentena
O Estado de S.Paulo – Polícia chinesa vai investigar morte de médico que ‘descobriu’ coronavírus
O Estado de S.Paulo – Número de infectados pelo novo coronavírus passa de 31,4 mil; mortes chegam a 638
O Estado de S.Paulo – Um pouco além do coronavírus
Agência Brasil – Cidadãos de outros países poderão voltar da China em aviões do Brasil
Agência Brasil – Mandetta: Brasil será solidário a vizinhos no combate ao coronavírus
Anvisa – Cuidado com as pessoas será o foco da quarentena
Anvisa – Gerência Geral de Alimentos divulga resultados de 2019
Agência Saúde – Brasil capacita nove países para diagnóstico do novo coronavírus
Agência Saúde – Centro de radioterapia ganha equipamento de alta tecnologia
Agência Saúde – Banco de Leite do Hmib está com estoque reduzido
Agência Saúde – Sala de Hidratação Oral atende pacientes com suspeita de dengue no HRL
Agência Saúde – SIA passa por nova vistoria com drones para detectar focos do Aedes
STJ – Audiência pública na segunda-feira (10) discute reajuste por faixa etária em plano de saúde coletivo
STJ – Filial de farmácia pode ter autorização da Anvisa para distribuir medicamentos
_______________________
O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.
No comments yet.