Presidente do Senado afirma que não moverá 1 milímetro para atrapalhar a CPI

Home/Informativo/Presidente do Senado afirma que não moverá 1 milímetro para atrapalhar a CPI

 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirma que não mexerá “um milímetro” para impedir a atuação da CPI da Covid, embora diga ser contrário à sua instalação neste momento. “Uma vez instalada, vou permitir todas as condições que funcione bem e chegue as conclusões necessárias”, afirmou. “Aliás é muito importante que ela cumpra sua finalidade na apuração de responsabilidades”, disse. O senador recebeu a Folha de S.Paulo nesta sexta-feira (9) na residência oficial da Presidência do Senado, em Brasília, um dia após o ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), ter determinado a instalação da CPI para investigar a atuação do governo federal na pandemia. Na entrevista, Pacheco disse ainda que o presidente Jair Bolsonaro “não contribui” com seu discurso negacionista. “Para bom entendedor, um pingo é letra. Quando ele [Bolsonaro] prega qualquer tipo de negacionismo, eu vou criticar o negacionismo e consequentemente estou criticando a fala dele”, disse. Pacheco nega que o Congresso esteja sendo omisso em relação à atuação do governo Bolsonaro na pandemia e aponta o que considera “erros praticados até agora”. Confira a entrevista na íntegra, clique aqui.

Governo age para reduzir danos de CPI da Covid

O governo do presidente Jair Bolsonaro age para conter os danos com a CPI da Covid no Senado, que teve sua instalação determinada pelo Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira (8). Uma das estratégias, segundo o jornal O Estado de S.Paulo ouviu de aliados do Palácio do Planalto, será convencer senadores a retirar assinaturas de apoio ao funcionamento da comissão, o que pode inviabilizá-la. Caso não obtenha sucesso, a ideia é ampliar o escopo e colocar governadores e prefeitos no alvo, além do próprio ministro Luís Roberto Barroso, que ordenou a instalação da comissão. Na manhã desta sexta-feira (9), Bolsonaro atacou o magistrado, acusando-o de promover “politicalha” e de “militância política” para desgastar seu governo. Ele também cobrou a abertura de processos de impeachment contra ministros da Corte. Barroso determinou  que o Senado instale uma CPI para investigar ações e omissões da gestão Bolsonaro no combate à pandemia. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), criticou a decisão, mas afirmou que vai obedecer a determinação e ler o requerimento de instalação da CPI na semana que vem. A criação da CPI da Covid preocupa o Palácio do Planalto por aprofundar o desgaste do governo em um momento de queda de popularidade de Bolsonaro e de agravamento da pandemia. Uma vez criada, a comissão poderá convocar autoridades para prestar depoimentos, quebrar sigilos telefônico e bancário de alvos da investigação, indiciar culpados e encaminhar pedido de abertura de inquérito para o Ministério Público. Alguns cenários são discutidos no momento. Pacheco ainda pode recorrer da liminar antes de ler o requerimento que cria oficialmente a CPI. Nesta quinta, ele afirmou que iria avaliar essa possibilidade com os advogados da Casa.

‘Lei é lei’, diz ministro da Saúde sobre compra de vacinas por empresas

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reafirmou nesta sexta-feira (9) que não se vai se opor ao projeto de lei aprovado esta semana na Câmara dos Deputados, que permite a compra de vacinas por empresas privadas. “Vivemos em um regime democrático. Lei é lei. Todos temos que nos submeter ao regime da lei”, disse Queiroga no Rio de Janeiro, em visita à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). “Tenho convicção de que, desde que haja vacinas suficientes, temos condições de imunizar toda a sociedade brasileira”. De acordo com a Folha de S.Paulo o projeto, que ainda depende de análise do Senado, autoriza a compra de imunizantes por empresários, individualmente ou por consórcio. Atualmente, todo o estoque do país é comprado pelo poder público e a aplicação das doses é feita por unidades do SUS (Sistema Único de Saúde), a partir de critérios de prioridade estabelecidos no PNI (Programa Nacional de Imunizações). O ministro também falou sobre a suspensão da vacinação em diversas capitais, que alegam atraso no envio de doses pelo governo federal. “O ministério não tem vara de condão para resolver todos os problemas”, afirmou. “Se eventualmente há um problema com um município, é por que essa logística precisa ser melhor coordenada. Não é só o Ministério da Saúde. São 5.574 municípios.” Para Queiroga, a decretação de lockdown nos municípios depende de cada realidade e deve ser avaliada pelas administrações locais. “O que o ministério vai fazer é disciplinar um plano de transportes urbanos, incentivo à testagem, ao uso de máscara. As medidas mais extremas precisam ser tomadas com muita propriedade, até para ter o apoio da sociedade brasileira.” Ao lado da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, Queiroga visitou as instalações do laboratório responsável pela fabricação da vacina de Oxford/Astrazeneca. Contrária ao projeto de compra de vacinas por empresas, Trindade defende que a vacinação permaneça sob gerência exclusiva do PNI. “Conversei com o ministro sobre a importância de priorização da proteção tanto individual, dos grupos mais vulneráveis, quanto da proteção coletiva”, afirmou a presidente.

Entidades médicas definem critérios para triagem de pacientes em UTIs diante de colapso

Diante do esgotamento dos leitos públicos de terapia intensiva, entidades médicas lançaram nesta sexta (9) um documento com recomendações para a triagem de pacientes em UTIs respeitando critérios clínicos, éticos e jurídicos. Segundo a Folha de S.Paulo, Pernambuco é um dos estados que já utiliza uma espécie de calculadora, o EUP-UTI (Escore Unificado par Priorização), que auxilia médicos a escolher quem deve ser atendido prioritariamente. Na prática, é decidir quem deve ser escolhido para acessar prioritariamente o leito porque tem mais chance de sobreviver, a partir de informações técnicas sobre a vitalidade, a presença de comorbidades e a fragilidade dos doentes. O documento, elaborado pelas associações de medicina intensiva, de geriatria, de emergência e de paliativa, é endossado por um comitê da AMB (Associação Médica Brasileira), composto por 14 diferentes especialidades, entre elas a dos infectologistas, pneumologistas e médicos de família. O modelo utiliza dados relativos à gravidade do quadro agudo do paciente, a presença de doenças avançadas e ao estado de saúde física. A idade dos doentes não é utilizada como critério único de triagem. Segundo César Fernandes, presidente da AMB, a proposta é dar transparência a um processo que já é realidade em muitos hospitais, a de escolha do paciente que vai para a UTI. “É para que a população fique tranquila com o fato de que existe um método, um princípio. Até porque o nosso país é o do fura fila. Estão furando fila até na UTI”, diz ele. O documento segue diretrizes internacionais e reconhece que em situações de crise só é possível salvar o maior número de vidas se forem identificados os pacientes que têm mais chances de sobreviver ao receberem os recursos escassos. Nos casos clínicos muito parecidos, em que mesmo com o uso dos critérios técnicos houver um “empate”, o documento sugere que uma comissão de arbitragem, formada por dois profissionais intensivistas e um não médico, tome a decisão com mais independência. Fernandes, porém, já prevê críticas. “Tem gente que vai dizer ‘agora a AMB lançou uma ferramenta para decidir quem vive e quem morrer’. Já ouvi isso. Se pudéssemos evitar isso, seria ótimo. Mas não podemos nos omitir frente à realidade. Não podemos achar que o silêncio da omissão nos deixa tranquilos. Precisamos ter essas ferramentas defensáveis, auditáveis e ética e juridicamente suportáveis”, diz.

SAÚDE NA IMPRENSA

Agência Câmara – Projeto garante tratamento no SUS para pessoas com sequelas da Covid-19

Agência Câmara – Hospital no Espírito Santo estuda uso de laser no tratamento de Covid-19

Agência Câmara – Deputados podem votar medidas sobre patentes de vacinas contra a Covid-19

Agência Câmara – Ministra propõe equipes de saúde da família em instituições de acolhimento de idosos

Agência Câmara – Comissão aprova alterações do Senado ao programa Cidade Amiga do Idoso

Agência Senado – CPI será instalada, mas pode ‘coroar insucesso’ do combate à pandemia, diz Pacheco

Agência Senado – Vai à Câmara projeto de imunidade tributária para vacinas contra covid-19

Agência Senado – Adiada votação de projeto que proíbe reajuste de medicamentos na pandemia

Agência Senado – Comissão Covid-19: laboratórios preveem para 2º semestre vacinas com IFA nacional

Anvisa – Autorizado novo ensaio clínico de vacina contra Covid-19

Anvisa – Proposta de Consulta Pública inclui a melatonina como constituinte autorizado

Anvisa – Suplementos alimentares: documento informativo atualizado

Anvisa – Anvisa divulga dados sobre inspeções em farmoquímicas nacionais

Anvisa – Relatório traz dados sobre inspeção internacional de IFAs

ANS – Garantia de Atendimento: envio de notificação será realizado via PTA

ANS – 8 de abril: Luta Contra o Câncer

Agência Saúde – Em Porto Alegre , ministro da saúde se reúne com equipe de pesquisa da vacina Janssen

Agência Saúde – Brasil registra 11.732.193 milhões de pessoas recuperadas

Agência Saúde – Programa Saúde na Escola poderá beneficiar mais de 23 milhões de estudantes em 2021

Agência Saúde – Boletim de Ações Estratégicas Contra a Covid-19 – 08 de abril de 2021

Agência Saúde – Saúde autoriza mais 489 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar para oito estados e DF

Agência Saúde – Saúde autoriza mais de 445 leitos de UTI Covid-19 para 10 estados

Agência Saúde – Curso gratuito capacita médicos para atuarem nas UTI

Governo Federal – Governo distribui mais 4,4 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19

Conasems – Parceria entre SBC e Conasems promove lives sobre prevenção de doenças cardiovasculares

Conasems – Ministério da Saúde fortalece e-SUS como sistema exclusivo de informações da APS

Jota – Barroso determina instalação da CPI da Pandemia no Senado

Jota – Subprocuradora relativiza números da pandemia

Jota – Senado aprova PEC da imunidade tributária a vacinas

Jota – Senado adia votação de projeto que barra reajuste de medicamentos

Agência Brasil – Covid-19: duas semanas após feriados, casos e mortes crescem no RJ

Agência Brasil – Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda

Agência Brasil – Covid-19: Brasil bate recorde com 4.249 mortes registradas em 24 horas

Agência Brasil – Tribunal determina retorno de lockdown no DF

Agência Brasil – Pesquisa constata reinfecções de covid-19 com sintomas mais fortes

Agência Brasil – Fiocruz recomenda que o município do Rio prorrogue medidas restritivas

Agência Brasil – Vacinação contra influenza na capital paulista será feita em escolas

Agência Brasil – Atraso na liberação de IFA não é problema só do Brasil, diz diplomata

Agência Brasil – Covid-19: “Situação está longe do fim”, diz presidente da Anvisa

Agência Brasil – Covid-19: governo anuncia distribuição de mais 4,4 milhões de vacinas

Agência Brasil – Anvisa autoriza novo ensaio clínico de vacina contra a covid-19

Agência Brasil – Anvisa pede atualização de bula da vacina de Oxford

Folha de S.Paulo – Pacheco critica negacionismo de Bolsonaro e diz à Folha que não moverá 1 milímetro para atrapalhar a CPI

Folha de S.Paulo – Entidades médicas definem critérios para triagem de pacientes em UTIs diante de colapso

Folha de S.Paulo – ‘Lei é lei’, diz ministro da Saúde sobre compra de vacinas por empresas

Folha de S.Paulo – Empresário que organizou almoço entre sertanejos e Bolsonaro está intubado

Folha de S.Paulo – Um em cada 3 profissionais de saúde é a favor de terapias sem eficácia contra a Covid no SUS, diz estudo

Folha de S.Paulo – Frente Nacional de Prefeitos convidou diretor-geral da OMS para assembleia

Folha de S.Paulo – Comissão do Esporte da Câmara vai receber Marcelo Queiroga em audiência pública

Folha de S.Paulo – Vacinação privada: empresa que aplicar vacina sem aval da Anvisa em funcionário assumirá risco, diz ex-procurador-geral do Trabalho

Folha de S.Paulo – Frente Nacional de Prefeitos convidou diretor-geral da OMS para assembleia

Folha de S.Paulo – Argentina recebe doação de 3 hospitais de campanha dos EUA para enfrentar pandemia

Folha de S.Paulo – Vacinação de pessoas com 65 e 66 anos em SP será feita com vacina de Oxford

Folha de S.Paulo – Senado aprova imunidade tributária para vacinas usadas para conter epidemias

Folha de S.Paulo – Com a participação do setor privado dá para acelerar a vacinação, diz ministro da Saúde

Folha de S.Paulo – Pesquisadores identificam uma possível nova variante do coronavírus em BH

Folha de S.Paulo – Boris se prepara para reabertura de pubs com testes grátis e previsão de imunidade de rebanho

O Estado de S.Paulo – Governo de SP quer ir para fase vermelha nesta sexta, apesar de resistências dos técnicos

O Estado de S.Paulo – Bolsonaro acusa Barroso de ‘militância política’ por CPI da Covid e cobra impeachment de ministros

O Estado de S.Paulo – ‘Paulo Guedes não poderia ter feito o que fez’, diz relator do Orçamento, Marcio Bittar

O Estado de S.Paulo – Covid em SP: abril terá números parecidos com os de março, prevê prefeitura

O Estado de S.Paulo – Parlamentares terão controle de mais da metade dos investimentos federais

O Estado de S.Paulo – Direito à saúde e à ética — reflexões sobre nossos acertos e erros durante a pandemia

O Estado de S.Paulo – Para cumprir acordos, Butantan divide linhas de produção entre Coronavac e vacina da gripe em abril

O Estado de S.Paulo – Governadores temem falta de segunda dose de vacinas

O Estado de S.Paulo – Em SP, quase 600 unidades de saúde têm estoque zerado de bloqueadores usados em pacientes covid

O Estado de S.Paulo – Uma vacina para salvar os leitos de UTI do SUS

O Estado de S.Paulo – Bolsonaro em apuros: STF impõe ‘CPI da covid’; ouça no ‘Estadão Notícias’

O Estado de S.Paulo – Toffoli reforça que veto à extensão em patentes farmacêuticas não afeta as já concedidas

O Estado de S.Paulo – Queiroga diz que ‘CPI da Covid’ é assunto entre STF e o Senado; veja repercussão

O Estado de S.Paulo – Novo ministro da Saúde defende compra de vacinas pela iniciativa privada

O Estado de S.Paulo – Equador nomeia 5º ministro da Saúde desde o começo da pandemia

O Estado de S.Paulo – Coronavac pode estimular defesa mais completa contra o coronavírus, indica estudo chileno

O Estado de S.Paulo – Após eventos adversos raros, diversos países restringem uso de vacina Oxford/AstraZeneca

O Globo – Bolsonaro diz que Barroso fez ‘ativismo judicial’ e ‘politicalha’ ao mandar abrir CPI da Pandemia

O Globo – Lauro Jardim: Governo articula pedido de impeachment de Barroso, após decisão sobre CPI

O Globo – Entenda os pontos que farão o governo Bolsonaro perder o sono com a CPI da Pandemia

O Globo – Proteção da vacina Coronavac só é atingida 15 dias após segunda dose, diz estudo

G1 – Mourão diz que abertura de CPI da Covid foi ‘interferência’ do Judiciário e que comissão causará ‘atrito’

G1 – Paciente com Covid-19 recebe transplante de pulmão de doadores vivos

G1 – Variante brasileira do coronavírus é a 2ª mais detectada nos EUA

G1 – Silicone nos seios: busca por retirada da prótese tem alta com chegada de novos padrões estéticos e surgimento de doença autoimune

G1 – CPI no Senado: entenda como é e como funciona uma Comissão Parlamentar de Inquérito

G1 – Brasil aplicou ao menos uma dose de vacina em mais de 22 milhões, aponta consórcio de veículos de imprensa

G1 – Barroso determina que Senado instale CPI da Pandemia

G1 – Senado aprova PEC que proíbe cobrança de impostos sobre vacinas contra Covid por três anos

G1 – Rede pede ao STF que mande Anvisa explicar como está análise das vacinas Sputnik e Covaxin

G1 – Líderes defendem adiar análise no Senado de projeto que autoriza compra de vacina por empresas

G1 – Tribunal europeu decide que vacinação pode ser obrigatória

G1 – Presidente da Anvisa diz que atual momento da pandemia de Covid no Brasil está longe do fim

G1 – Presidente da Fiocruz prevê produção de vacinas com insumos nacionais a partir de setembro

G1 – Hanseníase, malária, tuberculose: pandemia reduz combate a doenças que afetam os mais pobres

Correio Braziliense – Cérebro moderno tem ao menos 1,7 milhão de anos, cravam pesquisadores

Correio Braziliense – Covid-19: estudo sinaliza que vacinas terão que ser atualizadas com novas cepas

Correio Braziliense – Vacinação de idosos com 66 anos é retomada hoje em drive-thrus e UBSs

Correio Braziliense – Em reviravolta na Justica, STJ suspende decisão que determinava lockdown

Valor Econômico – Diretor-adjunto da ANS é nomeado para equipe do ministro da Saúde

Valor Econômico – OMS critica desigualdade na distribuição de vacinas contra covid-19

Valor Econômico – Ministro da Saúde visita hoje Fiocruz e participa da assinatura de acordo de cooperação

Valor Econômico – França aplicará reforço de outra vacina em pessoas que receberam 1ª dose da AstraZeneca

Valor Econômico – Empresas se unem para combater pandemia

Valor Econômico – Quebra de patente esbarra em gargalo industrial

CLDF – Comissão da Vacina vai convidar secretário de Saúde para tratar do plano distrital de vacinação

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »