Presidente afirma que mandou cancelar protocolo de compra de vacina chinesa

//Presidente afirma que mandou cancelar protocolo de compra de vacina chinesa
 
O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira (21), que mandou “cancelar” o protocolo de intenções assinado nesta terça-feira (20), pelo Ministério da Saúde para a aquisição de 46 milhões de vacinas da farmacêutica chinesa Sinovac. De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, Bolsonaro destacou, no entanto, que está “perfeitamente afinado com o Ministério da Saúde trabalhando na busca de uma vacina confiável”. O presidente disse que a vacina chinesa vai custar US$ 10 por pessoa, o que daria um valor muito elevado para vacinar 100 milhões de pessoas. “Nada será despendido agora para comprarmos uma vacina chinesa, que desconheço, mas parece que nenhum país do mundo está interessado nela. Pode ser que tenha algum país aí. Agora, as vacinas têm que ter comprovação científica”, declarou. “Houve uma distorção por parte do senhor João Doria no tocante ao que ele falou. Ele tem um protocolo de intenções, já mandei cancelar, se ele assinou. Já mandei cancelar. O presidente sou eu, não abro mão da minha autoridade, até porque estaria comprando uma vacina que ninguém está interessado por ela, a não ser nós”, disse. O presidente também afirmou que o governo está trabalhando para ter uma vacina segura. “Estou conversando com o Pazuello e seus médicos sobre isso. Acho que a população está cansada dos discursos de terrorismo desde o começo da pandemia. Chega. Os números têm apontado que a pandemia está indo embora. Perseguimos a vacina, lá atrás destinamos recursos para participar da pesquisa e o desenvolvimento da vacina de Oxford, para ter uma cota para nós.” Bolsonaro falou com a imprensa depois de visitar as instalações do Centro Experimental Aramar, em Iperó, onde a Marinha desenvolve o projeto do primeiro submarino nuclear brasileiro. O presidente participou do lançamento da montagem do protótipo do reator nuclear que vai equipar o futuro submarino.  Depois de ter dito que mandou cancelar o compromisso de compra da vacina, Bolsonaro sinalizou que confia no trabalho de Pazuello. As declarações foram feitas um dia após o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em reunião com 24 governadores, assinou um protocolo de intenções para adquirir 46 milhões de doses da Coronavac.

Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, testa positivo para covid-19

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, testou positivo para a covid-19. A informação foi confirmada, nesta quarta-feira (21), pela assessoria da pasta, que não deu detalhes sobre o estado de saúde do ministro, destacou o Valor Econômico. Ironicamente, o diagnóstico positivo foi confirmado no mesmo dia em que Pazuello vive seu primeiro atrito público com o presidente Jair Bolsonaro. Um dia após o ministro confirmar a inclusão da vacina chinesa do laboratório Sinovac no Programa Nacional de Imunização, ele foi desautorizado por Bolsonaro, que disse que o governo não vai comprar o medicamento.

Brasileiro que morreu recebeu placebo da vacina de Oxford, dizem fontes

Conforme informou a Revista Exame, o voluntário brasileiro que participava dos testes da vacina da universidade britânica de Oxford em parceria com a farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca contra o novo coronavírus não recebeu uma dose ativa da vacina, sendo participante do grupo de placebo dos testes de fase 3 que acontecem no país. A informação, dada ao site americano de negócios Bloomberg, foi anônima. À agência de notícia Reuters, uma fonte familiarizada afirmou nesta quarta-feira (21), que caso a morte tivesse relação com a vacina ativa do ensaio clínico, os mesmos teriam de ser pausados. O estudo sobre a proteção de Oxford e da AstraZeneca é feito de forma duplo-cega, quando nem os médicos nem os pacientes sabem qual foi a versão dada. Essa é uma das formas mais confiáveis de testagem. No Brasil, até o momento, já foram vacinados aproximadamente 8.000 voluntários e outros 2.000 devem ser vacinados em breve. O voluntário era um médico de 28 anos, segundo o jornal O Globo, que estava “na linha de frente ao combate à pandemia”. A dose do teste teria sido recebida no fim de julho, mas o médico contraiu a doença em setembro e faleceu no dia 15 deste mês. A Anvisa foi avisada sobre a morte dele nesta segunda-feira (19). As ações da AstraZeneca sofreram perdas após o anúncio da morte do voluntário. No início desta tarde, os papéis desvalorizavam em 1%. Nenhuma vacina contra a covid-19 foi aprovada ainda, mas os países estão correndo para entender melhor qual será a ordem de prioridade para a população uma vez que a proteção chegar ao mercado. Um grupo de especialistas nos Estados Unidos, por exemplo, divulgou em setembro uma lista de recomendações que podem dar uma luz a como deve acontecer a campanha de vacinação. Segundo o relatório dos especialistas americanos (ainda em rascunho), na primeira fase deverão ser vacinados profissionais de alto risco na área da saúde, socorristas, depois pessoas de todas as idades com problemas prévios de saúde e condições que as coloquem em alto risco e idosos que morem em locais lotados. Na segunda fase, a vacinação deve ocorrer em trabalhadores essenciais com alto risco de exposição à doença, professores e demais profissionais da área de educação, pessoas com doenças prévias de risco médio, adultos mais velhos não inclusos na primeira fase, pessoas em situação de rua que passam as noites em abrigos, indivíduos em prisões e profissionais que atuam nas áreas. A terceira fase deve ter como foco jovens, crianças e trabalhadores essenciais que não foram incluídos nas duas primeiras. É somente na quarta e última fase que toda a população será vacinada.

STF pode tornar vacina contra Covid-19 obrigatória

O STF (Supremo Tribunal Federal) deve decidir sobre a obrigatoriedade da vacina do novo coronavírus ainda neste ano. Conforme destacou a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, a questão será debatida em uma ação em que os pais de uma criança de São Paulo contestam a obrigatoriedade de regularizar a imunização de seu filho. O casal argumenta que é adepto da filosofia vegana e contrário a intervenções medicinais invasivas. O Ministério Público de SP ajuizou ação civil pública contra os pais, que foi julgada procedente pelo Tribunal de Justiça de SP. Eles recorreram então ao STF. O ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso, reconheceu a repercussão geral do tema, que deve ser julgado também pelos outros magistrados. Apesar de objetivamente tratar do calendário já regular de vacinação, o debate deve considerar os aspectos políticos da questão, tendo em conta a visibilidade do movimento antivacina no Brasil —e os debates públicos já travados entre Jair Bolsonaro, que diz que a vacina contra a Covid-19 não será obrigatória, e governadores como João Doria, de SP, que têm posição oposta à do presidente. “Ministros ouvidos pela coluna consideram líquido e certo que o STF tornará a vacinação obrigatória, já que um cidadão que não for imunizado poderá contaminar outras pessoas, que de fato não podem tomar vacinas por questões médicas —como os imunodeprimidos, por exemplo”, diz a publicação.

SAÚDE NA IMPRENSA

Agência Senado – Senado fará sessão especial em homenagem aos médicos

Agência Senado – Senado aprova quatro indicações para a diretoria da Anvisa

Agência Senado – Pesquisadores expressam otimismo com vacina para covid-19 no ano que vem

Agência Senado – Comissão da covid-19 deve realizar mais quatro audiências públicas até o fim do ano

Agência Senado – Girão defende portaria do Ministério da Saúde como forma de punir estupro

Agência Câmara – Governo espera oferecer pelo menos três vacinas contra a Covid-19 para a população

Agência Câmara – Obrigatoriedade de vacinas é alvo de debate nos três poderes da República

Agência Câmara – Proposta cria fundo federal para financiar ações de combate a epidemias e pandemias

Agência Câmara – Projeto obriga academias a informar sobre malefícios dos anabolizantes

Agência Câmara – Projeto obriga locais com equipamento de reconhecimento de digitais a ofertar álcool em gel

Anvisa – Anvisa participará de live sobre a nova RDC 44

ANS – Outubro Rosa: ANS alerta para cuidados com o câncer de mama e de colo de útero

Agência Saúde – Brasil registra 4.721.593 de pessoas recuperadas

Agência Saúde – Brasil negocia aquisição de 46 milhões de doses contra a Covid-19 com Instituto Butantan

Agência Saúde – Ministério da Saúde e Conselho do Ministério Público firmam acordo de cooperação

Agência Saúde – SUS oferece gratuitamente órteses e próteses sob medida

Agência Saúde – Ministério da Saúde participa da Jornada Nacional de Imunizações

Governo Federal – Hospital universitário federal no Rio de Janeiro abre inscrições para Residência Médica

Agência Brasil – Covid-19: Brasil tem 154 mil mortes e 5,27 milhões de casos acumulados

Agência Brasil – Ministério da Saúde inicia 15ª missão para atender indígenas com covid

Agência Brasil – Brasil anuncia que vai comprar 46 milhões de doses da CoronaVac

Correio Braziliense – Estudos mostram formas eficazes de deixar a covid-19 longe das salas de aula

Correio Braziliense – Covid-19: Reino Unido infectará voluntários para testes de vacina

Jota – ‘É pertinente priorizar ações de profissionais da saúde’, diz presidente da Anamatra

Jota – Casa JOTA: impactos da reforma Tributária no setor de dispositivos médicos

Folha de S.Paulo – Bolsonaro fala em traição e diz que não vai comprar vacina chinesa

Folha de S.Paulo – Governadores se revoltam com cancelamento de compra da vacina chinesa anunciado por Bolsonaro

Folha de S.Paulo – STF deve decidir sobre obrigatoriedade da vacina contra Covid-19 ainda neste ano

Folha de S.Paulo – Ministério desmonta parte do circo político de Bolsonaro contra vacina

Folha de S.Paulo – Vacina obrigatória contra Covid pode ser a medida com menos restrição de direitos

Folha de S.Paulo – Tempo de espera nas filas do SUS e as eleições: o que os gestores municipais eleitos precisam fazer?

Folha de S.Paulo – Após Bolsonaro refutar vacina chinesa, Maia cancela encontro com Doria

Folha de S.Paulo – Dino prevê “guerra das vacinas”e diz que Bolsonaro está”possuído por ódio a Doria”

Folha de S.Paulo – Mais de 41 milhões de brasileiros estavam obesos em 2019

Folha de S.Paulo – Vacina obrigatória contra Covid pode ser a medida com menos restrição de direitos

Folha de S.Paulo – Rede D’Or pede ao Cade para elevar participação na Qualicorp

Folha de S.Paulo – Novo México enfrenta com terapia aumento do suicídio de crianças e adolescentes

Folha de S.Paulo – Bolsonaristas se mobilizam para apoiar candidato à presidência da Fiocruz

Folha de S.Paulo – Doria assina decreto que dá isenção de ICMS a medicamento para doença rara

Folha de S.Paulo – Vacina do Butantan será vacina do Brasil, diz Pazuello ao anunciar acordo com SP; veja vídeo

Folha de S.Paulo – Bruno Covas diz que vacinação contra Covid-19 não precisará ser obrigatória na capital paulista

O Estado de S.Paulo – Bolsonaro diz que mandou cancelar protocolo de compra de vacina chinesa; ‘presidente sou eu’

O Estado de S.Paulo – Governadores chamam decisão de Bolsonaro de eleitoral e ideológica e defendem ministro

O Estado de S.Paulo – Secretário do ministério diz que houve má interpretação de fala do ministro e refuta vacina chinesa

O Estado de S.Paulo – Maia propõe cronograma para acelerar a votação de medidas de corte de gastos

O Estado de S.Paulo – ‘Não será comprada’, diz Bolsonaro sobre vacina chinesa

O Estado de S.Paulo – Secretário do ministério diz que houve má interpretação de fala do ministro e refuta vacina chinesa

O Estado de S.Paulo – ‘Vacina do Butantã é brasileira’, diz coordenador da bancada paulista sobre fala de Bolsonaro

O Estado de S.Paulo – Número de adultos obesos mais que dobra no Brasil entre 2003 e 2019, diz IBGE

O Estado de S.Paulo – A recusa à vacinação e o Código Penal

O Estado de S.Paulo – Jungmann vê ‘fracasso’ do governo Bolsonaro na Segurança Pública

O Estado de S.Paulo – Imunização coletiva é arma poderosa para frear doenças, dizem especialistas

O Estado de S.Paulo – Testes da vacina de Oxford contra a covid-19 nos EUA podem ser retomados esta semana

O Estado de S.Paulo – Com medo de nova onda de covid-19, China quer ampliar uso emergencial de vacinas em testes

O Estado de S.Paulo – Drica Moraes relembra como conheceu seu doador de medula óssea

O Estado de S.Paulo – Perda de cabelo pode ser consequência do estresse causado pelo coronavírus

O Estado de S.Paulo – Ana Claudia Michels fala sobre pandemia e prova de residência médica

BR Político – Bolsonaro repete: ‘Minha decisão é a de não adquirir a vacina chinesa’

BR Político – Do Marcelo: Pazuello foi para a frigideira de Bolsonaro

O Globo – Quem escreveu o pronunciamento do secretário executivo da Saúde

O Globo – Veto de Bolsonaro à vacina chinesa deixa Ministério da Saúde e ministros próximos perplexos

O Globo – Ministério da Saúde: ‘Não há intenção de compra de vacinas chinesas’

O Globo – Pazuello na mira de Bolsonaro: ‘quer aparecer, como o Mandetta’

O Globo – Decisão insana de Bolsonaro é mais um ataque à saúde pública

O Globo – Ex-secretário do Ministério da Saúde afirma que debate sobre obrigatoriedade da vacina é prematuro

O Globo – Pesquisa Nacional de Saúde: um a cada quatro brasileiros adultos está obeso

O Globo – Reclamações contra planos de saúde sobem 4%; em um mês foram mais de 14,5 mil queixas

Revista Exame – Brasileiro que morreu recebeu placebo da vacina de Oxford, dizem fontes

G1 – Morre voluntário brasileiro que participava dos testes de Oxford; laboratório não diz se ele recebeu vacina ou placebo

G1 – ‘Não há intenção de compra de vacinas chinesas’, diz Ministério da Saúde um dia após anunciar negociação para adquirir 46 milhões de doses

G1 – ‘Não devemos avaliar origem da vacina, mas sua eficácia’, diz Doria

G1 – Ministério da Saúde diz que não há intenção de compra de ‘vacinas chinesas’: repercussão

G1 – ‘Recebemos com imenso espanto’, diz secretário de saúde de SP após Bolsonaro negar compra de vacina chinesa

G1 – Veja íntegra do ofício do Ministério da Saúde para o Instituto Butantan sobre vacina contra coronavírus

G1 – O polêmico plano britânico de infectar cobaias humanas com covid-19 para testar vacinas

G1 – Coronavírus: os quatro tipos de vacina contra Covid-19 e o que falta para ficarem prontas

G1 – Vacinação contra a Covid no Brasil não será obrigatória e grupos de risco terão prioridade; veja o que se sabe sobre o plano do ministério

Valor Econômico – Após ser desautorizado, Ministério da Saúde apaga publicações sobre vacina chinesa

Valor Econômico – Para Bolsonaro, vacina tem que ter comprovação, “diferente da hidroxicloroquina”

Valor Econômico – Decisão sobre vacina deve ser técnica e não política, dizem governadores de ES e RS

Valor Econômico – Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, testa positivo para covid-19

Valor Econômico – O próprio Bolsonaro assinou decreto que torna obrigatória a vacina contra covid-19, diz Doria

Valor Econômico – Sem presença de Pazuello, secretário-executivo da Saúde diz que não há previsão de compra de ‘vacina chinesa’

Valor Econômico – MP pede providências e diz que governo atua contra imunização ampla

Valor Econômico – Hipertensos, diabéticos e depressivos são os que mais usam atenção primária do SUS

Valor Econômico – IBGE: 62,5% dos usuários da atenção primária do SUS receberam visita de agente

Valor Econômico – Mulher negra é maioria entre usuários da rede de Atenção Primária do SUS

Valor Econômico – Financiar SUS é dilema, dizem especialistas

STF – Lei dos planos de saúde não pode ser aplicada a contratos celebrados antes de sua vigência

______________________
O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »