Nomes são cogitados para o Ministério da Saúde
Ainda de acordo com o jornal O Estado de S.Paulo uma ala do Planalto e do Congresso acha que uma solução temporária seria deixar no comando do ministério o atual “número 2” da pasta, o secretário executivo João Gabbardo. O nome de Gabbardo, porém, já foi apontado como ligado à esquerda pelo próprio Bolsonaro, ainda que o “número 2” do ministério tenha feito campanha nas eleições de 2018 ao presidente. Parte da classe médica apoia o nome do oncologista Nelson Teich. Consultor da campanha de Bolsonaro a presidente na área de Saúde, ele tem boa relação com empresário do setor de saúde. Teich chegou à campanha eleitoral por meio do atual ministro da Economia, Paulo Guedes, e foi cotado durante a transição de governo para comandar a Saúde. O argumento pró-Teich de parte da classe médica será que ele trará dados para destravar debates hoje politizados sobre o enfrentamento à covid-19. Estes integrantes do setor de saúde afirmam que a ideia não é ceder completamente a argumentos sobre uso ampliado da cloroquina ou de isolamento vertical, por exemplo, mas dizem que há exageros na posição atual do ministério. O médico já teria conversado com interlocutores de Bolsonaro e sinalizado interesse em integrar o governo. Outra ala ligada a entidades médicas, porém, ainda tenta viabilizar a permanência de Mandetta. Membros da Frente Parlamentar de Medicina no Congresso e de entidades decidiram ontem tentar marcar reuniões com Mandetta e Bolsonaro para atuar como “bombeiros”. Os nomes do deputado Osmar Terra e do presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, perderam força no Planalto, apesar de eles terem a confiança de Bolsonaro. A leitura é que a escolha de um destes não seria bem aceita no Congresso e entre entidades médicas, por causa da mudança radical de discurso que eles levariam ao ministério. Na lista de cotados ao cargo de Mandetta aparece ainda Claudio Lottemberg, presidente do Conselho do Hospital Israelita Albert Einstein. O nome, no entanto, teria se desgastado por ele presidir o LIDE Saúde, grupo ligado ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), desafeto de Bolsonaro. Defensora do uso da hidroxicloroquina, a oncologista Nise Yamaguchi também teria perdido força por ter pouco apoio da classe médica. A diretora Ciência e Inovação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Ludhmila Hajjar, é outra citada como possível substituta do ministro, mas ainda vista como pouco provável.
‘Sairemos do ministério juntos’, afirma Mandetta, que diz não aceitar demissão de secretário
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou na tarde desta quarta-feira (15) que ele e os secretários que o auxiliam entraram juntos no ministério e sairão juntos. Segundo o G1, Mandetta fez a afirmação durante entrevista coletiva ao lado do secretário-executivo do ministério, João Gabbardo, e do secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira. Mais cedo, nesta quarta, Wanderson de Oliveira pediu demissão em razão da provável saída de Mandetta do ministério devido às divergências com o presidente Jair Bolsonaro sobre o isolamento social como forma de conter a epidemia de coronavírus – Mandetta defende um isolamento amplo; Bolsonaro discorda e quer a retomada das atividades econômicas. “Entramos no ministério juntos, estamos no ministério juntos e sairemos do ministério juntos”, disse. Embora o secretário tenha oficializado a demissão, Mandetta afirmou que não aceita, conforme havia antecipado o Blog do Camarotti. “Hoje teve muito ruído por conta do Wanderson. Já falei que não aceito. Wanderson continua, está aqui. Acabou esse assunto. Vamos trabalhar juntos até o momento de sairmos juntos do Ministério da Saúde”, declarou. “O Wanderson mandou um papel lá. Do jeito que chegou, voltou pra trás. Entramos juntos e sairemos juntos”, repetiu em outro momento. Em mensagem enviada aos servidores da secretaria, Wanderson de Oliveira disse que a gestão de Mandetta “acabou”, segundo informou o Blog de Andréia Sadi. De acordo com o Blog do Valdo Cruz, a ala “moderada” do governo tenta convencer Bolsonaro a escolher um nome de perfil técnico para substituir Mandetta no ministério. Na entrevista, Mandetta afirmou que deixará o ministério em três situações: “Uma, quando o presidente não quiser mais o meu trabalho”; “Segundo, se eventualmente, imagine que eu pegue uma gripe dessa e tenha que ser afastado por forças alheias”; “Terceira, quando eu sentir que o trabalho feito já não é mais necessário porque de alguma maneira passamos por esse estresse.” Segundo o ministro, todas as alternativas continuam válidas.
Bolsonaro fala a apoiadores em ‘tocar o barco’ e resolver ‘questão da Saúde’
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (15), que trabalha para resolver “a questão da Saúde” e “tocar o barco”. A declaração foi feita a apoiadores que o aguardavam em frente ao Palácio da Alvorada, pela manhã. De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, o ministro da pasta, Luiz Henrique Mandetta, já avisou a auxiliares que o presidente pretende demiti-lo. A saída, porém, só deve ocorrer quando o governo encontar um nome para substituí-lo. “Pessoal, estou fazendo a minha parte, tá ok?”, disse o presidente para apoiadores sobre a crise do coronavírus. Há alguns dias, Bolsonaro e Mandetta têm divergido sobre a melhor estratégia de combate à pandemia. O estopim da nova crise foi a entrevista dada por Mandetta ao programa Fantástico, da Rede Globo, na noite de domingo. O tom adotado pelo ministro foi considerado por militares do governo e até mesmo por secretários estaduais da Saúde como uma “provocação” ao presidente. Na terça-feira (14), em entrevista da estreia da série “Estadão Live Talks”, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que Mandetta “cruzou a linha da bola” quando disse, no domingo, que a população não sabe se deve acreditar nele ou em Bolsonaro. A saída do ministro é dada como certa após a demissão do secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira. Ele é apontado como um dos principais formuladores da estratégia do Ministério da Saúde para enfrentar a covid-19 e vinha se queixando a colegas sobre o discurso do presidente contrário ao isolamento social mais amplo. Em carta de despedida, o agora ex-secretário diz que a demissão de Mandetta está “programada para as próximas horas ou dias”.
Agência Senado – Senado vincula 54 projetos a MPs para acelerar combate ao coronavírus
Agência Senado – Projetos permitem dedução do IR de doações para combate ao coronavírus
Agência Câmara – Contra Covid-19, projeto prevê Revalida emergencial
Agência Câmara – Governo já editou 27 MPs relacionadas à pandemia até meados de abril
Agência Câmara – Projeto proíbe interrupção de plano de saúde por falta de pagamento
Agência Câmara – Projetos autorizam veterinária e fisioterapia na modalidade telessaúde durante pandemia
Agência Câmara – Projeto desburocratiza produção de álcool em gel
Agência Câmara – Projeto autoriza uso da ozonioterapia como tratamento complementar para Covid-19
Agência Câmara – Projeto regulamenta teleodontologia durante pandemia
Agência Câmara – Proposta em análise na Câmara cria programa para receber doação de medicamentos
Agência Câmara – Entidade sugere à comissão externa que pessoa com deficiência integre grupo de risco da Covid-19
Agência Câmara – Projetos preveem adicionais para agentes de saúde durante pandemia
Agência Câmara – Projeto dobra pena aplicada a crimes relacionados com pandemia da Covid-19
Agência Câmara – Propostas buscam aumentar recursos para combate ao novo coronavírus
Agência Câmara – Projeto prevê testagem em massa de pacientes com sintomas de Covid-19
Folha de S.Paulo – Com Mandetta de saída, Bolsonaro fala em resolver questão da saúde para ‘tocar o barco’
Folha de S.Paulo – Mandetta avisa equipe que será demitido e que Bolsonaro procura substituto
Folha de S.Paulo – Bolsonaro tenta desconstruir ‘herói Mandetta’ antes de demiti-lo do ministério
Folha de S.Paulo – Equipe de Mandetta teme demissão por Twitter e já anuncia debandada
Folha de S.Paulo – Mandetta adota posição de enfrentamento a Bolsonaro desde ameaça de demissão; relembre
Folha de S.Paulo – Relaxar quarentena exige capacidade de testar todos os casos suspeitos, diz OMS
Folha de S.Paulo – Bebida alcóolica deve ser restringida na quarentena por coronavírus, diz OMS
Folha de S.Paulo – Europa pode ampliar quarentena para idosos até surgir uma vacina
Folha de S.Paulo – Pressionado por Maia e governadores, Senado deve frustrar Guedes em pacote a estados
Folha de S.Paulo – Guerra entre ‘cloroquiners’ e ‘quarenteners’ reinventa polarização na pandemia
Folha de S.Paulo – Falta de testes ajuda campanha fantasiosa de Bolsonaro
Folha de S.Paulo – Projeto mostra que o ‘caronavírus’ é endêmico no Brasil
Folha de S.Paulo – Bolsonaro e Trump têm seus destinos entrelaçados ao coronavírus
Folha de S.Paulo – CIA avisa que medicamento de Trump e Bolsonaro pode matar
Folha de S.Paulo – Quem tem apenas um pulmão faz parte do grupo de risco
Folha de S.Paulo – Coronavírus mata negros e pobres de forma desproporcional nos EUA
Folha de S.Paulo – Causa da epilepsia pode ser um fator de risco para o coronavírus
Folha de S.Paulo – Deficiência e consumo excessivo de vitaminas são prejudiciais ao organismo
Folha de S.Paulo – Covid-19 gera inflamação no coração e pode levar a infarto
Folha de S.Paulo – Como prever pandemias?
Folha de S.Paulo – Descaso com a Covid-19 pode exterminar povos indígenas
Folha de S.Paulo – Nunca a elite do Brasil ofereceu um triste episódio como agora na pandemia
Folha de S.Paulo – Cremesp suspende registro de médica que prometia soro contra novo coronavírus
Folha de S.Paulo – Hospital das Clínicas faz parto de emergência em paciente afetada por Covid-19
O Estado de S.Paulo – Possível saída de Mandetta gera corrida entre aliados de Bolsonaro para indicar sucessor
O Estado de S.Paulo – Bolsonaro fala a apoiadores em ‘tocar o barco’ e resolver ‘questão da Saúde’
O Estado de S.Paulo – Butantan vai desenvolver em laboratório anticorpos para tratamento de covid-19
O Estado de S.Paulo – Expresso: Mandetta com a corda no pescoço; Dória fala sobre isolamento; e pandemia na favela
O Estado de S.Paulo – Bastidores: Planalto teme debandada no Ministério da Saúde em meio à pandemia
O Estado de S.Paulo – Doria prevê ‘desastre’ se Mandetta for demitido do Ministério da Saúde
O Estado de S.Paulo – Rio começa a usar drone com alto-falantes para dispersar aglomerações
O Estado de S.Paulo – EUA alertaram para problemas em laboratório de Wuhan que estudava coronavírus
O Estado de S.Paulo – Mandetta avisa equipe que deve ser demitido e número 2 da Saúde pode assumir ministério
O Estado de S.Paulo – Bolsonaro compartilha vídeo que pede fim do isolamento e traz críticas a Mandetta e Doria
O Estado de S.Paulo – Pesquisa em estágio inicial com remédio de baixo custo mostra eficácia contra covid-19, diz Pontes
O Estado de S.Paulo – Mundo tem mais de dois milhões de infectados com coronavírus
O Estado de S.Paulo – Home office da Justiça
O Estado de S.Paulo – Fernanda Paes Leme oferece plasma para pesquisa após se curar do novo coronavírus
O Estado de S.Paulo – Pesquisa em estágio inicial com remédio de baixo custo mostra eficácia contra covid-19, diz Pontes
O Estado de S.Paulo – Assessor da gestão Jonas Donizette é detido em operação contra testes roubados de coronavírus
O Estado de S.Paulo – Obstetra tira dúvidas sobre gravidez e coronavírus em live
O Estado de S.Paulo – Startup de saúde Sanar recebe R$ 60 mi em rodada de aporte financeiro
O Estado de S.Paulo – O impacto da inovação e da tecnologia num mundo pós COVID-19
O Estado de S.Paulo – Quando falam em ciência, Bolsonaro saca o revólver
Br Político – Erro estratégico diz secretario sobre mudanças na saúde
Br Político – Assessor da gestão Jonas Donizette é detido em operação contra testes roubados de coronavirus
O Globo – Senado formaliza cassação de Selma Arruda e chamará terceiro colocado até novas eleições
O Globo – Mandetta diz a subordinados que acredita que sua demissão está próxima
O Globo – Trump ordena que seu nome apareça impresso nos cheques de ajuda aos cidadãos por coronavírus
Anvisa – Alimentos com cereais integrais: aberta CP
Anvisa – Serviços de saúde: perguntas e respostas
Agência Saúde – Ministério da Saúde antecipa vacinação contra Influenza para os Povos Indígenas
Agência Saúde – Suzano doa 20 respiradores e 90 mil máscaras ao Ministério da Saúde
Agência Saúde – Pesquisa medirá nível de propagação do coronavírus no Brasil
Agência Saúde – Mais de 2 milhões de pessoas já utilizaram os serviços do TeleSUS
Agência Saúde – Ministério da Saúde supera meta e vacina 90,66% dos idosos
Agência Brasil – Covid-19: municípios investem em hospitais de campanha em SP
Agência Brasil – Secretário de Vigilância em Saúde pede demissão
Agência Brasil – Comissão nacional de ética aprovou 76 pesquisas sobre covid-19
Agência Brasil – Pesquisa medirá nível de propagação do coronavírus no Brasil
Agência Brasil – Saúde vacina 90,66% dos idosos; segunda etapa começa amanhã
Agência Brasil – Covid-19: censo hospitalar começa a coletar dados de internações
Correio Braziliense – Brasil descobre remédio com 94% de eficácia no combate à Covid-19
Correio Braziliense – Isolamento social: Riacho Fundo II respeita e Plano Piloto dá mau exemplo
G1 – Secretário Wanderson de Oliveira, do Ministério da Saúde, pede demissão
G1 – Mulher de 106 anos supera a Covid-19 e deixa hospital no Reino Unido
G1 – Três vacinas para Covid-19 estão em testes clínicos, diz OMS
G1 – Secretaria de Saúde confirma 19ª morte por Covid-19 no RS; homem de 63 anos era de Serafina Corrêa
G1 – Ajuda a estados e municípios: texto aprovado pela Câmara tem impacto de R$ 93 bi, diz governo
G1 – Cidade japonesa de Osaka pede doação de capas de chuva para equipe de saúde
G1 – Governo propõe salário mínimo de R$ 1.079 para 2021, sem reajuste acima da inflação
G1 – Coronavírus: governo quer aval do Congresso para mais do que dobrar rombo fiscal em 2021
G1 – ‘Sairemos do ministério juntos’, afirma Mandetta, que diz não aceitar demissão de secretário
O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.
No comments yet.