Planos de saúde recomendam adiar cirurgia eletiva, mas ANS diz que prazos estão mantidos

//Planos de saúde recomendam adiar cirurgia eletiva, mas ANS diz que prazos estão mantidos

 

Diante do recrudescimento da pandemia no país, operadoras de planos de saúde comunicaram a médicos e usuários a suspensão temporária dos procedimentos eletivos. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no entanto, afirma, em nota técnica, que os prazos para realização de cirurgias e exames estão mantidos, apesar de o atendimento aos casos graves de coronavírus ser prioridade, informou o jornal O Globo nesta quarta-feira (31). No ano passado, a agência autorizou a interrupção de prazos legais para que as operadoras respondessem aos pedidos de autorização de cirurgias e exames. Mas, desta vez, a ANS diz que a suspensão de cirurgias eletivas não é a melhor a medida para ampliar leitos para tratamento de pacientes com a Covid-19. Apesar disso, a reguladora diz que o atendimento aos casos graves de coronavírus devem ser prioridade. As operadoras, que se anteciparam nas suspensões, agora dizem que “recomendam” o adiamento dos procedimentos. A associação que representa planos de saúde apoia a iniciativa. Enquanto prestadores de serviço e representantes da rede hospitalar defendem a manutenção de cirurgias e exames, garantem que há redes no país com capacidade de atendimento e dizem que os planos estão se valendo da pandemia para interromper procedimentos que deveriam ser feitos para garantir a saúde dos pacientes. Para entidades de defesa do consumidor, uma nova suspensão dos procedimentos traria desequilíbrio financeiro para hospitais, e redução dos gastos dos planos de saúde. Além disso, prejudicaria o acesso dos usuários aos serviços médicos. Ana Carolina Navarrete, coordenadora do Programa de Saúde do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), afirma que a decisão da ANS foi tomada para evitar desequilíbrio no setor e prejuízo aos beneficiários de planos de saúde e dos prestadores de serviço. Para ela, ao suspenderem procedimentos unilateralmente, as operadoras estão ultrapassando suas atribuições: “O que estamos vendo são as operadoras dizendo que estão suspendendo mesmo com a ANS dizendo que não é para suspender, ou seja, o mercado não está seguindo o que determina a agência. No ano passado, a medida trouxe grande alívio financeiro para as operadoras. O usuário que tiver o procedimento negado ou não respondido no prazo deve denunciar à ANS”, avalia.

Queiroga pede para população evitar aglomerações no feriado: ‘Não há o que se comemorar’

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pediu nesta quarta-feira (31), que a população evite aglomerações durante o feriado da Semana Santa. “Não há o que se comemorar; nossa sociedade está tão fragilizada”, disse o cardiologista em audiência na Câmara dos Deputados. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo Queiroga também defendeu o uso de máscaras. Ele afirmou que o Ministério da Saúde deve orientar Estados e municípios para alinhar as ações contra a covid-19 e evitar a adoção de “medidas extremas”, como um lockdown. “Até porque a população não adere”, disse o médico. A fala do ministro destoa das manifestações do presidente Jair Bolsonaro. O presidente nega benefícios do distanciamento social e promoveu diversas aglomerações durante a crise sanitária, muitas vezes sem usar máscaras. “Não é ficando em casa que nós vamos solucionar esse problema”, disse o presidente mais cedo, em declaração à imprensa. “Essa política ainda está sendo adotada, mas o espírito dela era buscar achatar a curva de contaminação enquanto os hospitais se preparavam, com leitos de UTI e respiradores, para que pessoas não perdessem a vida por falta de atendimento”, completou o presidente. Já Queiroga disse aos deputados que as medidas sanitárias, como o distanciamento social, servem para “baixar a curva” de contaminações. Em boletim extraordinário do Observatório covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado no último dia 23, pesquisadores falam em “crise humanitária”e pedem adoção imediata de lockdown por pelo menos 14 dias. Segundo a instituição, essa seria a forma de reduzir o ritmo de transmissão da doença e aliviar a pressão nos hospitais. Segundo Queiroga, o ministério irá editar regras sobre o funcionamento do transporte público na pandemia. Queiroga disse que o ministério tem se esforçado para antecipar a chegada das vacinas contra a covid-19 ao País. Ele disse que não pode abrir negociações em andamento, “sob pena de perder essas oportunidades”, mas citou conversas com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e o governo dos Estados Unidos.

Bolsonaro critica medidas de distanciamento contra a covid

Ao fim da primeira reunião do comitê de crise, criado para avançar nas medidas definidas pelos Três Poderes contra a pandemia, ficou claro que Jair Bolsonaro mantém visão diferente dos demais membros do grupo. De acordo o jornal O Estado de S.Paulo menos de dez minutos após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), do presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), e do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçarem a necessidade de uso da máscara e do distanciamento social, apelando para que isso fosse praticado no feriado da Semana Santa, o presidente falou na direção oposta, criticando lockdown e isolamento. Lira e Pacheco também defenderam maior participação na compra de vacinas. Ao reclamar das medidas mais restritivas adotadas por governadores e prefeitos, Bolsonaro afirmou que as pessoas querem voltar ao trabalho. “Não é ficando em casa que vamos solucionar esse problema”, disse. “Essa política continua sendo adotada, mas o espírito dela era se preparar com leitos de UTI, respiradores, para que as pessoas não viessem a perder suas vidas por falta de atendimento”, criticou Bolsonaro, num pronunciamento feito sem máscara – só colocou depois da fala e após ser alertado pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria. O contraste de posições ficou mais nítido porque Bolsonaro acabou não participando da coletiva realizada pelos outros integrantes do Comitê de Crise, que falaram bastante alinhados.

Falta de médicos especializados tem gerado desperdício de medicamentos, diz presidente de associação

A presidente da Amib (Associação de Medicina Intensiva Brasileira), Suzana Lobo, afirma que a falta de médicos especializados em UTIs tem impactado no desperdício de medicamentos e em problemas no atendimento, destacou a coluna Painel da Folha de S.Paulo. A estimativa, segundo ela, é que o Brasil tenha cerca de 7.100 médicos intensivistas, mas o número ideal seria de 40 mil profissionais. Ela também diz que a abertura de novos leitos de UTI não resolve o problema uma vez que não há profissionais no mercado. “O que precisa melhorar é a eficiência na utilização dos recursos”, diz a médica. O governo federal autorizou a abertura de 952 novas vagas nesta terça-feira (30). A médica defende a utilização do protocolo de triagem de pacientes para enfrentar a falta de médicos e os baixos estoques de medicamentos. O Painel mostrou no domingo (28) os parâmetros discutidos por cidades para escolher quais pacientes vão ter acesso e quais vão ter atendimento paliativo.

SAÚDE NA IMPRENSA

Agência Câmara – Câmara aprova permissão para que veículo escolar transporte pacientes e profissionais de saúde

Agência Câmara – Hospitais da rede privada e indústria farmacêutica reclamam de requisição de medicamentos por parte do governo

Agência Câmara – Deputados aprovam prioridade para venda de oxigênio a hospitais

Agência Câmara – Câmara recebe iluminação azul para conscientizar sobre câncer colorretal

Agência Câmara – MP destina extra de R$ 5,3 bilhões para ações de saúde na pandemia

Agência Câmara – Comissão aprova cores de bengala de acordo com o tipo de deficiência

Agência Câmara – Comissão aprova carro reserva de seguradora adaptado a cliente com deficiência

Agência Câmara – Projeto autoriza cidadão a registrar aplicação de vacina e pune “fura-fila”

Agência Câmara – Deputados pedem que plataformas de conteúdo na internet reforcem atuação no combate à pandemia

Agência Câmara – Projeto obriga hospitais a instalar usinas de oxigênio medicinal

Agência Câmara – Projeto exige que UBSs funcionem 12 horas por dia até Brasil bater meta de imunização contra Covid

Agência Câmara – Projeto permite cessão voluntária de geração extra de energia elétrica para hospitais durante pandemia

Agência Câmara – Projeto exige aviso sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras contra Covid-19 em elevadores

Agência Câmara – Projeto garante telemedicina para doenças crônicas durante pandemia

Agência Câmara – Programas para a Terceira Idade em universidades melhoram qualidade de vida do idoso

Agência Câmara – Lira defende maior controle da informação do número de vacinados no País

Agência Senado – Aprovado incentivo à contratação privada de leitos de UTI para uso do SUS

Agência Senado – Comissão Temporária da Covid-19 terá mais seis membros

Anvisa – Anvisa aprova notificação de medicamento do kit intubação

Agência Saúde – Brasil registra 11.074.483 milhões de pessoas recuperadas

Agência Saúde – Ministro Queiroga se reúne com representantes dos EUA para tratar de combate à pandemia no Brasil

Agência Saúde – Saúde divulga sete passos para combate à pandemia na Atenção Primária

Agência Saúde – Ministro Queiroga reforça apoio aos municípios em encontro com a Frente Nacional de Prefeitos

Agência Saúde – Saúde amplia vacinação contra a covid-19 para pessoas com HIV/AIDS

Governo Federal – Zerada taxa de importação de resina usada na fabricação de máscaras

Governo Federal – Ampliada vacinação contra a Covid-19 para pessoas com HIV/AIDS

Governo Federal – Lançada nova versão de aplicativo de Saúde

Jota – A tributação de operações com vacinas contra a Covid-19 durante a pandemia

Jota – Argumentos e contra-argumentos pelo fim da extensão da vigência de patentes

Jota – Câmara aprova projeto que isenta de multa fornecedores de oxigênio

Jota – Senado aprova projeto de lei que cria o Programa Pró-Leitos

Agência Brasil – Câmara aprova prioridade de venda de oxigênio a hospitais

Agência Brasil – Covid-19: Brasil tem 3.780 mortes registradas em 24 horas

Agência Brasil – Queiroga pede apoio a embaixador dos EUA para vacinas e insumos

Agência Brasil – Anvisa aprova novo medicamento do kit intubação com regra flexível

Agência Brasil – Camex zera taxa de importação de resina para máscaras contra covid

Agência Brasil – Campanha Vacina Parente incentiva imunização de indígenas

Agência Brasil – Rio divulga vacinação para profissionais de saúde com mais de 50 anos

Agência Brasil – Após idosos, cidade do Rio vai vacinar pessoas com comorbidades

Agência Brasil – Antecipação de feriados em SP fez isolamento aumentar, diz prefeito

Agência Brasil – Covid-19: pessoas com HIV/aids também terão prioridade para vacina

Agência Brasil – Anvisa recebe pedido de uso emergencial de medicamento contra covid-19

Folha de S.Paulo – Duas faixas etárias atingem 100% de vacinação na primeira dose em SP

Folha de S.Paulo – Brasil despenca em ranking global de igualdade entre gêneros

Folha de S.Paulo – Ação que pede suspensão de propaganda da cloroquina pelo governo está parada há 10 meses no STF

Folha de S.Paulo – Com teto sob ataque, Orçamento fictício leva equipe econômica a ameaçar nova debandada

Folha de S.Paulo – Número de internados em UTIs em SP cai abaixo do que foi registrado no sábado pelo terceiro dia seguido

Folha de S.Paulo – Leitores escrevem sobre os desafios de manter a saúde mental na pandemia

Folha de S.Paulo – OMS e 23 países apoiam tratado internacional para lidar com pandemias futuras

Folha de S.Paulo – Senado aprova dedução de IR para quem contratar leitos privados para uso no SUS

Folha de S.Paulo – No pior momento da pandemia, SP suspende enterros em cemitério por falta de espaço

Folha de S.Paulo – Governo irá antecipar vacinação de profissionais de segurança que atuam na linha de frente da Covid

Folha de S.Paulo – Alemanha suspende vacina de Oxford para pessoas com até 59 anos

Folha de S.Paulo – Violência obstétrica atinge quase metade das mães no SUS, mas é normalizada

Folha de S.Paulo – Falta de médicos especializados tem gerado desperdício de medicamentos, diz presidente de associação

O Estado de S.Paulo – Alemanha suspende a administração da vacina de Oxford/AstraZeneca a menores de 60 anos

O Estado de S.Paulo – Bolsonaro sanciona lei que autoriza INSS a conceder auxílio-doença sem perícia presencial

O Estado de S.Paulo – Defensoria pede ao Supremo que coordene ‘sala de situação’ para centralizar a gestão e distribuição de oxigênio no País

O Estado de S.Paulo – MP investiga mudança na ordem de prioridade na aplicação de vacinas contra a covid-19 em Natal

O Estado de S.Paulo – França planeja um terceiro bloqueio nacional devido a sobrecarga em hospitais

O Estado de S.Paulo – Comitê contra a pandemia liderado por Bolsonaro se reúne pela primeira vez nesta quarta

O Estado de S.Paulo – Alimentos viciantes nos fazem engordar?

O Estado de S.Paulo – O paradoxo da reforma ministerial

O Estado de S.Paulo – Vinte e quatro Estados e DF mantêm ocupação de UTI acima dos 80%, mostra Fiocruz

O Estado de S.Paulo – Juiz que autorizou sindicatos a importarem vacina sem doação ao SUS libera compra a outras cinco entidades

O Estado de S.Paulo – Procuradores de todo o País vão à Justiça para obrigar Bolsonaro a elaborar plano de comunicação sobre pandemia

O Estado de S.Paulo – Brasil registra novo recorde diário e tem 3.668 mortes pela covid em 24h

O Estado de S.Paulo – Ministro da Saúde faz reunião com estrategista de Biden sobre a covid-19

O Estado de S.Paulo – PF suspeita de vacina falsa no caso de empresários que tomaram doses às escondidas

O Estado de S.Paulo – Todos Estados e DF estão com ‘estoque crítico’ de ‘kit intubação’, aponta Ministério da Saúde

O Globo – Especialistas criticam decisão do Governo do Rio de alterar ordem de vacinação para priorizar forças de segurança

O Globo – Estados precisam vacinar de 22% a 83% da população para reprodução da Covid cair, diz pesquisa

O Globo – Com mais de 80% das UTIs ocupadas, situação é ‘extremamente crítica’ em 25 estados

O Globo – Vacinação contra Covid hoje: confira o calendário em Rio, Niterói, São Paulo, Salvador, Curitiba e mais 4 cidades

O Globo – Pfizer: vacina tem eficácia de 100% em jovens de 12 a 15 anos; laboratório terá imunizante que não precisa de baixa temperatura

O Globo – Entidades do setor de saúde de Brasília têm feito pressão para que o Hospital Sírio Libanês retome o atendimento no pronto-socorro

O Globo – Ministério da Saúde atropela Opas em negociação de compra de remédios do kit intubação para o Brasil

O Globo – Planos de saúde recomendam adiar cirurgia eletiva, mas ANS diz que prazos estão mantidos

G1 – Após 1ª reunião do comitê da Covid, Bolsonaro diverge de Queiroga, Pacheco e Lira sobre distanciamento

G1 – Origem do coronavírus: de morcegos a laboratório, veja as conclusões da investigação da OMS na China

G1 – Bolsonaro e presidentes da Câmara e do Senado têm 1ª reunião do comitê contra a Covid

G1 – Pfizer e BioNTech anunciam eficácia de 100% da vacina contra a Covid-19 em adolescentes

G1 – Butantan entrega 3,4 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta quarta

G1 – Anvisa impõe autorização prévia para exportação de remédios do ‘kit intubação’

G1 – 17 estados e DF têm mais de 90% das UTIs ocupadas, diz Fiocruz

G1 – Bolsonaro assina MP com R$ 5,3 bilhões para ações contra Covid, informa Planalto

G1 – Queiroga faz reuniões com representantes dos EUA em busca de ajuda para agilizar a vacinação

G1 – Brasil aplicou ao menos uma dose de vacina em quase 17 milhões, aponta consórcio de veículos de imprensa

G1 – Com 3.668 mortes por Covid em 24 horas, Brasil volta a bater pior marca da pandemia

G1 – RJ tem o maior registro de mortes por Covid em 24 h desde junho e o 3º mais alto da pandemia

G1 – União Química diz ter concluído lote piloto da vacina Sputnik V produzida totalmente no Brasil

G1 – AGU recorre para derrubar aval à compra privada de vacina sem exigência de doação para o SUS

G1 – OMS diz que China ocultou dados de equipe que investigou origens da covid-19

G1 – Fiocruz vai apresentar pedido à Anvisa para testar vacina da Covid em crianças

G1 – Ministério amplia regra e inclui todos os adultos com HIV em grupo prioritário da vacinação contra Covid

Alesp – Protocolizada representação no MP-SP sobre inauguração do AME de Taubaté

Alesp – Inclusos na faixa etária, oito parlamentares já receberam a vacina contra a Covid-19

CLDF – Hospitais ficam proibidos de recusar atendimento a pessoas com Covid-19

CLDF – Projeto estimula pesquisas sobre uso medicinal da maconha

Correio Braziliense – Estudo preliminar avalia se variantes do coronavírus podem infectar camundongos

Correio Braziliense – Bolsonaro sobre pandemia: “Não é ficando em casa que vamos solucionar problema”

Correio Braziliense – Queiroga: “Indústria brasileira não consegue suprir mercado”

Valor Econômico – Queiroga quer um milhão de vacinados por dia no Brasil já em abril

Valor Econômico – Queiroga diz que Brasil já contratou mais de 560 milhões de doses de vacina

Valor Econômico – “Na guerra, vale tudo para salvar vidas”, diz Lira ao defender compra de vacinas por empresas

Valor Econômico – Pacheco e Queiroga pedem distanciamento social; Bolsonaro contesta isolamento

Valor Econômico – Secretário de saúde do Rio afirma que 1ª dose da vacinação atingiu 10% da população carioca

Valor Econômico – Duas faixas etárias atingem 100% de vacinação na primeira dose em SP

Valor Econômico – Vacina da Pfizer contra covid-19 é 100% eficaz em jovens de 12 a 15 anos

Valor Econômico – Saúde, beleza e bem-estar impulsionam as operações

Valor Econômico – Variante brasileira acelera epidemia na América do Sul

Valor Econômico – Possível reação faz Alemanha e Canadá limitarem uso da vacina da AstraZeneca

Valor Econômico – Senado aprova dedução de IR para quem contratar leitos privados para uso no SUS

Valor Econômico – Câmara aprova uso de veículos escolares para atendimento médico

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »