Pesquisadores e Anvisa fazem força-tarefa para agilizar testes em brasileiros

//Pesquisadores e Anvisa fazem força-tarefa para agilizar testes em brasileiros
Em meio à pandemia do novo coronavírus, a humanidade parece ter encontrado uma missão comum: a busca por uma vacina eficaz contra a covid-19. Os pesquisadores precisaram se reinventar para ganhar agilidade na produção de um imunizante, destacou o Correio Braziliense nesta segunda-feira (31). Após estudos pré-clínicos, a tarefa nada simples envolve testes em seres humanos. Atualmente, o Brasil destaca-se por ser um local atraente para a realização dos ensaios, já que o país ainda convive com uma alta taxa de transmissão do novo coronavírus. Os últimos dados do Ministério da Saúde mostram que, nas últimas 24 horas, o país registrou 16.158 casos da doença, a menor quantidade desde 8 de junho. E foram confirmadas mais 366 mortes, elevando o total de óbitos para 120.828. No total, já são mais de 3,8 milhões de casos no Brasil. Ainda ontem, o mundo ultrapassou a marca de 25 milhões de infectados. O Brasil é o segundo no ranking da covid-19, atrás dos Estados Unidos. Já são quatro as imunizações autorizadas a serem testadas em voluntários brasileiros. Para chegar a essa etapa, porém, o caminho é árduo e passa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável por aprovar e acompanhar os estudos clínicos de vacinas dentro do país. O órgão corre contra o relógio. Usualmente, a agência tem até 90 dias para se manifestar e aprovar ou não um estudo clínico. Nos últimos meses, contudo, o desafio tem sido completar a avaliação em até 72 horas após a formalização dos pedidos. “Mobilizamos um comitê instituído especificamente para tratar as demandas da covid-19. É um comitê multidisciplinar e, por isso, garante celeridade ao processo”, diz Gustavo Mendes, gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa. Infectologista do Laboratório Exame, Maria Isabel de Moraes Pinto pondera que o momento pede agilidade, mas isso não é motivo para deixar de lado pontos importantes, como a vigilância de eventos adversos e a aprovação da Anvisa e do Comitê de Ética. “Mas podemos tentar abreviar algumas fases, sempre garantindo a transparência. Outras pessoas não ligadas ao desenvolvimento da vacina podem opinar e publicar os resultados das diferentes fases para que se possa ter uma vacina realmente segura”. A médica alerta, ainda, que, apesar de todos os esforços coletivos, o tempo para produção de cada vacina é diferente. “Já tivemos vacinas que levaram 60 anos para serem produzidas e temos vacinas que ainda não conseguimos desenvolver, como a do vírus do HIV”, exemplifica. As vacinas testadas no Brasil possuem quatro tecnologias diferentes (veja quadro abaixo). Após analisar resultados de segurança e eficácia dos imunizantes, a Anvisa fará o controle da bula e da rotulagem de cada uma, que devem indicar como a vacina deve ser usada, quantas doses e os eventos adversos que podem causar nos indivíduos.

Liberação de plantio de maconha para fins medicinais divide deputados na Câmara 

Reportagem do jornal O Globo deste domingo (30) destacou que, o projeto que permite o plantio de maconha no país para fins medicinais opõe duas das mais importantes bancadas temáticas da Câmara. Enquanto a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) vê a proposta “sem preconceitos” e pode em breve fechar uma posição a favor do texto, parlamentares da bancada evangélica já estão mobilizados para fazer obstrução caso a iniciativa seja incluída na pauta pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Relatado pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP), o projeto tem apoio entre líderes de oposição e algumas legendas de centro para ser votado em breve. De acordo com Teixeira, o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), se comprometeu a não atrapalhar o encaminhamento do tema. Na última terça-feira (25), Teixeira reuniu parlamentares para tentar fazer avançar a pauta. O texto elaborado por comissão especial está quase pronto. Mas ainda há resistência da parte mais conservadora da Casa. “Cerca de 95 por cento da bancada evangélica é contra e vamos fazer obstrução. Espero que o Rodrigo Maia não paute em momento de pandemia, porque em nenhum momento houve acordo para votar um tema polêmico como esse de forma remota”, diz Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), responsável por representar a frente nas tratativas sobre o projeto. Já o deputado Alceu Moreira (MDB-RS) afirma que a FPA terá uma reunião no dia 8 de setembro para avaliar o projeto. Integrantes da bancada devem tomar uma posição formal sobre o assunto. Como há possibilidade de que a cultura da planta seja rentável a produtores, não há oposição. “Temos que ver esse assunto sem preconceito. E seria bom também que os partidos de esquerda olhassem para o tema dos defensivos agrícolas sem preconceito”, diz Moreira.

Planos de saúde perdem 327 mil usuários durante pandemia do novo coronavírus 

A pandemia do novo coronavírus tem atingido famílias, redes de saúde, empregos e, como consequência, quem contava com planos de saúde como garantia extra para atendimento no meio da crise sanitária. De março a julho, o setor contabilizou a queda de 327 mil usuários, informou a Folha de S.Paulo neste sábado (29). Os dados são da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que regula o mercado. Para especialistas, a situação está ligada ao aumento do desemprego e perda de renda da população. Atualmente, o país soma 46.758.762 usuários de planos de saúde, o que representa 22% dos brasileiros. Em março, esse número era de 47.085.717. Apesar de variações serem frequentes, uma redução nesse patamar em um período curto não era registrada desde janeiro de 2017. Segundo os dados da ANS, a queda foi maior nos meses de abril e maio —só neste último, foram 226 mil usuários a menos. Em seguida, houve nova queda em junho, embora em menor ritmo, e leve aumento em julho, insuficiente para recuperar a perda. Para o IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), a variação registrada em julho sinaliza uma possível estabilidade. O grupo, porém, alerta que ainda é cedo para fazer uma análise definitiva. Entre os motivos, estão a incerteza da epidemia, com risco de “novas ondas” da Covid-19 e reversão da retomada de atividades, além de um possível efeito tardio de demissões (parte das pessoas demitidas mantém o plano por alguns meses). “Se considerarmos que 1,2 milhão de pessoas foram demitidas, esse impacto pode ser ainda maior”, diz Marcos Novais, superintendente da Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde). Para Mário Scheffer, professor da Faculdade de Medicina da USP, a queda no número de usuários de planos de saúde já era esperada. “Em outros momentos históricos, essa retração ocorreu. Ela é acentuada, mas os planos têm esse perfil: sempre que há desemprego e recessão econômica, que são dois efeitos adversos da pandemia, há queda de clientes.” Segundo a ANS, planos coletivos ligados a empresas puxaram a queda: foram, ao todo, 311 mil usuários a menos nessa categoria desde março. A perda de renda, no entanto, também pode ter se refletido nos planos individuais ou familiares, contratados pelo próprio usuário, cuja queda foi de 49,3 mil clientes. Na contramão, planos coletivos por adesão, que representam associações e sindicatos de categorias, tiveram aumento de 35,3 mil usuários desde março. Em geral, essas modalidades têm preços mais baratos do que os individuais, embora estejam sujeitos a reajustes mais altos.

Pazuello exclui deputados de decisão sobre uso de recurso bilionário de combate à Covid-19

Neste sábado (29) a Folha de S.Paulo divulgou que, o número 2 do general Eduardo Pazuello na Saúde, o secretário-executivo Elcio Franco disse na última quinta (27) que os R$ 13,8 bilhões repassados a estados e municípios para o combate ao coronavírus devem ser usados pelo gestor, e não obedecendo aos carimbos feitos por deputados aliados no Congresso. “Essa portaria, vou falar aqui orientado pelo ministro, ela provê recursos para estados e municípios referentes a medidas provisórias de créditos extra-orçamentários para enfrentamento da Covid. A portaria na sua finalidade coloca bem claro que é para os gestores de saúdes de estados e municípios. Era para enfrentar ou para se preparar para enfrentar”, disse. Em um afago à nova base aliada, a Secretaria de Governo, comandada por Luiz Eduardo Ramos, chamou deputados para carimbarem a verba, segundo a preferência de cada um. A divergência com secretários estaduais e municipais sobre como gastar o dinheiro criou impasse em muitos estados.

SAÚDE NA IMPRENSA

Agência Câmara – Proposta determina que esterilização independe do consentimento do cônjuge

Agência Câmara – Proposta cria programa de financiamento privado a pesquisas voltadas ao SUS

Agência Câmara – Deputadas querem sustar portaria do Ministério da Saúde sobre procedimentos para aborto legal

Agência Câmara – Novo projeto: indústria que testar vacina no Brasil deve promover produção local

Agência Câmara – Câmara promove encontro com embaixadores e OMS para debater perspectivas de vacinas contra a Covid-19

Agência Câmara – Comissão discute projeto que concede benefícios tributários para a indústria de equipamentos médico-hospitalares

Agência Câmara – Comissão especial promove reunião técnica sobre medicamentos formulados com Cannabis

Agência Câmara – Comissão externa debate situação dos pacientes diabéticos na pandemia

Agência Câmara – Comissão externa debate casos graves de Covid-19 em crianças

Agência Senado – Projeto cria programa de apoio a laboratórios e pesquisas de combate à covid-19

Agência Senado – Confúcio destaca trabalho dos profissionais de saúde na luta contra pandemia

Agência Senado – Sobra orçamentária do Senado em 2020 poderá ser destinada ao SUS

Agência Senado – Congresso define vetos de Bolsonaro que serão votados em setembro

Folha de S.Paulo – Especialistas ensinam a lidar com a vida pós-quarentena

Folha de S.Paulo – Controlador da Saúde fica sob risco após investigar irregularidades sob Witzel

Folha de S.Paulo – UFSC desenvolve sistema de telemedicina com videochamada, chat e mensagens de áudio

Folha de S.Paulo – SUS economiza R$ 290 milhões com redução de infecções hospitalares em UTIs

Folha de S.Paulo – Deputado articula apoio a nova versão de Plano Mansueto, que deve mudar de nome após saída de secretário

Folha de S.Paulo – Com 15.151 novos registros, Brasil possui mais de 3,86 milhões de casos de Covid-19

Folha de S.Paulo – Pesquisadores reportam novo caso de reinfecção da Covid-19 nos EUA

Folha de S.Paulo – Menina de 11 grávida após estupro sofre para acessar aborto legal

Folha de S.Paulo – Planos de saúde perdem 327 mil usuários durante pandemia do novo coronavírus

Folha de S.Paulo – De uso obrigatório e essencial, máscaras ganham cores e estampas e viram peças de moda

Folha de S.Paulo – Pazuello exclui deputados de decisão sobre uso de recurso bilionário de combate à Covid-19

Folha de S.Paulo – PL do cultivo da Cannabis medicinal ganha peças publicitárias educativas

Folha de S.Paulo – Bolívia vai fabricar medicamento russo utilizado contra Covid-19

Folha de S.Paulo – Planta da cannabis é usada para fabricar máscaras biodegradáveis na França

Folha de S.Paulo – Veja orientações da OMS e da Unicef sobre uso de máscara em crianças contra a Covid-19

Folha de S.Paulo – Em paróquia de SP, substância proibida é indicada para cura do coronavírus em até dois dias

Jornal Agora – Jovens ignoram os cuidados e ficam mais expostos à Covid-19

Jornal Agora – Busca por tratamentos contra o cigarro sobe 30% na pandemia

O Estado de S.Paulo – Mourão diz ser contra acúmulo de salários de militares acima do teto por questão ‘ética e moral’

O Estado de S.Paulo – A telemedicina veio para ficar

O Estado de S.Paulo – Brasil contabiliza média móvel diária de 875 mortes por covid-19, a menor em mais de 3 meses

O Estado de S.Paulo – Totens homenageiam vítimas do novo coronavírus e trazem orientações de saúde

O Estado de S.Paulo – A Lei da Telemedicina e o veto derrubado

O Estado de S.Paulo – Arquitetos e urbanistas lançam carta-aberta a candidatos e pedem políticas públicas ‘independentes de interesses eleitoreiros’ para melhorar cidades no pós-pandemia

O Estado de S.Paulo – Por que a confusa e apressada suspensão do reajuste dos planos de saúde é uma medida paliativa?

O Estado de S.Paulo – Mundo registra mais de 25 milhões de casos do novo coronavírus

O Estado de S.Paulo – Estadão lança página multimídia com notícias de Ciência e Saúde

O Estado de S.Paulo – Argentina supera 400 mil casos confirmados de covid-19

O Estado de S.Paulo – Milhares saem às ruas na Europa contra restrições anti-covid-19

O Estado de S.Paulo – Ministro do STJ nega recurso e mantém preso ex-chefe da Saúde de Ibaneis suspeito de desviar R$18 milhões na pandemia

O Estado de S.Paulo – Brasil supera a marca de 120 mil mortos por coronavírus e chega a 3,8 milhões de casos

BR Político – Covid-19: Ministério corrige número de mortos das últimas 24h

BR Político – CPI da Pandemia vai investigar desvios de recursos da Saúde no DF

BR Político – Partidos começam a definir candidatos para ‘eleição da pandemia’

O Globo – Pazuello continua mexendo no Ministério da Saúde

O Globo – Como a pandemia contamina a nossa saúde mental

O Globo – Cooperativa de saúde ligada a Mário Peixoto gastou R$ 11 mil em vinhos

O Globo – Depressão e suicídio devem marcar nova onda da Covid-19

O Globo – Liberação de plantio de maconha para fins medicinais divide deputados na Câmara

Agência Brasil – Atendimentos a ciclistas atropelados crescem 57% de 2010 a 2019

Agência Brasil – Brasil registra 3,8 milhões de casos do novo coronavírus

Agência Brasil – Rio de Janeiro registra 16.027 mortes por coronavírus

Agência Brasil – São Paulo registra 29,9 mil óbitos e 803,4 mil casos de coronavírus

Agência Brasil – Empresa brasileira vai produzir ventilador desenvolvido pela Nasa

Agência Brasil – Mesmo com pandemia, doenças vasculares precisam de acompanhamento

Agência Brasil – Oxigenação extracorpórea é usada em pacientes com covid-19

Anvisa – Farmácias de manipulação: perguntas e respostas

Anvisa – Anvisa participa do Fórum de CEOs Índia-Brasil

ANS – ANS apresenta oportunidade de contratação de resseguros por operadoras de planos de saúde

ANS – Suspensão de reajustes 2020

ANS – Resultados da 533ª Reunião Ordinária da Diretoria Colegiada

Agência Saúde – Ministério da Saúde divulga edital para processo seletivo simplificado para unidades hospitalares do Rio de Janeiro

Agência Saúde – Brasil e Dinamarca assinam acordo de cooperação para aperfeiçoar o atendimento e reduzir custos na saúde pública

Agência Saúde – Brasil registra 3.031.559 casos de pessoas recuperadas

Agência Saúde – Ministro Pazuello visita novo prédio de pesquisas da UFRJ

Agência Saúde – Ministro da Saúde mobiliza equipe para acompanhar incêndio em hospital em Brasília

Agência Saúde – Ministério da Saúde destina R$ 260 milhões para reforçar atendimento a gestantes durante a pandemia

Agência Saúde – Ministério da Saúde publica portaria para garantir segurança jurídica em casos de interrupção de gravidez

Agência Saúde – Ministério da Saúde e Associação Brasileira de Psiquiatria firmam acordo de cooperação técnica

Agência Saúde – SUS amplia idade para transplante de células-tronco para doenças sanguíneas em idosos

G1 – A imensa logística por trás da futura vacina contra Covid-19

G1 – Crianças sem sintomas podem carregar coronavírus por semanas

G1 – Empresas do ramo de limpeza em Presidente Prudente intensificam serviço de sanitização durante a pandemia da Covid-19

G1 – Os argumentos científicos de quem é contra, a favor ou está em dúvida sobre retomar aulas no Brasil durante a pandemia

G1 – Brasil registra média de 875 mortes pelo coronavírus por dia na última semana; 3 estados têm alta de óbitos

G1 – Coronavírus: como ‘pandemia de sedentarismo’ causada pela Covid-19 pode levar a surto de obesidade

Correio Braziliense – Pnad mostra que DF é líder nacional de testagem da covid-19

Correio Braziliense – Pesquisadores e Anvisa fazem força-tarefa para agilizar testes em brasileiros

Correio Braziliense – Secretaria de Saúde confirma mais 19 mortes ocasionadas pelo coronavírus

Correio Braziliense – Para evitar o estresse

Correio Braziliense – Há 3 grandes linhas de pesquisa que buscam a cura para tratar a covid-19

Valor Econômico – Em novo recorde, Índia registra quase 79 mil novos casos de covid-19 em 24h

Valor Econômico – Primeiras vacinas podem não evitar covid, diz infectologista

Valor Econômico – FDA admite acelerar aval da vacina contra covid-19

Valor Econômico – ‘A Fiocruz não está presa a uma data’, diz coordenador do ensaio clínico da vacina chinesa testada em Niterói

Valor Econômico – Reino Unido anuncia planos para acelerar aprovação de vacina contra a covid-19

Governo Federal – Hospitais universitários vão receber R$ 103 milhões em investimentos

Governo Federal – Programa cadastra profissionais de saúde para atuar no combate à Covid-19

______________________

O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »