Pesquisa mostra que pacientes com câncer podem ter mais variantes do coronavírus

Home/Informativo/Pesquisa mostra que pacientes com câncer podem ter mais variantes do coronavírus

Pacientes com câncer infectados pela covid-19 apresentam mais variantes do SarsCoV-2 do que os demais, revelou estudo do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Um sistema imunológico fragilizado – seja pela doença ou pelos remédios – acaba permitindo que o vírus se multiplique muito mais vezes do que acontece em outros pacientes, propiciando o surgimento de variantes, destacou o jornal O Estado de S.Paulo nesta segunda-feira (8). O trabalho foi publicado na Virus Evolution. “O sistema imunológico comprometido é típico de pacientes de câncer, seja porque a própria doença causa imunossupressão, seja porque medicamentos usados no tratamento têm atividade imunodepressora”, explicou o pesquisador Marcelo Soares, do Inca, principal autor do estudo. “Isso favorece a replicação do vírus, podendo culminar com o aparecimento de variantes mais transmissíveis ou mais letais”, analisa. Embora, em princípio, não haja contraindicação para que pacientes com câncer recebam a vacina contra a covid-19 (especialistas recomendam apenas uma consulta prévia ao médico para esclarecer se pode haver realmente algum problema), eles por enquanto não foram incluídos entre as prioridades do plano de imunização. O estudo foi realizado entre abril e maio de 2020, com a coleta de exames de 57 pacientes e 14 profissionais de saúde do próprio instituto. Com isso, foi possível observar que pacientes oncológicos têm uma diversidade genética viral significativamente maior se comparada à do grupo formado pelos profissionais de saúde. A pesquisa tem uma relevância sobre a análise das novas variantes virais, como as identificadas no Reino Unido, na África do Sul e em Manaus (AM). Segundo os pesquisadores, a baixa imunidade dos pacientes oncológicos explicaria a maior diversidade genética. Publicada pela revista Infection Genetics and Evolution, uma segunda pesquisa realizada pelo mesmo grupo revela um caso de coinfeção – em que o paciente é infectado por duas ou mais variantes do vírus – e reinfecção no mesmo doente, uma paciente oncológica no Inca. O trabalho comprova que a baixa imunidade também pode favorecer esses casos de coinfecção e reinfecção nos pacientes. Na primeira infecção, pelo SARS-CoV-2, havia uma variante minoritária preexistente, enquanto o vírus principal foi detectado. Essa variante voltou a aparecer na reinfecção, 102 dias depois da primeira, como o vírus principal da infecção. O estudo, coordenado por pesquisadores do Inca, contou também com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Fapeerj), além de suporte da Fundação Swiss-Bridge (Suíça) e dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos.

Pfizer antecipará cronograma e entregará 14 milhões de doses ao Brasil até junho, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse na manhã desta segunda-feira (8), que a Pfizer antecipará o cronograma e entregará 14 milhões de doses de vacina contra a covid-19 até junho. De acordo o jornal O Estado de S.Paulo inicialmente, o plano previa 9 milhões até a data. O anúncio ocorreu após reunião entre representantes da farmacêutica, via videoconferência, com o presidente Jair Bolsonaro. “A solução para o Brasil é vacinar para manter imunidade da população e preservar sinais vitais da economia”, afirmou Guedes. Segundo o ministro, a Pfizer informou ao governo brasileiro que vai aumentar a produção diária de 1,5 milhão para 5 milhões de doses. A vacina da Pfizer foi a primeira a receber registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contra a covid-19, em 23 de fevereiro. O imunizante tem eficácia global de 95%. Para a população acima de 65 anos, alcança 94%, segundo avaliou a agência sanitária. Em vídeo da reunião divulgado em suas redes sociais, Bolsonaro afirmou a necessidade de comprar as vacinas em função da “agressividade” do novo coronavírus no País. A videoconferência foi com o CEO da Pfizer, Albert Bourla. “Reconhecemos a Pfizer como uma grande empresa mundial, com grande espaço no Brasil também, e, em havendo possibilidades, nós gostaríamos de fechar contratos com os senadores até pela agressividade que o vírus tem se apresentado no Brasil”, afirmou Bolsonaro na reunião. Apesar de hoje reconhecer a necessidade de adquirir os imunizantes, Bolsonaro desdenhou em mais de uma oportunidade da proposta do laboratório para venda da vacina. Em nota, a farmacêutica informou apenas que, durante o encontro, a Pfizer “reiterou o compromisso da companhia com o Brasil”. A previsão é de compra de 99 milhões de doses da Pfizer, sendo que 9 milhões chegariam ao país até junho, 30 milhões até setembro e o restante até o fim do ano. Nos últimos meses, o titular da Saúde tem sido pressionado a avançar nas negociações com as farmacêuticas e a ampliar a lista de vacinas à disposição. Este obstáculo foi superado após a Câmara aprovar, na semana passada, um projeto de lei para que a União possa assumir as responsabilidades por eventuais efeitos adversos de vacinas da covid-19, o que abriu caminho para o negócio com a Pfizer avançar. Segundo Guedes, houve “problemas de escala” na negociação com a farmacêutica.

Coronavac é eficaz contra variante de Manaus, mostram dados preliminares

A Coronavac, vacina contra Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, mostrou ser eficaz contra a variante de Manaus do coronavírus, segundo dados preliminares de um estudo feito pelo Instituto Butantan, responsável pelo estudo clínico da vacina e que está envasando o imunizante no Brasil, disse uma fonte com conhecimento do estudo à Reuters nesta segunda-feira (8). Segundo a fonte, o estudo foi feito por meio do exame de amostras de sangue retiradas de pessoas vacinadas com a Coronavac e testadas contra a variante de Manaus, e os dados preliminares indicam que o imunizante foi eficaz contra a cepa. O estudo ainda será ampliado para a obtenção de dados definitivos. De acordo com a Folha de S.Paulo a variante do coronavírus conhecida como P.1 e originada em Manaus é apontada como mais transmissível do que cepas anteriores do coronavírus e, por isso, é vista como um dos fatores que levaram ao recrudescimento da pandemia de Covid-19 no Brasil nas últimas semanas. O Butantan já entregou 16,1 milhões de doses da Coronavac, que é aplicada em duas doses, ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Além desse montante, o PNI conta atualmente com 4 milhões de doses importadas prontas da Índia da vacina desenvolvida em conjunto entre a AstraZeneca e a Universidade de Oxford, no Reino Unido. O diretor do Butantan, Dimas Covas, disse anteriormente que a Coronavac teve resultados “muito positivos” em testes feitos na China contra as variantes britânica e sul-africana da Covid-19, também apontadas como mais contagiosas que cepas anteriores.

Patentes inconstitucionais e o vírus do atraso

Em artigo publicado no portal Jota, André Ramos Tavares, professor titular da Faculdade de Direito da USP, Professor da PUC, Coordenador da UniAlfa e Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Constitucionais, destacou que estamos nos acostumando a receber importantes decisões econômicas e para a saúde pública advindas não da tradicional esfera política, o Parlamento, mas sim do Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte, que iniciou essa sua jornada no âmbito dos direitos sociais, teve seu protagonismo ampliado nos últimos anos, em parte devido a erros legislativos e violações constantes da Constituição, em parte para ocupar um espaço de decisão que tem sido abandonado pelos atores políticos. Vou tratar, aqui, de um caso, em julgamento no STF, relacionado diretamente à economia e à saúde pública. Inventores e a atividade criativa em geral são protegidos. E isso ocorre por meio de patentes, que são privilégios dados pelo Estado para operar os inventos (privilégios porque exatamente constituem um regime de monopólio privado, mas por prazo limitado). É uma forma de estímulo ao progresso.  Para tanto, o art. 5º, inc. XXIX, assegura aos autores de inventos industriais o privilégio temporário para sua exploração. Nada mais explícito do que o uso da palavra “privilégio”. O Direito de patente integra o conjunto de normas que compõe o que tenho denominado de Constituição científica, calcada nas amplas possibilidades do processo inovativo. Este deve ser, ao mesmo tempo, estimulado, por um privilégio, mas protegido pela ampla liberdade criativa. O meio termo está justamente na propriedade provisória. Pode-se dizer mesmo que o provisório, em tema de patentes, é um pilar da Constituição científica. A modelagem bifronte dessa nossa Constituição, a conviver com propriedades temporárias e exigência de função social das propriedades, demonstra o inequívoco caráter excepcional desses privilégios de que estamos a tratar. A previsão de um período certo e razoável é, em si, um aspecto insuperável da função social ínsita a essa exclusividade na exploração do invento. Contudo, no Brasil, esse modelo, praticado pelo mundo, foi desvirtuado e substituído por uma custosa e inconstitucional prorrogação desse “privilégio”. Com repercussões para a indústria nacional, notadamente no setor de fármacos, o prazo de vigência de patentes no Brasil, que deveria totalizar no máximo 20 anos, por força da lei, tem sido estendido, em virtude de um artigo contraditório dessa mesma lei, somado às referidas práticas e demoras administrativas do órgão responsável por certificar a patente, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Há, aqui, sim, questões estruturais e de recursos humanos, mas estas questões integram o já conhecido sucateamento generalizado do serviço público, que temos praticado intensamente (e de maneira irresponsável com nosso futuro) nos últimos anos. Certamente merecem total atenção, mas a solução do problema aqui posto vai além.

SAÚDE NA IMPRENSA

Anvisa – Informações sobre desenvolvimento de vacinas no Brasil

Anvisa – Anvisa aprova alteração no volume de envase da vacina Coronavac

ANS – Planos de saúde: setor registra maior número de beneficiários desde dezembro de 2016

Agência Saúde – Brasil registra 9.757.178 milhões de pessoas recuperadas

Agência Saúde – Ministro Pazuello e primeira-dama, Michelle Bolsonaro, participam de inauguração do Centro de Referência Flores da Lapa, no Rio de Janeiro

Agência Saúde – Ministério da Saúde inicia nova distribuição de vacinas contra a Covid-19

Agência Saúde – Ministério da Saúde prorroga vagas do Programa Mais Médicos no Acre

Agência Saúde – ImunizaSUS: Curso de aperfeiçoamento de profissionais tem inscrições abertas até o dia 15

Agência Saúde – Ministério da Saúde autoriza mais de 3,2 mil leitos de UTI

Agência Saúde – Saúde e laboratório Moderna avançam em negociação de vacinas contra Covid-19

Agência Saúde – Saúde irá receber lotes semanais da vacina do Butantan em março

Jota – Patentes inconstitucionais e o vírus do atraso

Jota – Defense Production Act brasileiro pode acelerar produção de vacinas no país

Jota – Butantan planeja exportar 27 milhões de doses da CoronaVac

Agência Brasil – Agência Brasil explica seus direitos no momento da vacinação

Agência Brasil – Covid-19: mortes ultrapassam 265 mil e casos chegam a 11 milhões

Agência Brasil – Fiscalização interdita 23 estabelecimentos no Rio

Agência Brasil – Covid-19: Saúde prevê 30 milhões de doses ainda este mês

Agência Brasil – Covid-19: mortes ultrapassam 264 mil e casos chegam a quase 11 milhões

Agência Brasil – Saúde lança guia alimentar de bolso para menores de 2 anos

Agência Brasil – Chanceler brasileiro vai a Israel para ampliar cooperação em C&T

Agência Brasil – DF tem drive-thru neste sábado para atender idosos acima de 75 anos

Agência Brasil – Endometriose pode afetar 10% das mulheres brasileiras

Folha de S.Paulo – Vigilância sanitária pode entrar na área comum de condomínios

Folha de S.Paulo – Mulheres são o dobro dos homens entre vacinados contra Covid no país

Folha de S.Paulo – Pazuello agora pede ajuda, e Congresso é pressionado a assumir combate a Covid-19 diante de omissão de Bolsonaro

Folha de S.Paulo – Prefeito de Natal afrouxa medidas restritivas mesmo com 84 pacientes na fila por UTI

Folha de S.Paulo – Diretora de hospital do Paraná fala em colapso e medo de ter que escolher quem vai viver

Folha de S.Paulo – Araraquara já paga R$ 1.800 por plantão de médico depois de explosão de internações nas UTIs

Folha de S.Paulo – Pandemia deflagra crise do cuidado e põe em risco conquistas femininas

Folha de S.Paulo – Paciente com cilindro de oxigênio no corredor expõe caos na periferia de Porto Alegre

Folha de S.Paulo – Guerra das vacinas passa por batalha de estudos preliminares

Folha de S.Paulo – Brasil registra 1.054 mortes por Covid-19 nas últimas 24h e chega a 265,5 mil mortos

Folha de S.Paulo – Governadores articulam anunciar medidas restritivas em conjunto contra avanço da Covid-19

Folha de S.Paulo – Maioria dos fabricantes brasileiros de cloroquina não recomenda o remédio para Covid-19

Folha de S.Paulo – Mais afetadas pela depressão, mulheres não recebem diagnóstico em 70% dos casos, diz estudo

Folha de S.Paulo – Pfizer confirma que governo rejeitou em 2020 oferta de 70 milhões de doses de vacinas

Folha de S.Paulo – Hospital de referência no RS cria grupo para decidir quem usará ventilador

Folha de S.Paulo – China terá passaporte digital para quem se vacinou ou está sem o coronavírus

Folha de S.Paulo – Antes de colapso, White Martins pediu transporte de oxigênio a coronéis que assessoram Pazuello e não foi atendida

Folha de S.Paulo – Excesso de carboidratos pode ocasionar sérios riscos à saúde

Folha de S.Paulo – MPF dá a entender que Goiás vai adotar cloroquina, mas secretário estadual nega

Folha de S.Paulo – Governo rejeitou 70 milhões de doses da Pfizer, das quais 3 milhões poderiam já ter sido aplicadas

Folha de S.Paulo – Até abril, 77% dos vacinados no país vão receber a Coronavac

Folha de S.Paulo – Pandemia aprofunda crise em serviços de aborto legal e profissionais buscam saídas

O Estado de S.Paulo – O governo de São Paulo, a Fundação Butantan e o dinheiro público

O Estado de S.Paulo – Para os EUA, descontrole da pandemia no Brasil e variante ameaçam o mundo

O Estado de S.Paulo – Entenda a importância de profissionais da saúde aderirem ao Clubhouse

O Estado de S.Paulo – Por ‘omissão’ do governo federal, Eduardo Leite também vai ao Supremo para obrigar União a pagar UTI de pacientes com covid-19

O Estado de S.Paulo – Pesquisa mostra que pacientes com câncer podem ter mais variantes do coronavírus

O Estado de S.Paulo – Com 126% dos leitos de UTI ocupados, Hospital de Clínicas de Porto Alegre tem fila por respiradores

O Estado de S.Paulo – Glaucoma, vilão silencioso e principal causa de cegueira irreversível

O Estado de S.Paulo – Pandemia, saúde mental e insônia: como cuidar deste problema crescente?

O Estado de S.Paulo – Dentro do grupo permitido para receber vacina, leitora cobra aplicação de imunização da covid-19

O Estado de S.Paulo – Na contramão do mundo, Brasil tem maior alta de óbitos entre os 10 países com mais mortes por covid

O Estado de S.Paulo – Ministério da Saúde reduz previsão de doses de vacina contra covid-19 em março, para 30 milhões

O Estado de S.Paulo – Brasil tem dez mil mortes por covid-19 em uma semana, recorde da pandemia

O Estado de S.Paulo – Inteligência artificial (IA) avança no Brasil, diz pesquisa

O Globo – Casos diários de Covid já são 30% mais altos do que no pico de 2020 e tragédia deverá se agravar ainda mais até a Semana Santa

O Globo – Lauro Jardim: Bolsonaro é aconselhado a mudar o discurso em relação à vacina

O Globo – Bela Megale: No ápice da pandemia, Pazuello sonha com sua promoção no Exército

O Globo – Taxa de ocupação de UTIs na cidade do Rio chega a 96%; oito municípios do interior não têm mais vagas

O Globo – Vacinação no Rio está garantida só até quarta; confira quem ainda vai ser imunizado

O Globo – O que é viver de perto o colapso do sistema de saúde?

G1 – Governadores articulam ‘pacto nacional’ com medidas restritivas e mais vacina para frear pandemia

G1 – Brasil aplicou ao menos uma dose de vacina em 8,2 milhões, aponta consórcio de veículos de imprensa

G1 – Brasil tem 1.054 vítimas de Covid nas últimas 24 horas; média móvel de mortes bate nono recorde seguido

G1 – Epidemia sob controle e ‘diplomacia da vacina’: China imuniza sem pressa

G1 – Três dias antes do colapso em Manaus, empresa pediu apoio logístico ao Ministério da Saúde para envio de oxigênio

G1 – Depois do coronavírus, médica alerta para falta de imunidade a outros vírus no Reino Unido

G1 – EUA: autoridade sanitária diz que país deve vacinar jovens e crianças até o início de 2022

G1 – Com 16% da população vacinada, média móvel de casos de Covid-19 nos EUA cai 75% em relação a janeiro

G1 – Os riscos para crianças e adolescentes de serem os últimos a receberem vacina

G1 – Sputnik V: Ibram concede licenças para farmacêutica no DF produzir insumos da vacina contra Covid-19

G1 – A indústria da beleza finalmente descobre a menopausa

G1 – Ministério da Saúde diminui em 35% a previsão de doses de vacina disponíveis em março

G1 – Testes com remédio oral contra a Covid-19 têm resultados promissores

G1 – Brasil vacinou 4,8 pessoas a cada 100 habitantes; veja a previsão de doses do Ministério da Saúde

Correio Braziliense – Pesquisa mostra que pacientes com câncer podem ter mais variantes do coronavírus

Correio Braziliense – Testes com remédio oral contra a covid-19 têm resultados promissores

Correio Braziliense – TRF5 revoga decisão e Abrace pode continuar produzindo medicamentos de Cannabis

Correio Braziliense – Deficiência intelectual aumenta vulnerabilidade à covid-19

Correio Braziliense – Cresceu muito o número de jovens em estado grave, e temos de escolher quem vai pra UTI, diz diretor da Santa Casa de Porto Alegre

Valor Econômico – Hospitalizações nos EUA caem quase 70% após pico de janeiro

Valor Econômico – Logística do Exército mira gargalos para facilitar transporte de insumos

Valor Econômico – Pico de 3 mil óbitos por dia é factível, dizem cientistas

Valor Econômico – UTIs de SP chegam a 80% e restrição pode ser estendida

Valor Econômico – Estados preparam medidas para tentar conter o vírus

Valor Econômico – Justiça resiste a vincular covid com o trabalho

Valor Econômico – Governadores cobram vacinas e preparam ‘pacto nacional’ contra covid-19

Valor Econômico – White Martins pediu transporte de oxigênio a assessores de Pazuello e não foi atendida

Valor Econômico – Até abril, 77% dos vacinados no Brasil vão receber a Coronavac

Valor Econômico – Brasil bate recorde e acumula 10 mil mortes por covid-19 em uma semana, aponta consórcio de veículos de imprensa

Valor Econômico – Fiocruz detecta variantes do coronavírus em três regiões do país

Valor Econômico – Confederação de municípios pede urgência na aquisição de vacinas

Valor Econômico – Endocrinologistas lançam campanha de conscientização sobre a obesidade

Valor Econômico – Fiocruz: UTIs lotadas podem elevar média de vítimas de covid-19

Valor Econômico – Economia desacelera com falta de vacina

Valor Econômico – Rio Branco terá mais 14 profissionais do Mais Médicos

Valor Econômico – Lunit anuncia parceria para incorporar seu dispositivo de detecção de tórax ao aparelho de raio-x diagnóstico da Philips

Valor Econômico – MEC autoriza Yduqs a abrir 150 vagas de medicina no Maranhão, Ceará e Pará

Metrópoles – “Próximos dias da pandemia serão horríveis”, diz Drauzio Varella

CNN – Cidade paulista obriga moradores com Covid a usarem pulseiras de identificação

CNN – Fernando Gomes: Casos de Covid em idosos acima de 90 anos caem após vacinação

CNN – Coreia do Sul descarta relação entre mortes e vacinação contra Covid-19

CNN – Comitiva brasileira visitará desenvolvedores de spray nasal anti-Covid em Israel

CNN – Não basta ter leitos: médica do HC diz que há risco de falta de insumos para UTI

CNN – Vacina brasileira em estudo pela Farmacore aposta em proteção de longo prazo

CNN – Anvisa: Três vacinas brasileiras contra Covid-19 estão em fase de estudos

CNN – Butantan pede autorização da Anvisa para testar soro contra Covid-19 em humanos

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »