PAPEL DO VETERINÁRIO NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS É RESSALTADO EM SESSÃO ESPECIAL

//PAPEL DO VETERINÁRIO NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS É RESSALTADO EM SESSÃO ESPECIAL

A contribuição veterinária para a segurança alimentar e o controle de doenças foi um dos aspectos destacados nesta segunda-feira (18) durante sessão especial no Senado que homenageou instituições relacionadas à medicina veterinária. É o que informa a Agência Senado. A sessão comemorou os 110 anos da criação da Diretoria de Indústria Animal, os 36 anos da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet) e os 99 anos da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV). No ano passado, o Brasil recebeu certificação de país livre da febre aftosa nos rebanhos. Segundo o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Francisco Cavalcanti de Almeida, e o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Flávio Bettarello, o novo status sanitário, que facilita a comercialização de produtos de origem animal, demonstra a importância do trabalho dos médicos veterinários. “O Senador Wellington Fagundes (PR-MT), que é médico veterinário e membro da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, ressaltou que o sucesso do setor agropecuário brasileiro deve muito à medicina veterinária”, destacou a notícia.

 

Proposta cria disque denúncia de maus tratos e abandono de animais



O Projeto de Lei 48/2019 cria o serviço de Disque Denúncia de Maus Tratos e Abandono de Animais. De acordo com a Agência Câmara, a linha servirá para receber denúncias referentes à violência ou crueldade praticada contra animais. O denunciante terá a identidade em sigilo, caso queira. A proposta é do deputado Fred Costa (Patri-MG). O governo federal poderá celebrar convênios com os estados para política conjunta para apurar denúncias e encaminhar para órgãos fiscalizadores. O Executivo divulgará número de contato da população com o Ministério do Meio Ambiente. Segundo Costa, os maus tratos aos animais são constantes no Brasil e precisam ser registrados e apurados. “Maus tratos vão além daquela agressão física. Abandono com falta de água, comida e local adequado para o animal, também se caracteriza por maus tratos”, disse. Costa afirmou que as denúncias ficam sem amparo legal, por não haver atribuições especificas dos órgãos públicos acionados para esse fim. “O texto é semelhante a outra proposta (PL 4542/16), do ex-deputado Felipe Bornier, arquivada ao final da legislatura”, informa a matéria.

 

Subsídios à pesca em xeque na OMC



Valor Econômico destacou que programas de subsídios que o Brasil mantém para o segmento pesqueiro poderão ser afetados por uma negociação na Organização Mundial do Comércio (OMC) com prazo para ser concluída neste ano. A tentativa dos 164 países-membros da OMC é alcançar um acordo global para proibir algumas categorias de subsídios ao segmento. Ajudas governamentais estimadas em aproximadamente US$ 20 bilhões por ano são concedidas por grandes países, como a China e o Japão, com resultados considerados prejudiciais, entre os quais oferta abundante. Cerca de 85% do valor é destinado a grandes frotas industriais e provocam excesso de capacidade. Um relatório da FAO, a agência da ONU para a agricultura e alimentação, calcula que um terço dos estoques de pescados nos oceanos estão agora sobre-explorados – ATT, é esse o termo usado pela FAO. “Em suas últimas notificações à OMC, porém, o Brasil informou que praticamente não tem havido desembolso para esses programas, até por falta de recursos. Mas o fato é que eles existem e podem ser agilizados no momento em que o governo decidir colocar dinheiro. E interessa ao país preservar essa possibilidade”, afirma a nota.

 

Gerenciamento de risco da fauna em aeródromos ganha página no Portal



O Portal da ANAC ganhou mais uma página: Gerenciamento do Risco da Fauna em Aeródromos Públicos. Conforme o portal da ANAC, o objetivo é ampliar o conteúdo disponível sobre o tema e concentrar as informações para melhor orientação aos regulados e à sociedade em geral. A presença de aves nos aeródromos e em seus arredores é um problema global que afeta diretamente a condição de segurança da aviação civil. Por essa razão, o gerenciamento do risco da fauna é extremamente necessário para reduzir as probabilidades de colisão entre aves e aeronaves. “A necessidade de mitigar ou eliminar os riscos que a presença de aves e demais espécies de animais às operações aéreas torna necessária a execução de ações específicas para o gerenciamento do risco de colisão entre aeronaves e a fauna pelos operadores de aeródromos”, ressalta o portal.

 

NA IMPRENSA

ANAC – Gerenciamento de risco da fauna em aeródromos ganha página no Portal

 

 

Embrapa – Pesquisador partilha conhecimento em evento internacional sobre ostras em AL

 

Embrapa – Programa que resgata autoestima de produtor de leite comemora 21 anos

 

Mapa – Em Washington, ministra ressalta importância da reaproximação com os EUA

 

Mapa – Tereza Cristina: “A agricultura brasileira vai continuar crescendo sem destruir sequer uma árvore”

 

Câmara dos Deputados – Proposta cria disque denúncia de maus tratos e abandono de animais

 

Senado Federal – Papel do veterinário na produção de alimentos é ressaltado em sessão especial

 

Senado Federal – Comércio informal de cães e gatos em locais públicos pode ser proibido

 

Correio Braziliense – MPF pede condenação de aposentado do Ibama que criava mais de 3 mil jacarés

 

Folha de S. Paulo – Nénette, a orangotango ‘pintora’ do zoológico de Paris, completará 50 anos de idade em junho

 

Folha de S. Paulo – Bom pra Cachorro – No portão, cachorro espera tutor voltar do trabalho; veja pets dos leitores

 

Folha de S. Paulo – Vaivém das Commodities – Negociações do agro têm pouco a evoluir entre Estados Unidos e Brasil

 

G1 – CPIs da Alesp para investigar Dersa e Paulo Vieira ficam de fora; pet shops e serviços de táxi aéreo entram

 

O Estado de S. Paulo – Agronegócio se queixa de declarações de Araújo

 

O Estado de S. Paulo – Coluna do Broadcast – Dona do Frango Assado atrai quase R$ 1 bi na estreia com debêntures

 

Valor Econômico – Grandes produtores de leite do país ampliaram oferta em 7%

 

Valor Econômico – Subsídios à pesca em xeque na OMC

 

Zero Hora – Cavalo crioulo: cresce adesão na modalidade Inclusão de Ouro

 

Anda – Campanha pede a liberdade de baleias em cativeiro

 

Anda – Cientistas se unem para pedir o fim do consumo de carne em prol planeta

 

Anda – Leopardo é resgatado após ficar preso em armadilha dentada

 

Anda – Aposentado britânico mata mais de 500 animais selvagens e entra para elite dos caçadores

 

Anda – Estudo científico condena a exploração de baleias e golfinhos em cativeiro

 

Vegazeta – Filmagem secreta mostra cães usados como cobaias em testes de agrotóxicos

 

__________________________________________________________________________________________

 

 

 

O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »