Percepção da população sobre o câncer
O Instituto Oncoguia apresentou, no IX Fórum Nacional de Políticas de Saúde em Oncologia, uma pesquisa do Ibope que mostra o entendimento e a relação do brasileiro com o câncer. Conforme o jornal Correio Braziliense, a pesquisa foi realizada em fevereiro de 2019, com 2.002 pessoas entre 16 e 55 anos, sendo 48% mulheres e 52%, homens. Constatou-se que 8% da população ainda não relaciona o tabagismo à doença, por exemplo. Além disso, 62% ainda não relacionam o mal à obesidade e ao sobrepeso, e 1/3 acredita que a doença é resultado de traumas psicológicos. Por sua vez, 60% da população tem uma perspectiva positiva sobre a doença: 43% acham que o câncer pode ser curado se for detectado no início, e 56% ainda não acreditam que é possível um diagnóstico rápido da enfermidade. Um total de 73% não acha possível iniciar o tratamento em até 60 dias no Brasil. De acordo com a pesquisa, 38% têm uma perspectiva negativa sobre o câncer: desses, 16% veem a doença como uma sentença de morte, 15% pensam nela como uma fonte de sofrimento e dor e 7% temem até usar a palavra. Para a diretora executiva do Oncoguia, Luciana Holtz, “a perspectiva da população pode mudar para melhor se o Estado promover políticas robustas para combater a doença”.
Artigo aborda judicialização e direito à saúde no Brasil
Um estudo divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa, mostra um alarmante grau de judicialização das questões envolvendo saúde no Brasil. O período que vai de 2008 a 2017 registrou aumento de 130% do ajuizamento de ações judiciais envolvendo o direito à saúde, ao passo que outras matérias tiveram aumento de 50% no mesmo período. É o que informa o artigo da Luciana Freitas, sócia da Miceli Sociedade de Advogado, publicado no Valor Econômico. As ações analisadas englobam demandas envolvendo o direito à saúde, tanto junto ao SUS quantos às empresas privadas de saúde suplementar. Em meio a tantos dados que impressionam, vale destacar um aspecto do estudo, que diz respeito ao pouco uso pelos magistrados dos Núcleos de Avalição de Tecnologias e Saúde (NAT), bem como das orientações da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia do SUS (Conitec) e de seus protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas. Esses dados são preocupantes na medida em que o magistrado não possui formação especializada na área de saúde, podendo dar azo a decisões impossíveis de serem cumpridas ou fora dos melhores protocolos clínicos. São frequentes as liminares, inclusive em plantão judiciário, determinando o fornecimento de medicamentos importados, às vezes sequer aprovados pela Anvisa, ou de tratamento médico fora dos padrões indicados pelo Ministério da Saúde. “Entende-se o drama dos demandantes e sua busca ao direito à vida e à saúde, que muitas vezes sensibilizam o julgador, porém estes devem ser sopesados com a razoabilidade e os parâmetros regulares das práticas médicas, sob pena de se impor aos planos de saúde um ônus excessivo”, destaca a notícia.
MS e Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional se reúnem para debater pautas da categoria
O portal do Ministério da Saúde destacou que com o objetivo de construir pautas deliberativas em conjunto com representantes das categorias de profissionais da saúde, a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) se reuniu, nessa segunda-feira (15), com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), na sede da autarquia, em Brasília (DF). Para a secretária da SGTES, Mayra Pinheiro, o encontro simbolizou o início de uma relação de parceria com o conselho, que se une aos demais em demonstração de apoio e cooperação às ações da pasta. A inclusão de fisioterapeutas para a composição de equipes multiprofissionais da Atenção Primária e a valorização da especialização profissional foram pautas levantadas pelo presidente do COFFITO, Roberto Mattar Cepeda. Ele explicou que a resolutividade e a boa prestação de serviços estão atreladas à economicidade de recursos e à qualidade da formação profissional. “A reforma do conteúdo pedagógico dos cursos de capacitação das plataformas online, as condições de trabalho dos profissionais e o redimensionamento da força de trabalho também foram pontos debatidos durante o diálogo”, afirma o portal.
Fiocruz – Fiocruz arrecada donativos para Manguinhos e comunidade do Brejinho
Fiocruz – Austeridade fiscal e saúde é tema do ‘Conversas Contemporâneas’
Fiocruz – Doença de Chagas: evento destacou estudos voltados ao tratamento e atenção integral
Ministério da Saúde – Ministério da Saúde debate exercício profissional no Mercosul
Ministério da Saúde – MS e Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional se reúnem para debater pautas da categoria
SUS Conecta – Porto Alegre define prioridades para a Saúde e elege delegados para etapa estadual da 16ª Conferência
Alesp – Comissão de Saúde elege presidente e vice-presidente
Alesp – Servidores pedem ajuda para melhorar atendimento no Iamspe
Alesp – Trabalho em defesa de hospital regional
Câmara dos Deputados – Profissionais de enfermagem lotam audiência para pedir jornada semanal de 30 horas
Câmara dos Deputados – Deputados tentam reestruturar Consea por meio de emendas à MP 870
Câmara dos Deputados – Nova audiência discute proteção de dados na saúde e pesquisa científica
Correio Braziliense – Casos de sarampo têm aumento de 300% no mundo, diz OMS
Correio Braziliense – Pacientes aguardam até quatro anos por um exame simples de oncologia
Folha de S. Paulo – Médico hemofílico comanda ambulatório para pacientes com a doença
Folha de S. Paulo – Jairo Marques – Os abortados da escola: criança com deficiência e o ensino domiciliar
G1 – Uma fatia de bacon por dia é suficiente para ‘aumentar risco de câncer’, diz estudo
G1 – O que é kratom, a planta que já matou mais de 90 pessoas nos EUA
G1 – As fotos que retratam a longa batalha de bebê que nasceu com 310 gramas para deixar o hospital
G1 – Vacina contra meningite: entenda os tipos e quem deve tomar
G1 – A terapia genética que pode reverter uma dolorosa doença e transformar a medicina
G1 – É #FAKE que fenilpropanolamina está presente em 22 medicamentos vendidos no Brasil
G1 – Brasileira ajuda na luta contra cólera em região devastada pelo ciclone Idai em Moçambique
G1 – Endocrinologista explica o que pode desregular os hormônios
O Estado de S. Paulo – Aedes com bactéria que impede transmissão de dengue e zika serão testados em 3 cidades
O Estado de S. Paulo – Vencer Limites – Damares calada sobre o fim do Conade
O Estado de S. Paulo – Vencer Limites – Secretária nacional da Pessoa com Deficiência garante que o Conade não acaba
O Estado de S. Paulo – Venezuela recebe ajuda humanitária da Cruz Vermelha pela primeira vez
O Estado de S. Paulo – Repórter da Globo é afastada após suspeita de chikungunya: ‘Dói tudo!’
O Estado de S. Paulo – Cérebro pode ser treinado para curar doenças, diz estudo
O Estado de S. Paulo – Coluna do Broadcast – Após negociar hospital com Rede D’or, família Cury fecha com Prevent Senior
O Estado de S. Paulo – Colégio Santa Amália – Desafios para a educação de surdos
O Globo – Doutor Bumbum ficou apenas poucos minutos em hospital onde paciente foi atendida, diz enfermeiro
O Globo – Casos de doença neurológica decorrentes da chikungunya alertam médicos no Rio
Valor Econômico – Judicialização e direito à saúde no Brasil
Valor Econômico – Ex-trader aposta em demanda por maconha medicinal no Brasil
Zero Hora – Prefeitura lança edital para terceirizar gestão dos pronto-atendimentos da Bom Jesus e da Lomba do Pinheiro
Zero Hora – Família de bebê com doença rara faz campanha para conseguir dinheiro do tratamento
Panorama Farmacêutico – Anvisa aprova novo medicamento para tratar leucemia mieloide aguda
Panorama Farmacêutico – Remédio traz benefícios para os rins e coração de diabéticos, aponta estudo
Panorama Farmacêutico – Terapia genética pode reverter uma dolorosa doença e transformar a medicina
__________________________________________________
O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.
No comments yet.