Orgânicos contribuem para inovação da produção agropecuária nacional

//Orgânicos contribuem para inovação da produção agropecuária nacional

Presentes em mercados, feiras, lojas especializadas, restaurantes, hotéis, residências e sites de e-commerce Brasil afora, os produtos orgânicos ganham destaque no cardápio do dia a dia.  Com crescimento de aproximadamente 30% em 2020 e faturamento de R$ 5,8 bilhões, segundo a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), esse nicho traz avanços na forma de produção dos alimentos. É neste contexto que os mais de 24,6 mil produtores de orgânicos registrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos buscam incrementar a produção com mais qualidade e sustentabilidade. Nesta terça-feira (23), o Mapa publicou a Portaria 52 que atende solicitações de produtores e técnicos rurais. O texto apresenta atualizações ao regulamento técnico, bem como às listas de substâncias e práticas permitidas para uso nos sistemas orgânicos de produção. “É uma questão não apenas de saúde, mas de ideias de consumo sustentável voltados a segurança alimentar, bem-estar dos animais e dos agentes produtores”, frisa o presidente da Câmara Temática de Agricultura Orgânica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luiz Carlos Demattê Filho. Entre as alterações, destacam-se o incremento na caracterização da unidade de produção orgânica, mudanças nas regras específicas para a produção animal e para a produção de mel, inclusão de substâncias passíveis de utilização como dessecantes em sistemas orgânicos. A coordenadora de Produção Orgânica do Mapa, Virgínia Lira, explica que as novidades permitem dar mais segurança ao sistema e mais agilidade às alterações das listas positivas de substâncias e práticas permitidas. “Há grande expectativa de impacto positivo no desenvolvimento da produção orgânica brasileira, pois há adequação à atualidade, com linguagem mais clara, incorporação de novas substâncias e práticas às listas positivas, ampliando as opções tecnológicas à disposição dos produtores e melhor adequação do texto aos princípios da produção orgânica”, diz. Apesar da pandemia de Covid-19, os orgânicos permaneceram em movimento de alta no ano de 2020. A temática é atrativa por contribuir para avanços no setor agropecuário como um todo, no país e no mundo.

Deputado Sílvio Costa Filho será relator do projeto que permite venda direta de etanol

Depois de novas articulações do setor produtivo, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados indicou o deputado Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE) para relatar o projeto de decreto legislativo (PDC 916) que permite a venda direta de etanol pelas usinas aos postos de combustíveis. Segundo o Valor Econômico a nomeação ocorre 16 meses depois de o tema ter sido aprovado na comissão anterior, a de Minas e Energia da Câmara. A votação na CCJ é a última antes da proposta ir a plenário. O tema volta a ter movimentação na Câmara, agora presidida pelo alagoano Arthur Lira (PP-AL), e conta com o apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro, que busca formas de baratear o preço dos combustíveis. É isso que espera a Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) com a possível aprovação do projeto no Congresso. “Felizmente, Lira atendeu o pedido do presidente e o PDC agora tem seu relator na última comissão permanente antes de ir para a votação em plenário”, disse Alexandre Andrade Lima, presidente da Feplana. Lima acredita que o parlamentar será um defensor do projeto. A proposta também é defendida pela Associação dos Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), que reúne empresas e sindicatos de produtores industriais, principalmente do Nordeste do país, região que seria mais beneficiada com a medida. “A venda direta atenua custos com transporte e preserva o faturamento dos produtores”, diz o presidente Renato Cunha.

Agro brasileiro é boa alternativa para investimento em títulos verdes, diz ministra

Nesta terça-feira (23) o Portal do Agronegócio destacou que ao participar de evento sobre finanças verdes, promovido pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e a Rede Brasil pelo Pacto Global, a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) destacou nesta sexta-feira (19) que o agronegócio brasileiro é uma boa alternativa para investimento privado em títulos verdes. O evento virtual reuniu representantes de vários países e de multinacionais. Um dos destaques da agropecuária nacional é o avanço nos indicadores de sustentabilidade. De 1977 a 2018, a produção de grãos cresceu 425%, enquanto a área plantada aumentou pouco mais de 40%. Outro número citado pela ministra mostra que a pecuária alcançou importantes ganhos de produtividade e eficiência, em um período de 20 anos, ocupando apenas 22% do território nacional e mantendo 66% da vegetação nativa preservada. “Nossa produção é cada vez mais sustentável. Graças às condições naturais e climáticas favoráveis, temos capacidade de colher duas safras ao ano em uma mesma área, podendo chegar a três com o emprego de tecnologias sustentáveis. Algo impossível para agricultura em países com clima temperado”, destacou. Além disso, programas nacionais trabalham na recuperação de milhões de hectares de pastagens ociosas e degradadas para expansão da pecuária, sem necessidade de desmatamento, com a adoção, por exemplo, dos sistemas integrados de lavoura-pecuária-floresta. “Nossos produtores há muito tempo já compreenderam que a preservação e a produção são indissociáveis, e que a sustentabilidade já é lucrativa. Isso cria um ponto fundamental para que a gente cresça mais na pecuária sustentável”, disse. A ministra voltou a reforçar que os produtores rurais devem cumprir uma das mais rigorosas legislações ambientais do mundo, o Código Florestal, que determina a manutenção de reservas legais nas propriedades privadas.

‘Teste de fogo’, Brasil atrai agtechs da América Latina

Fundada na Bolívia há mais de uma década, a agtech Digital Farms, de agricultura de precisão, vai intensificar sua atuação no Brasil, país de origem de seu fundador, Rafael Ghirelli Húngaro. No ano passado, a empresa monitorou 70 mil hectares de terra na Bolívia e 30 mil no Brasil. Para 2021, a meta é dobrar a área brasileira. De acordo com o Valor Econômico a Digital Farms é um dos exemplos de startups do agronegócio latino-americanas que, com trajetórias consistentes em seus países de origem, fazem do Brasil uma de suas plataformas de expansão. Não raro, o mercado brasileiro tem se tornado o foco do crescimento dessas empresas. Húngaro tomou a decisão de ampliar as operações no Brasil depois de montar uma consultoria, uma loja de insumos e de criar a Digital Farms no país vizinho. “A Bolívia tem 1,5 milhão de hectares com as principais culturas agrícolas e está expandindo áreas na fronteira com o Mato Grosso. Mas, mesmo com tudo isso, ainda é um mercado pequeno se comparado ao brasileiro”, diz. A Digital Farms responde por 10% do faturamento da holding Hungaro Capital, de R$ 18,5 milhões em 2020. A agtech desenvolveu uma metodologia própria de coleta de solo – que, baseada em análises de imagens de satélite, divide em glebas irregulares as áreas dos clientes. Com essas informações, ela gera mapas de fertilidade e faz recomendações de aplicação de corretivos e adubos específicas para cada área. A solução tem sido comercializada por um time próprio e também via revendas tanto no Brasil como na Bolívia. A argentina Eiwa também voltou-se ao Brasil em sua estratégia de crescimento. A startup, que usa aprendizado de máquina e inteligência artificial para monitorar ensaios de pesquisa de sementes e defensivos agrícolas para empresas multinacionais, estreou no mercado brasileiro em 2016, dois anos após ser criada. Hoje, o Brasil já responde por 30% da sua receita, atrás apenas dos Estados Unidos (50%) e à frente da Argentina (20%). Ao todo, são cerca de 2 milhões de parcelas monitoradas digitalmente, segundo Giovanni Arduini, que coordena as operações no Brasil do centro de inovação AgTech Garage, de Piracicaba (SP) desde 2019.

NA IMPRENSA

Agência Senado – Modelo de desenvolvimento prejudica conservação dos recursos hídricos, avaliam especialistas

Governo Federal – Prorrogado prazo de vigência da Declaração de Aptidão ao programa

Governo Federal – Acompanhe o cronograma de 2021 de Zoneamento Agrícola de Risco Climático

Folha de S.Paulo – A urgente renovação na indústria paulista

G1 – Entenda por que o arroz continua caro mesmo com a queda na inflação mensal

G1 – Importação de soja do Brasil pela China cai em janeiro e fevereiro por atraso em cargas

G1 – Polícia Federal faz operação contra crimes ambientais no interior do AM

G1 – Imagens de satélite indicam derrubada de mais de 100 árvores nativas em fazenda em Caiuá

Alesp – Defesa agropecuária é assunto de solenidade na Alesp

Valor Econômico – ADM quer eliminar desflorestamento de suas cadeias de fornecimento até 2030

Valor Econômico – Banrisul e BRDE aproveitam Lei do Agro

Valor Econômico – Chuva atrapalha colheita da soja em Mato Grosso

Valor Econômico – ‘Teste de fogo’, Brasil atrai agtechs da América Latina

Valor Econômico – Deputado Sílvio Costa Filho será relator do projeto que permite venda direta de etanol

Valor Econômico – Frísia e Sementes Batavo vão inaugurar laboratório de análise de sementes no Paraná

Valor Econômico – Ministério da Agricultura atualiza normas sobre produção orgânica

Valor Econômico – ANP: Preço do etanol supera os de um ano atrás da gasolina em 16 Estados e no DF

Valor Econômico – Commodities: Café ‘ignora’ incertezas climáticas no Brasil e sobe na bolsa de Nova York

Valor Econômico – MF Rural acelera o passo na venda de produtos agrícolas pela internet

Anac – Passageiros devem ficar atentos às regras especiais para a aviação durante a pandemia

Mapa – Orgânicos contribuem para inovação da produção agropecuária nacional

Mapa – Mapa atualiza regulamento para produção de orgânicos no Brasil

Mapa – Incra e Caixa firmam parceria para oferta de serviços bancários a beneficiários da reforma agrária

Embrapa – Agricultura brasileira é modelo de desenvolvimento para outros países da faixa tropical do globo

Embrapa – Embrapa abre oportunidade de parceria com laboratórios para ampliar o mercado da tecnologia BioAS

Embrapa – Conferência internacional on-line reúne especialistas em sustentabilidade

Embrapa – Projeto Barraginhas faz homenagem ao Dia Mundial da Água

Embrapa – Manejo de solo no primeiro webinar da Embrapa Trigo

Embrapa – SoilsPlay aproxima agronegócio da indústria dos jogos digitais

Embrapa – Pesquisadores desenvolvem novas estratégias de manejo para combate ao begomovírus em tomateiro

CNA – CNA debate desafios do agro em workshop do Sebrae

CNA – Amigas concluem curso de classificação de grãos e conseguem emprego em multinacional

SBA – Governo prorroga por 6 meses as DAP’s de Agricultores Familiares

SBA – Cotação do açúcar oscila no mercado diante da posição distinta entre agentes

SBA – Exportação do agronegócio tem alta de 2,8% em relação à 2020

SBA – Governo prorroga validade de 1,6 milhão de Declarações de Aptidão ao Pronaf

AgroLink – Lentidão no mercado do trigo

AgroLink – Indústria de massas e pães cresce na pandemia

AgroLink – Produtores de caqui têm prejuízos

AgroLink – Brasil desenvolve soja para ser consumida

AgroLink – MT deve ter boa produtividade de arroz

AgroLink – Nova onda de Covid-19 pode influenciar Agro?

AgroLink – Anunciada prorrogação na validade das Declarações de Aptidão do Pronaf

AgroLink – Auditores fiscais federais agropecuários querem valorização da carreira

AgroLink – Fertilizantes: Preços devem recuar no 2º semestre

AgroLink – Lavoura de algodão livre de invasoras

Canal Rural – Soja: custo com arrendamento sobe 40% em Mato Grosso em 2021/2022

Canal Rural – Boi gordo supera R$ 315 pela primeira vez no indicador Cepea; vejas as notícias desta terça

Canal Rural – SC pede apoio federal para aumentar disponibilidade de milho no estado

Canal Rural – ‘O uso de máscara no campo é tão importante como na cidade’

Canal Rural – Anunciada nova prorrogação na validade das Declarações de Aptidão do Pronaf

Notícias Agrícolas – Agricultura brasileira é modelo de desenvolvimento para outros países da faixa tropical do globo

Notícias Agrícolas – Incra e Caixa firmam parceria para oferta de serviços bancários a beneficiários da reforma agrária

Notícias Agrícolas – Preços de insumos são atualizados para cana-de-açúcar, inhame, cará e caprino e ovinos em PE

Portal do Agronegócio – Fertilizantes: Preços devem recuar no 2º semestre

Portal do Agronegócio – Agro brasileiro é boa alternativa para investimento em títulos verdes, diz ministra

Portal do Agronegócio – Desafios de saúde vegetal podem comprometer até 90% da produção de algodão, com forte impacto na indústria têxtil

Portal do Agronegócio – Campanha de valorização do trigo gaúcho é lançada no RS

Revista Globo Rural – Clima para o plantio do milho safrinha melhorou, avalia Rural Clima

Revista Globo Rural – Ministra da Agricultura critica países ricos e diz que Brasil é “rotulado” como inimigo do meio ambiente

Revista Globo Rural – Balancear a demanda por água e produção de alimentos é desafio diante da fome no mundo

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »