O governo deveria estar festejando a segunda maior safra de grãos da história brasileira e dando o máximo apoio ao plantio das lavouras de verão, mas, em vez disso, tem criado problemas para o agronegócio e insegurança para toda a economia. Depois de aumentar a tabela de fretes, a Agência Nacional de Transportes Terrestres propôs a aplicação de multa de R$ 5 mil por viagem a quem contratar transporte rodoviário a preço inferior ao piso. Conforme destaca o Editorial do jornal O Estado de S. Paulo, o custo maior do transporte vem afetando as vendas externas. Em vez de atingir os 32 milhões de toneladas estimadas no começo do ano, as exportações de milho ficarão em 20 milhões de toneladas, segundo o diretor-geral da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais, Sérgio Mendes. Isso representará uma perda de receita de US$ 1,8 bilhão, acrescentou. “O encarecimento do frete complicará também o plantio das lavouras de verão, porque o custo de insumos, como fertilizantes, defensivos e sementes, será aumentado”, informa o Editorial.
Volume de contratação do crédito agrícola é o maior em cinco anos
As contratações de crédito agrícola, no primeiro bimestre do Plano Agrícola e Pecuário 2018/19, tiveram acréscimo de 45%, atingindo R$ 34,1 bilhões, com 139.155 operações, na comparação com o mesmo período da safra passada. Do total de recursos liberados, são destaque as operações de custeio, que totalizaram R$ 20,8 bilhões, o equivalente 111.245 operações com aumento de 35%, segundo levantamento realizado mensalmente pelo Departamento de Crédito e Estudos Econômicos da Secretaria de Política Agrícola. É o que informa o portal do Mapa. Para o secretário de Política Agrícola do Mapa, Wilson Vaz de Araújo, o bom desempenho do crédito rural, cuja contratação é a maior para o período nos últimos cinco anos, reflete expectativas do produtor rural em relação ao comportamento do mercado agrícola. “Há recursos disponíveis e os produtores recorrem ao crédito para aproveitar oportunidades de negócios”. “Considerando que não alteramos o limite de custeio, a maior atratividade por esses recursos foi a redução das taxas de juros”, ressalta.
União Boeing-Embraer é saudável para Airbus
O jornal Folha de S. Paulo destacou que para o novo presidente da Airbus na América Latina e Caribe, Arturo Barreira, a aproximação entre a Boeing e Embraer não assusta. “A Embraer e a Boeing seguiram a Airbus no que se refere a parcerias de mercado. Há alguns competidores da nossa família A220, mas, honestamente, acreditamos que uma competição forte e saudável é muito bom para nós e também bom para os clientes e passageiros”, disse Arturo Barreira. O espanhol passou 21 de seus 47 anos na Airbus, onde já foi diretor de marketing para o Oriente Médio e vice-presidente de vendas para América Latina, posição que ocupou de 2012 até julho. Nesse período, ajudou a destronar a Boeing e consolidar a liderança da Airbus nas encomendas de aviões com mais de cem assentos na região, mercado em que a europeia responde por 70% dos pedidos. Boeing e Embraer negociam desde dezembro uma parceria que pode resultar em uma nova empresa. “O movimento é uma reação à compra pela Airbus da divisão de aviões comerciais da Bombardier, principal rival da Embraer”, enfatiza o jornal.
EUA ocupam parte do mercado externo de milho do Brasil neste ano
Os Estados Unidos ocuparam boa parte do espaço do Brasil no comércio internacional de milho neste ano. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, os brasileiros deverão colocar 25,5 milhões de toneladas do cereal no mercado externo nesta safra 2018/2019, conforme dados divulgados nesta terça-feira (11) pela Conab. A presença menor do Brasil no mercado internacional ocorre devido a vários fatores, segundo Daniele Siqueira, analista da AgRural. Começou com um plantio menor do cereal na safra de verão, devido à rentabilidade maior da soja. A queda de área se estendeu também para a safra de inverno, que foi prejudicada, ainda, por um clima adverso. Com isso, houve um recuo médio na produtividade, e a safra brasileira cai para 81 milhões de toneladas neste ano, bem abaixo dos 98 milhões obtidos em 2017. Os Estados Unidos, líderes mundiais em exportação de milho, colocaram 62 milhões de toneladas no mercado externo na safra 2017/18. “Mesmo com a queda de vendas neste ano, o Brasil deverá se manter em segundo lugar no ranking mundial dos exportadores, após os Estados Unidos”, destaca a matéria.
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