O futuro ministro da Saúde, o médico cardiologista Marcelo Queiroga, disse nesta quarta-feira (17), que terá duas estratégias para conter a pandemia de covid-19: o distanciamento social e a melhora no atendimento hospitalar dos pacientes, informou o jornal O Estado de S.Paulo. “Esses óbitos nos conseguiremos reduzir com dois pontos principais”, afirmou Queiroga. “Com políticas de distanciamento social que permitam diminuir a circulação do vírus, e com a melhora na capacidade assistencial de nossos serviços hospitalares.” Em entrevista ao lado do ainda ministro Eduardo Pazuello, na Fiocruz, onde receberam as primeiras doses da vacina fabricadas em Bio-Manguinhos, Queiroga evitou falar termos como restrição e lockdown – medidas apontadas por cientistas como a solução para o colapso na saúde, mas que não contam com o aval do presidente Jair Bolsonaro – e citou ainda o bordão “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”. A médio prazo, a aposta do novo ministro é a vacinação em massa. “O Brasil tem grande capacidade de vacinar”, lembrou Queiroga. “Vamos criar as condições operacionais para que a vacina chegue à população brasileira e contenha o caráter pandêmico da doença.” O cardiologista voltou a repetir, no entanto, que a diretriz política do ministério da Saúde é dada pela Presidência da República. “A política pública do governo, não só do Ministério da Saúde, é a política do governo federal, do presidente da República eleito pelos brasileiros.”
Brasil enfrenta maior colapso sanitário e hospitalar da história, diz estudo da Fiocruz
A Fiocruz divulgou na terça-feira (16) um estudo que conclui que o Brasil enfrenta, hoje, o maior colapso sanitário e hospitalar de sua história. Segundo o Valor Econômico a conclusão está no Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19 Fiocruz. Segundo a instituição, a análise aponta uma situação extremamente crítica em todo país. “Na visão dos pesquisadores que realizaram a análise, trata-se do maior colapso sanitário e hospitalar da história do Brasil”, diz o Boletim. No momento, das 27 unidades federativas, 24 Estados e o Distrito Federal estão com taxas de ocupação de leitos de UTI covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) iguais ou superiores a 80%, sendo 15 com taxas iguais ou superiores a 90%. Em relação às capitais, 25 das 27 estão com taxas iguais ou superiores a 80%, sendo 19 delas superiores a 90%. O Boletim usou como base os dados das secretarias estaduais de Saúde e do Distrito Federal, e secretarias de Saúde das capitais. O mapeamento traz dados obtidos desde 17 de julho de 2020. O quadro crítico resulta em impactos diretos e indiretos sobre a saúde da população e trabalhadores da saúde que vêm trabalhando na linha de frente de resposta à pandemia. “Apesar de ocupação inferior a lotação máxima de 100%, vários locais apresentam filas de espera por leitos, o que configura situação de colapso no atendimento”, diz o texto. Há ainda impactos decorrentes da falta de assistência a outras doenças em razão do atendimento aos doentes de covid-19.
Em um ano, Covid já matou mais brasileiros do que a Aids em quase quatro décadas
Em um ano de pandemia, a Covid-19 já matou mais gente do que o HIV em quase quatro décadas no Brasil. A letalidade foi superada nesta terça-feira (16), quando as vítimas de coronavírus chegaram a 282.127. As mortes por Aids entre 1980 e 2019, no placar disponibilizado pelo Ministério da Saúde, são 281.156. De acordo com a Folha de S.Paulo ainda não há dados atualizados de 2020 e 2021 nesse balanço. De 2008 para cá, a média de vítimas da Aids tem sido relativamente estável. Em 2019, foram 10,5 mil. É provável, portanto, que a soma dessas mortes ainda seja um pouco maior, beirando os 300 mil. Mas a chance da pandemia ultrapassar já nos próximos dias a mortandade provocada pelo HIV é certa. Para entender como chegamos a esse ponto, primeiro é preciso entender as naturezas distintas das duas viroses, diz Margareth Dalcomo, pneumologista e pesquisadora da Fiocruz. A Covid é uma virose aguda, a Aids, crônica —e para doenças assim não há vacinas, embora remédios antivirais funcionem melhor. O coronavírus que se alastrou pelo mundo em 2020 tem três vezes o tamanho do vírus do HIV e duas vezes o da influenza. Produz muitas proteínas, e “essa composição o torna muito especial”, diz a pesquisadora. Com as viroses agudas, como sarampo, caxumba e agora a Covid, a melhor estratégia é uma boa campanha de vacinação, segundo a pneumologista. O Brasil ainda patina nessa área. Professor do Departamento de Medicina Preventiva da USP, André Mota aponta que toda pandemia possui um caminho epidemiológico: identificação, velocidade de contágio, ações de controle e prevenção. “A Aids teve, no caso brasileiro, rapidamente uma ação de políticas públicas voltadas para cada um desses elementos. Mesmo com todo o duro percurso, quando chegaram os retrovirais em 1996 já havia todo um caminho percorrido.” A crise sanitária que se desenhava era zero discreta, mas não ganhou a devida atenção, afirma o professor.
Cirurgia de câncer traz mais risco se feita próxima a diagnóstico de covid-19
Cirurgias para a retirada de tumores realizadas em menos de sete semanas após o diagnóstico de covid-19 tiveram um risco de mortalidade aumentado em ao menos 140% passados 30 dias após a operação. É o que revela um estudo multicêntrico, realizado em 116 países, entre eles o Brasil, que mensurou mais uma das consequências da pandemia do coronavírus, destacou o jornal O Estado de S.Paulo nesta quarta-feira (17). O trabalho, publicado na revista científica Anaesthesia na semana passada, tinha como objetivo determinar por quanto tempo idealmente é possível atrasar uma cirurgia em pacientes com câncer que foram infectados pelo Sars-CoV-2. Os pesquisadores, ligados ao COVIDSurg Collaborative, com financiamento do Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde, do Reino Unido, avaliaram o que ocorreu com pouco mais de 140 mil pacientes de câncer que passaram por cirurgia em outubro do ano passado em várias partes do mundo. Do total, 3.127 pacientes (2,2%) tinham recebido o diagnóstico de covid-19 algumas semanas antes do procedimento. Nas pessoas que não tiveram covid-19, a mortalidade média foi de 1,5% no período de 30 dias após a cirurgia – dentro do considerado normal para esse tipo de procedimento. Entre os que tinham se infectado, porém, a mortalidade foi tanto maior quanto mais perto do diagnóstico de covid-19 foi feita a cirurgia, assim como também foram maiores os riscos de complicações pulmonares. Em até duas semanas após o diagnóstico da infecção com o coronavírus, a taxa de mortalidade subiu para 4,1%; entre três e quatro semanas foi de 3,9%; e entre cinco e seis semanas, de 3,6%. Em comparação com a linha de base, o tempo da cirurgia representou, respectivamente, um aumento do risco de morte de 173%, 160% e 140%. Somente nas cirurgias realizadas após setes semanas ou mais do diagnóstico é que o risco de mortalidade voltou a se assemelhar à de quem não teve a infecção. Mas se mesmo depois desse período o paciente continuasse apresentando os sintomas, a taxa de mortalidade ainda era bem maior (6%) do que para aqueles que tinham se curado mais rapidamente (2,4%) ou tinham sido assintomáticos (1,3%). Os resultados foram similares tanto para os subgrupos de baixo risco (com menos de 70 anos, bom estado físico e pequena cirurgia) e alto risco (idade igual ou maior que 70 anos e grande cirurgia).
SAÚDE NA IMPRENSA
Agência Câmara – Deputados pedem cumprimento do cronograma de vacinação contra a Covid-19
Agência Câmara – Conselho Federal defende que primeira consulta seja presencial na regulamentação da telemedicina
Agência Senado – Senado aprova convites a ministros da Saúde e das Relações Exteriores
Agência Senado – Pacheco lamenta pior dia da pandemia e reforça pressão por vacinação
Agência Senado – Oposição requer esclarecimentos de novo ministro da Saúde sobre vacinas e oxigênio
Agência Senado – Covid-19: Girão defende tratamento precoce, mas alerta contra automedicação
Agência Senado – Estados poderão usar fundos de saúde no combate à covid-19 até dezembro; texto vai à Câmara
Agência Senado – Aprovado direito a troca do implante mamário para pacientes de câncer
Agência Senado – Contra ‘vacina de vento’, Senado aprova projeto que garante registro de aplicação
Anvisa – Atualização: monitoramento da vacina de Oxford
Anvisa – Anvisa faz reunião com laboratório Janssen
Anvisa – Acompanhe a continuação da 4ª Reunião Ordinária Pública da Dicol de 2021
Anvisa – Anvisa seleciona consultor para apoiar o ITSM (IT Service Management)
Anvisa – Anvisa disponibiliza consulta de novos ingredientes e alimentos
Anvisa – Iras e resistência microbiana: formulários para notificação
Agência Saúde – Brasil registra 10.204.541 milhões de pessoas recuperadas
Agência Saúde – Pazuello e Marcelo Queiroga reforçam a continuidade das ações de enfrentamento à pandemia
Agência Saúde – Saúde inicia distribuição mais 4,5 milhões de doses da vacina do Butantan
Agência Saúde – Ministério da Saúde e Sinopharm discutem fornecimento de vacinas contra Covid-19
Agência Saúde – Mais Médicos: Saúde prorroga prazos de inscrição para quase 3 mil vagas
Agência Saúde – Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa em 12 de abril
Jota – Mais Médicos: PSB pede ao STF flexibilização de regras de reincorporação na pandemia
Agência Brasil – Butantan entrega mais 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19
Agência Brasil – Acordo prevê “fábrica de mosquitos” para combater dengue em Brumadinho
Agência Brasil – Covid-19: Brasil tem aumento de mortes e registra 2.841 óbitos
Agência Brasil – Anvisa e Janssen discutem autorização para uso emergencial de vacina
Agência Brasil – Mais de 70% dos brasileiros acham que pandemia piorou, revela pesquisa
Agência Brasil – Marcelo Queiroga fala em nova onda de covid-19 e união com estados
Agência Brasil – Fiocruz: suspensão de vacina da AstraZeneca deve ser vista com cautela
Agência Brasil – Fase Emergencial: taxa de isolamento em SP continua abaixo do esperado
Agência Brasil – Covid-19 persistente acarreta perda de cabelo reversível
Agência Brasil – SP registra 679 mortes por covid-19 em 24 horas e bate novo recorde
Agência Brasil – Estado de SP tem mais de 24 mil pacientes internados com covid-19
Agência Brasil – DF vai contratar empresa para montagem de hospitais de campanha
Agência Brasil – Minas Gerais entra na fase roxa amanhã para conter a covid-19
Agência Brasil – Governo dispensa licitação para compra das vacinas da Janssen e Pfizer
Folha de S.Paulo – Em um ano, Covid já matou mais brasileiros do que a Aids em quase quatro décadas
Folha de S.Paulo – ‘Nada será resolvido na base do cacete’, afirma novo ministro da Saúde
Folha de S.Paulo – Em sinal de colapso, UTIs de 18 capitais atingem 90% de lotação
Folha de S.Paulo – Eventos adversos graves representam 0,007% das doses aplicadas no Brasil
Folha de S.Paulo – ‘Começou muito mal’, diz Doria sobre novo ministro da Saúde
Folha de S.Paulo – UTIs de 18 capitais atingem 90% de lotação
Folha de S.Paulo – Terapia com choque salva vidas
Folha de S.Paulo – Startup faz ‘match’ entre sobras de vacina e interessados na dose nos EUA
Folha de S.Paulo – Projeção concluiu que leitos de UTI podem lotar até quinta (18) em São Paulo
Folha de S.Paulo – Remédios fracionados são vitais para idosos
Folha de S.Paulo – Colapso na saúde devolve Bolsonaro à sua pior marca, aponta Datafolha
Folha de S.Paulo – Dificuldade para conseguir UTI aumenta drama de famílias com parentes internados
Folha de S.Paulo – Deputado que se reuniu com Marcos Pontes para falar de Covid-19 diz que não sabe o que havia em frascos
Folha de S.Paulo – Câmara dos EUA debate planos de imigração de Biden em meio a maré de migrantes
Folha de S.Paulo – Centrão fala em dificultar pauta do governo na Câmara após revés em escolha de ministro da Saúde
Folha de S.Paulo – Senado aprova projeto que prevê até três anos de prisão para quem furar fila da vacina
Folha de S.Paulo – Eventos adversos graves representam 0,007% das doses de vacinas aplicadas no Brasil
Folha de S.Paulo – Campanha de vacinação contra gripe começa em 12 de abril em todo o país
Folha de S.Paulo – Futuro ministro da Saúde defende ciência e uso de máscara e diz que imprensa é aliada
Folha de S.Paulo – Lotados, hospitais privados solicitam 30 vagas no SUS em São Paulo, diz secretário
O Estado de S.Paulo – Novo ministro da Saúde defende distanciamento e melhorias em hospitais para combater coronavírus
O Estado de S.Paulo – Estado de SP registra pelo menos 88 mortes de pacientes da covid na fila de espera por leito
O Estado de S.Paulo – Brasil vive maior colapso sanitário e hospitalar da história, diz Fiocruz
O Estado de S.Paulo – Editorial: ‘Sucesso de Queiroga depende dos cálculos de Bolsonaro’
O Estado de S.Paulo – Cirurgia de câncer traz mais risco se feita próxima a diagnóstico de covid-19
O Estado de S.Paulo – O mundo necessita de seringas para vacinas. Eles fabricam 5,9 mil por minuto
O Estado de S.Paulo – Vacina de Oxford consegue neutralizar variante brasileira, aponta estudo
O Estado de S.Paulo – PSB pede ao Supremo flexibilização de regras para contratação de médicos estrangeiros na escalada da pandemia
O Estado de S.Paulo – Amplia leito e diminui hoje, mas amanhã aumenta de novo, diz responsável por controle de vagas em SP
O Estado de S.Paulo – Três pacientes graves de covid-19 morrem durante incêndio em hospital de Bangladesh
O Estado de S.Paulo – Taxa de ocupação de UTI para covid-19 está acima de 80% em 24 Estados e no DF
O Estado de S.Paulo – Vereador sugere pulverizar com avião cidade de Canela (RS) para combater o coronavírus
O Estado de S.Paulo – Ao lado de Pazuello, novo ministro defende máscaras, mas evita contrariar bandeiras de Bolsonaro
O Estado de S.Paulo – Com troca de ministro, governo quer reduzir pressão por CPI da covid-19
O Estado de S.Paulo – Fiocruz afirma que vacina, até o momento, é ‘extremamente segura e eficaz’
O Estado de S.Paulo – Prefeito de Natal é investigado por distribuir ivermectina, sem eficácia comprovada, para covid-19
O Estado de S.Paulo – PSB pede ao Supremo flexibilização de regras para contratação de médicos estrangeiros na escalada da pandemia
O Estado de S.Paulo – Vacina de Oxford consegue neutralizar variante brasileira do coronavírus, aponta estudo
O Globo – Coronavírus tem cinco grandes enigmas ainda não desvendados pela Ciência; veja quais são
O Globo – Rejeição a Bolsonaro na condução da crise sanitária bate recorde, com 54%, diz Datafolha
O Globo – Troca no Ministério da Saúde irrita Arthur Lira e provoca insatisfação entre deputados do Centrão
O Globo – Teste rápido e barato criado no Brasil vai rastrear mutações do coronavírus pelo país
O Globo – Portugal Giro: Paraíso português sem Covid é primeiro a vacinar população com duas doses
O Globo – Entenda como será o novo calendário de vacinação do Rio até o fim desta semana
O Globo – França encontra variante do coronavírus que pode escapar do teste PCR, considerado ‘padrão ouro’
O Globo – A exemplo de Nelson Teich, Marcelo Queiroga assume a Saúde com apoio da rede bolsonarista
O Globo – Desafio de Queiroga na Saúde é resistir aos delírios bolsonaristas
G1 – Reino Unido defende uso da vacina contra Covid de Oxford/AstraZeneca
G1 – Butantan entrega mais 2 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde nesta quarta
G1 – Campanha de vacinação contra gripe começa em 12 de abril
G1 – Covid-19: cientistas descobrem americano com superanticorpos contra o coronavírus
G1 – Senado aprova novas regras para reconstrução mamária de pacientes com câncer
G1 – Fiocruz diz que Brasil passa por ‘maior colapso sanitário e hospitalar da história’
G1 – Brasil registra 2.798 mortes por Covid em 24 horas, novo recorde da pandemia; total passa de 282 mil
G1 – Barroso valida parte do plano de ação contra Covid entre indígenas e pede novas medidas à União
G1 – Novo ministro da Saúde diz que ‘sozinho’ não resolve problemas e que é preciso ‘união’
G1 – Rio e João Pessoa retomam vacinação contra Covid-19, que segue interrompida em 3 capitais
G1 – Moderna começa testes de vacina contra Covid em crianças
G1 – Máscaras em aeroportos e aviões: veja as novas regras e tire dúvidas
G1 – País receberá 1 milhão de doses da Covax Facility na sexta ou no sábado, diz presidente da Fiocruz
Correio Braziliense – Queiroga diz que seguirá cartilha de Bolsonaro na Saúde
Correio Braziliense – Fiocruz aponta que Brasil atingiu maior colapso sanitário da história
Correio Braziliense – “Se não colapsamos, estamos perto”, diz defensor que apoia mais restrições
Correio Braziliense – Anvisa recomenda continuidade do uso da vacina Covishield, da Oxford
Correio Braziliense – Anvisa e Janssen discutem autorização para uso emergencial de vacina
Correio Braziliense – Fiocruz aponta que Brasil atingiu maior colapso sanitário da história
Valor Econômico – Doria anunciará novas medidas restritivas para São Paulo nesta quarta-feira: “Quadro é gravíssimo”
Valor Econômico – Benefícios da vacina da AstraZeneca superam os riscos, diz OMS
Valor Econômico – OMS recomenda uso da vacina da Johnson & Johnson
Valor Econômico – Rio quer vacinar idosos de 70 anos até fim de março e não descarta novas restrições
Valor Econômico – Decisão do Copom, taxa de juros nos EUA e a nova compra do BTG Pactual: As notícias mais quentes do dia
Valor Econômico – OMS: Brasil lidera mortes e contaminações por covid-19 no mundo
Valor Econômico – Brasil tem novo recorde e se aproxima de 3 mil mortes por covid ao dia
Valor Econômico – Para Anvisa, suspensão da AstraZeneca não se justificaria
Valor Econômico – Centrão mostra desagrado com troca na Saúde
Valor Econômico – Governo age para evitar criação de CPI
Valor Econômico – Senado aprova projeto que criminaliza ‘fura-fila’
Valor Econômico – Troca na Saúde é inútil se política contra a pandemia não mudar
Valor Econômico – Medo de efeitos colaterais não deve parar as vacinações
Valor Econômico – Vacinação na Europa pode atrasar em mais de um mês
Valor Econômico – Brasil busca ‘3ª via’ para impasse sobre quebra de patentes
Valor Econômico – Após polêmica, Planalto recorre a nome técnico
Valor Econômico – Em aceno ao eleitorado, Bolsonaro irá ao Congresso entregar MP do auxílio
Valor Econômico – Brasil enfrenta maior colapso sanitário e hospitalar da história, diz estudo da Fiocruz
Valor Econômico – Senado aprova extensão de recursos dos fundos de saúde na pandemia
Alesp – Ato solene vai debater segurança alimentar e nutricional
CNN – ‘Deveríamos estar comprando vacina desde a época do Mandetta’, diz Guedes
CNN – Para diminuir resistência, novo ministro da Saúde busca governadores e Centrão
No comments yet.