Líderes da aviação agrícola juntos
Representantes dos principais mercados de aviação agrícola do mundo estarão reunidos na próxima semana na serra gaúcha. Conforme nota do Zero Hora, reproduzida pelo Blog do Ricardo Alfonsin, pela primeira vez o Congresso Sindag terá empresas da América Latina e dos Estados Unidos. O evento será de 8 a 10 de agosto, no aeroporto de Canela. Com a segunda maior frota mundial, o setor ainda enfrenta dificuldades para se comunicar com a sociedade, diz o texto. A aviação agrícola no Brasil, que em 2017 completa 70 anos, ainda é cercada por mitos, lamenta Júlio Kämpf, presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag). “Além da pulverização de lavouras, as aeronaves fazem trabalho de semeadura e aplicação de fertilizantes, trato de florestas, combate a incêndios florestais e povoamento de rios e lagos”, enfatiza a publicação.
Tecnologia é a solução para produtividade da soja
A disseminação de tecnologias no processo de cultivo da soja pode ser a solução para impulsionar ainda mais a produtividade da soja, sem aumentar os custos de produção. O tema é abordado no estudo “A produtividade da soja: análise e perspectivas”, que integra uma série de compêndios elaborados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicou em seu portal que, de acordo o documento, apesar dos investimentos em tecnologia feitos nos últimos anos, o crescimento dessa cultura no país ocorreu principalmente pela incorporação de novas áreas ao processo produtivo. “Em relação à produtividade, no período avaliado de 40 anos até a safra 2015/16, a cultura global de soja atingiu um nível médio de produtividade que não tem mais avançado”, diz o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Aroldo de Oliveira Neto. “As alternativas para aumentar o rendimento, segundo o estudo, são o uso de máquinas mais eficientes, novos métodos de cultivo e cultivares resistentes a doenças. No entanto, o desafio será construir uma tecnologia que seja acessível ao ponto de ser viável para os produtores”, enfatiza o texto.
JBS contrata ex-diretor do USDA para comandar área de segurança alimentar
A JBS anunciou na quinta-feira (03) a criação do cargo de diretor global de Segurança Alimentar e de Garantia da Qualidade. O jornal Valor Econômico nesta sexta-feira (04) afirma que para a função a companhia contratou o executivo americano Alfred Almanza, que foi secretário de segurança alimentar do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) entre 2014 e 2016. Segundo a JBS, Almanza iniciou sua carreira como inspetor de segurança alimentar no Texas. O executivo passou quase 40 anos no USDA. Em fato relevante divulgado na mesma quinta-feira (03), a JBS destacou que Almanza é globalmente reconhecido no desenvolvimento dos padrões sanitários que regulam o acesso aos mercados internacionais de carnes. Na JBS, o diretor global de segurança alimentar se reportará ao vice-presidente de operações da empresa, Gilberto Tomazoni. Almanza dará experiente em Greeley, no Estado americano do Colorado. É lá que fica a sede da JBS nos EUA. No Brasil, Almanza deverá ter os maiores desafios. Conforme o Valor ressaltou, o sistema de inspeção sanitária brasileiro está em reconstrução para responder às críticas dos importadores após a Carne Fraca.
Mapa – Comissão apresenta proposta para padrões de produção mudas de oliveira
Embrapa – Rede ILPF planeja novo ciclo buscando agregação de valor, formação profissional e recursos para pesquisa
Embrapa – Zoneamento de áreas com potencial para barragens subterrâneas será desenvolvido no Semiárido de Alagoas
Embrapa – Embrapa traça perfil produtivo da região pantaneira
Ibama – Licenciamento adota nova estratégia para garantir reposição da Mata Atlântica
MMA – Ministério promove curso em Minas Gerais
MMA – Brasil discute combate aos efeitos da seca
G1 – JBS contrata ex-secretário de segurança alimentar dos EUA como diretor global
Bopar – RS: Sistema de Alerta começa a monitorar a presença de mosca-das-frutas em pomares de pessegueiro na Serra Gaúcha
Gabinete Digital – Salão de Iniciação Científica discutiu desafios da pesquisa agroecológica
Zero Hora – Gisele Loeblein – Mudança na lei dos agrotóxicos a caminho
Zero Hora – Joana Colussi – Campo Aberto: Líderes mundiais da aviação juntos
Valor Econômico – Bayer inaugura estação de pesquisa de sementes em Uberlândia
Valor Econômico – Lucro líquido da Kraft Heinz sobe 50,5% no segundo trimestre
Valor Econômico – Novo Entreposto São Paulo ainda tem baixa adesão
Valor Econômico – JBS contrata ex-diretor do USDA para comandar área de segurança alimentar
Valor Econômico – Espaço aberto para inovações
Valor Econômico – Commodities Agrícolas
Valor Econômico – Conselho da Lala aprova compra da Vigor por R$ 5,7 bi
Folha de S.Paulo – Maggi atuou em esquema, diz ex-governador em acordo de delação
Folha de S.Paulo – Venda de carne bovina ao exterior sobe 31% e tem maior alta do ano
No comments yet.