Ministro da Saúde afirma que negocia 100 milhões de doses de vacinas da Moderna

Home/Informativo/Ministro da Saúde afirma que negocia 100 milhões de doses de vacinas da Moderna

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a pasta negocia a aquisição de 100 milhões de doses de vacinas desenvolvidas pela empresa norte-americana Moderna contra a Covid-19. As informações foram dadas na manhã desta segunda-feira (7). Segundo a Folha de S.Paulo outros detalhes não foram repassados. Em março, a pasta já negociava a aquisição de 13 milhões de doses de vacinas desenvolvidas pela empresa. A possibilidade de obter doses da vacina havia sido discutida em reunião entre integrantes da Saúde e representantes da Moderna. As discussões começaram em meio a críticas de demora da pasta para fechar acordos e em um momento em que o país enfrentava nova escalada da epidemia, com relatos de colapso no sistema de saúde em diferentes estados. Em audiência no Senado em fevereiro, o até então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, comentou a possibilidade de compra das doses da Moderna, mas se queixou do valor exigido pela empresa. “A Moderna nos apresentou uma proposta também em um altíssimo valor de US$ 37 a dose, e nós topamos negociar, mas só entrega em outubro”, disse, sobre a proposta da época. Ainda não houve pedido da Moderna para aval à aplicação da vacina no Brasil, o que é definido por meio da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O imunizante, no entanto, já foi aprovado por outras agências reguladoras reconhecidas, caso da EMA (Europa) e do FDA (Estados Unidos). Durante os testes clínicos, a vacina registrou 94,1% de eficácia na proteção de casos sintomáticos de Covid-19. A empresa Moderna anunciou no mês de maio que sua vacina contra a Covid-19 é “altamente eficaz” em adolescentes de entre 12 e 17 anos, segundo os resultados completos dos ensaios clínicos. O estudo da Moderna foi feito com mais de 3.700 participantes entre 12 e 17 anos nos Estados Unidos, dos quais dois terços receberam a vacina e um terço recebeu placebo. Nesta segunda-feira (7), a empresa anunciou que apresentou pedidos para a autorização de uso de sua vacina contra a Covid-19 em adolescentes no Canadá e na União Europeia.

Vacina da Pfizer reduz pela metade chance de infecção pelo coronavírus 13 dias após a primeira dose  

Um estudo de efetividade da vacina da Pfizer em Israel mostrou que a vacina reduz em 51,4% casos de Covid-19 entre o 13º e o 24º dia após a primeira dose. De acordo com a Folha de S.Paulo esse valor é muito similar à taxa de proteção conferida pelas duas doses da vacina Coronavac, de 50,7%, segundo o ensaio clínico. No Brasil, a imunização completa com a Coronavac é feita com intervalo de 21 a 28 dias entre as duas doses. Já a Pfizer é aplicada com um intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose. O artigo descrevendo o estudo foi publicado nesta segunda-feira (7) na revista científica Journal of the American Medical Association (Jama). O estudo não avaliou a efetividade da vacina da Pfizer após a segunda dose, mas estudos conduzidos nos Estados Unidos e Inglaterra confirmaram a maior proteção, de mais de 90%, da vacina após as duas doses. A pesquisa do tipo comparativa analisou dados de 503.875 indivíduos que receberam a 1ª dose da Pfizer entre os dias 19 de dezembro de 2020 e 15 de janeiro de 2021 no país. A vacina possui registro para uso em toda a população com 16 anos ou mais. Os dados foram coletados do banco de Serviços de Saúde de Maccabi, um dos quatro tipos de Organizações de Manutenção em Saúde (HMO) oferecidos no país. Todos os israelenses são obrigados a ter um registro em um dos quatro sistemas. O serviço de Maccabi inclui cadastros de 2,6 milhões de pessoas, ou pouco mais de um quarto da população de Israel, segundo dados de 2020 do Our World in Data. Para avaliar a efetividade da vacina, os pesquisadores do Centro de Pesquisa e Inovação do Instituto Maccabi e da Escola de Saúde Pública da Universidade de Tel Aviv compararam a taxa de incidência de novos casos de Covid em dois momentos: entre o 1º e 12º dia após a primeira dose da vacina e entre o 13º e 24º dia. Foram considerados apenas participantes com registro de aplicação da primeira dose da vacina no período estudado e sem resultado RT-PCR positivo para o coronavírus logo antes de receber o imunizante (o dia “zero” do estudo). Indivíduos com dados incompletos na base de saúde nacional ou que se cadastraram somente a partir de fevereiro de 2020 foram excluídos. Os cientistas diferenciaram também a ocorrência de Covid-19 sintomática contra apenas a infecção por Sars-CoV-2 (casos assintomáticos). Os dados de idade, sexo, índice de massa corpórea, comorbidades e fatores socioeconômicos foram incluídos na análise para saber se tinham menor ou maior peso nos casos de Covid registrados.

Disputa por aumento de plano de saúde volta a esquentar nesta semana  

A pressão para postegar o reajuste dos planos de saúde na pandemia não acabou, e a queda de braço deve crescer nessa semana sobre a categoria dos planos coletivos, como aconteceu no ano passado, informou a coluna Painel S.A. da Folha de S.Paulo. Para o deputado Celso Russomano (Republicanos-SP), a tendência é que a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) suspenda o aumento neste ano. “Vamos fazer uma audiência pública na quinta (10) na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara para questionar as operadoras. Acho que vamos chegar a um termo para não ter aumento, porque a arrecadação dos planos cresceu com a pandemia”, diz. A Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde) diz que os planos estão enfrentando taxas historicamente altas de ocupação dos hospitais. “Daí a importância de que toda a discussão sobre reajustes leve em consideração o cenário da saúde suplementar, as metodologias de cálculo, as leis e normas aplicáveis, a sustentabilidade de todo o setor privado de saúde”, diz a entidade.
Enquanto as entidades de defesa do consumidor, de um lado, tentam convencer o governo e a ANS a impedirem o aumento neste ano, as empresas fazem pressão contrária. Na semana passada, representantes de companhias do setor tentaram marcar um jantar para defender o aumento com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, mas o evento foi cancelado. A entidades Abramge e FenaSaúde, que reúnem as operadoras, dizem não foram convidadas.

Indústria de genéricos avança em plano de lançamentos após decisão do STF sobre patente  

A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que no mês passado derrubou o trecho da Lei de Propriedade Industrial que dava margem a patentes com prazo indeterminado já começou a aquecer as farmacêuticas de genéricos brasileiras. Na Eurofarma, serão dois novos produtos possíveis após a decisão do STF, segundo a empresa, que diz estar estudando analisando as patentes liberadas para expandir seu portfólio, destacou a coluna Painel S.A. da Folha de S.Paulo neste domingo (6). O Aché afirma que a determinação abre oportunidades para o lançamento de genéricos e espera uma expansão do mercado.
Cleiton de Castro Marques, presidente da Biolab diz que já previa a queda das patentes. “Era algo que nos beneficiava em alguns aspectos e nos prejudicava em outros. Temos em torno de 250 moléculas em estudo e algumas já estavam previstas dentro da nova legislação”, diz ele.

SAÚDE NA IMPRENSA

Agência Câmara – Proposta define regras no SUS para incorporação de novas tecnologias e medicamentos 
Agência Câmara – Aprovada urgência para projeto que autoriza laboratórios veterinários a produzir vacinas contra Covid-19 
Agência Câmara – União corta 90,5% de repasses para estados e municípios durante pandemia 
Agência Câmara – Proposta proíbe orientação sobre aborto por meio da telemedicina 
Agência Câmara – Comissões debatem situação da gerontologia no Brasil 
Agência Câmara – Reajuste dos planos de saúde é tema de debate na quinta-feira 
Agência Câmara – Comissão debate na quarta-feira saúde física e emocional dos policiais 
Agência Câmara – Comissão discute impacto da pandemia na saúde mental de crianças e adolescentes 
Agência Câmara – Comissões debatem serviços de diálise pagos pelo SUS 
Agência Câmara – Projeto inclui motoboys e entregadores entre prioridades da vacinação contra Covid 
Agência Câmara – Comissões debatem vacinação para pessoas com doenças raras 
Agência Câmara – Projeto inclui trabalhadores de supermercados nas prioridades para vacinação contra a Covid-19 
Agência Câmara – Proposta permite uso de metas de saúde e segurança em participação nos lucros 
Agência Senado – Promulgada lei que prorroga regras para barreiras sanitárias em áreas indígenas 
Agência Senado – Congresso recebe a cor lilás para lembrar o Dia do Teste do Pezinho   
Agência Senado – Em CPI, infectologista defende diagnóstico precoce, informação, testagem e vacina 
Agência Senado – Para oposição, Queiroga deve responder sobre autonomia; base cita prejuízo ao MS 
Agência Senado – Anúncio de Bolsonaro sobre vacinas veio com “atraso fatal e doloroso”, afirma CPI em nota 
Agência Senado – CPI adia votação de requerimentos 
Agência Senado – CPI: Randolfe quer explicações de Osmar Terra sobre gabinete paralelo 
Anvisa – Nota de esclarecimento: análise do pedido de estudo da Butanvac 
Anvisa – Notificação extrajudicial 
Anvisa – Confira os materiais da Reunião Extraordinária da Dicol desta sexta (4/6) 
Anvisa – Anvisa autoriza importação da Covaxin sob condições controladas 
Anvisa – Anvisa libera, sob condições controladas, parte da importação da Sputnik 
Anvisa – Anvisa é reeleita como membro do Comitê Gestor do ICH 
Anvisa – Nota: Anvisa e Butantan fazem reunião sobre Butanvac 
Anvisa – Novos fitoterápicos passíveis de notificação: confira 
Anvisa – Anvisa atualiza lista de Denominações Comuns Brasileiras 
Anvisa – Anvisa orienta sobre usinas concentradoras de oxigênio 
ANS – Regulamentação da saúde suplementar completa 23 anos 
ANS – Audiência Pública: Critérios para alterações na rede assistencial hospitalar 
ANS – ANS realiza visita à Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor 
Agência Saúde – Dia Nacional do Teste do Pezinho é celebrado com ampliação de diagnóstico 
Agência Saúde – Saúde recebe mais 3,3 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Fiocruz 
Agência Saúde – Ministério da Saúde intensifica combate à malária em aldeias Yanomami 
Agência Saúde – Br asil tem quase 30% da população-alvo vacinada com primeira dose contra Covid-19 
Agência Saúde – Mais 527 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech chegam ao Brasil 
Agência Saúde – EUA anunciam doação de vacinas Covid-19 para o Brasil 
Governo Federal – Começam as inscrições para o Revalida 2021 
Agência Brasil – Anvisa aguarda documentos do Butantan para estudo sobre a Butanvac 
Agência Brasil – ABr explica: novo Teste do Pezinho abarca 14 grupos de doenças 
Agência Brasil – Saúde detalha logística de distribuição de vacinas contra covid-19 
Agência Brasil – Com hospitais lotados, MS vai transferir pacientes para outros estados 
Agência Brasil – Lesões na pele podem ser indicativo de covid-19 
Folha de S.Paulo – DPU pede que Ministério da Saúde e CFM apoiem serviço de aborto por telemedicina  
Folha de S.Paulo – Casa do Brasil em Londres aplicará 120 doses de vacina contra Covid-19 em imigrantes  
Folha de S.Paulo – Disputa por aumento de plano de saúde volta a esquentar nesta semana  
Folha de S.Paulo – Bolsonaro recusou vacina a 50% do valor pago por EUA e União Europeia  
Folha de S.Paulo – Grupo técnico criado por Queiroga prevê entrega de diretrizes sobre tratamento de sequelas da Covid-19 para agosto  
Folha de S.Paulo – CPI amplia ofensiva e deve votar convocação de supostos membros do gabinete paralelo  
Folha de S.Paulo – Entenda o papel dos principais envolvidos na crise entre Pazuello, Exército e Bolsonaro  
Folha de S.Paulo – É mentira que resultado negativo em teste de anticorpos indique que Coronavac não funciona  
Folha de S.Paulo – Teste do pezinho gratuito pode detectar 50 doenças em bebês  
Folha de S.Paulo – Indústria de genéricos avança em plano de lançamentos após decisão do STF sobre patente  
Folha de S.Paulo – Fim de prazo extra para patentes deve beneficiar indústria brasileira  
Folha de S.Paulo – Comandantes de tropas do Exército temem efeito de absolvição de Pazuello e buscam conter danos  
Folha de S.Paulo – Folha realiza seminário Vacinação Contra Raiva Humana, para discutir riscos e prevenção da doença
O Estado de S.Paulo – Agência regulatória americana aprova polêmico medicamento contra o Alzheimer 
O Estado de S.Paulo – Queiroga demite militar nomeado por Pazuello que defende uso de cloroquina para covid  
O Estado de S.Paulo – Cloroquina vs cannabis? Esse debate precisa evoluir 
O Estado de S.Paulo – ONU diz a governadores que novo lote de doses antecipadas da AstraZeneca chega dia 14
O Estado de S.Paulo – Contingenciamento proibido de fundo paralisa até pesquisa sobre a covid-19 
O Estado de S.Paulo – Empresas se unem a startups para criar tecnologias de proteção 
O Estado de S.Paulo – Testagem tardia leva à subnotificação de casos de covid em crianças no Brasil 
O Estado de S.Paulo – Cloroquina tem Bolsonaro como maior influenciador do mundo 
O Estado de S.Paulo – Governadores do NE comemoram aval para Sputnik V, mas criticam limite para 1% da população 
O Estado de S.Paulo – Ex-assessor Arthur Weintraub confirma que deu conselhos a Bolsonaro sobre remédio para covid 
O Estado de S.Paulo – Por que morrem mais crianças no Brasil por covid? Ouça no ‘Estadão Notícias’ 
O Estado de S.Paulo – Contra a suspensão de patentes, UE tem plano para produzir vacinas anti-covid 
O Estado de S.Paulo – Alto Comando do Exército deu aval a decisão sobre Pazuello 
O Globo – EUA aprovam pela primeira vez em quase 20 anos novo medicamento para Alzheimer  
O Globo – Governo recusou oferta da vacina da Pfizer pela metade do preço pago por EUA e Reino Unido
O Globo – Grupo de médicos brasileiros assina manifesto contra o Conselho Federal de Medicina 
O Globo – Contra a suspensão de patentes, UE apresenta plano na OMC para facilitar a produção de vacinas anti-Covid  
G1 – Com aumento de variantes, pôr fim a restrições ‘muito rapidamente’ pode ser desastroso, diz chefe da OMS 
G1 – Enxaqueca: intensidade da dor pode comprometer o dia a dia de quem sofre dela 
G1 – Variante delta, primeiro identificada na Índia, é 40% mais contagiosa, diz ministro da Saúde britânico 
G1 – Pré-diabetes é um risco que não pode ser ignorado 
G1 – Golpe do WhatsApp x pesquisa do Ministério da Saúde sobre Covid: saiba como não ser vítima de crime 
Correio Braziliense – Estudos investigam efeito de mistura de doses de vacinas diferentes 
Correio Braziliense – As mutações genéticas perigosas ou acidentais que podem mudar o futuro da humanidade 
Valor Econômico – Acelerar vacinação salvará vidas e apoiará retomada 
Valor Econômico – Países podem renegociar ‘Declaração de Doha’ sobre propriedade intelectual e saúde  
Valor Econômico – Brasil acumula crises sanitária, econômica e social, dizem gerontólogos 
Valor Econômico – Decisão de não punir Pazuello levou em conta passado no Exército, diz Ramos 
Valor Econômico – Controle da pandemia no país exige pelo menos três vezes mais vacinados 

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »