Ministério da Saúde pede ajuda do Planalto para comprar vacinas da Janssen e Pfizer

Home/Informativo/Ministério da Saúde pede ajuda do Planalto para comprar vacinas da Janssen e Pfizer

Numa ação rara, o Ministério da Saúde resolveu solicitar de forma pública ao Palácio do Planalto um auxílio para a compra de novas vacinas contra a covid-19. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo a pasta, comandando pelo general Eduardo Pazuello, declarou por meio de nota divulgada na noite deste domingo, 21, que deseja comprar imunizantes da Janssen e da Pfizer, mas que as propostas apresentadas pelas empresas vão além de sua capacidade de prosseguir as negociações para contratação. Por isso, recorreu à Casa Civil. Além de pedir orientação de forma aberta, o Ministério disse esperar uma resposta do Planalto entre segunda-feira (22), e sexta-feira (26), para saber como deve proceder para solucionar impasses nas negociações iniciadas em abril do ano passado com os dois laboratórios. De acordo com a Saúde, as transações estão “emperradas” por falta de flexibilidade das empresas. “Queremos salvar vidas e comprar todas as vacinas comprovadamente efetivas contra o coronavírus aprovadas pela Anvisa. Desde abril de 2020, começamos a conversar com a Janssen e, um mês depois, com a Pfizer, mas as duas empresas fazem exigências que prejudicam interesses do Brasil e cederam pouquíssimo nisso, ao contrário de outros fornecedores”, trouxe o texto assinado pelo secretário executivo do Ministério, Elcio Franco. O comunicado relatou também que a pasta enviou um ofício na quarta-feira passada, 17, à Casa Civil descrevendo o desgaste e atribuindo o impasse às companhias. “Diante dessas dificuldades e da Janssen e Pfizer não terem nos permitido avançar na compra das vacinas, remetemos um ofício que certamente buscará orientação junto a outros órgãos federativos e nos ajudará a encontrar soluções que extrapolam os limites legais do Ministério da Saúde”, reforçou Franco. O Ministério transcreveu uma parte do ofício que encaminhou à Casa Civil indicando que as tratativas comerciais se encontravam sem avanço: “(…) em virtude das limitações jurídicas vislumbradas para a contratação em conformidade com a legislação brasileira, entende-se que a presente análise extrapola a capacidade do Ministério da Saúde em prosseguir com a negociação para contratação”. No documento, a Saúde detalhou ao Planalto que minutas de contrato preparadas pela Janssen e pela Pfizer estão sob análise da Consultoria Jurídica do Ministério. Os profissionais da área vão enviar um parecer à Casa Civil “na expectativa de que esta possa indicar soluções”. Entre os impasses com os laboratórios citados por Franco está a solicitação de garantias de pagamento ao Brasil ao mesmo tempo em que se resguardam de eventuais efeitos graves que as vacinas possam causar. O secretário também afirmou que existem dificuldades “que nenhum outro fornecedor pediu”, mas não detalhou quais são.

Vacina: Pfizer diz que não aceita condições de Bolsonaro para vender imunizante ao Brasil

A Pfizer afirmou a senadores brasileiros nesta segunda-feira (22) que não aceita as exigências feitas pelo governo Jair Bolsonaro até agora para vender sua vacina contra covid-19 ao país. Na reunião estavam presentes o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). De acordo com o Valor Econômico a farmacêutica e o Ministério da Saúde chegaram a um impasse em torno das cláusulas dos contratos para a comercialização do imunizante: a Pfizer quer que o governo brasileiro se responsabilize por eventuais demandas judiciais decorrentes de efeitos adversos da vacina, desde que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tenha concedido o registro ou autorizado o uso emergencial e temporário. A farmacêutica norte-americana pretende também que qualquer litígio com o governo brasileiro seja resolvido em uma Câmara Arbitral de Nova York. E pede que o governo renuncie à soberania de seus ativos no exterior como garantia de pagamento, bem como constitua um fundo garantidor com valores depositados em uma conta no exterior. O presidente Jair Bolsonaro atacou as condições e as negociações com a multinacional empacaram. A reunião com os parlamentares foi realizada para que eles tentem ajudar a contornar o problema, por meio do diálogo com o governo e também de iniciativas legislativas. Segundo a Pfizer disse aos senadores, às cláusulas que ela apresenta não são exclusivas da empresa, mas de várias farmacêuticas. Seguem um padrão internacional e estão em vigor em contratos ao redor do mundo. Na América Latina, apenas o Brasil, a Venezuela e a Argentina não teriam aceitado as regras. O Chile, por exemplo, assinou contrato e recebeu, em dezembro, milhares de doses da Pfizer, que já estão sendo aplicadas em sua população. No mundo, 69 países já compraram a vacina da farmacêutica norte-americana, desenvolvida em parceria com a alemã BioNTech.

Dez processos do MPF apuram atos de Pazuello desde falhas na vacinação até entrega de cloroquina

Os atos do ministro da Saúde, o general Eduardo Pazuello, no combate à pandemia de Covid-19 são investigados em, pelo menos, dez procedimentos formais instaurados pelo MPF (Ministério Público Federal). As suspeitas são de prática de crimes e de improbidade administrativa. Documentos obtidos pela Folha de S.Paulo mostram que as condutas de Pazuello com suspeita de irregularidades vão além das investigadas em inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal), aberto para averiguar se o ministro foi omisso na crise do oxigênio no Amazonas, e do inquérito instaurado pela Procuradoria da República no DF, que apura distribuição massiva de cloroquina. A Folha enviou questionamentos ao Ministério da Saúde sobre os procedimentos de investigação em curso. Não houve resposta até a publicação da reportagem. Dos dez procedimentos abertos, cinco são inquéritos civis públicos, que podem resultar em ações de improbidade administrativa contra o ministro na Justiça Federal. O mais recente foi instaurado na última sexta-feira (19). Condenações do tipo podem obrigar os réus a ressarcirem o erário, levar à perda da função pública e vetar o exercício de novos cargos públicos. Na sexta, a Procuradoria da República em Brasília converteu um procedimento preparatório em um inquérito civil público, com o objetivo de aprofundar as investigações sobre a conduta do ministro na distribuição massiva de cloroquina, que não tem eficácia contra a Covid-19, como “tratamento precoce” para a doença. Este é um dos processos mais adiantados no MPF. A procuradora Luciana Loureiro já havia afirmado, num despacho no processo em 22 de janeiro, que poderia haver a “responsabilização administrativa do chefe da pasta da Saúde, cujas supostas omissões estariam colaborando para o aumento do número de óbitos por Covid-19 ou, talvez, a não redução desse índice na velocidade que se deveria esperar”.

Câncer de pênis atingiu mais de 10 mil brasileiros nos últimos 5 anos

Considerado raro em países desenvolvidos, o câncer de pênis ainda afeta milhares de homens no Brasil. Embora evitável, a doença atingiu, pelo menos, 10.265 brasileiros entre os anos de 2016 e 2020. São casos que, além de deixar sequelas físicas e psíquicas às vezes irreparáveis, colocaram o país entre as cinco nações com os maiores números de ocorrências, junto com Quênia, Uganda, Egito e Índia.Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mesmo que menos frequente que outros tumores, como o de próstata, o câncer de pênis representa cerca de 2% de todos os casos de neoplasias malignas diagnosticadas entre homens no Brasil, sendo mais frequentes nas regiões Norte e Nordeste – principalmente entre pessoas de menor grau de instrução e renda. Conforme o Ministério da Saúde, a proporção de internações se manteve relativamente estável ao longo dos últimos anos: foram 1.961 em 2016; 2.017 (2017); 2.142 (2018); 2.194 (2019) e 1.951 no ano passado. Entre 2014 e 2018, as mais altas taxas de mortalidade por câncer de pênis foram verificadas em três estados da região Nordeste: Maranhão, Piauí e Sergipe; e em dois da região Norte: Pará e Tocantins. No ano passado, esses cinco estados, além de 370 cidades de todo o país, foram incluídos em um projeto-piloto que o ministério criou para qualificar o cuidado com a saúde masculina e tentar reduzir a incidência de câncer de pênis. A pasta destinou R$ 20 milhões ao projeto, ainda em fase experimental. De acordo com o urologista Felipe de Paula, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) de São Paulo, muitos dos casos da doença poderiam ser evitados apenas com cuidados básicos com a higiene íntima, já que o descuido com a limpeza do órgão sexual masculino é identificada como o principal fator de risco. Diretor clínico do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente (HRCPP), no interior paulista, Paula também destaca que, por vários motivos, a maioria dos pacientes costuma demorar a constatar os sinais de que há algo de errado. E mais ainda para procurar um médico. “Uma pesquisa demonstrou que, mesmo depois de perceber uma lesão no pênis, metade dos homens demorou mais de um ano para procurar o serviço de saúde. Seja por falta de acesso, seja, na maioria das vezes, por vergonha”, declarou o urologista à Agência Brasil, neste domingo (21), alertando para o fato de que, no último ano, o diagnóstico precoce da doença foi prejudicado também pelo medo do novo coronavírus.

SAÚDE NA IMPRENSA

Agência Câmara – Projeto obriga Ministério da Saúde a dar publicidade a dados referentes à vacinação contra Covid-19

Agência Câmara – Congresso tem iluminação especial em apoio à campanha de conscientização das doenças raras

Agência Câmara – Frente parlamentar debate impacto da pandemia em Santas Casas e entidades filantrópicas

Agência Câmara – Projeto inclui indígenas que vivem fora de aldeias entre prioridades de vacinação contra Covid-19

Agência Senado – Prazo para apresentação de emendas ao Orçamento termina em 1º de março

Agência Senado – PEC Emergencial será votada na quinta com cláusula de Orçamento de Guerra

Anvisa – Confira a declaração do ICMRA sobre confiança na eficácia e segurança das vacinas

Anvisa – Instabilidade no formulário da Declaração de Saúde do Viajante

Anvisa – Pesquisa clínica: novo link para notificar eventos adversos

Anvisa – Covid-19: atuação da Anvisa quanto à atualização das vacinas

Anvisa – Consultas públicas terão prazos prorrogados por 15 dias

Anvisa – Anvisa publica nova obra sobre educação em vigilância sanitária

Agência Saúde – Brasil registra 9.095.483 milhões de pessoas recuperadas

Agência Saúde – Saúde deseja comprar também as vacinas da Janssen e Pfizer e pede avaliação do Planalto

Agência Saúde – Saúde agiliza processo para aquisição das vacinas Covaxin e Sputnik V

Agência Saúde – Ministério da Saúde prorroga prazo para adesão de municípios ao Saúde na Escola

Agência Saúde – Ministério da Saúde realiza estudo para readequação das operações de transporte de oxigênio para o Amazonas

Agência Saúde – Ministério vai distribuir mais 4,7 milhões de doses contra a Covid-19 até o início de março

Agência Saúde – Ministério da Saúde oficializa intenção de compra de mais 30 milhões de doses da vacina do Butantan

Governo Federal – Hospital universitário federal é o único a oferecer exames de Holter e Mapa pelo SUS

Jota – As próximas compras de insulina pelo Ministério da Saúde

Agência Brasil – Fiocruz deve assinar transferência de tecnologia do IFA até março

Agência Brasil – Brasil registrou 527 óbitos por covid-19 em 24 horas

Agência Brasil – Confirmadas novas variantes do coronavírus no Rio Grande do Norte

Agência Brasil – Rio investiga possíveis casos da variante britânica da covid-19

Agência Brasil – Governo agiliza processo de aquisição de vacinas da Índia e Rússia

Agência Brasil – Câncer de pênis atingiu mais de 10 mil brasileiros nos últimos 5 anos

Agência Brasil – Paes aguarda remessa de vacinas para anunciar novo cronograma

Agência Brasil – Excesso de atividade física pode ser prejudicial, alerta médico

Agência Brasil – ‘Vida perfeita’ em redes sociais pode afetar a saúde mental

Folha de S.Paulo – ‘O que salva é a assistência precoce’, diz infectologista que fez diagnóstico do 1º caso de Covid no Brasil

Folha de S.Paulo –  Primeiras doses elevam apoio a vacinas no mundo, apontam pesquisas

Folha de S.Paulo – Debate virtual discute sexualidade de jovens com deficiência visual

Folha de S.Paulo – Deputada bolsonarista pró-cloroquina é imunizada com Coronavac, mas diz que preferia outra vacina

Folha de S.Paulo – Vacina da Pfizer freia transmissão da Covid-19, diz estudo israelense

Folha de S.Paulo – Saúde divide responsabilidade com Planalto e pede ajuda para ter acesso a vacinas de Janssen e Pfizer

Folha de S.Paulo – Brasil aplicou mais de 7 milhões de doses de vacina, segundo dados do consórcio de imprensa

Folha de S.Paulo – Dez processos do MPF apuram atos de Pazuello desde falhas na vacinação até entrega de cloroquina

Folha de S.Paulo – Descuido na higiene bucal pode ocasionar consequências sérias

Folha de S.Paulo – Após alta hospitalar, 25% dos pacientes intubados por Covid morrem por sequelas

Folha de S.Paulo – Diagrama que Pazuello mostrou a prefeitos tem menos da metade das vacinas confirmadas

Folha de S.Paulo – Pacheco articula uso da vacina da Pfizer no Brasil apesar de resistência do governo

Folha de S.Paulo – Janssen mantém no escuro voluntários de teste de vacina contra Covid

Folha de S.Paulo – Saiba por que psicodélicos da ayahuasca poderiam tratar até Alzheimer

Folha de S.Paulo – Número de fisioterapeutas no Hospital das Clínicas cresce 360% por causa da Covid-19

Folha de S.Paulo – Médica brasileira cria aplicativo que ajuda atendimento em UTIs

O Estado de S.Paulo – Cérebro Vincent Jackson, atleta da NFL, será doado para estudo de Encefalopatia Traumática Crônica

O Estado de S.Paulo – Sem vacina antecipada, delegados alegam que Covid-19 matou mais policiais do que o crime

O Estado de S.Paulo – Número de óbitos cresce cada vez mais depressa entre americanos

O Estado de S.Paulo – Com lockdown, média móvel de casos de coronavírus no Reino Unido cai 79%

O Estado de S.Paulo – Autoridades de saúde australianas congelam publicidade no Facebook

O Estado de S.Paulo – STF leva a Aras acusação contra Bolsonaro por difusão de cloroquina para tratar covid-19

O Estado de S.Paulo – Austrália inicia vacinação contra covid-19 em meio a protestos

O Estado de S.Paulo – Brasil tem 5,85 milhões de pessoas vacinadas, aponta consórcio de imprensa

O Estado de S.Paulo – Pressionado, Pazuello pede ajuda do Planalto para comprar vacinas da Janssen e Pfizer

O Estado de S.Paulo – Governo da Bahia aumenta horário de toque de recolher contra covid após ocupação de UTI chegar a 80%

O Estado de S.Paulo – Israel se aproxima de 50% de sua população vacinada contra covid e economia começa a se abrir

O Estado de S.Paulo – Hospital de campanha reaberto no Pará

O Estado de S.Paulo – RN entra em estado de alerta após confirmar a circulação de novas cepas do coronavírus

O Estado de S.Paulo – Com enchente, surto de dengue e covid-19, Acre chega ao 6º dia em situação de emergência

O Estado de S.Paulo – Setor de saúde engrossa oferta de ações na Bolsa

O Estado de S.Paulo – Os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais no setor da saúde suplementar

O Estado de S.Paulo – Adaptar vacina de Oxford e Coronavac para novas variantes deve levar dois meses, dizem cientistas

O Estado de S.Paulo – Sem Congresso ativo, STF faz ‘reforma tributária’ silenciosa

O Globo – Gestores de Saúde e Educação criticam proposta de Lira para desvinculação das verbas federais

O Globo – Com negociação emperrada, Ministério da Saúde pede ajuda do Planalto para comprar vacinas da Janssen e Pfizer

O Globo – Irritados com o Ministério da Saúde, governadores dizem que vão tentar comprar vacinas

G1 – Vacina contra Covid: como os imunizantes impedem ou não a disseminação de doenças na sociedade

G1 – Presidente do Instituto Serum diz que tem pedido para priorizar Índia e pede que outros países ‘tenham paciência’ para receber vacina

G1 – Brasil registra 554 mortes por Covid em 24 horas; média móvel supera 1 mil pelo 32º dia seguido

G1 – Brasil já aplicou ao menos uma dose de vacina em mais de 5,85 milhões, aponta consórcio de veículos de imprensa

G1 – Saúde diz que espera posição do Planalto sobre compra de vacinas da Johnson e da Pfizer

G1 – Governador do PI anuncia vacinação contra Covid-19 para idosos a partir dos 85 anos nesta semana

G1 – Reino Unido começa a restringir propagação de variantes do coronavírus, diz Secretário de Saúde

G1 – Remoção de molécula pode ser chave para combater obesidade

G1 – Coronavírus: como a vacina Sputnik V se tornou um instrumento de influência da Rússia na América Latina

G1 – Covid-19: Romênia prioriza população de rua em campanha de vacinação

G1 – Ministério da Saúde pública dispensa de licitação para compra das vacinas Covaxin e Sputnik V

G1 – Instituto indiano pede a países que ‘tenham paciência’ para receber vacinas

Correio Braziliense – Vacina contra covid: como os imunizantes impedem ou não a disseminação de doenças na sociedade

Correio Braziliense – Países em que população não cumpre regras foram mais afetados pela covid-19, diz psicóloga americana

Correio Braziliense – Como o Chile se tornou o 7º país com a maior taxa de vacinação contra covid-19 do mundo

Correio Braziliense – Duas doses da vacina Pfizer têm eficácia de 95,8%, diz Saúde de Israel

Valor Econômico – Vacina: Pfizer diz que não aceita condições de Bolsonaro para vender imunizante ao Brasil

Valor Econômico – Rio vai distribuir totalmente lote de vacinas contra covid-19, sem guardar 2ª dose

Valor Econômico – Por que São Paulo recebe mais doses de vacina contra covid-19? Confira 5 perguntas e repostas

Valor Econômico – MSD faz recall global de super antibiótico

Valor Econômico – Saúde recorre ao Planalto em impasse com laboratórios

Valor Econômico – Vacinação lenta pode alongar pico de mortes, diz Chapchap

Valor Econômico – Controle do vírus é o segredo para recuperar a economia

Valor Econômico – Como Lira pretende virar a nova âncora do mercado

Valor Econômico – Brasil aplicou mais de 7 milhões de doses de vacina

Valor Econômico – Bahia amplia horário para toque de recolher após aumento de ocupação em leitos de UTI

Valor Econômico – ANÁLISE: O SUS poderia brilhar, mas virou uma estrela apagada no combate à covid-19 e da vacinação

Valor Econômico – Governo autoriza dispensa de licitação para comprar vacinas russa e indiana

Valor Econômico – Presidente da Argentina pede renúncia de ministro da Saúde por vacinar amigos

Valor Econômico – STF pede ao governo novo detalhamento de grupos prioritários para vacina contra covid-19

Valor Econômico – Covid-19 se espalhava na China antes dos primeiros casos confirmados, diz OMS

Valor Econômico – Butantan devolve críticas do Ministério sobre atraso na entrega de vacinas

Valor Econômico – Pazuello promete distribuir 4,7 milhões de vacinas até o fim do mês

Alesp – Campanha Fevereiro Laranja alerta para a importância do diagnóstico precoce da leucemia

Alesp – Deputado solicita aumento imediato de leitos de UTI

Alego – Fevereiro Laranja: postagem nas redes sociais da Alego traz os critérios para se tornar um doador de medula óssea

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »