Ministério da Saúde estuda regulamentar eventuais conflitos de interesse na saúde
O Ministério da Saúde estaria preparando uma medida para regulamentar conflitos de interesse na área de saúde. Segundo informou a Veja, o objetivo é obrigar a declaração das relações financeiras entre a indústria do setor e médicos ou pesquisadores — como o pagamento por palestras, patrocínio de eventos ou viagens, por exemplo. A ideia é que o ato seja publicado em uma portaria conjunta com a Controladoria-Geral da União e o Ministério da Justiça. A ordem veio do ministro Marcelo Queiroga. O modelo a ser seguido é o da lei conhecida como Sunshine Act, dos Estados Unidos, que entrou em vigor em 2010 e deu transparência a essa relação sensível. Hoje, há dois projetos de lei que tratam do tema no Congresso. No Brasil, já existem normas sobre a questão aprovadas em Minas Gerais. A equipe que está elaborando a medida discute nesse momento qual seria o modelo para a declaração dos benefícios, e em que tipo de plataforma. Na Saúde, a expectativa é que o texto fique pronto até a semana que vem.
Farmacêuticas avançam para obter autorização ou inclusão no SUS de remédios contra a Covid-19
Passada a temporada de aprovação de vacinas, farmacêuticas no Brasil trabalham para a autorização ou inclusão no SUS de medicamentos contra a Covid-19, publicou o Globo. A MSD, por exemplo, está em tratativas com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a liberação emergencial do antiviral Molnupiravir. A expectativa é que a autorização ocorra em fevereiro e que, em março, o medicamento possa estar no mercado. Em patamar anterior está a Pfizer, que iniciou conversas com a agência em relação ao seu antiviral, mas ainda não pediu para usar a droga emergencialmente. Aos técnicos, representantes da empresa disseram que devem fazer a solicitação ainda em fevereiro. Enquanto isso, medicamentos que já passaram pelo crivo da Anvisa pediram, no começo deste ano, o aval da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, a Conitec. É o caso do anticorpo monoclonal — um tipo de medicamento biológico desenvolvido em laboratório — da sul-coreana Celltrion Healthcare, o Regkirona. Também é a situação do Olumiant, da farmacêutica Eli Lilly. Usado originalmente no tratamento de artrite reumatoide, o Olumiant teve resultados positivos para a Covid-19 e recebeu autorização da Anvisa para este uso. Para acessar a matéria completa, clique aqui
Abramed alerta para possíveis falhas no autoteste da Covid-19
Após a aprovação do uso e venda de autotestes para detectar a Covid-19 no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) se manifestou apoiando a decisão do órgão, mas chamou a atenção para possíveis falhas na execução e no uso dos testes, que exigem precisão no manuseio, informou o Globo. A Abramed reforçou que aguarda a inclusão das orientações sobre o uso dos autotestes em uma atualização do “Plano Nacional de Expansão de Testagem para Covid-19” (PNE Teste). Em nota, a Abramed disse que ’sente-se na obrigação de alertar e reforçar a sua preocupação com a qualidade desses dispositivos e possíveis falhas na execução dos autotestes que, embora tenham uma aparente facilidade de aplicação, têm complexidade tecnológica e exigem que todas as etapas sejam realizadas com muito cuidado’. A entidade acrescentou que a utilização incorreta dos testes levam à obtenção de falso-negativos, o que, do ponto de vista epidemiológico, é ’extremamente grave por trazer falsa sensação de segurança em relação a não transmissibilidade da COVID-19’. Para acessar a matéria completa, clique aqui.
Taxa de mortalidade de doenças negligenciadas aumenta durante pandemia
A pandemia de covid-19 trouxe impactos para o atendimento em relação às doenças tropicais negligenciadas que passaram a registrar aumento da mortalidade, apesar da queda de internações. Segundo publicou a Agência Brasil, em 2020, a taxa de mortalidade para malária subiu 82,55%, apesar da queda de 29,3% nas internações. Doenças como a leishmaniose visceral e a leptospirose também registraram aumento de mortalidade de 32,64% e 38,98%, respectivamente. O número de internações por essas doenças diminuiu no período, com quedas de 32,87% e 43,59%. Na avaliação da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), houve aumento do número de casos dessas enfermidades durante a pandemia. “Houve redução dos casos notificados e aumento da letalidade”, disse à Agência Brasil o presidente da entidade, Júlio Croda. “Houve uma desassistência às pessoas que são acometidas por essas doenças e que, geralmente, são populações mais vulneráveis”, destacou. Para acessar a matéria completa, clique aqui.
Veja outras notícias
Agência Câmara
Projeto prevê pontuação extra a candidato a residência médica que servir na fronteira
Anvisa
Licenciamento de importação: empresas devem evitar duplicidade de processos
Anvisa
Anvisa proíbe autoteste para Covid-19 sem registro
Agência Saúde
Ministério da Saúde alerta para Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas
Agência Saúde
’Nós não podemos baixar a guarda’, diz ministro da Saúde sobre combate à pandemia no Brasil
Agência Saúde
Após aprovação da Anvisa, Ministério da Saúde incorpora autoteste no Plano Nacional de Expansão da Testagem
Agência Saúde
Conheça os critérios do Ministério da Saúde para doação de sangue
CNS
“Se não fosse o SUS…”: Documentário do CNS retrata potência do sistema no enfrentamento à pandemia
Jota
Paralisação de peritos do INSS afeta serviços em nova queda de braço com governo
Jota
Polícia Federal não vê crime de Bolsonaro em caso de compra da vacina da Covaxin
Jota
Liberação de autotestes de Covid é consistente com políticas de combate à pandemia
Jota
A quem interessa o open health?
Agência Brasil
Subvariante da Ômicron é mais infecciosa que ’original’, diz estudo
Agência Brasil
Teste do Olhinho é primeiro passo para identificar doenças oculares
Agência Brasil
Taxa de mortalidade de doenças negligenciadas aumenta durante pandemia
Agência Brasil
Pandemia de covid-19 faz notificações de hanseníase caírem 57% em 2021
Agência Brasil
Covid-19: vacina 100% brasileira está em fase final de desenvolvimento
O Estado de S.Paulo
Nova pesquisa sugere quatro fatores que podem aumentar os riscos de covid longa
O Estado de S.Paulo
Ciência já mostra elo entre obesidade e 13 tipos de câncer
O Globo
Achado brasileiro abre caminho para remédios capazes de evitar o Alzheimer
O Globo
Farmacêuticas avançam para obter autorização ou inclusão no SUS de remédios contra a Covid-19
G1
Ômicron: dor de garganta se torna sintoma mais comum da nova variante da covid
G1
Covid longa: estudo detecta lesões pulmonares ocultas
Valor Econômico
Queda nas hospitalizações sugere que EUA atingiram pico do surto da ômicron
Valor Econômico
Saúde acionou PGR, Justiça e Controladoria por preço da Coronavac
Veja
Queiroga prepara ato para regulamentar conflitos de interesse de médicos
Veja
Vacinação reduz risco de desenvolvimento da Covid longa
Medicina S/A
A importância dos exames genéticos para direcionamento de tratamentos medicinais
Medicina S/A
Ministério da Saúde anuncia reajuste para leitos de UTI
Medicina S/A
Psiquiatria é a especialidade mais agendada em teleconsultas
Medicina S/A
Líderes globais propõe ações para acabar DTNs até 2030