Ministério da Saúde confirma novo titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos

//Ministério da Saúde confirma novo titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos
O governo federal nomeou o médico Hélio Angotti Neto para exercer o cargo de secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE) do Ministério da Saúde. A nomeação dele está publicada no Diário Oficial da União (DOU). Segundo o portal Istoé Dinheiro, no início do mês, o empresário Carlos Wizard foi anunciado para ocupar o posto, mas desistiu de aceitar o convite para comandar a área. O recuo se deu logo depois da repercussão negativa de declarações que havia dado sobre planos do governo de recontar o número de mortes no País decorrentes da covid-19 porque haveria irregularidades nas informações. O novo secretário já estava no quadro do Ministério da Saúde. Ele era adjunto da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da mesma secretaria. Para assumir o novo cargo, Hélio Angotti foi exonerado dos anteriores.

Empresário ainda sem vínculo com governo assessora o ministro da Saúde

Um dos principais assessores do ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, não tem vínculo oficial com o governo federal, destacou a coluna Painel da Folha de S.Paulo nesta quarta-feira (17). O empresário Airton Soligo, conhecido como ‘Cascavel’, tem viajado com o ministro, feito reuniões com governadores, mas nunca foi nomeado para qualquer função. Ele tem sido indicado por Pazuello aos secretários municipais e estaduais de Saúde como o responsável por receber demandas. Um secretário ligou para o ministério e lhe passaram, inclusive, ramal que seria de Cascavel. Cascavel foi deputado federal por Roraima (1999-2002), estado no qual é um empresário conhecido, e tentou voltar ao posto em 2018, pelo Republicanos, mas não foi eleito. Ao Painel, por telefone, disse não ter começado a trabalhar no ministério e que ainda estava pensando no tema. E desligou. Conforme o Painel, um secretário diz que as conversas com ele têm acontecido desde o final de abril, antes ainda da saída de Nelson Teich. Outro fala com ele há pelo menos três semanas. Ele é elogiado por sua habilidade em resolver problemas burocráticos. “No final de abril, Cascavel postou em suas redes sociais uma foto com Pazuello chamando o general de “parceiro de missão”. Comentários de amigos, curtidos por ele, desejavam sorte na nova empreitada”, fiz trecho da publicação.

Novo formato de boletim com dados do coronavírus está pronto e vai incluir a data da ocorrência das mortes, diz Ministério da Saúde 

Após a polêmica envolvendo a divulgação de dados sobre o novo coronavírus, o Ministério da Saúde prepara um boletim que inclui informações sobre a data de ocorrência das mortes pela doença. O documento foi produzido pela área técnica e aguarda a aprovação de instâncias superiores. Desde que houve uma crise em relação à divulgação dos dados sobre a pandemia, o órgão prometeu a publicação de todas as informações em um novo portal, o SUS Analítico, que já está no ar. No entanto, até o momento, não foram incluídas as estatísticas de mortes ocorridas por data. O jornal O Globo apurou, nesta quinta-feira (18), que a cúpula militar do órgão orientou para que não haja ênfase nos dados acumulados da doença no boletim. A expectativa é de que o boletim seja divulgado em breve. O documento teria ficado embargado temporariamente após a troca de dirigentes na Secretaria de Vigilância em Saúde, de onde saiu Wanderson de Oliveira para a entrada de Arnaldo Correia de Medeiros, que assumiu o cargo em 5 de junho. Na última entrevista coletiva do órgão, na segunda-feira, representantes do Ministério da Saúde que foram questionados sobre a demora para publicar todas as informações no portal afirmaram que “os dados estavam sendo trabalhados”. Na ocasião, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, evitou falar em datas para a divulgação completa. Questionando sobre prazos para a divulgação dos dados completos, o Ministério da Saúde informou, em nota, que “o boletim está sendo construído, já foi apresentado internamente e já teve o ok para prosseguir”. “Assim como os outros boletins, este fará a análise do cenário epidemiológico da doença e será apresentado durante coletiva de imprensa, como sempre fazemos”, complementa em comunicado.

Covid-19 acelera mudanças na indústria farmacêutica

Conforme artigo de Mario Lucas Cacozza, gerente de Soluções da InterPlayers publicado, nesta quinta-feira (18), na coluna Fausto Macedo do jornal O Estado de S.Paulo a indústria farmacêutica faz, tradicionalmente, seu maior investimento promocional na força de vendas. A estratégia é baseada principalmente no representante presencial, que leva materiais científicos e amostras grátis para o médico, bem como na realização de eventos. É o “modelo caixeiro-viajante”, que sempre se mostrou vencedor e vinha funcionando plenamente até o início do isolamento social. Médico frente a frente com paciente, representante de vendas frente a frente com o médico, realização de eventos presenciais para atualização científica e aulas médicas. Afinal, quem nunca foi a um consultório médico para uma consulta e lá se deparou com um representante da indústria farmacêutica com sua pasta de trabalho aguardando na sala de espera? O relacionamento representante-médico sempre foi considerado essencial para a fidelização do médico ao produto da indústria. No entanto, a adoção do isolamento social como forma de reduzir o contágio pelo novo coronavírus deixou o representante ausente no campo, enquanto a necessidade de manter o relacionamento com a classe médica se mantém presente. Em consequência, a indústria busca alternativas. Com o representante em home office, há o contato por telefone, e-mail ou videoconferências feitas em plataformas digitais, lives e webinars. São soluções também usadas para consultas virtuais, agora que a Anvisa e o Conselho Federal de Medicina (CFM) regulamentaram a telemedicina pelo covid-19. Aliás, mudanças e inovações que estavam em análise para implementação a médio e longo prazo em vários setores foram aceleradas neste momento de pandemia. No caso da indústria farmacêutica, entretanto, não basta migrar o mesmo modelo presencial para uma vídeo chamada ou um telefonema. A atratividade e o interesse mudam completamente. São necessários materiais diferentes, abordagens distintas e conteúdos focados na necessidade do médico em relação ao momento e ao perfil de seus pacientes. Não haverá um modelo único no campo promocional, mas sim o emprego da essência do conceito omnichannel, com as opções de propaganda médica presencial, virtual, digital, on-line e off-line sendo adotadas simultaneamente. Um movimento ajudado pelo fato de a pandemia estar tornando o médico mais receptivo a ferramentas digitais e confortável com elas. A esta altura, os players do mercado farmacêutico já sabem que o novo modelo de atuação, acelerado pela covid-19, vai ser essencial para suas estratégias de marketing atuais e futuras. Lembre-se de que a revolução se dá em áreas tão diversas quanto a de treinamento, regulatória, compliance, logística, infraestrutura, sistemas, marketing e força de vendas, além de medical affairs.

SAÚDE NA IMPRENSA

Agência Senado – Governo retira urgência de projeto que passa R$ 4,2 bi do DPVAT para a saúde

Agência Senado – Adiamento do calendário eleitoral é apoiado pela maioria dos senadores

Agência Senado – MP simplifica assinaturas eletrônicas para desburocratizar operações com governo

Agência Câmara – Comissão externa do coronavírus debate situação de pacientes renais e clínicas de hemodiálise

Agência Câmara – Projeto torna oximetria obrigatória no protocolo de triagem da Covid-19

Agência Câmara – Proposta cria regra simplificada para obrigações dos hospitais filantrópicos

Agência Câmara – Medida provisória amplia o uso de assinatura eletrônica em documentos públicos

Agência Câmara – Governo retira urgência de projeto que destina R$ 4,2 bilhões do DPVAT para Saúde

Agência Câmara – Líderes defendem adiamento das eleições municipais em razão da Covid-19

Agência Câmara – Projeto exige aprovação parlamentar para decretação de quarentena e lockdown

Folha de S.Paulo – Deputada Joice Hasselmann contrai Covid-19 e diz que ‘não é só uma gripezinha’

Folha de S.Paulo – A  Fiocruz na mira do bolsonarismo

Folha de S.Paulo – Secretário olavista e evangélico à frente da Capes são cotados para o Ministério da Educação

Folha de S.Paulo – Circulação do ar interno pode favorecer transmissão do vírus; ideal é viajar de ônibus com vidros abertos

Folha de S.Paulo – Onda de infecções por Covid-19 tem nova aceleração no interior

Folha de S.Paulo – Pazuello coloca empresário sem vínculo com governo para negociar em nome do ministério

Folha de S.Paulo – A Covid-19 e as cidades inteligentes

Folha de S.Paulo – TCE questiona contratos de Doria com empresa que vai testar vacina de Covid-19 em SP

Folha de S.Paulo – Asilos da cidade de SP registram 190 mortes de idosos por Covid-19

Folha de S.Paulo – No Centro-Oeste, Mato Grosso já vê lotação de UTIs no interior

Folha de S.Paulo – Brasil tem mais de 46 mil mortos pela Covid-19; foram registradas 1.209 mortes nas últimas 24 h

Folha de S.Paulo – Em meio à abertura, seis estados têm mais 80% das UTIs ocupadas

O Estado de S.Paulo – Com medidas que dispensam Legislativo, PL sobre covid-19 vira vitrine para deputados em SP

O Estado de S.Paulo – Dia do Orgulho Autista: data conscientiza sobre características do diagnóstico

O Estado de S.Paulo – Novo foco de coronavírus em Pequim pode ter começado há um mês

O Estado de S.Paulo – Telemedicina: um grande passo na saúde brasileira

O Estado de S.Paulo – Medidas para mitigar efeitos do coronavírus podem comprometer a engrenagem econômica pós-covid-19

O Estado de S.Paulo – Covid-19 acelera mudanças na indústria farmacêutica

O Globo – Como funciona a longa jornada de recuperação de pacientes após a alta da Covid-19

O Globo – Coronavírus: Ministério da Saúde já espera a subida da curva onde pandemia recuou

O Globo – Gestão da saúde no estado foi contagiada pelo vírus da corrupção

O Globo – Preso por suspeita de desvio de verbas, superintendente de Finanças da Saúde do RJ ganhava R$ 39,4 mil no cargo

O Globo – Coronavírus: superintendente de Orçamento da Saúde é preso em operação contra desvio de dinheiro público

O Globo – Secretário estadual de Saúde diz que, ‘como cidadão’, acredita que há lama nos contratos da gestão anterior, investigada

O Globo – Novo formato de boletim com dados do coronavírus está pronto e vai incluir a data da ocorrência das mortes, diz Ministério da Saúde

Anvisa – Webinar: importação de produtos para Covid-19

Anvisa – Insumos farmacêuticos: publicada IN sobre fornecedores

Anvisa – Anvisa atualiza lista para autorização de exportação

Agência Saúde – Ministério da Saúde amplia orientações para uso da cloroquina

Agência Saúde – Ministério da Saúde já repassou R$ 1,4 bilhão para hemodiálise

Agência Saúde – Número de curados do coronavírus ultrapassa os casos ativos no Brasil

Agência Saúde – Ministério da Saúde lança orientações para padronização do atendimento à Covid-19

G1 – Sistema de saúde de Campinas chega ao limite

G1 – Servidores da Saúde são ouvidos na CPI dos Respiradores da Alesc

G1 – Coronavírus: Conselho de Saúde de Campinas registra 330 afastamentos de profissionais de saúde em 3 meses e denuncia falta de transparência

G1 – Brasil tem 46.510 mortes por coronavírus, diz Ministério da Saúde

G1 – Apesar de incertezas, chefe na OMS diz esperar vacina ainda neste ano e discute forma justa de distribuição

G1 – Última da família a se curar da Covid-19, idosa deixa hospital e diz que está pronta para ‘dançar um forró’

G1 – Cientistas desenvolvem esponjas microscópicas para neutralizar o vírus que causa a Covid-19

G1 – Chile estabelece prisão de até cinco anos a quem violar quarentena

G1 – Estudo diz que tipo sanguíneo A pode ser mais suscetível à forma grave de Covid-19

Agência Brasil – Pandemia leva Macapá a inaugurar ala em hospital universitário

Agência Brasil – Rio passa de 8 mil mortes e quase 87 mil casos por covid-19

Agência Brasil – Covid-19: Brasil tem 46,5 mil mortes e 955,3 mil casos confirmados

Agência Brasil – OMS anuncia nova suspensão de testes com hidroxicloroquina

Agência Brasil – Pandemia reduz em 26,1% receita do setor de seguros nacional, em abril

Agência Brasil – Hospitais municipais do Rio retomam cirurgias eletivas amanhã

Correio Braziliense – Testes com a hidroxicloroquina são interrompidos, decide OMS

Correio Braziliense – Associação alerta para aumento de pragas urbanas durante isolamento

Valor Econômico – Copom reduz Selic a 2,25%, em nível ‘compatível’ com impacto da pandemia

Valor Econômico – País ruma para ter 1 milhão de confirmações da doença

Valor Econômico – Repositório vai reunir dados de 75 mil pacientes

Valor Econômico – Hidroxicloroquina não reduz mortalidade por covid-19, diz OMS

Valor Econômico – Rexahn Pharma anuncia fusão com biofarmacêutica oftamológica

______________________
O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »