Ministério da Saúde avalia distribuir cloroquina pelo programa Farmácia Popular, diz Pazuello

//Ministério da Saúde avalia distribuir cloroquina pelo programa Farmácia Popular, diz Pazuello
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a pasta analisa a distribuição do chamado “Kit covid” no âmbito do programa Farmácia Popular. Segundo o jornal O Globo o “kit” é composto por cloroquina, ivermectina e azitromicina. Em entrevista após sua posse, nesta quarta-feira (16), o ministro falou que o tema está em discussão. “Isso tá sendo discutido também no programa “Aqui tem Farmácia Popular”. Não só cloroquina, todos os medicamentos do kit covid estão sendo discutidos para distribuir na farmácia popular”, disse. Pazuello comentou ainda sobre a vacina contra a covid-19. Ele reafirmou que o governo espera a vacina de Oxford para janeiro do ano que vem e citou a possibilidade de recebê-la ainda antes. “Esse é o nosso cronograma, é o que foi assinado. A nossa proposta é que haja ajuste no calendário positivamente, é uma proposta, está escrita dessa forma”, disse. “O cronograma assinado é a partir de janeiro, com possibilidade de antecipar caso os testes e a conclusão da vacina sejam antecipados”. Pazuello afirmou ainda que o ministério terá uma ordem de prioridade na vacinação, mas que a sequência ainda não foi definida. O ministro lembrou que o Brasil tem expertise na área. “Não tem nada pronto ainda, mas eu adianto ainda que o plano nacional de imunização (PNI) é uma expertise do nosso país. Nós temos o maior plano de imunização do mundo em termo de área abrangida e efetivo”, explicou. Questionado se existia a possibilidade de vacinar os estudantes para as retomadas das aulas, Pazuello afirmou que espera que até janeiro as escolas já tenham voltado a funcionar.

SUS não entrou nem vai entrar em colapso, diz Pazuello em posse como ministro efetivo da Saúde 

Ao tomar posse como ministro efetivo da Saúde, o general Eduardo Pazuello afirmou nesta quarta-feira (16) que o receio de que o SUS entraria em colapso devido à pandemia do novo coronavírus “não aconteceu e não vai acontecer”, mas que uma solução definitiva só virá com uma vacina. De acordo com a Folha de S.Paulo Pazuello disse ainda avaliar que o país chegou a uma situação de estabilidade de casos da Covid, com números “em total declínio” no Norte e Nordeste e tendência de queda nas outras regiões. Para ele, a população terá que conviver em breve com um “novo normal”, o qual, defendeu, deve incluir “novos hábitos”, medidas de prevenção, tratamento precoce e “principalmente, naturalidade em conviver com uma nova doença assim como todas as outras do nosso cotidiano”. A solução definitiva, porém, só “virá com uma vacina”. Alçado ao cargo como interino em maio em meio a atritos do presidente Jair Bolsonaro com seus antecessores, Pazuello assumiu o cargo de ministro efetivo em uma cerimônia no Palácio do Planalto marcada por aglomeração de membros da pasta, ministros e aliados do governo. A posse encerra um período de quatro meses em que o Ministério da Saúde estava sem titular, ao mesmo tempo em que o general já era visto como “provisório eterno”. Com a mudança, Pazuello se torna oficialmente o 48º ministro da área no país —e o 3º durante a pandemia do novo coronavírus, que já deixa 4,4 milhões de casos e 133 mil mortes desde fevereiro. Em seu discurso, Bolsonaro disse que, em meio a uma crise sanitária, é menos complicado ser presidente da República do que ministro da Saúde. O presidente ressaltou que a responsabilidade de Pazuello é “enorme” e agradeceu-lhe por ter aceitado assumir em definitivo o posto. Inicialmente, o general da ativa havia resistido ao convite de Bolsonaro. Em entrevista, o ministro disse ainda que a chegada da vacina ao Brasil pode ser antecipada caso os testes sejam concluídos antes do esperado. Ele explicou que, no contrato de compra, há uma cláusula de antecipação. O cronograma atual estabelece como janeiro o mês de entrega das doses e início da vacinação para grupos de risco. Especialistas, porém, veem a previsão como pouco provável. Ao final da cerimônia, chamou Pazuello de “meu colega paraquedista”, em referência ao fato do general ter comandado o Batalhão Logístico de Paraquedistas, no Rio de Janeiro.

OMS alerta para “taxas alarmantes” de infecção por covid-19 na Europa 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez, nesta quinta-feira (17), um alerta sobre a situação da pandemia de covid-19 na Europa e disse que vê com preocupação as “taxas alarmantes” de infecções registradas na região nas últimas semanas, destacou o Valor Econômico. O alerta foi feito pelo diretor regional para a Europa da OMS, Hans Kluge, que afirmou que a alta no número de casos confirmados da doença em setembro deve ser um sinal para todos. “Embora os números reflitam testes mais abrangentes, eles também mostram taxas de transmissão alarmantes por toda a região”, disse ele em entrevista coletiva. Desde o início da pandemia, os 53 países que fazem parte da OMS na Europa registraram quase 5 milhões de casos da doença e cerca de 227 mil mortes, de acordo com dados da própria entidade. O número de pessoas infectadas diariamente está entre 40 mil e 50 mil, perto do pico de 43 mil registrado em abril, durante a fase crítica da pandemia na região. Isso ocorre, em parte, por causa da maior quantidade de testes, mas vários países, como Espanha e França, têm observado altas nos contágios desde o início do verão europeu e vêm adotando medidas restritivas para tentar conter a disseminação do vírus mais uma vez. Na entrevista, Kluge também questionou países que estão diminuindo o período de isolamento imposto a pessoas que foram expostas ao vírus, caso da própria França, que reduziu a exigência para 7 dias, do Reino Unido e da Irlanda. Outros governos, como os de Portugal e Croácia, estão considerando seguir o mesmo caminho. Segundo o diretor da OMS, não houve qualquer mudança nas recomendações da entidade, que indica um isolamento mínimo de 14 dias para aqueles que tiveram contato com pessoas infectadas com o Sars-CoV-2.

Governo zera Imposto de Importação de vacinas contra covid-19

O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior, ligada ao Ministério da Economia, publicou nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial da União resolução que concede redução temporária para zero da alíquota do imposto de importação de vacinas contra a covid-19 e outros produtos relacionados ao combate ao novo coronavírus. De acordo com a resolução, o objetivo é “facilitar o combate à pandemia” de covid-19, informou a Agência Brasil. Em março de 2020, uma resolução isentou produtos relacionados ao combate à covid-19 até 30 de setembro. Uma nova resolução publicada nesta quinta-feira (17) prorroga a isenção até o dia 30 de outubro de 2020. Assim, o novo prazo de isenção também vale para os produtos incluídos na lista nesta quinta-feira (17). Os produtos incluídos na lista são: – agente hemostático em gel, composto de gelatina e trombina; – vacina contra covid-19, não apresentadas em doses, nem acondicionadas para venda a retalho; – vacina contra covid-19, apresentadas em doses ou acondicionadas para venda a retalho; – emulsão de alimentação parenteral, apresentada em bolsa com 3 compartimentos, contendo cada um: emulsão lipídica, solução de aminoácidos com eletrólitos e solução de glicose com cálcio; – polivitamínico contendo ácido ascórbico, ácido fólico, DL-alfatocoferol, biotina, cianocobalamina, cloridrato de piridoxina, cocarboxilase, colecalciferol, dexpantenol, nicotinamida, palmitato de retinol, fosfato sódico de riboflavina, em pó liofilizado; – solução glico-fisiológica em sistema fechado, contendo cloreto de sódio, com concentração de 0,9%, e glicose, com concentração de 5% em peso, apresentada em bolsas de PVC; – solução de eletrólitos com pH 7,4, contendo acetato de sódio triidratado, cloreto de magnésio, cloreto de potássio, cloreto de sódio e gliconato de sódio, em sistema fechado, apresentada em bolsas de PVC; – solução apresentada em uma bolsa de PVC, em sistema fechado, contendo cloreto de sódio e de citrato de sódio diidratado; – solução apresentada em uma bolsa de PVC, em sistema fechado, contendo bicarbonato de sódio, cloreto de magnésio hexaidratado, cloreto de potássio, cloreto de sódio e fosfato de sódio dibásico diidratado, em sistema fechado, apresentada em bolsas de PVC; – solução apresentada em uma bolsa de PVC, em sistema fechado, com dois compartimentos, um contendo: cloreto de cálcio diidratado e cloreto de magnésio hexaidratado, e outro contendo bicarbonato de sódio, cloreto de magnésio hexaidratado, cloreto de potássio, cloreto de sódio e fosfato dissódico diidratado; – solução apresentada em uma bolsa de PVC, em sistema fechado, contendo cloreto de cálcio diidratado, cloreto de magnésio hexaidratado, cloreto de sódio, glicose monoidratada e lactato de sódio; hemostático cirúrgico à base de colágeno reabsorvível, revestido de NHS-PEG (pentaeritritol polietileno glicol éter tetrasuccinimidil glutarato).

SAÚDE NA IMPRENSA

Agência Senado – CCJ faz duas reuniões na próxima terça-feira para sabatinar autoridades

Agência Câmara – Especialistas pedem mobilização nacional pela prevenção do suicídio

Agência Câmara – Representantes de Israel e Canadá defendem tentativa brasileira de regulamentar uso medicinal da maconha

Folha de S.Paulo – Socorro a estados e municípios teve distribuição desigual e sem relação com pandemia

Folha de S.Paulo – Fechadas desde março, escolas enfrentam dilemas no planejamento de volta às aulas

Folha de S.Paulo – Brasil ultrapassa 134 mil mortos pela Covid-19 e 4,4 milhões de casos

Folha de S.Paulo – Em posse de Pazuello, Bolsonaro diz que escolas não deveriam ter fechado na pandemia

Folha de S.Paulo – SUS não entrou nem vai entrar em colapso, diz Pazuello em posse como ministro efetivo da Saúde

Folha de S.Paulo – Pazuello falará ao Senado sobre novas regras para o aborto após insistência do PT

Folha de S.Paulo – Pai brasileiro da Cannabis falece no Hospital Albert Einstein, em SP

Folha de S.Paulo – Estudo sugere que o Sars-CoV-2 é capaz de infectar e matar linfócitos

Folha de S.Paulo – Sars-CoV-2 pode atacar células cerebrais em humanos e camundongos

Jornal Agora – Consumidora reclama de reajuste de plano de saúde

O Estado de S.Paulo – Posse de Pazuello é marcada por defesa da cloroquina e crítica ao isolamento social

O Estado de S.Paulo – STF já contabiliza 157 infectados com covid-19

O Estado de S.Paulo – Não se pode transformar covid-19 em ‘futebol político’, diz OMS

O Estado de S.Paulo – Retomada pós-covid-19 requer sensibilidade e atenção

O Estado de S.Paulo – Aposentadoria especial para profissionais da saúde em um cenário pandêmico

O Estado de S.Paulo – O Dia Mundial da Segurança do Paciente conta com aprendizados aeronáuticos

O Estado de S.Paulo – Mortes por covid-19 cresceram nove vezes no período da gestão interina do general Pazuello

O Estado de S.Paulo – Governo quer tirar verbas da Educação, Cidadania e Agricultura para fazer obras

O Estado de S.Paulo – ‘Reserva é uma possibilidade, não uma obrigação’, diz general Pazuello ao tomar posse como ministro

O Estado de S.Paulo – Opas alerta para aumento dos casos de covid-19 nas Américas com a retomada do turismo

O Estado de S.Paulo – Biden diz que política não pode interferir em vacina; tema entra na campanha dos EUA

O Estado de S.Paulo – Em live, diretores da OMS destacam ação individual para reduzir infecções

O Estado de S.Paulo – Comorbidades aumentam em 5,5 vezes as chances de quadros graves de covid em crianças, diz estudo

O Estado de S.Paulo – Primeira vacina disponível para o público pode ser chinesa. Resta saber qual

O Estado de S.Paulo – Conheça os benefícios da homeopatia durante a gravidez

O Estado de S.Paulo – Pós-graduação, pesquisa e avaliação das universidades: os males do academicismo

BR Político – Doria cumprimenta Bolsonaro por efetivação de Pazuello na Saúde

BR Político – Posse de Pazuello tem cloroquina no centro das atenções

BR Político – Pazuello toma posse no Ministério da Saúde com defesa de tratamento precoce

BR Político – Bolsonaro afaga Guedes em posse pró-cloroquina

O Globo – Covid-19: obesidade é fator de risco tão importante quanto ser idoso para agravamento e morte pela doença

O Globo – Ministério da Saúde avalia distribuir cloroquina pelo programa Farmácia Popular, diz Pazuello

O Globo – Veja fotos da posse de Pazuello, efetivado ministro da Saúde

O Globo – Discurso de posse de Pazuello explica como interino virou efetivo na Saúde

O Globo – Deficiência de vitamina D pode aumentar risco de contrair Covid-19

O Globo – Estudo da USP mostra que novo coronavírus pode infectar e matar células de defesa do organismo

Agência Brasil – Governo zera Imposto de Importação de vacinas contra covid-19

Agência Brasil – Hospitais do SUS se mobilizam para aumentar segurança de pacientes

Agência Brasil – Governo destina R$ 319,4 milhões para cuidado à populações específicas

Agência Brasil – Mulheres serão capacitadas para voltar ao trabalho em Salvador

Agência Brasil – Cartórios registram recorde de mortes em agosto

Agência Brasil – Eduardo Pazuello toma posse como ministro da Saúde

ANS – 103ª Reunião da Câmara de Saúde Suplementar

Anvisa – Painel mostra dados sobre medicamentos para Covid-19

Anvisa – VigiMed inclui dicionário MedDRA em português do Brasil

Anvisa – Nota de Pesar pelo falecimento do Dr. Carlini

Anvisa – Alterado calendário de reuniões da Diretoria Colegiada

Agência Saúde – Eduardo Pazuello toma posse como ministro da Saúde

Agência Saúde – Brasil registra 3.720.312 de pessoas recuperadas

Agência Saúde – Pazuello dá continuidade às ações de enfrentamento à Covid-19 fortalecendo o SUS

OPAS – Apesar do grande número de casos, inúmeras pessoas ainda não expostas à COVID-19 permanecem vulneráveis nas Américas

G1 – Bactérias da flora intestinal: o segredo para um envelhecimento saudável

G1 – Governo avalia distribuir na Farmácia Popular ‘kit Covid’ com cloroquina, diz Pazuello

G1 – Máscaras usadas por trabalhadores da saúde não são adaptadas para mulheres, diz estudo

G1 – Doença que pausou testes da AstraZeneca pode não ter relação com a vacina, diz Oxford

G1 – Em carta, cientistas manifestam ‘preocupação’ com resultado de teste da vacina da Rússia contra a Covid

G1 – Com diagnóstico de Maia, todos os chefes de poderes da República já contraíram a Covid-19

G1 – ‘Quando as pessoas viajam, viaja também o vírus’, alerta Opas sobre o aumento de casos da Covid na América Latina

G1 – ‘Nem todo mundo tem uma recuperação imediata’, alertam diretores da OMS sobre a Covid

G1 – EUA têm plano de distribuir vacina contra Covid-19 um dia após aprovação

G1 – ‘Havia dias em que só queria arrancar minha pele’

Governo Federal – General Pazuello toma posse como Ministro da Saúde

Governo Federal – Em parceria com Ministério da Saúde, rede de 52 hospitais lança ações sobre segurança do paciente

Correio Braziliense – Covid-19: Obesidade e diabetes favorecem as formas mais severas da doença

Correio Braziliense – Oxford diz ser improvável que doença grave em voluntário tenha relação com vacina

Correio Braziliense – Laboratório publica protocolo de ensaio clínico de vacina contra a covid

Correio Braziliense – Soro equino é testado em pacientes com covid-19 na Argentina

Valor Econômico – OMS alerta para “taxas alarmantes” de infecção por covid-19 na Europa

Valor Econômico – Em posse de Pazuello, Bolsonaro repete defesa da cloroquina

Valor Econômico – Anestesia: uma opção irresponsável para todos

Valor Econômico – Ao assumir como efetivo na Saúde, Pazuello reforça previsão de vacina para janeiro

Valor Econômico – Autoridades dos EUA oferecem prazos diferentes para vacina contra covid-19

Valor Econômico – Mundo só terá vacinas suficientes para voltar ao normal em 2022, diz OMS
______________________

O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »