MESMO COM CARNE FRACA, BRASIL LIDERA EXPORTAÇÕES AGRÍCOLAS À UE

//MESMO COM CARNE FRACA, BRASIL LIDERA EXPORTAÇÕES AGRÍCOLAS À UE

Apesar dos percalços nas relações com a União Europeia (UE), sobretudo depois dos embargos decorrentes da Operação Carne Fraca, o Brasil manteve a sua liderança nas exportações de produtos agrícolas para o bloco. De acordo com o Valor Econômico o país foi o que mais aumentou as vendas, em valor, entre novembro de 2017 e outubro de 2018, segundo dados da Comissão Europeia. O valor das importações procedentes do Brasil aumentou em 299 milhões de euros, o maior entre os fornecedores do bloco europeu. Com isso, o Brasil acumulou um superávit de 10,2 bilhões de euros no comércio agrícola com a UE. No período, o país gastou apenas 1,8 bilhão de euros em produtos europeus. Na lista de fornecedores da UE, somente os Estados Unidos ficam próximos do Brasil como grande fornecedor de produtos agrícolas à Europa. Na terceira posição, vem a China, com 5,5 bilhões. A Argentina é o quarto, com 5,1 bilhões de euros. A receita com as vendas do país sul-americano caiu 10,7%.  No geral, os europeus importaram principalmente cereais, frutas, óleo de oliva e carne de frango.

Episódios com abelhas acendem alerta no RS

Ao longo das últimas semanas, as abelhas acabaram virando notícia no Rio Grande do Sul, destaca o jornal Zero Hora. Ora pela mortandade súbita, ora pelo excesso de exemplares que se reuniram em enxame gigante, de proporções, segundo especialistas, não vistas no país nos últimos 30 anos. Os dois casos mobilizam técnicos, que buscam as razões para os problemas. Pesquisador do inseto e coordenador do Laboratório de Apicultura da Faculdade de Agronomia da UFRGS, o professor Aroni Sattler coletou amostras na propriedade de Caçapava do Sul, onde houve o surto. E vai avaliar todas as possibilidades. A ideia, assegurou, é não descartar nenhuma hipótese, como manda a boa prática da ciência. Serão avaliadas desde a ocorrência de doenças até eventuais resíduos de produtos químicos. Aldo Machado dos Santos, coordenador da Câmara Setorial de Apicultura da Secretaria da Agricultura, também tem acompanhado de perto os dois temas. E diz que há suspeitas de que as mortes ou até mesmo o fenômeno do enxame possam ter relação com a utilização indevida de inseticida em lavouras de soja. Os casos recentes, ainda sem comprovação de causas, trazem novo alerta. É preciso entender o que está acontecendo para então tomar as providências adequadas.

Márcio Félix é nomeado secretário de petróleo e gás do MME

O jornal Valor Econômico informou que Márcio Félix foi nomeado secretário de petróleo, gás natural e biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia. A nomeação de Félix, que substitui João Vicente de Carvalho, foi publicada na edição desta segunda-feira no Diário Oficial da União. Félix ocupava anteriormente a função de secretário-executivo da pasta, durante a gestão de Moreira Franco. Ele, porém, foi substituído por Marisete Dadald. Esta é a segunda vez que Félix chefiará a secretaria de petróleo, gás natural e biocombustíveis. A primeira foi durante a gestão de Fernando Coelho Filho. Nos últimos anos, Félix tem sido o principal nome de interlocução do governo com o setor petrolífero.

Conselho da Embraer dá aval para transferência de ativos para empresa com Boeing

O Conselho de Administração da Embraer realizou reunião extraordinária nesta sexta-feira (11/1) e autorizou a diretoria da empresa a adotar todas as ações necessárias para a continuidade da combinação de negócios com a Boeing, é o que informa o jornal do Correio Braziliense. A autorização concedida prevê, após o aval dos acionistas, a transferência para a nova sociedade do chamado “acervo líquido” da Embraer, que é composto pelos ativos, passivos, bens, direitos e obrigações referentes à unidade de negócio de aviação comercial da brasileira. A diretoria também recebeu aval para celebrar dois documentos após a aprovação do negócio pelos acionistas. O primeiro é o chamado “Master Transaction Agreement” (MTA), que terá os termos e condições para a parceria em aviação comercial entre a Embraer e a Boeing. Nessa companhia, os norte-americanos terão controle com 80% e os brasileiros terão 20% do capital. A diretoria da Embraer também recebeu a autorização para o “Contribution Agreement”, documento que detalhará a criação da joint venture para promoção e desenvolvimento de novos mercados e aplicações para o cargueiro KC-390. No caso da nova empresa para o avião de carga, brasileiros têm o controle com 51% e a Boeing conta com os 49% restantes.

 

 

NA IMPRENSA
Embrapa – Novas publicações da Embrapa Caprinos e Ovinos abordam nutrição, sanidade e desenvolvimento rural

Embrapa – Eficiência da adubação nitrogenada da pastagem depende de condições climáticas

Correio Braziliense – Empresas de proteína animal buscam aproximação com pasta da Agricultura

Correio Braziliense – Marcos Pontes: fusão de Embraer e Boeing preserva interesses do país

Correio Braziliense – ANP: Petrobras pede prazo maior para definir quais campos vai explorar

Correio Braziliense – Governo quer estender concessão da GRU Airport em troca de monotrilho

Correio Braziliense – Conselho da Embraer dá aval para transferência de ativos para empresa com Boeing

Zero Hora – Produtores irão negociar trégua sobre deriva do químico 2,4-D

Zero Hora – Episódios com abelhas acendem alerta no RS

Zero Hora – Lavouras de arroz estão debaixo d’água na Fronteira Oeste

Valor Econômico – Boeing aposta em ‘asa-treliça’ para avião mais rápido e eficiente

Valor Econômico – Mesmo com Carne Fraca, Brasil lidera exportações agrícolas à UE

Valor Econômico – Para evitar desabastecimento, China deve triplicar compras de milho

Valor Econômico – Márcio Félix é nomeado secretário de petróleo e gás do MME

G1 – Tartaruga morre após ter casco destruído por moto aquática em SP

G1 – Família se perde em mata após ser atacada por abelhas em cachoeira de Santa Rita do Passa Quatro

Folha de S. Paulo – Ministra da Agricultura quer Gisele Bündchen como embaixadora da pasta

Folha de S. Paulo – Três cachorros são mortos a facadas em MS, e jovem é autuado em R$ 4,5 mil

Mais Soja – Controle da ferrugem asiática e dessecação da pré-colheita da soja são destaques no Dia de Campo C.Vale

Mais Soja – Melhor reforço no controle da ferrugem asiática da soja

Mais Soja – Mofo branco: um inimigo silencioso que preocupa os produtores do norte Gaúcho

Mais Soja – Controle Biológico: popularização, riscos e sucesso

Mais Soja – Milho: Preços apresentam comportamento distinto dentre as regiões

Mais Soja – Eficácia de herbicidas no controle da comunidade infestante na cultura do milho

Mais Soja – Controle da ferrugem asiática e dessecação da pré-colheita da soja são destaques no Dia de Campo C.Vale

Mais Soja – Melhor reforço no controle da ferrugem asiática da soja
__________________________________________________

O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »