A colunista Mônica Bergamo da Folha de S.Paulo destacou que o estoque de analgésicos, sedativos e bloqueadores musculares usados para a intubação de pacientes em UTIs pode durar apenas mais 20 dias no Brasil –o que criaria um drama adicional para os hospitais: como socorrer os doentes se acabarem os medicamentos. Caso isso ocorra, um novo gargalo, insuperável, será colocado na luta já dramática contra a Covid-19: mesmo com a abertura de leitos de UTIs, o treinamento de profissionais de saúde e o suprimento de oxigênio, os médicos não vão poder tratar dos pacientes pois será impossível intubá-los. A consequência será um crescimento ainda maior dos óbitos, pois as pessoas morrerão sufocadas sem que os profissionais possam garantir a elas a ventilação mecânica. A situação se agravou de tal forma nas últimas horas que associações que representam intensivistas, hospitais e operadoras de saúde vão se reunir com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para discutir soluções urgentes para o problema. A informação de que os estoques estão no limite é do presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), Reinaldo Scheibe. “O número de internações aumentou, a permanência dos doentes nas UTIs também, e o consumo dos medicamentos explodiu”, diz ele. “Os estoques podem acabar em 20 dias”, completa. A Abramge representa operadoras de planos de saúde e seguradoras, que trabalham com hospitais próprios ou credenciados. Médicos que trabalham em UTIs de São Paulo fizeram o mesmo relato à coluna, sob a condição de anonimato. Um deles afirmou que está vivendo momentos “infernais”, que a curva de internações só cresce na instituição em que trabalha e que já está “começando a faltar insumos” para tratar de doentes em estado grave. O presidente da Abrafarma afirma que a reunião com a Anvisa deve ocorrer no fim da tarde desta quinta (18). Dela devem participar também, segundo ele, a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e associações de médicos intensivistas. Ele diz acreditar que a Anvisa precisa se articular com a indústria nacional para que ela aumente a produção desses insumos. “Mas ela tem que fabricar também outros medicamentos indispensáveis para outras enfermidades. É preciso articular como isso pode ser feito”, diz. Uma outra solução seria a agência facilitar a importação dos produtos, repondo os estoques que estão perto de terminar.
Ministério da Saúde distribui máscaras impróprias a profissionais da linha de frente
O Ministério da Saúde forneceu máscaras impróprias para uso médico a profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à covid-19. Segundo o Valor Econômico parte dessas máscaras foi entregue à pasta por uma empresa cujo representante no Brasil é um executivo que atua no mercado de relógios de luxo suíços – é ele quem assina o contrato com o governo federal. Um documento do gabinete da presidência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), elaborado em 13 de janeiro e obtido pela reportagem, aponta que as máscaras analisadas –chinesas, do tipo KN95– não eram indicadas para uso hospitalar. Mesmo assim, o Ministério da Saúde distribuiu o material e se recusou a substitui-lo diante da recusa de Estados em usar os equipamentos. O mesmo documento do gabinete da presidência da Anvisa afirma que o órgão recebeu diversas reclamações sobre a impropriedade das máscaras, avisou o Ministério da Saúde sobre a necessidade de atender às especificações dos fabricantes e fez um alerta sobre “riscos adicionais” a que estão sujeitos profissionais e pacientes. A posição da Anvisa foi enviada ao MPF (Ministério Público Federal) em Brasília, que instaurou, em 3 de fevereiro, um inquérito civil para investigar a história. Foram duas as situações envolvendo essas máscaras. Uma parte delas teve o uso interditado pela Anvisa a partir de junho de 2020 depois que a autoridade sanitária dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) suspendeu autorizações emergenciais diante da falta de eficiência mínima na filtragem de partículas. Outra parte foi escanteada pelos Estados em razão da advertência “non-medical” presente nas embalagens das máscaras enviadas para as secretarias de Saúde locais. Equipamentos ficaram parados em estoques, sem uso. A pasta distribuiu ambas pelo menos entre julho e dezembro de 2020. E não só se recusou a recolher os produtos e a substituí-los, segundo esses documentos, como enviou mais máscaras “non-medical” para uso hospitalar.
Com derrubada de veto, Congresso assegura indenização a profissionais de saúde incapacitados por Covid-19
O Congresso Nacional rejeitou nesta quarta-feira (17) vetos de 11 projetos de lei, como o que concede indenização aos profissionais de saúde tornados incapacitados para o trabalho pela Covid-19. De acordo com a Agência Câmara as matérias serão promulgadas para virarem lei ou serem incorporadas nas leis já publicadas sobre o tema. O projeto que concede indenização aos profissionais da linha de frente de combate à Covid-19 (PL 1826/20) foi vetado totalmente pelo presidente Jair Bolsonaro no ano passado, com o argumento de que a lei de repasse de recursos para os estados e municípios enfrentarem o período de pandemia (Lei Complementar 173/20) proíbe a concessão de benefícios indenizatórios para agentes públicos. De autoria dos deputados Reginaldo Lopes (PT-MG) e Fernanda Melchionna (Psol-RS), o texto prevê indenização de R$ 50 mil para os profissionais que ficaram permanentemente incapacitados após a infecção. Segundo o projeto, terão direito profissionais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, agentes comunitários, técnicos de laboratório e outros que atuam na área. A proposta também concede o benefício aos familiares de profissionais de saúde que atuaram no combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus e morreram em decorrência da Covid-19. Para a próxima semana, foi transferida a votação de vetos sobre assuntos como o auxílio emergencial para famílias monoparentais (Veto 35/20); benefícios a clubes de futebol em razão da pandemia (Veto 1/21 – Profut); itens do programa de acompanhamento fiscal (Veto 4/21); assinaturas eletrônicas para transações com o governo federal (Veto 50/20); e itens da política de pagamento por serviços ambientais (Veto 5/21). Quanto aos vetos ao pacote anticrime (PL 10372/18), embora os deputados tenham optado por derrubar vários itens como parte do acordo entre as lideranças que viabilizou a votação desta quarta-feira, o Senado optou por deixar a análise para a próxima sessão do Congresso. Devido a diferenças tecnológicas dos ambientes de votação virtual das duas Casas, as sessões do Congresso são realizadas em momentos diferentes por deputados e senadores.
Atualizada lista de medicamentos isentos de prescrição
A Anvisa informa que foi atualizada a Lista dos Medicamentos Isentos de Prescrição (LMIP). A medida foi publicada nesta quarta-feira (17/3) no Diário Oficial da União (D.O.U), por meio da Instrução Normativa 86/2021. É importante esclarecer que a norma foi aprovada na 4ª Reunião Ordinária Pública da Diretoria Colegiada da Agência, que ocorreu no dia 11 de março. Destaca-se que a LMIP trouxe um novo formato, tornando mais transparentes as apresentações de medicamentos que se tornaram isentos de prescrição nos últimos anos. Para contribuir com a transparência e orientação, a Anvisa atualizou os documentos com as perguntas e respostas sobre a LMIP direcionadas tanto ao setor regulado quanto à população em geral. Confira a íntegra da Instrução Normativa 86/2021. Veja o documento de Perguntas e Respostas direcionado ao setor regulado. Acesse também o documento de Perguntas e Respostas direcionado à população em geral.
SAÚDE NA IMPRENSA
Agência Câmara – Com derrubada de veto, Congresso assegura indenização a profissionais de saúde incapacitados por Covid-19
Agência Câmara – Frente discute logística da distribuição da vacina contra o coronavírus
Agência Senado – Comissão da Covid quer investigar mercado de oxigênio medicinal
Agência Senado – Fornecimento de oxigênio a cidades do interior pode colapsar, alerta ministério
Agência Senado – Sessão temática no Senado vai debater fornecimento de vacinas ao Brasil
Agência Senado – Comissão da Covid chama dirigentes de Fiocruz e Butantan para debater vacinas
Anvisa – Anvisa informa: primeiro radiofármaco regularizado via notificação
Anvisa – Anvisa realiza reunião sobre a vacina Sputnik V
Anvisa – Atualizada lista de medicamentos isentos de prescrição
Anvisa – Produtos fronteira: veja as orientações para enquadramento
Anvisa – Sistemas da Anvisa passarão por manutenção
Anvisa – Anvisa esclarece: Agência tira dúvidas em série de vídeos
ANS – Podcast ANS em Pauta: Episódio 3 está disponível
Agência Saúde – Ministério da Saúde amplia possibilidade de uso dos leitos de suporte ventilatório
Agência Saúde – Brasil registra 10.287.057 milhões de pessoas recuperadas
Agência Saúde – Saúde contrata 330 pontos de acesso à internet para melhorar comunicação entre indígenas
Agência Saúde – Equipe do Ministério da Saúde vai ao Acre para apoiar ações de controle das arboviroses
Agência Saúde – Ministro Pazuello e Queiroga recebem primeiras doses da vacina da AstraZeneca/Oxford produzidas na Fiocruz
Governo Federal – Ministério da Saúde recebe 500 mil doses de vacina contra a Covid-19
Governo Federal – Hospital Universitário Federal testa exame que detecta coronavírus em apenas uma hora
Jota – O papel decisivo da OMC na pandemia
Jota – STF modula decisão sobre incidência de ISS e ICMS para farmácias de manipulação
Agência Brasil – Covid-19: prefeito de SP confirma 1ª morte por falta de leito em UTI
Agência Brasil – Paes diz que vai definir medidas mais restritivas para conter covid-19
Agência Brasil – Espírito Santo adota medidas restritivas para conter covid-19
Agência Brasil – Governo libera recursos para mais 1.608 leitos de UTI em São Paulo
Agência Brasil – Amapá amanhece em lockdown para combater avanço da covid-19 no estado
Agência Brasil – Covid-19: Brasil tem 11,6 milhões de casos e 284,7 mil mortes
Agência Brasil – Cidades paulistas aumentam restrições para diminuir casos de covid-19
Agência Brasil – Estoques de sangue em São Paulo estão em nível crítico
Agência Brasil – Um em cada seis profissionais de saúde apresenta sinais de burnout
Agência Brasil – Campanha de vacinação contra influenza começa dia 12 de abril
Agência Brasil – Queiroga defende distanciamento social para reduzir morte por covid-19
Agência Brasil – Fiocruz entrega vacinas contra covid-19 produzidas no Brasil
Folha de S.Paulo – Medicamentos para intubação devem acabar em 20 dias e associações pedem socorro à Anvisa
Folha de S.Paulo – Sem nomeação de Queiroga, Ministério da Saúde tem ‘dois ministros’ no pico na pandemia
Folha de S.Paulo – Pacientes com sintomas duradouros de Covid se sentem melhor após vacina
Folha de S.Paulo – Jovem de 22 anos é o primeiro a morrer em fila de espera por UTI em SP
Folha de S.Paulo – Espanha aprova projeto de lei que autoriza eutanásia e suicídio assistido
Folha de S.Paulo – Sem apontar culpados, Lira qualifica crise de Covid-19 no Brasil de vexame internacional
Folha de S.Paulo – Entidade de promotores conservadores pede que Bolsonaro decrete Estado de Defesa
Folha de S.Paulo – Agência Nacional de Saúde divulga lista de novas medicações incorporadas na cobertura dos planos de saúde
Folha de S.Paulo – Cidades de MG temem falta de oxigênio e UTIs no pior momento da pandemia
Folha de S.Paulo – Cidade de SP registra 1ª morte de paciente com Covid na fila de espera por leito de UTI
Folha de S.Paulo – Saúde distribui máscaras impróprias a profissionais na linha de frente da Covid-19 e Anvisa vê riscos
O Estado de S.Paulo – Bolsonaro está entre Guedes e Michelle em projeto que pode elevar gastos em R$ 5 bi
O Estado de S.Paulo – Ministério Público do Acre pede a Aras que responsabilize Bolsonaro por crime contra a saúde pública durante visita com aglomerações
O Estado de S.Paulo – Eliane analisa impacto do negacionismo no Governo sobre a pandemia
O Estado de S.Paulo – Com quase 2,5 milhões de receitas médicas por mês, plataforma cria marketplace para faturar
O Estado de S.Paulo – Câmara rejeita pedido da oposição paraguaia de impeachment do presidente por má gestão na pandemia
O Estado de S.Paulo – Responsabilidade civil da União por eventuais danos causados pela vacinação da covid-19
O Estado de S.Paulo – Planeja se desfazer da máscara após a vacinação? Não é tão simples assim
O Estado de S.Paulo – Cidade de SP antecipa 5 feriados para o dia 26, altera rodízio e cria ‘hospitais de catástrofe’
O Globo – Com recorde de mortes, Bolsonaro questiona lotação de UTIs: ‘Parece que só morre de Covid’
O Globo – Prefeitura de SP anuncia feriado de 10 dias e ativa ‘hospitais de catástrofe’ contra Covid-19
O Globo – Conheça os grupos que mantêm apoio a Bolsonaro no momento mais grave da pandemia
O Globo – Malu Gaspar: Centrão deixa claro que não vai morrer abraçado aos cadáveres do desgoverno Bolsonaro
O Globo – O que o novo ministro da Saúde tem a ver com o dólar
O Globo – O principal conselho dado ao novo ministro da Saúde
G1 – Vacina de Oxford é ‘segura e eficaz’, diz agência europeia após análise de dados sobre coágulos
G1 – Mundo ultrapassa 400 milhões de doses de vacinas aplicadas
G1 – Ministério da Saúde aponta Sul como ‘epicentro’ da Covid-19 no Brasil, diz governador de SC
G1 – Apesar de rara, reinfecção por Covid é mais comum em idosos, aponta estudo da ‘Lancet’
G1 – TCU dá aval para que governo se responsabilize por eventual efeito adverso de vacinas contra Covid
Correio Braziliense – Por que não existe pílula anticoncepcional para homens
Correio Braziliense – Bolsonaro: “Qual país está tratando bem a questão da covid? Aponte um”
Correio Braziliense – DF tem 320 pacientes graves à espera de um leito de UTI
Correio Braziliense – Vacinação de dentistas pode começar na próxima semana
Correio Braziliense – Distritais assinarão manifesto para compra direta de vacinas
Valor Econômico – Ministério da Saúde distribui máscaras impróprias a profissionais da linha de frente
Valor Econômico – Após revisão sobre casos de coágulos, agência europeia diz que vacina da AstraZeneca é segura
Valor Econômico – CONITEC Recomenda Incorporação de RINVOQ® (upadacitinibe) da AbbVie pelo SUS, Para o Tratamento de Pacientes Adultos com Artrite Reumatoide Ativa Moderada a Grave
Valor Econômico – Marcelo Queiroga promete “seguir a ciência” e promover “grande diálogo nacional”
Valor Econômico – EUA enviarão 4 milhões de doses da vacina da AstraZeneca para México e Canadá
Valor Econômico – Agência britânica não encontra evidências de que vacina da AstraZeneca causa coágulos
Valor Econômico – Lira defende união de Poderes contra covid-19 para evitar ‘vexame internacional’
Valor Econômico – Barroso afirma que Brasil precisa “ajustar o rumo” e se “curvar à ciência”
Valor Econômico – Suspensão do uso da vacina da AstraZeneca/Oxford é prematura, dizem especialistas
Valor Econômico – Itália: Decisão de suspender vacina da AstraZeneca é “inaceitável”, diz especialista
Valor Econômico – Alemanha tem maior número de casos de covid-19 desde o fim de janeiro
Valor Econômico – Intermédica apresenta bons resultados, segundo especialistas do Safra
Valor Econômico – Congresso restabelece benefícios para empresas em recuperação