MEC AUTORIZA NOVA OFERTA DE CURSO SUPERIOR POR 40 INSTITUIÇÕES

//MEC AUTORIZA NOVA OFERTA DE CURSO SUPERIOR POR 40 INSTITUIÇÕES
O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, autorizou nesta quinta-feira (18) a oferta de curso superior de graduação por 40 instituições de educação superior (IES). Conforme o Valor Econômico, ao todo, 6.950 novas vagas poderão ser oferecidas nos endereços citados no anexo da Portaria 190/19, publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União. Entre as instituições beneficiadas estão faculdades do grupo Anhanguera. Com a autorização do MEC e início da oferta de vagas, as instituições de ensino superior deverão protocolar o pedido de reconhecimento dos respectivos cursos. Entre os cursos de graduação que serão oferecidos, está a Medicina Veterinária. Outras áreas de cursos autorizados: Odontologia, Psicologia, Engenharia Mecânica, Enfermagem, Nutrição, Agronomia, Biomedicina, Direito, Engenharia Mecânica, Estética e Cosmética, Ciências Contábeis, Fisioterapia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Farmácia e Educação Física.

Servidores escrevem carta acusando Salles de ‘destruição da gestão ambiental’

O blog Ambiente-se do jornal O Estado de S. Paulo destacou que servidores federais da área ambiental divulgaram na quarta-feira (17), uma carta aberta à sociedade de repúdio às “declarações e posturas” do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. O documento, que alerta para o que eles chamam de “destruição da gestão ambiental federal”, vem a público alguns dias depois de uma reunião conturbada no Rio Grande do Sul, em que Salles decidiu instaurar um procedimento administrativo contra funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que não estavam presentes ao evento. Os servidores dizem, porém, que jamais foram convidados para a reunião. Na carta, os servidores afirmam que o ministro foi “ardiloso, falacioso e grosseiro com os servidores”. No documento, os servidores também destacam o funcionamento do ICMBio, e lembram que o órgão, que gere 334 unidades de conservação em todo o País, tem 1.593 servidores – “um para cada 100 mil hectares de área protegida”, dizem. “Sendo que o serviço de parques dos EUA tem 1 servidor para cada 2 mil hectares de área protegida”, afirma a nota.

Aplicativo de celular facilita acesso a informações tecnológicas para produtores de leite

A Embrapa irá comemorar seus 46 anos de fundação com o lançamento de tecnologias votadas para o agronegócio. Entre os lançamentos está o APPLeite, desenvolvido pela Embrapa Gado de Leite, uma das unidades de pesquisa da instituição. É o que informa o portal da Embrapa. O aplicativo tem o objetivo de tornar mais simples a busca por informações tecnológicas relativas à pecuária de leite para o pequeno e o médio produtor com acesso à internet, via smartphone ou tablet. A analista da Embrapa Gado de leite, Vanessa Maia, que desenvolveu o AppLeite, diz que o aplicativo promove a convergência para os dispositivos móveis de várias tecnologias desenvolvidas para usuários com baixo nível de letramento. O próprio APPLeite foi desenvolvido para que mesmo usuários com pouca experiência no uso da internet possam navegar de forma descomplicada. Os analistas da Embrapa esperam uma boa repercussão do aplicativo, já em sua fase de testes, sem nenhuma divulgação, foram registrados mais de 100 downloads. “Está programada uma segunda versão do aplicativo que deverá ser lançado no segundo semestre de 2019. Nela, haverá sistema de recomendação de conteúdo baseado no perfil do usuário, no histórico de navegação e nas preferências de outros usuários com perfil semelhante”, informa o portal.

Mesmo em baixa quantidade, bacon e carne bovina elevam risco de câncer

Um estudo do Reino Unido feito a partir de dados de 475 mil pessoas mostrou uma ligação entre o consumo de carne vermelha e de carnes processadas, como bacon e linguiça, e a ocorrência de câncer colorretal (de intestino ou reto). A pesquisa foi publicada na quarta (17) na revista International Journal of Epidemiology. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, foram avaliadas informações de pacientes entre 40 e 69 anos, ao longo de 5,7 anos, em média. Nesse período foram detectados 2.609 casos de câncer colorretal. A ideia dos cientistas era investigar se o consumo de alguns alimentos poderia ser associado ao surgimento da doença. Quanto maior o consumo de carne vermelha e de carnes processadas, maior a incidência de câncer colorretal. Pelas contas dos pesquisadores, um consumo diário de carne vermelha e/ou processada de 76 gramas em comparação com um de 21 gramas está associado a um aumento de 20% na chance de desenvolver câncer colorretal. A recomendação atual do NHS, serviço de saúde nacional do Reino Unido, sugere um consumo de até 90 gramas de carne vermelha e/ou processada como parte de uma dieta saudável. Os cientistas acreditam, tendo em vista o potencial benefício de uma redução, que essas recomendações antigas passem por revisões. “Outros alimentos, como carne de aves, queijos, peixes e leite não apresentam qualquer indício estatístico de ligação com o câncer colorretal. Há alguns estudos que mostram um possível efeito protetor do leite, inclusive”, destaca a matéria.

NA IMPRENSA
Embrapa – Custos de produção de frangos de corte aumentam em março

Embrapa – Embrapa ministra quatro cursos para produtores rurais e técnicos de Ater em Manacapuru (AM)

Embrapa – Aplicativo de celular facilita acesso a informações tecnológicas para produtores de leite

Embrapa – Lucro Social da Embrapa é de R$ 43,52 bilhões em 2018

Mapa – Mapa e produtores realizam seminário internacional de seguro rural

Mapa – Mapa fará trabalho integrado com estados do NE para erradicar doenças como a peste suína clássica

Mapa – Ministros recebem representantes dos caminhoneiros e discutem medidas para ajudar categoria

MMA – Guia ensina a identificar mamíferos aquáticos do Brasil

MMA – Comandante da PM Ambiental de SP vai presidir o ICMBio

Alesp – Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável elege presidente e vice-presidente

Senado Federal – Incentivos para criadores de cabras e ovelhas estão na pauta da CRA

Correio Braziliense – Vendas de pescados na Semana Santa devem subir até 10% neste ano

Folha de S. Paulo – Sob risco de extinção, espécie de papagaio mais gorda do mundo tem recorde na reprodução e anima biólogos

Folha de S. Paulo – Helio Mattar – Como o consumidor pode contribuir para a biodiversidade

Folha de S. Paulo – Cadela da PM localiza 727 kg de droga escondidos em barraco de Paraisópolis, em SP

Folha de S. Paulo – Bom pra Cachorro – Aprenda a fazer ovo de Páscoa para seu cachorro

Folha de S. Paulo – Vaivém das Commodities – COBB dos EUA faz intervenção na filial brasileira

Folha de S. Paulo – Mesmo em baixa quantidade, bacon e carne bovina elevam risco de câncer

G1 – Jacaré é capturado em avenida de Salvador; animal ficou ferido ao ser atingido por veículo

O Estado de S. Paulo – Ambiente-se – Servidores escrevem carta acusando Salles de ‘destruição da gestão ambiental’

O Estado de S. Paulo – Cientistas reativam células de cérebros de porcos mortos

O Estado de S. Paulo – Luisa Mell se revolta com ofensas a cão de Anitta: ‘Humanidade doente’

O Estado de S. Paulo – Moradores da zona leste cobram responsabilidade de donos de cães abandonados na rua

O Estado de S. Paulo – Câmara de SP aprova proibição de canudo de plástico

Valor Econômico – Francesa Vetoquinol fecha acordo para adquirir a goiana Clarion

Valor Econômico – MEC autoriza nova oferta de curso superior por 40 instituições

Zero Hora – Primeira etapa da vacinação contra aftosa deve imunizar 95 mil bovinos e bubalinos em Santa Maria

__________________________________________________

O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.