MANUAL COM ORIENTAÇÕES PARA VACINAÇÃO CONTRA AFTOSA É PUBLICADO

//MANUAL COM ORIENTAÇÕES PARA VACINAÇÃO CONTRA AFTOSA É PUBLICADO

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta quinta-feira (7) o manual “Orientações para fiscalização do comércio de vacinas contra a febre aftosa e para controle e avaliação das etapas de vacinação”. De acordo com o portal do Mapa, o objetivo é criar padrões para manter a qualidade das vacinas produzidas no país, aumentando a eficiência na imunização dos rebanhos. O manual é dirigido aos serviços veterinários, revendedores e criadores, que devem seguir as normas previstas. A versão, digital, de 41 páginas, é resultado de atualização da primeira edição que foi publicada em 2005. Segundo o auditor fiscal agropecuário da Divisão de Febre Aftosa e Outras Doenças Vesiculares (Difa), Luiz Cláudio Coelho, “a fiscalização do comércio de vacinas contra a febre aftosa é de responsabilidade do Serviço Veterinário Oficial (SVO), para cumprimento do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA)”. “Ele explica que todas as revendas de produtos de uso veterinário só podem funcionar se estiverem registradas e licenciadas pelo Ministério”, afirma a notícia.

 

Cerca de 350 animais são afetados pela lama em Brumadinho

 

Cerca de 350 animais atingidos de alguma forma pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho já passaram por atendimento veterinário. Do grupo, 128 estão abrigados na fazenda alugada pela empresa após ordem judicial e os demais foram devolvidos aos tutores ou, no caso dos silvestres, devolvidos à natureza. É o que informa o jornal Correio Braziliense. Embora os bois e vacas atolados na lama tenham sido os que mais ganharam visibilidade nas primeiras horas do desastre, na lista dos afetados contabilizada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária tem até cágado, cobra e ouriço. Para se ter uma ideia, só de bovinos na região o último censo agropecuário registrou 14,6 mil cabeças. O rebanho de galináceos é de cerca de 140 mil. Segundo a Brigada Animal do CRMV-MG, que atua em Brumadinho desde o rompimento da barragem, havia 145 animais resgatados na fazenda da Vale na segunda-feira (4). O novo levantamento, dessa quarta-feira (6), já registrou 128. “Houve animais que foram devolvidos para seus tutores, e silvestres encaminhados para soltura”, informa.

 

Hotel de abelhas busca garantir polinizadores para a produção de alimentos

 

A colunista Gisele Loeblein do jornal Zero Hora destacou que estruturas com madeiras perfuradas para que abelhas solitárias façam seus ninhos e se multipliquem em propriedades rurais estão sendo distribuídas em diversos Estados pela multinacional Bayer, fabricante de agroquímicos. O chamado de Hotel de Abelhas foi levado pela primeira vez a uma grande feira, durante o Show Rural Coopavel, que terminou nesta quinta-feira (7), em Cascavel (PR). “A maioria das espécies de abelhas no Brasil são solitárias, elas procuram ou escavam pequenos espaços em estruturas naturais para fazerem seus ninhos. Elas são excelentes polinizadoras, muito importantes para a produção de alimentos”, explica o zootecnista Heber Luiz Pereira, consultor do Bee Care Center da Bayer. “Lançado em 2017, o projeto conta com 30 estruturas em todo o país. Em janeiro deste ano, dois hotéis foram encaminhados ao Rio Grande do Sul”, ressaltou a colunista.

 

Exportação de frango do Brasil cai quase 15% em janeiro, diz ABPA

 

As exportações de carne de frango do Brasil em janeiro somaram 281,8 mil toneladas, queda de 14,7% ante o mesmo período do ano passado, informou nesta quinta-feira (7) a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). “Houve retrações pontuais no fluxo de exportação, que deve ser retomado já em fevereiro”, disse em nota Francisco Turra, presidente da entidade. Conforme o portal do G1, em receita, as exportações do maior exportador global de carne de frango atingiram US$ 453 milhões, redução de 12,9% na comparação anual. O montante considera venda de todos os produtos, entre in natura e processados. Na segunda quinzena de janeiro, a Arábia Saudita, maior comprador de frango brasileiro, suspendeu a importação de cinco dos 30 frigoríficos nacionais que embarcavam para o país. Nem a ABPA nem o governo informaram quais fábricas foram afetadas, nem os motivos do embargo. “Já as exportações de carne suína alcançaram 48,5 mil toneladas, volume 10,7% menor que o visto no mesmo mês de 2018. O faturamento fechou o mês em 91,6 milhões de dólares, queda de 17,8%”, destaca o matéria.

 

NA IMPRENSA
Alesp – Cassação de inscrição estadual de empresas que maltratam animais 

 

Chico Terra – Veterinária relata o emocionado trabalho de recuperação de animais em Brumadinho

 

Clima Tempo – Animais vítimas de tráfico são tratados em São Paulo

 

Correio Braziliense – Aves, cobra e até ouriço; conheça animais afetados pela lama em Brumadinho

 

Embrapa – Embrapa realizará evento de entomologia em Fortaleza

 

Embrapa – Parceria com escola fortalecerá Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

 

Embrapa – Relatório aponta a importância da polinização para a agricultura brasileira

 

Embrapa – Dia de Campo na TV: Inovação na agroindustrialização

 

Embrapa – Embrapa e UFPI vão treinar africanos em marcadores genéticos e qualidade do mel

 

Folha de S. Paulo – Bom pra Cachorro – Seis cuidados ao passear com o cachorro em dias quentes

 

Folha PE – Deputado quer ‘estadualizar’ lei que regula veículos com tração animal

 

G1 – Samu Animal ‘exporta’ modelo de atendimento para outras cidades

 

G1 – Espécies em extinção: a força-tarefa de cientistas para salvar o ‘peixe que anda’ da Tasmânia

 

G1 – Gata coberta pela neve tem os pelos congelados e sobrevive nos EUA

 

G1 – Homem é preso com 800 filhotes de tartaruga na BR-290 em Eldorado do Sul

 

G1 – Exportação de frango do Brasil cai quase 15% em janeiro, diz ABPA

 

Jornal de Uberaba – Animais têm melhor resultados com acupuntura que os humanos

 

Mapa – Manual com orientações para vacinação contra aftosa é publicado

 

Massa News – Polícia prende suspeitos e recupera animais utilizados em rinhas

 

O Estado de S. Paulo – Sem Intervalos – Série ‘Radar Pet’, da NatGeo, mostra adoráveis detetives caninos em busca de animais perdidos

 

Valor Econômico – Marfrig demite 400 funcionários de frigorífico de bovinos em SP

 

Valor Econômico – Lácteos puxam alta do índice de preços de alimentos da FAO

 

Valor Econômico – Valor de mercado total de JBS, Marfrig e BRF já subiu R$ 8,9 bi este ano

 

Webdiario – Hospital Veterinário inicia consultas e exames em março e cirurgias em maio

 

Zero Hora – Traficante de animais preso com 800 tartarugas já havia realizado outras duas viagens em menos de um mês

 

Zero Hora – Gisele Loeblein – Hotel de abelhas busca garantir polinizadores para a produção de alimentos

 

Zero Hora – Gisele Loeblein – Produtores e indústrias pedem medidas para compensar fim de taxas sobre importação de leite

 

Zero Hora – O que é a leptospirose?

 

__________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.