‘Epidemia’ de obesidade afeta uma em cada 10 pessoas no mundo
O número de obesos mais que dobrou em 73 países e aumentou em outros lugares do mundo desde 1980, quando foi lançado o estudo, publicado na revista médica New England Journal of Medicine. Realizada em 195 países ao longo de 35 anos, a pesquisa apresentada em uma conferência em Estocolmo, na segunda-feira (12), é considerada a mais abrangente já realizada sobre o tema da obesidade. O jornal Correio Braziliense afirma que na conclusão do estudo, em 2015, 107,7 milhões de crianças e 603,7 milhões de adultos em todo o mundo foram considerados obesos, desencadeando o que seus autores descreveram como “uma crescente e perturbadora crise global de saúde pública”. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou o número de pessoas com excesso de peso em 1,9 bilhão em 2014, incluindo mais de 600 milhões de obesos. A pesquisa foi baseada nos dados mais recentes fornecidos pelo estudo Global Burden of Disease (GBD), que acompanha o impacto de mais de 300 tipos de patologias e lesões em 133 países. Seu objetivo principal era entender, em uma escala global, o que está gerando “a atual epidemia mundial de doenças” relacionada ao alto peso corporal, disseram os autores, conforme o Correio.
Novo aplicativo conecta doadores de sangue a hemocentros
Sorocaba, no interior de São Paulo, lança nesta terça-feira (13) um aplicativo para smartphones que torna o processo de doação de sangue mais acessível à população. O jornal O Estado de S.Paulo destaca que o aplicativo foi desenvolvido pela startup sorocabana Time do Sangue, para interligar potenciais doadores e hemocentros, permitindo o acionamento rápido do doador mais próximo, através da geolocalização, sempre que alguém precisa de sangue. O aplicativo entra em operação, na quarta-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, atendendo inicialmente onze hemonúcleos vinculados à Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan). O programa também vai permitir o mapeamento geográfico das doações, conta ao Estadão a pesquisadora Vanessa Simonetti, colaboradora do Time do Sangue. “A adesão e o uso do aplicativo são gratuitos. O programa tem apoio da prefeitura de Sorocaba e ainda este ano deve ser ‘exportado’ para outros Estados brasileiros”, diz parte da notícia.
Deputados de Pernambuco defendem investimento na Hemobrás no estado
Sessão da Assembleia Legislativa de Pernambuco, na segunda-feira (12), repercutiu as notícias divulgadas pela imprensa sobre a proposta de construção de uma fábrica de hemoderivados em Maringá, cidade paranaense que é o reduto eleitoral do ministro da Saúde, Ricardo Barros. Segundo a deputada Priscila Krause (DEM), a iniciativa pode ameaçar a política de descentralização do setor que levou à instalação da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) em Pernambuco. O Ministério da Saúde estaria negociando a criação de um consórcio entre os Institutos Butantã (SP) e de Tecnologia do Paraná (Tecpar) com a Hemobrás e a empresa suíça Octapharma. Conforme a proposta, o laboratório suíço investiria R$ 500 milhões para criar uma nova fábrica em Maringá e finalizar obras atuais do Butantã e da Hemobrás. Em contrapartida, o consórcio teria o monopólio do comércio de hemoderivados até a transferência da tecnologia. Em apartes, parlamentares de outros partidos, como Teresa Leitão (PT) e Romário Dias (PSD), apoiaram a manifestação de Priscila Krause. “Apesar da localização perfeita e do grande investimento já realizado, a Hemobrás em Pernambuco ainda precisa enviar seus produtos para a França. Precisamos levar esse assunto até o fim para fazer a fábrica funcionar como deveria”, observou Dias.
Anvisa – Leucemia linfoblástica aguda ganha novo tratamento
Anvisa – Anvisa promove seminário sobre probióticos
Anvisa – Antibiótico e sedativo ganham versões genéricas
Anvisa – Dicol discute fabricação e armazenagem de medicamentos
Anvisa – Conheça o Relatório de Atividades 2016 da Anvisa
ANS – Portabilidades
Fiocruz – Fiocruz sediará 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva
Fiocruz – Ensp lança novo site de Pesquisa e Inovação
Fiocruz – Inscrições abertas para Qualificação em Acesso à Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Senado Federal – Campanha Junho Vermelho busca incentivar a doação de sangue
Câmara dos Deputados – Comissão sobre planos de saúde debate ressarcimento de despesas a estados e a municípios
Folha de S.Paulo – Ministro da Saúde quer fábrica de derivado de sangue em reduto eleitoral
Folha de S.Paulo – SP prorroga vacinação contra a gripe e amplia público após não cumprir meta
Folha de S.Paulo – Apesar de riscos, testosterona em gel ganha espaço em academias
Folha de S.Paulo – As mulheres que enfrentam a menopausa com testosterona
Folha de S.Paulo – Cláudia Collucci – Avanço da sífilis congênita é mais um item no pacote de vergonhas nacionais
O Estado de S.Paulo – Novo aplicativo conecta doadores de sangue a hemocentros
O Globo – Febre na gravidez pode aumentar risco de autismo
O Globo – Alimentação pode alterar tomada de decisão e postura social do indivíduo
Valor Econômico – Lucro das operadoras de planos de saúde sobe 70,6% em 2016, afirma ANS
Correio Braziliense – ‘Epidemia’ de obesidade afeta uma em cada 10 pessoas no mundo
Correio Braziliense – 108 milhões de jovens com menos de 19 anos estão obesos, mostra estudo
Patos em Destaque – Conferência Municipal de Saúde discute prioridades para a saúde de Patos de Minas
A Notícia – Saúde: crítica dívida é de R$ 768 milhões em SC
O Diário – Vigilância e Análises Clínicas agilizam exames de hepatite no HU
A Folha Regional – Deputado cobra do Estado melhorias no tratamento para portadores de angiodema hereditário
Repórter News – HUJM lança programa de parcerias durante reinauguração de enfermarias da Pediatria