Lira defende que Anvisa busque “melhores práticas” para autorização de vacinas

//Lira defende que Anvisa busque “melhores práticas” para autorização de vacinas

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defendeu que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pela certificação de vacinas no País, adote melhores práticas, faça intercâmbios com outras agências e acelere a autorização dos registros de imunizantes contra a Covid-19. Segundo Lira, não se trata de “enquadrar a Agência”, mas fazer “tudo pelas vacinas”. Segundo a Agência Câmara a polêmica com a Anvisa ocorre desde a aprovação da Medida Provisória (MP) 1003/20 que determina que a agência conceda, em até 5 dias, autorização do uso excepcional de vacina aprovada, em caráter definitivo ou emergencial, por uma entre nove agências internacionais sanitárias. Técnicos do órgão querem que o presidente da República, Jair Bolsonaro, vete esse trecho da MP. No entanto, o Congresso também pode derrubar o veto de Bolsonaro. “Não se trata de enquadrar a Anvisa. A ciência levava dez anos para fazer uma vacina. Sob risco do mundo parar, ela ficou pronta em onze meses. Para o Brasil não parar, a Anvisa precisa buscar melhores práticas, fazer intercâmbios com outras agências do mundo e acelerar. Tudo pelas vacinas”, afirmou Lira por meio de suas redes sociais.

Governo faz acordo e farmacêuticas deverão recolher medicamentos sem uso em SP

Farmácias, fabricantes, distribuidores e importadores de remédios no estado de São Paulo vão recolher e descartar medicamentos vencidos e sem uso, segundo acordo assinado junto ao Ministério Público de SP, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de SP e a Cetesb (Companhia Ambiental de SP) nesta terça-feira (16). De acordo com a Folha de S.Paulo o termo de compromisso deve ser publicado no Diário Oficial de quarta (17). O acordo com o Governo de SP foi assinado por associações que envolvem desde representantes da indústria farmacêutica até as empresas de distribuição e redes de farmácias. O processo amplia a chamada logística reversa, em que, além de colocar no mercado, as empresas ficam responsáveis também por recolher o que sobra e descartar adequadamente. “Em 2010, o Brasil era o 10º maior mercado mundial de medicamentos. Em 2021, está em 5º lugar. Houve um crescimento muito grande de mercado e precisamos pensar no descarte”, diz Patrícia Iglecias, diretora-presidente da Cetesb. “Quando a população descarta um medicamento sem uso ou vencido no vaso sanitário ou na pia, pode causar uma contaminação da água. São produtos químicos. Dependendo do remédio, pode envolver até hormônios. É um problema ambiental e de saúde”, diz ela. Pelo acordo, as farmácias deverão disponibilizar recipientes para que a população faça o descarte desses medicamentos e suas embalagens. As empresas fabricantes e importadoras de remédios ficarão responsáveis pelo transporte dos medicamentos e embalagens até os locais de tratamento e descarte final desses produtos. Essa destinação final varia de acordo com o tipo de remédio, mas pode envolver até incineração, explica Iglecias.

Confederação Nacional de Municípios pede troca do ministro Pazuello

Com a interrupção da campanha de vacinação contra a Covid-19 por falta de doses em várias cidades, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) pediu nesta terça-feira (16) a troca de Eduardo Pazuello no comando do Ministério da Saúde, informou a Folha de S.Paulo. Em nota, a entidade afirmou que os gestores municipais “assistem e vivem desesperadamente a angústia e o sofrimento da população que corre aos postos de saúde na busca de vacinas” e manifestou “indignação com a condução da crise sanitária” pela pasta. Segundo a confederação, prefeitas e prefeitos de várias partes de país têm relatado a suspensão da vacinação dos grupos prioritários a partir desta semana, em consequência da interrupção da reposição das doses e da falta de previsão de novas remessas pelo Ministério. Não foram listados os municípios que estão com falta do imunizante. “Foram várias as tentativas de diálogo com a atual gestão do ministério, entre pedidos de agenda e de informação. A pasta tem reiteradamente ignorado os prefeitos do Brasil, com uma total inexistência de diálogo”, escreveu o presidente da CNM, Glademir Aroldi. “Seu comando não acreditou na vacinação como saída para a crise e não realizou o planejamento necessário para a aquisição de vacinas. Todas as iniciativas adotadas até aqui foram realizadas apenas como reação à pressão política e social, sem qualquer cronograma de distribuição para estados e municípios. Com uma postura passiva, a atual gestão não atende à expectativa da federação brasileira, a qual deveria ter liderado, frustrando assim a população do país”, diz a nota. Na segunda, o Ministério da Saúde e o Instituto Butantan assinaram contrato para compra de mais 54 milhões de doses da Coronavac, vacina desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac e produzida no Brasil pelo instituto paulista, após longo impasse. A confederação considera que a atual gestão da pasta não tem condições de conduzir o processo de vacinação, e, por isso, vê como “necessária, urgente e inevitável” a troca de comando.

CBPF: confira as informações atualizadas pela Anvisa

A Anvisa, em seu compromisso de manter públicas e atualizadas as informações sobre as análises das vacinas contra a Covid-19 submetidas à Agência, divulga os novos andamentos dos pedidos de certificação das boas práticas de fabricação. A Pfizer, que tem o pedido de registro definitivo do imunizante Comirnaty em análise na Agência, solicitou a emissão do Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) para mais três locais de fabricação, além dos quatro locais já certificados anteriormente. A Anvisa está avaliando os pedidos com base em seu histórico de inspeções e naquelas realizadas por outras autoridades participantes do esquema de Cooperação em Inspeção Farmacêutica – PIC/S (da sigla em inglês – Pharmaceutical Inspection Co-operation Scheme). Para acompanhar o andamento das análises das vacinas que estão em processo de submissão contínua, confira o quadro atualizado. A Bharat Biotech e a Precisa Farmacêutica, que estão preparando as informações necessárias para submeterem à Anvisa o pedido de estudo clínico fase 3 do imunizante Covaxin, acordaram com a Agência uma inspeção em sua fábrica localizada na Índia nos primeiros dias de março, uma vez que a autoridade Indiana não participa do PIC/S. A União Química, responsável pela vacina Sputnik V no Brasil, permanece em reuniões com a Anvisa. O laboratório solicitou a certificação da fábrica de Guarulhos (SP), onde pretende realizar a formulação e o envase do medicamento. A Agência agendou a vistoria para o período de 8 a 12/3. A certificação para os locais de fabricação do IFA, o insumo farmacêutico ativo, no Distrito Federal e na Rússia, não foi solicitada até o momento. As datas das inspeções foram acordadas com as empresas farmacêuticas. Vacinas que não têm o processo de análise para o uso emergencial ou registro mas submeteram pedido de análise para a certificação das boas práticas de fabricação podem ser acompanhadas aqui. O Certificado de Boas Práticas de Fabricação é um documento emitido pela Anvisa atestando que determinado local de produção cumpre com as recomendações e normas de fabricação definidas pela Agência. O processo de certificação envolve desde a verificação das instalações e dos equipamentos até a garantia da qualidade e a avaliação de risco de cada etapa produtiva. Por isso, a Anvisa e as demais autoridades sanitárias do mundo avaliam as boas práticas de fabricação em cada local de produção.

SAÚDE NA IMPRENSA

Agência Câmara – Projeto inclui trabalhadores do serviço funerário e da assistência social entre prioridades de vacinação

Agência Câmara – Projeto prioriza garis e cuidadores de idosos no plano de vacinação contra a Covid-19

Agência Câmara – Projeto obriga serviços de saúde a fornecer dióxido de cloro para tratar a Covid-19

Agência Câmara – Lira defende que Anvisa busque “melhores práticas” para autorização de vacinas

Agência Câmara – Câmara pode votar na quinta-feira MP que facilita compra de vacinas

Agência Senado – Criminalização da prática de furar a fila da vacinação segue para análise do Senado

Anvisa – Covid-19: confira o painel com informações sobre ensaios clínicos com medicamentos e produtos biológicos

Anvisa – Nota de pesar: falecimento do Prof. Ms. Antônio Basílio Pereira

Anvisa – CBPF: confira as informações atualizadas pela Anvisa

Anvisa – Covid-19: quadro de análises de vacinas pela Anvisa

Anvisa – Anvisa aprova importação de doses adicionais de vacina Covid-19 pela Fiocruz

Anvisa – Atuação internacional da Anvisa em relação às vacinas contra a Covid-19

Anvisa – Atualize o Repositório Documental de Dispositivos Médicos

Anvisa – Confira a cartilha sobre importação de vacinas

Anvisa – Ferramenta de cumprimento de exigência será desativada no dia 17/2

Agência Saúde – Brasil registra 8.883.191 milhões de pessoas recuperadas

Agência Saúde – Saúde assegura recebimento de mais 54 milhões de doses de vacina contra Covid-19

Agência Saúde – Amazonas deve ser primeiro a vacinar toda a população

Agência Saúde – Saúde ressalta a importância da gestão das doses das vacinas contra a Covid-19

Agência Saúde – Saúde, com apoio do Exército, realizará projeto piloto de vacinação no Amazonas

Agência Saúde – Comitê de Crise instalado no Amazonas tem sido ponto chave na reorganização do sistema de saúde local

Agência Saúde – Ministro Eduardo Pazuello estabelece novo plano para remoção de pacientes no Amazonas, com foco no interior

Agência Saúde – Em Manaus, Pazuello quer força-tarefa para acelerar vacinação ampliada para o público de 50 anos

Agência Saúde – Saúde aguarda informações de fornecedoras russa e indiana para avançar em negociações

Agência Saúde – Transferências de pacientes do Amazonas chegam a 558

Agência Saúde – Ministério da Saúde fortalece vigilância genômica para combater mutações do vírus causador da Covid-19

Agência Saúde – Amazonas já tem 26 usinas geradoras de oxigênio instaladas

Conitec – Perspectiva do Paciente: novas chamadas públicas estão abertas e recebem inscrições

Jota – A inadequação formal da autorização do CFM para ‘tratamento precoce’ de Covid-19

Agência Brasil – Organização Mundial do Comércio quer vacina para países pobres

Agência Brasil – Covid-19: óbitos passam de 240 mil e casos somam quase 10 milhões

Agência Brasil – Governo compra mais 54 milhões de doses de vacina contra covid-19

Agência Brasil – Fiocruz confirma caso da variante brasileira do coronavírus no Rio

Agência Brasil – Covid-19: pane em refrigerador pode ter prejudicado doses em MG

Agência Brasil – Cidade de SP registra 13 casos de novas variantes da covid-19

Agência Brasil – Covid-19: cronograma do governo prevê entregas de vacinas para 2021

Agência Brasil – Covid-19: país tem 9,8 milhões de casos acumulados e 239,7 mil mortes

Agência Brasil – Média móvel de mortes por covid-19 tem recorde neste domingo

Agência Brasil – Plataforma em desenvolvimento pode ajudar diagnóstico de covid-19

Agência Brasil – OMS autoriza uso emergencial da vacina de Oxford

Agência Brasil – Cura do câncer infantil passa pelo diagnóstico precoce, diz Inca

Agência Brasil – Anvisa vai vistoriar fábricas das vacinas Covaxin e Sputnik V em março

Agência Brasil – Anvisa atualiza andamento de análises de vacina contra covid-19

Agência Brasil – Brasil enviará comitiva a Israel para conhecer spray contra a covid-19

Folha de S.Paulo – Nova Zelândia e Austrália suspendem lockdown após quase zerarem novos casos de Covid-19

Folha de S.Paulo – Estados temem perder todos os leitos de UTI para Covid pagos pela Saúde a partir de março

Folha de S.Paulo – Comissão de combate à Covid-19 vai convidar Pazuello para prestar contas sobre pandemia

Folha de S.Paulo – Vacinar o mundo é um teste de nossa capacidade de cooperar

Folha de S.Paulo – Governo faz acordo e farmacêuticas deverão recolher medicamentos sem uso em SP

Folha de S.Paulo – Confederação Nacional de Municípios pede troca do ministro Pazuello

Folha de S.Paulo – Vacinas e as variantes do novo coronavírus

Folha de S.Paulo – Com a corda no pescoço, general Pesadello tenta provar que vai trazer vacina

Folha de S.Paulo – Saúde assina contrato para compra de mais 54 milhões de doses da Coronavac

Folha de S.Paulo – Droga tocilizumabe reduz mortes por Covid e ventilação invasiva, aponta estudo

Folha de S.Paulo – Deputados discutem inserir em MP prazo para governo Bolsonaro cumprir metas de vacinação

O Estado de S.Paulo – Capital paulista amplia grupo de profissionais aptos a receber vacina contra a covid-19

O Estado de S.Paulo – Perguntas e respostas: o que se sabe até agora sobre as novas variantes do coronavírus

O Estado de S.Paulo – Saúde mental na pandemia: técnicas de respiração da Yoga para acalmar a ansiedade

O Estado de S.Paulo – Capitais começam a paralisar vacinação com 1ª dose; frente cobra governo federal

O Estado de S.Paulo – Como a busca por tratamentos para a covid-19 não avançou enquanto que as vacinas aceleraram

O Estado de S.Paulo – Nove unidades de saúde da Bahia não têm mais vagas para pacientes com covid-19

O Estado de S.Paulo – Equívocos do governo federal causam falta de vacina, afirma Frente Nacional de Prefeitos

O Estado de S.Paulo – Ministério da Saúde assina contrato para comprar mais 54 milhões de doses da Coronavac

O Estado de S.Paulo – Esclerose múltipla e dispensa discriminatória

O Estado de S.Paulo – Por que temos tanto medo da febre?

O Globo – Imunidade a outros coronavírus não protege contra Covid-19

O Globo – Rio, Cuiabá e Salvador interrompem vacinação contra Covid-19; outras quatro capitais devem parar na próxima semana

O Globo – STF determina que Polícia Federal investigue gastos do Ministério da Saúde com compra de cloroquina

G1 – Japão inicia vacinação contra a Covid-19 a cinco meses dos Jogos Olímpicos

G1 – Índice larvário do mosquito Aedes aegypti aponta risco de epidemia em Sorocaba

G1 – SP completa um mês de vacinação contra a Covid-19 com 3,1% da população imunizada e sem data para vacinar todos os idosos

G1 – Quando serei vacinado? Veja por que a pergunta ainda não tem resposta um mês após Brasil começar imunização

G1 – Aldeia do Xingu que fez esquema especial contra a Covid é vacinada e fecha ciclo sem mortes pela doença

G1 – Capitais começam a suspender vacinação por falta de doses; veja lista

G1 – Confederação de municípios pede demissão de ministro Pazuello ‘para o bem dos brasileiros’

G1 – Índia detecta variantes brasileira e sul-africana do coronavírus

G1 – Idade biológica depende do bem-estar mental

G1 – Estudo reconhecido pela OMS avalia efeitos da ‘Covid Longa’ em 1,2 mil pacientes em todo o país

Correio Braziliense – Casos de covid grave são ligados a anomalias nos olhos, aponta pesquisa

Correio Braziliense – Laboratório russo Vektor pesquisa vírus pré-históricos

Correio Braziliense – Dermatologistas alertam contra ‘moda’ de depilação facial com cera quente difundida em redes sociais

Correio Braziliense – Perda de olfato pode ser sinal-chave para identificar a covid precocemente

Correio Braziliense – OMS dá aprovação de emergência para a vacina de Oxford/AstraZeneca

Valor Econômico – África do Sul começa a aplicar vacinas da Johnson & Johnson em agentes de saúde

Valor Econômico – Itália: Em discurso, Draghi promete ambicioso programa de reformas

Valor Econômico – Melbourne flexibilizará lockdown após controlar novo surto de covid-19

Valor Econômico – Nova cepa e dúvida sobre vacina ameaçam 2º tri

Valor Econômico – Governo SP faz acordo com farmacêuticas para que recolham medicamentos sem uso

Valor Econômico – Temporão: Bolsonaro e SUS fragilizado criam ‘tempestade perfeita’ para agravar pandemia

Valor Econômico – Lobby pró-Sputnik trava, e União Química enfrenta resistência para produção de vacina

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »