Lei prevê programa para incentivar adoção de animais em São Paulo

//Lei prevê programa para incentivar adoção de animais em São Paulo
Ações para incentivar adoções e de apoio ao bem-estar integram o Programa Estadual Adote um Animal, criado neste mês em São Paulo, informou Lívia Marra do Blog Bom pra Cachorro da Folha de S.Paulo nesta quinta-feira (19). A lei foi sancionada pelo governador João Doria (PSDB) e publicada no Diário Oficial no dia 10. Devem ser beneficiados cães e gatos de rua e os abrigados em Centros de Controle de Zoonoses. Ainda não está claro como a proposta vai funcionar na prática. No entanto, para o autor da proposta, deputado Marcio da Farmácia (PODE), a expectativa é que as ações estejam alinhadas ao trabalho de prefeituras e clínicas veterinárias. “Os centros de zoonoses têm dificuldades de doar seus animais. O projeto cria incentivos para que as empresas que ajudem na adoção desses animais, recebam incentivo nas suas propagandas e produtos”, disse, segundo informações da Assembleia Legislativa. Segundo o texto publicado no Diário Oficial, o programa será composto de ações preventivas, educativas e de assistência aos animais. Pessoas físicas ou jurídicas poderão contribuir com doação de serviços —como banho e tosa—, medicamentos, insumos para espaços que abrigam os animais, atendimento veterinário ou castrações. Como contrapartida, essas pessoas poderão fazer a publicidade do seu serviço ou da marca, divulgando também o tipo de apoio prestado. O texto diz ainda que todos os animais envolvidos nos eventos ou campanhas de adoção deverão estar vacinados e vermifugados.

Avon anuncia fim dos testes em animais em todas as empresas da marca no mundo

A Avon anunciou nesta quarta-feira (18), que proibirá teste de seus produtos em animais em empresas da marca em todo o mundo. Segundo Camila Tuchlinski do Blog E+ do jornal O Estado de S.Paulo a medida inclui a China, onde os procedimentos eram exigidos por lei. Para lidar com a situação em território chinês, a companhia disse que fará “reformulações nas linhas de produtos e abertura de novos canais de e-commerce que não exijam o cumprimento dos requisitos legais do país para testes em animais”. No Brasil, a Avon não faz testes em animais há três décadas. No comunicado, que também foi divulgado nas redes sociais, a empresa esclareceu: “A Avon acaba de entrar para a lista da PETA (Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais) de empresas que trabalham para a mudança no mundo. O que isso significa na prática? A Avon, que já baniu prática de testes em animais no Brasil e outras localidades há 30 anos, agora expandiu a prática para todo o mundo”. A Avon anunciou em seu site também que, agora, busca novas certificações de cruelty-free, ou seja, preservando os animais.

Projeto de lei quer proibir construção de novos zoológicos na cidade de São Paulo

O projeto de lei 30/2019, apresentado pelo vereador Xexéu Tripoli (PV), proíbe a construção de novos zoológicos na cidade de São Paulo. De acordo com informações do portal Anda desta quinta-feira (19), após receber parecer favorável das comissões da Câmara Municipal de São Paulo, a proposta foi aprovada por unanimidade, em primeira votação, pelo plenário no último dia 12 de dezembro. A próxima votação deve acontecer em fevereiro. “Estamos no século XXI, não podemos mais usar animais trancafiados para entretenimento humano. Os zoológicos e aquários têm trabalhos em benefício dos animais, mas acreditamos que é mais importante preservar o ambiente onde estas espécies vivem do que trazê-los para São Paulo para, supostamente, preservá-los”, afirmou Tripoli, em entrevista concedida ao portal oficial da Câmara. “A participação popular tem sido decisiva para deixar claro que não é mais aceitável a exposição de animais para entretenimento em pleno século XXI”, completou. O projeto também propõe normas de funcionamento para os zoológicos existentes para que eles cumpram suas funções de educação, pesquisa e conservação de espécies nativas ameaçadas. O texto da proposta proíbe que os zoológicos capturem animais na natureza ou recebam espécies capturadas, determina a não reprodução em cativeiro e a adoção de medidas para a eliminação progressiva da exposição dos animais, de modo a minimizar o sofrimento.

São Paulo: Novos investimentos devem triplicar produção de antígenos usados no diagnóstico de brucelose e tuberculose em animais

O investimento de R$ 3,5 milhões na compra de equipamentos para o Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, deve triplicar a produção de imunobiológicos pelo Brasil até 2021 e abrir caminho para nova área de pesquisa na produção em grande escala, destacou o portal Notícias Agrícolas nesta quinta-feira (19). O IB é a única instituição brasileira autorizada a produzir os insumos que atendem o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT). Os imunobiológicos são utilizados para o diagnóstico de tuberculose e brucelose em animais. Sem esses antígenos, o País não pode vender nem comprar animais no exterior, além de prejudicar o trânsito interestadual e impactar diretamente na saúde da população. Pesquisas utilizando os novos equipamentos permitirão ainda dobrar o prazo de validade dos produtos e produzir frascos com doses menores, para atender a demanda dos pequenos produtores rurais. O Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, esteve no IB em 18 de dezembro para conhecer as aquisições. Segundo o médico veterinário do IB, Ricardo Spacagna Jordão, o Instituto adquiriu três equipamentos para o Laboratório de Produção de Imunobiológicos, localizado em São Paulo: uma envasadora automatizada de frascos, um fermentador Single Use, que é único na América Latina e tem capacidade para produção de 300 litros — 30 vezes maior do que o usado hoje pelo Instituto –, e um sistema automatizado de ultrafiltração. Os dois primeiros equipamentos já foram instalados e as pesquisas iniciadas. O sistema de filtração deve entrar em funcionamento em março de 2020. O recurso para a compra dos equipamentos foi disponibilizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), por meio do Plano de Desenvolvimento Institucional em Pesquisa (PDIP). “Esses equipamentos vieram apoiar a pesquisa aplicada para otimização de processos e novos produtos no Instituto Biológico. Nossa produção de imunobiológicos anual é de 4,5 milhões de doses, aproximadamente. Esperamos em 2020 aumentar em 38% a produção e em 2021 triplicar. Nos últimos quatro anos a produção já aumentou 2,5 vezes, sendo que para os próximos a expectativa é de aumentar esta taxa de crescimento. Com isso, poderemos atender a demanda nacional de imunobiológicos, que é de 12 milhões de doses por ano”, explica Jordão.

NA IMPRENSA
Folha de S.Paulo – Lei prevê programa para incentivar adoção de animais em SP

O Estado de S.Paulo – Avon anuncia fim dos testes em animais em todas as empresas da marca no mundo

Valor Econômico – Embrapa fortalece a aposta em parcerias

Valor Econômico – Meta é que 40% dos projetos da estatal sejam feitos com iniciativa privada

Valor Econômico – Pecuária puxa o VBP

Mapa – Valor Bruto da Produção Agropecuária de 2019 é estimado em R$ 617 bilhões

Mapa – Comissão do Proagro julgou 95% mais processos este ano do que em 2018

AgroLink – Boi gordo versus adubo: melhora no poder de compra do pecuarista

AgroLink – Pressão de baixa perdendo força no mercado do boi

Notícias Agrícolas – SP: Novos investimentos devem triplicar produção de antígenos usados no diagnóstico de brucelose e tuberculose em animais

Anda – Médico veterinário será demitido após prisão em rinha de cachorros

Anda – Natal: época em que pessoas gostam de matar animais em casa

Anda – Projeto de lei quer proibir construção de novos zoológicos na cidade de SP

Anda – Petição pede cassação de registro profissional de veterinário envolvido em rinha de cães

Anda – Caeté (MG) terá castração em massa de cães e gatos a partir de março de 2020

Anda – Manifestação pede fim da exportação de animais vivos

Hora do Bico – Carretas com quase 6 mil aves ilegais são apreendidas pela ADAB na divisa com MG

Governo de Guarulhos – Com a chegada das festas, Prefeitura alerta sobre proibição de fogos de artifício

Colmeia – Porto União ganha Centro de Tratamento de Animais

Sindico Net – Posso ter animal no meu apartamento?

Barra UP – Pets e fogos de artifício: dicas de como evitar transtornos

Milk Point – Influência do consumo de feno no comportamento de bezerros leiteiros alojados em grupos

Jornal Foco – Feira terá cães e gatos disponíveis para adoção neste domingo (22)

Life Style – Descoberta possível origem da doença das vacas loucas

Curta Mais – Luisa Mell vai cuidar de pitbulls encontrados em rinha clandestina

__________________________________________________
O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »