Laboratórios discutem cuidados com vacina contra covid-19

//Laboratórios discutem cuidados com vacina contra covid-19
Nesta sexta-feira (4) o Valor Econômico divulgou que, a Federação Internacional da Indústria Farmacêutica (IFPMA, na sigla em inglês), que representa os grandes laboratórios biofarmacêuticos, advertiu nesta quinta-feira (3) contra uma corrida para aprovação de vacina contra a covid-19, insistindo que os padrões de segurança e eficácia precisam ser rigorosamente respeitados. A mensagem foi feita um dia depois da revelação nos EUA de que o Centros de Controle e Prevenção de Doenças daquele país (CDC) avisou aos Estados para se prepararem para uma vacina contra a covid-19, que estaria pronta em 1º de novembro, portanto dias antes da eleição presidencial de 3 de novembro, na qual Donald Trump tenta o segundo mandato. A IFPMA reuniu ontem num briefing virtual os CEOs de Eli Lilly, David A. Ricks; Daniel O’Day, da Gilead; Kenneth C. Frazier, da MSD; Alberto Bourla, da Pfizer, e Severin Schwan, da Roche. Bourla, da Pfizer, disse que sua vacina contra covid-19 está em fase avançada e até o fim de outubro deve confirmar se é bem sucedida para ser imediatamente submetida às autoridades, se for o caso. Pfizer está na corrida pela vacina com o parceiro alemão BioNTech. Ao mesmo tempo a mensagem geral foi de que a IFPMA “está fortemente comprometida com padrões regulatórios rigorosos para aprovação de tratamentos e vacinas contra a covid-19. Não importa o quão urgentemente uma ação seja necessária contra a emergência de saúde pública por conta do coronavírus, é imperativo que os mais altos padrões de qualidade, segurança e eficácia sejam mantidos em todos os lugares”. Segundo a entidade, as companhias membros “estão totalmente comprometidas com a transparência ao relatar os resultados dos ensaios clínicos, sejam eles bons ou ruins, e apoiam a necessidade de informar o público sobre o que sabem, bem como o que não sabem sobre as vacinas em desenvolvimento”. A indústria biofarmacêutica inovadora diz acreditar que garantir o nível certo de envolvimento com a sociedade, ao mesmo tempo que avalia e aprova vacinas, será a chave para ganhar a confiança do público nas vacinas contra covid-19 e ajudar a acabar com a pandemia de coronavírus.

Setor de saúde diz que reforma tributária encarece válvula cardíaca e prótese de joelho 

Reportagem da coluna Painel S.A da Folha de S.Paulo desta quinta-feira (3) destaca que, a Abiis (Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde) entrou na campanha do setor de saúde para pedir alívio na reforma tributária. A entidade, que pede tratamento diferenciado para o segmento, diz que intensificou as reuniões com parlamentares. Eles estão argumentando que produtos como próteses para joelho e válvulas cardíacas que hoje são desonerados terão aumento da tributação de 25 pontos percentuais se for adotado o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).

Brasileiros precisam se atentar à prevenção de câncer colorretal

O câncer na região do intestino atinge a população brasileira de maneira quase equivalente em todo o território. Ele também se distribui de maneira quase homogênea entre homens e mulheres. É por isso que, segundo o médico Edvaldo Lima, coloproctologista e diretor do Hospital São Francisco do DF, todos devem se atentar à prevenção desse problema. “Vai desde hábitos alimentares errados, pobre em fibras, ingestão excessiva de álcool, falta de atividade física, ingestão exagerada de carne vermelha. E também procurar o coloproctologista quando tem os sinais de alerta, procurar o seu médico de confiança”, detalhou em entrevista ao CB.Saúde — parceria entre o Correio Braziliense e a TV Brasília — nesta quinta-feira (3). Foi um tumor colorretal que vitimou o ator Chadwick Boseman, o Pantera Negra, aos 42 anos. Entretanto, Lima explicou que nem todos os casos são tão graves como o de Boseman, especialmente se descobertos precocemente. “Esse percentual é pequeno, chegando a 6% do total”, comentou. Para um tratamento bem sucedido, a fase em que o tumor é descoberto faz uma grande diferença. “O câncer de intestino, na sua grande maioria, mais de 90%, não nasce câncer, ele se transforma no câncer. Existe uma lesão na mucosa do intestino, chama-se pólipo, que uma vez diagnosticada através da colonoscopia extirpada, retirada, vamos evitar a formação do câncer”, ressaltou o médico. Já quando a doença é descoberta em outros estágios, os riscos são maiores. “Se o tumor for localizado no intestino ou no reto na fase inicial, às vezes o tratamento é apenas cirúrgico. Mas se a fase for avançada, tiver a metástase, ou seja, tumores à distância, pode precisar também da quimioterapia e da radioterapia. Depende muito da linhagem do tumor e da localização”, descreveu. No Brasil, o principal obstáculo para tratar a doença é o preconceito com a busca por um médico especialista no trato intestinal. “O preconceito ainda é muito grande (nos dois gêneros), mas principalmente no sexo masculino. Outra coisa é a desinformação. Muitas vezes ele (o paciente) confunde o exame urológico com o exame proctológico, ou seja, ele associa (os dois especialistas)”, revelou.

Alterada vigência da norma sobre critérios excepcionais

Foi publicada nesta quinta-feira (3), no Diário Oficial da União (D.O.U.), a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 419/2020, que alterou a validade da RDC 346/2020. Em vigor desde o dia 13 de março, a Resolução 346 define os critérios e os procedimentos extraordinários e temporários para a certificação de boas práticas de fabricação para fins de registro e alterações pós-registro de insumos farmacêuticos ativos, medicamentos e produtos para saúde em razão da emergência em saúde pública internacional do novo coronavírus. De acordo com a Anvisa, com o novo ato normativo, fica revogado o parágrafo único do artigo 11 da RDC 346/2020, que estabelecia validade de 180 dias para os critérios e procedimentos extraordinários e temporários. A partir de agora, a vigência está condicionada ao reconhecimento, pelo Ministério da Saúde, da emergência em saúde pública de importância nacional. Ou seja, se a situação for alterada, a RDC 346 cessará automaticamente. Redação atual: Art. 11. A vigência desta Resolução (346/2020) cessará automaticamente a partir do reconhecimento pelo Ministério da Saúde de que não mais se configura a situação de emergência em saúde pública de importância nacional declarada pela Portaria 188/GM/MS, em 4 de fevereiro de 2020. Redação revogada: Art. 11. Esta Resolução (346/2020) tem validade de 180 (cento e oitenta) dias. Parágrafo único. Esta Resolução pode ser renovada por iguais e sucessivos períodos, caso a pandemia do novo coronavírus mantenha inviável a realização das inspeções internacionais pela Anvisa. A RDC 346/2020 tem como objetivo manter a normalidade do abastecimento e minimizar os impactos decorrentes da pandemia, em um cenário que inviabiliza a inspeção sanitária in loco nas plantas internacionais dos fabricantes. Nesse período, além da inspeção sanitária remota, são utilizadas com mais ênfase as informações obtidas de autoridades regulatórias estrangeiras reconhecidas pela Anvisa. É importante ressaltar que a Agência se vale de ferramentas adicionais para monitoramento e que outras avaliações de registro, as quais visam a garantia da qualidade, da eficácia e da segurança, estão mantidas. Os critérios e mecanismos alternativos e temporários de certificação são aplicados às petições já protocoladas na Agência antes da vigência da RDC 346/2020. Somente em casos excepcionais poderão ser empregadas as mesmas medidas para novos pedidos. Para se enquadrar nesses casos, o medicamento ou produto para saúde deve se destinar ao controle, diagnóstico, prevenção ou tratamento das necessidades de saúde causadas pela Covid-19. Além disso, esse medicamento ou produto deve ser essencial para a manutenção da vida e sua disponibilidade deve estar ameaçada por desabastecimento no mercado nacional por razão comprovadamente relacionada ao coronavírus.

SAÚDE NA IMPRENSA

Agência Câmara – Proposta proíbe estágio e aula de laboratório não presenciais para curso de saúde

Agência Câmara – Proposta prevê assistência odontológica a paciente internado ou com doença crônica

Agência Câmara – Projeto inclui futura vacina contra Covid-19 na cobertura mínima dos planos de saúde

Agência Câmara – Proteção da saúde indígena durante pandemia é controversa

Agência Câmara – Projeto prevê pagamento de adicional a agentes comunitários de saúde e de combate a endemias

Agência Câmara – Proposta determina identificar e acompanhar grupos de risco de Covid-19

Agência Câmara – Projeto revoga portaria que retirou Covid-19 da lista de doenças do trabalho

Agência Senado – Proposta de reforma administrativa chega ao Congresso Nacional

Agência Senado – Senado aprova MP que amplia dispensa de licitação durante a pandemia

Folha de S.Paulo – Reforma administrativa sofre recortes a pedido de servidores e de políticos do centrão

Folha de S.Paulo – Com praias liberadas no feriado, litoral norte de SP fará ‘blitz sanitária’ com medo de Covid-19

Folha de S.Paulo – CNJ quer servidor recuperado do Covid à disposição na casa de desembargador

Folha de S.Paulo – Para empresários que defendem reforma tributária, mudança só virá em 2021

Folha de S.Paulo – A vacina deve ser obrigatória?

Folha de S.Paulo – Plataforma virtual reuniu especialistas em alzheimer

Folha de S.Paulo – Leitores tratam da obrigatoriedade da vacina

Folha de S.Paulo – Miguel Reale Júnior participa de debate sobre lobby e regulamentação

Folha de S.Paulo – STF não vê clima para salvar Witzel, mas avalia restringir afastamento de governadores

Folha de S.Paulo – Brasil registra mais 830 mortes e país passa dos 124 mil óbitos pela Covid-19

Folha de S.Paulo – Pandemia expõe fragilidade de imigrantes sem documentos e gera pressão por regularização

Folha de S.Paulo – Em entrega de reforma, Maia diz que Guedes proíbe equipe de conversar com ele

Folha de S.Paulo – Setor de saúde diz que reforma tributária encarece válvula cardíaca e prótese de joelho

Jornal Agora – Justiça diz que plano de saúde deve pagar tratamento de Covid-19

Jornal Agora – Trava em sistema impede divulgação de casos de coronavírus em SP

O Estado de S.Paulo – Ministério da Saúde tem 9,5 milhões de testes estocados

O Estado de S.Paulo – Trabalhos fisicamente desgastantes podem ser prejudiciais para o nosso cérebro? 

O Estado de S.Paulo – A lacuna legislativa no descarte seguro de produtos à base de Cannabis

O Estado de S.Paulo – Quase a metade dos brasileiros indicou a Unidade Básica de Saúde como o estabelecimento que costuma procurar mais frequentemente quando precisa de atendimento médico

O Estado de S.Paulo – Segundo gestores locais, os testes encalham tanto no ministério como em unidades de saúde, pois o governo federal enviou kits incompletos para processar as amostras colhidas

O Estado de S.Paulo – Brasil registra média móvel diária de 858 mortes pelo novo coronavírus

O Estado de S.Paulo – Defensorias vão à Justiça contra portaria do Ministério da Saúde sobre aborto legal 

O Estado de S.Paulo – As defensorias pedem a suspensão integral da eficácia da portaria publicada pelo Ministério da Saúde

O Estado de S.Paulo – Anvisa libera medir pressão e até gerar eletrocardiograma por smartwatches

O Estado de S.Paulo – Lei assinada por Bolsonaro em fevereiro prevê vacinação compulsória, diferentemente do que ele afirmou

O Estado de S.Paulo – Abandono do teto de gastos mergulha País na recessão, além de elevar juros e inflação, diz Economia

O Estado de S.Paulo – Setembro Amarelo: Evento gratuito debate saúde mental durante pandemia

O Estado de S.Paulo – Prevenção do câncer ginecológico durante a pandemia

BR Político – MP pede que TCU acompanhe ações do governo sobre vacina contra covid-19/

Jota – Cannabis é criticada por conservadores e progressistas

O Globo – Governo gasta R$ 208 milhões em testes para Covid-19 que não têm registro na Anvisa

O Globo – PGR afirma que Viva Rio é a única OS fora de esquema de fraudes na Saúde

O Globo – Ministério da Saúde deixa fracionamento de hidroxicloroquina a cargo de estados e municípios

O Globo – Secretário de Saúde do Rio cita ‘descontrole administrativo’ na pasta

O Globo – Médicos da Coreia do Sul encerram greve devido a novos casos de Covid-19

O Globo – Covid-19: cientistas questionam estratégia de distribuição de vacina proposta pela OMS

Agência Brasil – Governo destina R$ 396,7 milhões para rastrear e monitorar covid-19

Agência Brasil – Fiocruz lança pesquisa sobre papel da saúde da família na covid-19

Agência Brasil – Unimed Norte-Nordeste e de Manaus têm planos suspensos pela ANS

Anvisa – Participe do Webinar sobre análises clínicas

Anvisa – Rótulos devem conter aviso sobre novas fórmulas

Anvisa – Alterada vigência da norma sobre critérios excepcionais

Agência Saúde – Brasil registra 3.247.610 casos de pessoas recuperadas

Agência Saúde – Ministério da Saúde divulga balanço de ações no combate à pandemia

Agência Saúde – Pazuello defende tratamento precoce de casos de Covid-19

G1 – Vacina russa para Covid-19 induziu resposta imune e não teve efeitos adversos, indica estudo preliminar publicado na ‘Lancet’

G1 – Vacina russa: Governo do Paraná prevê iniciar os testes em um mês

G1 – OMS não espera vacinação ampla contra Covid-19 antes de meados de 2021

G1 – Dor na coluna aumenta durante pandemia, aponta pesquisa on-line feita em todos estados

G1 – Maranhão tem 1300 novas altas médicas e chega a 144 mil pacientes curados da Covid-19

G1 – Dor na coluna aumenta durante pandemia, aponta pesquisa on-line feita em todos estados

G1 – Pesquisa não encontra evidências de que a asma seja um fator de risco para casos graves de Covid

G1 – Defensorias entram na Justiça contra portaria que obriga médicos a avisar polícia sobre pedidos de aborto legal em casos de estupro

G1 – Falta de vitamina D pode aumentar risco de Covid-19, sugere estudo

G1 – Obesidade é fator de risco para Covid independentemente de outros fatores como idade ou doenças, diz estudo

STF – Lei da Paraíba que impede suspensão de plano de saúde durante pandemia é alvo de nova ADI

Uol – 7 em cada 10 brasileiros dependem do SUS para tratamento, diz IBGE

Uol – Francês que teve eutanásia negada promete divulgar agonia até a morte nas redes sociais

Uol – Covid-19: PL inclui futura vacina na cobertura mínima dos planos de saúde

Correio Braziliense – Brasileiros precisam se atentar à prevenção de câncer colorretal

Correio Braziliense – Fiocruz lança pesquisa sobre papel da saúde da família na covid-19

Correio Braziliense – Covid-19: Pequenos anticorpos produzidos por animais podem frear o vírus

Correio Braziliense – DF adota novo método de confirmação de óbitos de covid-19

Valor Econômico – OMS não espera vacinação em larga escala antes de meados de 2021

Valor Econômico – DocuSign tem demanda acelerada por digitalização na pandemia

Valor Econômico – Vacina russa é promissora, mas precisa de mais testes para comprovar eficácia, dizem cientistas

Valor Econômico – Diretoria do Butantan é interditada por casos de covid-19

Valor Econômico – Programa Saúde da Família cobre menor parcela dos domicílios em 6 anos, aponta IBGE

Valor Econômico – Menos de um terço da população brasileira tinha plano de saúde antes da pandemia, diz IBGE

Valor Econômico – Roche obtém autorização especial da FDA para produzir teste de covid

Valor Econômico – Vacina russa contra covid-19 produz resposta imunológica sem efeitos adversos graves, mostra estudo

Valor Econômico – Laboratórios discutem cuidados com vacina contra covid-19

Governo Federal – Brasil produzirá respirador projetado pela Nasa
______________________

O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »