Pecuária segue impulsionando preço ao produtor
Em dezembro, o IPPA/Cepea (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) teve alta real de 2,7% em relação ao mês anterior, destacou o portal AgroLink nesta sexta-feira (10). O principal impulso para esse resultado continuou vindo da pecuária (IPPA-Pecuária/Cepea), que tem alto peso no índice geral e registrou elevação mensal de 3,5%. O IPPA-Pecuária/Cepea, por sua vez, foi influenciado pelo boi gordo, pelos suínos e pelos ovos. No caso do IPPA-Hortifrutícolas/Cepea, a valorização da banana resultou em aumento de 16% do Índice em dezembro. Já o IPPA-Grãos/Cepea manteve-se praticamente estável, com apenas leve crescimento de 0,2%. Segundo pesquisadores do Cepea, a estabilidade desse índice decorre, principalmente, da combinação de maiores preços para o milho e para o algodão, mas menores valores para a soja. Apesar do crescimento no mês, o IPPA-Cepea ficou estável na comparação entre 2018 e 2019.
Inflação da carne faz Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo fechar 2019 acima do centro da meta
Influenciado pela alta no preço da carne, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de dezembro foi de 1,15%, o maior resultado para o mês desde 2002, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados na última segunda-feira (6). Segundo a Folha de S.Paulo, assim, a inflação fechou o ano de 2019 em 4,31%, acima dos 4,25% fixados como meta pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), mas dentro do limite de variação de 1,5 ponto percentual. Foi a primeira vez desde 2016 que a inflação superou o centro da meta perseguida pelo Banco Central. Até outubro, porém, a inflação em 12 meses estava abaixo do piso da meta. O resultado de dezembro ficou acima do valor registrado em novembro. Esse foi o maior resultado para o último mês do ano em 17 anos, quando o IPCA marcou 2,10%, em 2002. O preço da carne no Brasil, com alta de 18,06%, contribuiu para esse registro e puxou a marca de 3,38% no grupo de alimentação e bebidas, com maior variação mensal para o setor desde dezembro de 2002. As carnes variaram 32,40%, sendo que 27,61% foram no último bimestre. Outros gêneros alimentícios também tiveram aumento, como o frango (5,08%), pescados (2,37%), feijão-carioca (23,35%) e tomate (21,69%). Por outro lado, a cebola teve queda de 8,76%, assim como o pão francês, com 0,68%. O analista Luca Klein, da 4E Consultoria, a dinâmica de alta nos preços das proteínas deve perder a intensidade. “Se trata de um choque temporário cuja trajetória deve se corrigir no médio prazo à medida que as condições entre oferta e demanda se equilibrem”, apontou o analista. A alimentação fora de domicílio foi impactada em 1,04%, com altas em refeição, de 1,31%, e lanche, de 0,94%.
Folha de S.Paulo – Inflação da carne faz IPCA fechar 2019 acima do centro da meta
Folha de S.Paulo – Sem detalhes, Salles promete nova secretaria para a Amazônia
Folha de S.Paulo – Conheça Bear e Taylor, cães que ajudam a resgatar coalas
Folha de S.Paulo – Irã vem dos arianos: 5 fatos pouco lembrados sobre o país
Folha de S.Paulo – Aquário de São Paulo tem coala, cangurus, vombate e equidnas australianos
O Globo – Cachorro baleado no Morro da Babilônia terá pata amputada; e donos pedem doações
Valor Econômico – A ascensão do jovem Wesley Batista Filho ao comando da Seara
G1 – Número de animais abandonados cresce durante as férias
G1 – Saiba como transportar animais de estimação
G1 – Projeto que cuida de animais marinhos movimenta a praia do Cassino
G1 – Justiça proíbe odontologia da UEM de usar animais em pesquisa
AgroLink – PSA se espalha perto da fronteira alemã
AgroLink – Portugal habilita mais cinco frigoríficos para exportação para China
AgroLink – Pecuária segue impulsionando preço ao produtor
AgroLink – Cotações da carne de frango iniciam o ano elevadas
AgroLink – Friboi abre 37ª unidade de carne bovina no Brasil
AgroLink – Índice de mortalidade do tétano em equinos chega a 80%
Primeira Hora – Ulysses Moraes indica suspensão de fogos de artifício com efeitos sonoros em eventos oficiais do governo
IstoÉ – Começa esse sábado proibição da captura do caranguejo-uçá
Diário do Rio – Secretaria de Meio Ambiente resgata araras e emús de sítio no Recreio
Anda – Focos de incêndios na Amazônia aumentam 30% em 2019
Anda – Mais de três mil golfinhos sofrem em cativeiro no mundo
Anda – Ativistas realizam ato contra exportação de animais vivos em SP
No comments yet.