Algum interesse ela tem, diz ministro sobre médica que critica droga vetada
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse que a presidente do hospital Boldrini, Silvia Brandalise, parece ter “algum interesse” na compra do medicamento Aginasa, usado no tratamento de leucemia linfoide aguda. Brandalise foi uma das principais vozes a protestar quando o governo federal substituiu o Aginasa, fabricado no Japão em parceria com a Alemanha, pelo LeugiNase, que foi vetado pela Justiça em setembro, porém, ainda distribuído pela rede, como revelou a Folha de S.Paulo. A declaração de Barros foi feita à rádio CBN. O governo informou que recomendou que hospitais e Estados não interrompessem o tratamento com L-asparaginase porque a sentença, diz o órgão, é de “cunho gerencial” e foi cumprida. A decisão proíbe a União de comprar e distribuir o remédio, o que o Ministério da Saúde diz não ter feito mais. Barros não fez qualquer menção, na entrevista à CBN, ao fato de ter permitido a continuidade do tratamento com uma droga que a Justiça entendeu que não tinha eficácia comprovada. Segundo Barros, o LeugiNase “atestadamente é bom”.
Resposta imunológica ao zika também pode ser causa da microcefalia, sugere pesquisa
Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, chegaram à conclusão de que as anomalias fetais advindas da infecção pelo vírus da zika podem ocorrer de forma conjunta: tanto o vírus quanto proteínas do sistema imunológico ativadas para combatê-lo podem provocar abortos e prejudicar o desenvolvimento de bebês. De acordo com o G1, a pesquisa foi publicada na sexta-feira (5) na “Science Immunology” e liderada pelo imunobiologista Akiko Iwasaki, de Yale. Agora, pesquisadores acreditam que o Interferon está ligado às anomalias. Para testar essa hipótese, pesquisadores acasalaram cobaias. Depois, infectaram fêmeas gestantes com o vírus da zika. Como resultado do experimento, fêmeas tiveram fetos com e sem o receptor. “Cientistas acreditam que, o que leva ao aborto na gravidez é a resposta imunológica e não necessariamente o vírus. Mais testes, contudo, ainda são necessários para que essa relação seja melhor estabelecida”, diz parte da pesquisa.
Roche e GE firmam parceria para desenvolver plataforma de diagnósticos
A farmacêutica suíça Roche informou, nesta segunda-feira (08) que está formando uma parceria com a divisão de produtos de saúde da americana General Electric (GE) para desenvolver e comercializar uma plataforma digital de auxílio a diagnósticos médicos. É o que informa o Valor Econômico. O software combinará as informações obtidas por equipamentos de imagens e monitoramento da GE com os acumulados da Roche em patologia tecidual e sequenciamento genético. O foco inicial das empresas será oferecer produtos que ajudem nas decisões sobre opções para o tratamento de câncer e doenças graves. “Acreditamos que esta aliança ajudará a acelerar a disponibilização de tratamentos de precisão, com origem em dados, para clientes, pacientes e o setor da saúde”, disse, em nota, o presidente da GE Healthcare, Kieran Murphy.
Anvisa – Esclarecimentos sobre o medicamento Palbociclibe
Fiocruz – Estudo inédito isola genes associados a dengue
Correio Braziliense – Série de exercícios faciais fortalece músculos e rejuvenesce o rosto
Folha de S.Paulo – Há cem anos, gripe espanhola matou mais de 50 milhões e deixou enigmas
Folha de S.Paulo – Julio Abramczyk – A fragilidade em idosos e a saúde bucal
Folha de S.Paulo – Drogas e vacinas não irão derrotar a dengue, afirma médico
Folha de S.Paulo – Algum interesse ela tem, diz ministro sobre médica que critica droga vetada
Folha de S.Paulo – Pela primeira vez, vício em games é considerado distúrbio mental pela OMS
G1 – Resposta imunológica ao zika também pode ser causa da microcefalia, sugere pesquisa
G1 – Secretaria da Saúde liberará vacinação contra a febre amarela em todo o Estado de SP
G1 – A mulher que se passou por cientista para entender a doença fatal e sem cura dos filhos
G1 – O que é a Síndrome de Lynch, a rara condição genética que pode ser a causa de câncer hereditário
O Globo – Tratamento para branquear pênis causa polêmica na Tailândia
O Globo – Proteína antiviral explica abortos e complicações em casos de zika
O Globo – Justiça proíbe dentistas de fazer procedimentos estéticos no rosto
O Estado de S.Paulo – Rio intensifica vacinação contra febre amarela em três cidades
O Estado de S.Paulo – Estado confirma 3 casos de febre amarela na Grande SP, com 2 mortes
Valor Econômico – Roche e GE firmam parceria para desenvolver plataforma de diagnósticos
No comments yet.