Inseminação Artificial ganha cada vez mais espaço na pecuária brasileira

Home/Informativo/Inseminação Artificial ganha cada vez mais espaço na pecuária brasileira

A inseminação artificial está consolidada como uma das ferramentas fundamentais para o futuro da pecuária brasileira, conforme comprovam os dados do último balanço sobre 2020 divulgado pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), destacou o portal AgroLink nesta segunda-feira (15). A técnica está presente em 77% dos municípios do país. Para a Conexão Delta G, estes bons resultados em tempos difíceis ajudam os produtores a serem mais criativos e a investir cada vez mais em qualidade durante todo o processo produtivo. Nesse sentido, de acordo com a presidente da entidade, Patricia Wolf, os empresários da Conexão Delta G são unânimes no conceito da utilização da Inseminação Artificial (IA) e Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) como ferramenta essencial para obter melhores resultados. “Temos os acasalamentos baseados nas informações que o Programa de Acasalamentos Dirigidos (PAD) gera a partir dos animais disponíveis nos Sumários de Touros Hereford e Braford e, invariavelmente, buscamos nos criatórios dos nossos parceiros os melhores exemplares e os reproduzimos através desta biotecnologia tão útil e consagrada”, destaca. Patrícia afirma que há bastante espaço para incrementar a utilização da IA/IATF, lembrando que, segundo relatório da Asbia, 25% das matrizes no Rio Grande do Sul são inseminadas e em todo Brasil ainda não chegou a 20%. “O mercado de sêmen é cada vez mais promissor no Brasil, temos muito espaço para crescer, inclusive no comparativo ao sêmen importado, ainda bastante utilizado por aqui”, observa. A avaliação genética, com a introdução da genômica, ganha em qualidade de prever resultados, ressalta a dirigente. “O foco dos criadores em bons animais passa pela demanda de mercado. Uma delas é que os produtos nasçam sem ter auxílio, então fomos atrás do Índice de Facilidade de Parto, lançado em 2020. Este é um dos fatores que faz com que, cada vez mais, o mercado de sêmen se fortaleça e a pecuária de corte nacional ande firme e em frente”, conclui Patricia.

Governo paulista deve rever ICMS sobre proteínas e leite

Após a articulação de empresários do ramo de bares e restaurantes, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), deve anunciar nesta semana a redução das alíquotas do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre as carnes bovina, suína, de peixe, de aves e sobre o leite pasteurizado. “Devemos, sim, rever o ICMS no leite pasteurizado e nas carnes vendidas pelo Simples Nacional”, disse ao Valor o secretário de Agricultura do Estado, Gustavo Junqueira. “No caso do leite, trata-se do elo mais fraco da cadeia, com seis mil produtores. Nas carnes, a medida atinge, principalmente, açougues e pequenos estabelecimentos, incluindo restaurantes”, explicou, sem confirmar a data de publicação do novo decreto. Segundo o Valor Econômico com alíquotas de ICMS mais altas desde janeiro, o setor agropecuário organizou um tratoraço no interior do Estado na primeira semana do ano e conseguiu o recuo do governo em boa parte dos itens tributados, como insumos, energia elétrica, produtos da cesta básica e hortifrutigranjeiros. No fim de janeiro, foi a vez de empresários do ramo de carnes, como distribuidores e açougues, protestarem na capital. A alíquota sobre as vendas internas dos frigoríficos para as empresas que optam pelo Simples Nacional foram elevadas de 7% para 13,3%. “O governo se comprometeu a rever o reajuste do ICMS das proteínas, que é muito prejudicial ao nosso setor, a pequenas empresas e açougues e para o consumidor”, afirma o presidente da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci. Na última semana, Solmucci reuniu-se por mais de duas horas com Doria e o secretariado paulista no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado. A expectativa, segundo ele, é que o a anúncio público ocorra nesta quarta-feira. O imposto sobre as proteínas animais deve ser reduzido de 13,3% para 7%. No leite pasteurizado, a isenção tributária deve ser retomada após adoção de alíquota de 4,14%. Questionado se a posição do governo estadual mudou com o recrudescimento da pandemia, o secretário Gustavo Junqueira disse que o debate sobre a redução do ICMS é anterior a esse cenário.

No Dia Nacional dos Animais, saiba benefícios da convivência com pets

Eles são companheiros e deixam o dia a dia mais leve. Mas, em meio à pandemia, animais de estimação também sentem os efeitos da crise, com o crescente abandono. No entanto, a interação com pets é benéfica para a saúde. De acordo com o Blog Bom pra Cachorro da Folha de S.Paulo estudos realizados pelo Centro de Nutrição e Bem-estar Animal Waltham, da fabricante de alimentos Mars Petcare, apontam que a socialização com cães e gatos diminui níveis de estresse e eleva a produção de hormônios que trazem a sensação de felicidade nos seres humanos. Para marcar o Dia Nacional dos Animais, lembrado neste domingo (14), a empresa listou cinco fatos sobre os pets e os benefícios de se conviver com eles: – Vida mais longa – estudos indicam a associação entre ser tutor de um pet e ter uma vida mais longa. De acordo com Waltham, ser tutor traz benefícios para diversos aspectos da vida, incluindo a saúde física, mental e social, já que eles estimulam a prática de exercícios físicos e ajudam a combater o isolamento social. – Saúde mental – A maioria dos tutores de cães e gatos atestam que conviver diariamente com o pet tem impacto positivo na saúde mental. Eles são responsáveis por promover sensações de segurança e bem-estar, além de ajudar a lidar melhor com o estresse, a ansiedade e a depressão. – Exercícios físicos – Os pets, mais especificamente os cães, podem ser excelentes incentivadores para que o tutor estabeleça uma rotina de exercícios físicos. A prática mostra-se benéfica para ambos, como mostram estudos sobre as interações entre humanos e animais, uma vez que caminhadas e corridas com cães trazem efeitos positivos para a saúde física dos tutores e de seus animais. Mas, antes de praticar exercícios, o veterinário deve ser consultado para checar se o cachorro está saudável e pronto para acompanhá-lo. – Necessidades emocionais – A saúde mental dos pets também deve ser motivo de atenção para os tutores. As questões emocionais podem determinar o bem-estar de um animal de estimação, e o tutor deve ficar atento caso existam momentos em que o pet apresente algum comportamento mais estressado ou angustiado. – Compromisso – Ter um pet não pode ser uma decisão precipitada, e a guarda deve ser responsável. O tutor precisa se informar sobre todos os pontos de atenção e compreender se pode arcar com as obrigações de tempo, disponibilidade na rotina, financeira, entre outras. Assim, é possível evitar as devoluções aos abrigos ou até mesmo o abandono de animais.

Governo do Rio de Janeiro e Federação de Futebol criam CarioCão para estimular adoções

Uma parceria entre o governo do Rio e a Federação de Futebol do estado vai levar animais abandonados a jogos de futebol para incentivar a adoção, destacou o Blog Bom pra Cachorro da Folha de S.Paulo. O CarioCão foi lançado na partida entre Flamengo e Fluminense, neste domingo (14). A data coincide com o Dia Nacional dos Animais. Conforme o projeto, pets abrigados em ONGs serão mostrados em campo ao longo do Campeonato Carioca. Para a estreia do projeto, foram escalados Nando —pelo Flamengo— e Botinha —pelo Fluminense. Eles puderam ser vistos antes da partida. Após o interesse das adoções no início da pandemia, abandonos são crescentes pelo país. Essa situação também é registrada no Rio, segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, responsável pelas políticas de Proteção e Bem-Estar Animal. “Acreditamos que o futebol pode ser um grande mobilizador para incentivar as adoções de animais e, assim, desafogar as ONGs”, disse o governador em exercício Cláudio Castro (PSC).

NA IMPRENSA

Folha de S.Paulo – No Dia Nacional dos Animais, saiba benefícios da convivência com pets

Folha de S.Paulo – Governo do RJ e Federação de Futebol criam CarioCão para estimular adoções

Folha de S.Paulo – Cachorros com sinais de maus-tratos são resgatados na zona leste

Folha de S.Paulo – Cães policiais latinos são treinados para detectar coronavírus

Folha de S.Paulo – Quatro cuidados para garantir a saúde do pet

O Estado de S.Paulo – Uma batalha de cantores com asas e penas

O Estado de S.Paulo – O que é canicross: conheça o esporte praticado entre corredores e pets

G1 – Avicultores descartam aves para reduzir custos em granjas

G1 – Projetos para proteger animais maltratados e mata atlântica se destacam no interior de SP

G1 – Animais silvestres podem ser comprados legalmente

G1 – Mulher recebe multa de R$ 6 mil por maus-tratos a animais domésticos em Álvares Machado

G1 – Projetos para proteger animais maltratados e mata atlântica se destacam no interior de SP

G1 – Nova espécie de peixe é descoberta no DF, mas animal já entra para ciência como criticamente ameaçado

G1 – Covid-19: cuidador de animais do Zoológico de Brasília morre vítima da doença

G1 – Animais recolhidos por maus-tratos após prisão de donos são adotados em Ascurra; FOTOS

G1 – Com dívidas, grupo de protetores de animais em Nova Friburgo faz bazar virtual para arrecadar fundos

G1 – Homem suspeito de tráfico de animais é preso e 75 aves silvestres são apreendidas na Paraíba

Valor Econômico – Governo paulista deve rever ICMS sobre proteínas e leite

Embrapa – Margem de lucro de produtores de leite diminui

Embrapa – Webinar da Embrapa apresentará tecnologias para maximizar resultados em IATF para gado de corte

SBA – Médias Leilão Virtual Genética Moura Leite registra crescimento de 93,37%

SBA – Agro Canal e Arroba Play transmitem “2° Leilão Virtual Genética Moura Leite” no domingo (14)

AgroLink – Paraná é reconhecido como zona livre de PSC

AgroLink – Inseminação Artificial ganha cada vez mais espaço na pecuária brasileira

AgroLink – Parceria vai levar genética a pequenos produtores

AgroLink – EUA iniciam 2021 exportando 4% mais carne de frango do que há um ano

AgroLink – Relação de troca para produtor de leite piora

AgroLink – Desempenho do ovo, na granja, na 10ª semana de 2021

AgroLink – Alta no preço da vaca gorda em São Paulo

AgroLink – Frigoríficos que não exportam sofrem com preço da arroba

AgroLink – RS: venda de peixes para a Semana Santa começa no dia 27

Anda – O aumento da temperatura global ameaça cadeias alimentares e a sobrevivência de animais maiores

Anda – Empresa de energia eólica promete ajudar a salvar condores ameaçados

Anda – Pesca ameaça grandes santuários marinhos da América Latina

Anda – Revolução vegana chega à China e reduz o consumo de carne

Anda – Tríades chinesas visam os jaguares da Bolívia em busca de partes do “tigre americano”

Anda – Leonardo DiCaprio pede aos seus 37 milhões de seguidores que abandonem o consumo de carne

Anda – Calor intenso e desidratação causam a morte de bebês morcegos

Anda – Pecuária é a maior ameaça para os animais selvagens e a natureza

Anda – Ursos-polares são explorados em hotel para entreter hóspedes

Anda – Égua grávida e ferida morre após diversas tentativas de resgate

Anda – Homem é preso após espancar cachorro e arrastá-lo pela rua em MT

Anda – Cão é salvo e volta para casa após cair em buraco de 10 metros de profundidade

Anda – Animais silvestres são encontrados presos em sacos e mulher é multada em R$ 49 mil

Anda – Moradores denunciam sumiço e envenenamento de 38 gatos em condomínio: ‘desrespeito à vida’

Anda – Os fantasmas de um zoológico negligente e abusivo

Anda – Gata abandonada é encontrada dormindo sobre concreto frio

Anda – Imagens de satélites ajudam na preservação da vida selvagem

Anda – Cãozinho em situação de rua entra em carro e deita no banco do carona

Anda – Cão mora em um abrigo há dois anos e espera a chance de ser adotado

Canal Rural – Novo sistema antecipa diagnóstico de mastite em vacas leiteiras

Alego – Dia Nacional dos Animais

Portal do Agronegócio – Brasil descobre nova espécie de peixe

Portal do Agronegócio – EUA iniciam 2021 exportando 4% mais carne de frango do que há um ano

Portal do Agronegócio – Mercado de suínos acumula quedas

Portal do Agronegócio – Desempenho do frango (vivo e abatido) na 10ª semana de 2021, segunda de março

Revista Globo Rural – Planilha permite calcular áreas de pastejo rotacionado

Revista Globo Rural – Consumidor com menos renda e preço recorde pressionam demanda por ovo

Revista Globo Rural – Os tipos de madeira que dão novo sabor ao churrasco

Revista Globo Rural – Cavalos frísios inspiram ensaio fotográfico no litoral de São Paulo

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »