Embrapa seleciona 20 startups do agronegócio para programa de inovação
Vinte startups selecionadas pelo programa Pontes para a Inovação, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e parceiros privados, foram apresentadas ao mercado nesta quinta-feira (5), em evento realizado em Piracicaba (SP). Segundo o jornal O Estado de S.Paulo as escolhidas se destacaram entre 250 projetos inscritos em todo o País. Nove delas venceram desafios de inovação propostos pelos centros de pesquisa das unidades da Embrapa nas cinco regiões brasileiras. As outras 11 participaram da chamada aberta e foram selecionadas pela Embrapa e parceiros entre 60 projetos apresentados. Conforme Cleber Oliveira Soares, diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, a plataforma foi desenvolvida em conjunto com 18 outros atores-chave do agronegócio com o objetivo de trazer empresas que usam o conhecimento e a tecnologia para gerar novos negócios. As 11 empresas reveladas nesta quinta-feira (5), são: Agrobee, de Ribeirão Preto (apicultura e polinização); DigiFarmz, de Porto Alegre (manejo de doenças); Busca Terra, de Campinas (mercado imobiliário rural); Bioin Food, de Campinas, (leveduras e fermentos); Dominus Soli, de São João da Boa Vista (pulverização aérea); YLive Biotecnologia, de São Paulo (soluções biotecnológicas acessíveis); BirdView, de Botucatu (implementos para insumos biológicos); Agritel, de Londrina (desempenho de máquinas); Amipa, de Uberlândia (cotonicultura); Da Natu, de São Paulo (bebidas saudáveis) e Agryo, de Brasília (soluções financeiras). Elas se juntam às empresas vencedoras dos desafios de inovação da Embrapa: Agro Finanças (Ideas for Farm); Eirene Solutions (Startup Open Innovations); Farmly (Avança Café); Izagro (TechStart); Kemia (InovaPork); Neoprospecta (Gado de Corte 4.0); Olho do Dono (Pitch Deck Agtech); ScanFito (Avança Café) e Volutech (Ideas for Milk). No salão da AgTech Garage, que sediou o evento, foram apresentados projetos de inovação para vários segmentos do agronegócio brasileir, como o da ASA, do Piauí. A startup desenvolveu um sistema de gestão que permite ao pequeno produtor rural monitorar a produção agrícola e pecuária pelo celular. A empresa detectou que 66% dos 2 milhões de agricultores do Nordeste não usam nenhuma ferramenta de gestão, mas 95% utilizam o aparelho. “Com o sistema, ele consegue planejar os plantios, calcular custos e receita e ainda acessar os órgãos de assistência e empresas. É a extensão rural de forma digital”, disse o agrônomo José Bonifácio.
Comissão da Medida Provisória da regularização fundiária votará relatório na terça-feira (10)
A comissão mista destinada a analisar a MP 910/2019, medida provisória que estabelece novos critérios para a regularização fundiária de imóveis da União e do Incra, deve votar na terça-feira (10), a partir das 14h30, o relatório produzido pelo senador Irajá (PSD-TO), informou a Agência Senado nesta quinta-feira (5). A regularização de que trata o texto inclui assentamentos ocupados até maio de 2014, com área de até 15 módulos fiscais. Com a medida, o governo argumenta que beneficiará cerca de 300 mil famílias. O módulo fiscal é uma unidade fixada para cada município pelo Incra e varia de 5 a 110 hectares. A medida provisória altera a Lei 11.952, de 2009, que até então limitava a regularização a imóveis de até quatro módulo fiscais, ocupados até julho de 2008, e apenas na Amazônia Legal, abrangendo a totalidade dos estados do Acre, do Amapá, do Amazonas, do Pará, de Rondônia, de Roraima e de Tocantins, além de parte do Maranhão e do Mato Grosso, perfazendo uma superfície de 5.217.423 km², o que corresponde a cerca de 61% do território brasileiro. A medida provisória recebeu 542 emendas. Em audiência pública realizada em 4 de março, Irajá comunicou que rejeitará todas as emendas que possam estimular o desmatamento, anistiar produtores inadimplentes ou legalizar a grilagem de terras. “A ideia é tentar desburocratizar com transparência e responsabilidade o procedimento de titulação de terras da União, com atenção redobrada para os pequenos agricultores”, afirmou. Irajá informou que deverá admitir, em seu relatório, as emendas que garantem gratuidade nas taxas cartorárias e do Incra para os pequenos produtores, com o objetivo de criar uma “legislação que atenda a 99% dos brasileiros de boa-fé”.
Dólar favorece margem das usinas com açúcar
O Valor Econômico divulgou nesta sexta-feira (6) que, para aquela que vinha caminhando para ser “a safra do etanol” para as usinas de cana, com produção recorde do biocombustível e preços nas alturas, as vendas de açúcar neste último trimestre da temporada 2019/20 podem acabar turbinando os resultados financeiros da temporada. As empresas que tinham espaço físico e fôlego financeiro para estocar o adoçante e não haviam travado a taxa de câmbio estão agora obtendo preços melhores em reais com a exportação da commodity. O principal motivo para o ambiente mais otimista neste trimestre está na escalada do dólar, que não para de renovar recordes. Ainda que os preços do açúcar estejam recuando nos últimos dias na bolsa de Nova York, os preços tiveram um salto relevante desde o início do ano e, combinados com o movimento do câmbio, vêm oferecendo uma oportunidade há muitos anos não vista para aquelas que ainda tinham açúcar sem o preço travado no mercado. “Ninguém contava com essa desvalorização cambial neste trimestre, que tem remunerado substancialmente o açúcar, enquanto a maior parte dos insumos, importados, foram comprados antes, com câmbio menor”, observou Haroldo Torres, da consultoria Pecege. Considerando os preços e volumes do açúcar bruto exportado entre janeiro e fevereiro, reportados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Economia, assim como as taxas médias de câmbio, as cotações em reais do açúcar embarcado neste bimestre foram 16% maiores do que um ano antes, superando R$ 1.200 por tonelada. Mas ainda há muito mais açúcar a ser exportado neste mês, indicando que as receitas com o adoçante tendem a ganhar mais corpo nos balanços deste trimestre. O line-up da agência Williams Brazil mostrava, até 4 de março, que havia 986 mil toneladas a serem embarcadas em 23 navios programados para partir até a terceira semana, enquanto um ano antes o volume era de apenas 377 mil toneladas. Quem está preferindo garantir suas vendas no mercado interno também não está para trás. O preço médio do açúcar cristal está 11% maior no acumulado deste trimestre do que um ano antes, a R$ 76,34 a saca de 50 quilos, de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Agência Senado – Comissão da MP da regularização fundiária votará relatório na terça
O Estado de S.Paulo – Embrapa seleciona 20 startups do agronegócio para programa de inovação
Mapa – Análise e emissão de títulos fundiários para pequenos e médios agricultores será online
Mapa – PIB do setor agropecuário cresceu 1,3% em 2019
Mapa – Contratação de crédito por pequenos e médios agricultores continua em crescimento na safra 2019/2020
Valor Econômico – Vendas de máquinas agrícolas no mercado doméstico continuam fracas
Valor Econômico – Embrapa seleciona 20 startups do agronegócio para programa de inovação
Valor Econômico – Dólar favorece margem das usinas com açúcar
Valor Econômico – Fixação de preços de açúcar alcança 78% dos embarques de 2020/21, diz Archer
Valor Econômico – Contratações de crédito rural via LCA estão 5% menores em 2019/20
Valor Econômico – Margarita Louis-Dreyfus enfrenta resistência em vender fatia na LDC, diz agência
AgroLink – Tecnologia permite economia de 92% de defensivos
AgroLink – Equipamento economiza até 15% em fertilizantes
AgroLink – Expodireto contribui para levar informação aos alunos das escolas agrícolas
AgroLink – Qual é a produtividade das lavouras experimentais do Parque da Expodireto?
Notícias Agrícolas – Café volta a registrar baixas em NY, acompanhando demais commodities agrícolas
Rondo Rural – Competência feminina impacta desenvolvimento científico e o agronegócio
Blog MFrural – Ibravag quer popularizar o uso de aviões na agricultura brasileira
Racismo Ambiental – Antiga Dow Agrosciences é campeã em acionar Justiça para flexibilizar controle de agrotóxicos
Mix Rondônia – MP divulga indenização coletiva para agricultores de Presidente Médici
O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.
No comments yet.