Governo prepara projeto voltado à produção de fertilizantes, diz Presidente
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (8) em um evento no Palácio do Planalto, que o governo federal prepara um projeto voltado à produção de fertilizantes, a ser apresentado ainda em outubro, informou o Canal Rural. De acordo com Bolsonaro, o chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Flávio Rocha, está trabalhando em uma proposta para otimizar a utilização da matéria-prima disponível no Brasil para a produção de fertilizantes. No evento, Bolsonaro afirmou que o risco de desabastecimento de alimentos no Brasil em 2022 é “seríssimo”, por causa da falta de fertilizantes vindo da China, que enfrenta crise energética. Sem o suprimento normal de fertilizantes a agricultura brasileira seria afetada. O tema, segundo o presidente, foi tratado em café da manhã de Bolsonaro com parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária nesta semana. Em março deste ano, o governo chegou a anunciar um plano para aumentar produção nacional de fertilizantes.
Brasil é referência na aplicação de economia circular em embalagens de defensivos agrícolas
As embalagens de defensivos agrícolas possuem um destino ambientalmente correto no Brasil, por mérito do Sistema Campo Limpo, programa gerenciado pelo InpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, que apresenta um índice de 94% no encaminhamento sustentável das embalagens primárias comercializadas em todo território nacional. Com isso, tanto o país como o programa são considerados referências globais na aplicação dos conceitos de economia circular nesse segmento. Segundo informou o Portal do Agronegócio, conforme informações trazidas pelo engenheiro agrônomo João Cesar Rando, diretor-presidente do InpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens), durante o BW Talks Siga a Rota da Logística Reversa, desde a criação do programa, em 2002, até o ano passado, mais de 630 mil toneladas de embalagens vazias foram destinadas de forma correta. Atualmente, são atendidas 1,8 milhão de propriedades agrícolas que fazem o uso do defensivo agrícola, com a participação de mais de 130 fabricantes e 267 associações de cooperativas e distribuidores. Além de receber as embalagens, o sistema também tem atuado para receber as sobras dos defensivos agrícolas pós-consumo dos produtores rurais, regularmente fabricados e comercializados. Para acessar a matéria completa , clique aqui.
Decreto altera processos relacionados à utilização de agrotóxicos
O Presidente da República, Jair Bolsonaro, editou Decreto que altera as regras sobre produção, pesquisa, utilização, importação e exportação de agrotóxicos no País. Segundo informou o Secretaria – Geral, os principais objetivos são reformular o processo de análise de registros, facilitar a pesquisa com agrotóxicos para viabilizar inovações tecnológicas e implementar ações para proteger os aplicadores de agrotóxicos. O texto altera o Decreto 4.074, de 2002, que regulamenta a Lei 7.802, de 1989. As mudanças foram necessárias para atualizar dispositivos da legislação que já estavam ultrapassados, em função de avanços práticos e tecnológicos e na ciência ocorridos no setor. Foram estabelecidas regras para a priorização de registro de novos produtos e prazos mais longos para a análise de cada tipo de registro, compatíveis com a complexidade específica de cada pleito, prevendo celeridade nos casos de processos prioritários. O objetivo é aumentar a concorrência no mercado de agrotóxicos, possibilitando o registro de produtos mais modernos e menos tóxicos, e também a redução de custos para o produtor.Para acessar a matéria completa, clique aqui.
Especialistas alertam para riscos da produção de bioinsumos em fazendas
Especialistas em biossegurança e em meio ambiente alertaram as comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (7), sobre os riscos da fabricação de bioinsumos em propriedades rurais do País, informou a Agência Câmara. Segundo eles, a regulamentação da produção de bioinsumos (e derivados) no Brasil – prevista no Projeto de Lei 658/21 – tem potencial para aumentar a produtividade no campo e favorecer a preservação do meio ambiente, mas, para tanto, precisa respeitar critérios de biossegurança e garantir a adoção de boas práticas de manejo e produção. Gerente de avaliação de segurança toxicológica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Caio de Almeida demonstrou preocupação especial com a fabricação de bioinsumos para uso próprio nas propriedades (manejo biológico on farm). Ele considera errado pensar que, por serem produtos naturais, possam ser classificados como de baixo risco. Conforme a proposta em análise na Câmara, a fabricação será feita, obrigatoriamente, em biofábricas, do zero ou a partir de substâncias pré-prontas compradas de empresas registradas, com ajuda de profissional habilitado. O Ministério da Agricultura elaborará um Manual de Boas Práticas de Manejo Biológico para orientação dos produtores rurais. Para acessar a matéria completa, clique aqui.
Veja outras notícias
Agência Câmara
Comissão debate projeto que cria fundo de estabilização do preço dos derivados de petróleo
Agência Câmara
Especialistas alertam para riscos da produção de bioinsumos em fazendas
Embrapa
Candidata à chefia da Embrapa Agrossilvipastoril apresenta plano de trabalho em audiência pública
Embrapa
Possibilidades de produção pecuária orgânica são apresentadas em palestra
Governo Federal
Em live com Bolsonaro, ministro do MCTI cria Comitê de Especialistas Rede Bioinsumos
Governo Federal
Decreto altera processos relacionados à utilização de agrotóxicos
Mapa
Defensivos agrícolas de baixo impacto têm prioridade de registro
Mapa
Decreto estabelece novas regras para o registro e pesquisa de agrotóxicos
Mapa
Representantes do Mapa participam de debate sobre bioeconomia e agricultura sustentável
ANAC
Prorrogadas regras que permitem o transporte de carga em compartimento de passageiros
ANAC
Operação de empresas estrangeiras de transporte aéreo é tema de consulta pública
ANAC
Inscrições abertas para a 3ª edição do projeto Aeroportos Sustentáveis
ANAC
Prêmio InovANAC 2021: prazo para inscrições encerra na próxima semana
Folha de S. Paulo
UE quer proibir a entrada de produtos brasileiros ligados ao desmatamento
O Estado de S. Paulo
Mourão sugere explorar potássio na Amazônia contra falta de fertilizantes citada por Bolsonaro
Canal Rural
Mapa divulga lista de produtos da agricultura familiar com bônus em outubro
Canal Rural
Exportação de frutas do Brasil deve atingir marca de US$ 1 bi em 2021
Canal Rural
Governo prepara projeto voltado à produção de fertilizantes, diz Bolsonaro
Canal Rural
Falta de contêineres deve afetar embarques de café até o fim de 2021
AgroLink
Norovírus deixa 25 municípios do RS em alerta
Valor Econômico
Confaz prorroga até abril de 2024 redução ou isenção de ICMS para insumos e produtos agropecuários
Valor Econômico
Crise energética na China já impacta o agronegócio mundial, diz Rabobank
Valor Econômico
Bolsonaro: falta de adubo é preocupante
Valor Econômico
Preços globais de alimentos têm forte alta
Valor Econômico
Congresso abre caminho para ampliar orçamento da Agricultura
G1
Sem espaço no transporte marítimo, empresa de café recorre a aviões para exportar
Revista Globo Rural
Autorização para produção “on farm” de biológicos preocupa indústria
Portal do Agronegócio
Funrural entra em pauta no STF
Portal do Agronegócio
CPR Verde: um grande passo em 2021
Portal do Agronegócio
Brasil é referência na aplicação de economia circular em embalagens de defensivos agrícolas
Portal do Agronegócio
Bolsonaro diz que projeto de ICMS foi modificado para ser aprovado na Câmara
Portal do Agronegócio
Primeiro mix de cultivares de trigo para consumo humano do Brasil chega ao agricultor em 2023
Portal do Agronegócio
Embraer dobra as vendas de avião agrícola
No comments yet.