Governo monitora risco de falta de insumos para segunda safra

Home/Informativo/Governo monitora risco de falta de insumos para segunda safra

Governo monitora risco de falta de insumos para segunda safra

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, convocou uma reunião por videoconferência, nesta quinta-feira (07), com a indústria brasileira de insumos agropecuários para tratar sobre a oferta de defensivos e fertilizantes no país, informou o Valor Econômico. Participaram da reunião representantes da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) e do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindveg). Preocupado com a confluência de crise energética na China, sanções a Belarus – grandes fornecedores de agrotóxicos e adubos ao Brasil – e alta nos custos dos fretes marítimos no mundo todo, o governo brasileiro pretende intensificar as tratativas com os parceiros comerciais para evitar riscos de desabastecimento dos produtos em 2022. A ação envolve, inclusive, a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e o Itamaraty. A avaliação é de que a safra de verão está segura. Os defensivos e fertilizantes que serão usados nas lavouras de soja, cujo plantio está em andamento, já chegaram ao país, ainda que a preços bem mais salgados. O receio é com a oferta de insumos para a safrinha de milho e para as culturas perenes, como café, laranja e cana-de-açúcar. Na reunião, as entidades relataram à ministra o cancelamento de alguns contratos de importação e que o impacto poderá ser maior a partir da segunda safra. Já houve atrasos no recebimento desses produtos, e a análise é de que alguns poderão faltar se a situação na China e em Belarus piorar.

Pesquisa pública está ajudando a descarbonizar a agricultura, afirma Moretti no Senado

Audiência pública realizada na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, nesta quinta (7), debateu o desenvolvimento da agricultura sustentável brasileira a partir da Embrapa, que completou 48 anos. O presidente da Empresa, Celso Moretti, apresentou pesquisas em andamento, resultados e perspectivas para o futuro. Segundo informou a Embrapa, os parlamentares presentes defenderam o orçamento da Empresa. Eles afirmaram ser a Embrapa um orgulho nacional e responsável por importantes contribuições para o desenvolvimento do agro brasileiro e a geração do PIB nacional. E citaram resultados de pesquisas e tecnologias em seus respectivos estados que vêm contribuindo para o desenvolvimento regional. Moretti destacou a importância das parcerias público-privadas e fundos de investimento privados para maior aporte de recursos para as pesquisas da Empresa. Moretti anunciou aos parlamentares que o Brasil está descarbonizando a agricultura, tema que será palco de debates na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26) que começa no final do mês de outubro, em Glasgow, na Escócia. Nessa direção, Moretti apresentou as mais recentes entregas da Embrapa para o agro que estão contribuindo com o aumento da produtividade, sem uso de novas áreas e com a redução da emissão dos gases de efeito estufa. Para acessar a matéria completa, clique aqui

Especialistas e profissionais do setor aéreo debatem sobre revisões normativas de certificação de produtos aeronáuticos

Cerca de 220 profissionais de várias nacionalidades participaram, de 28 a 30 de setembro, do 16º workshop internacional sobre certificação de artigos aeronáuticos (TSO). Sediado e organizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o evento contou com apresentações realizadas por representantes das principais agências reguladoras de aviação civil internacionais, como a da Europa, European Aviation Safety Agency (EASA); dos Estados Unidos, Federal Aviation Administration (FAA); do Canadá, Transport Canada Civil Aviation (TCCA); e do Reino Unido, UK Civil Aviation Authority (UK CAA). Segundo informou a ANAC, a abertura do workshop foi realizada pelo Superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC, Roberto Honorato. Durante a apresentação, Honorato abordou sobre o panorama geral da agenda de logística e destacou a importância do tema para o desenvolvimento da aviação civil mundial. As chamadas TSOs são normas emitidas pelas autoridades de aviação civil internacionais que estabelecem padrões mínimos de desempenho para materiais, peças, processos e equipamentos especificados que são amplamente utilizados em aeronaves civis. O Workshop de TSO, por sua vez, é um importante fórum anual de discussões e esclarecimentos acerca dos padrões, da aprovação e da utilização de artigos TSO, no qual cooperam representantes das autoridades de aviação civil internacionais, da indústria e dos operadores aéreos do setor aéreo. Neste ano, o evento contou com apresentações sobre temas de grande interesse da comunidade de aviação civil, dirimindo dúvidas acerca dos procedimentos, acordos bilaterais, novas revisões de TSOs, definição de responsabilidades do fabricante e do instalador do artigo TSO, instalação de artigos aprovados em revisões anteriores da TSO, dentre outros.

Senado aprova projeto que permite prorrogação de isenção do ICMS por até 15 anos

O Senado aprovou um projeto de lei complementar que permite a prorrogação, por até 15 anos, de isenções e outros benefícios tributários vinculados ao ICMS destinados a atividades comerciais nos Estados. A proposta havia recebido aval da Câmara e agora dependerá de sanção do presidente Jair Bolsonaro, em meio à discussão sobre a cobrança do tributo por parte dos governadores e o impacto no preço dos combustíveis. Segundo informa o Estado de S. Paulo, a proposta beneficia os setores portuário, aeroportuário, comerciais, operações e prestações de transporte interestadual de produtos agropecuários. Uma lei complementar de 2017 autorizou os Estados a conceder ou prorrogar os benefícios fiscais que haviam sido dados sem aval do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), dinâmica conhecida como “guerra fiscal”, observando determinados prazos para diferentes setores. Esse prazo será estendido para essas atividades, conforme a proposta. O projeto gerou críticas, mas recebeu o aval da maioria dos parlamentares. Não há dados consolidados e atualizados sobre o impacto dos benefícios tributários na arrecadação dos Estados.

 

Veja mais notícias

Agência Brasil
Câmara aprova MP que cria o Programa de Estímulo ao Crédito

Agência Brasil
Estimativa de safra em setembro cai para 250,9 milhões de toneladas

Embrapa
Pesquisa pública está ajudando a descarbonizar a agricultura, afirma Moretti no Senado

Embrapa
Embrapa discute na Câmara efeitos da crise dos semicondutores no agro

Embrapa
Bioinsumos, OGMs e compactação do solo serão debatidos no CBSoja GoLive

ANAC
Especialistas e profissionais do setor aéreo debatem sobre revisões normativas de certificação de produtos aeronáuticos

O Estado de S. Paulo
Senado aprova projeto que permite prorrogação de isenção do ICMS por até 15 anos

Canal Rural
‘Falta de insumos pode pressionar ainda mais custo de produção para safra 2022/23’

Canal Rural
RS emite 2º alerta sobre focos de raiva herbívora em 2021

Canal Rural
Comissão aprova projeto que permite transporte de terceiros por agricultor

AgroLink
Experimento mostra impacto de adubação biológica na soja

AgroLink
Senado aprova marco legal das ferrovias

AgroLink
Megaoperação apreende 350 toneladas de insumos irregulares

AgroLink
Acordo impulsiona produção de biogás em Santa Catarina

AgroLink
Reino Unido decide promover biotecnologia

AgroLink
Contratação de crédito rural chega a R$ 97,75 bilhões em três meses

Notícias Agrícolas
Apontado como alternativa para driblar impasses logísticos, embarque aéreo não seria solução para o café, diz Cecafé

Valor Econômico
Governo monitora risco de falta de insumos para segunda safra

Valor Econômico
Produtores de soja enfrentam atraso em entrega de insumos, diz Aprosoja

G1
EUA debatem lei que pode barrar US$ 500 milhões em carne, couro e outros itens do Brasil

Jota
STJ: Azul deve pagar adicional da Cofins-Importação sobre peças de aeronaves importadas

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »