Ministra Tereza Cristina entrega Selo Arte a produtores artesanais de queijo de Goiás
A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participaram neste sábado (3), no Sindicato Rural de Alexânia, da entrega do Selo Arte a produtores de queijo artesanal. Goiás é o primeiro estado do Centro-Oeste a conceder o selo. O selo foi entregue aos produtores de queijarias artesanais da Fazenda Coqueiral (Corumbá de Goiás), Santa Fé da Lagoinha (Santo Antônio do Descoberto) e Queijaria Lima (Alexânia). O Selo Arte permite a venda dos alimentos, como lácteos e cárneos, produzidos de forma artesanal em diversos estados, abrindo oportunidade para o produtor incrementar sua renda. É também uma garantia de que o produto foi fabricado conforme características e métodos tradicionais ou regionais próprios, além de seguir as boas práticas agropecuárias e de fabricação. O produto artesanal é submetido à fiscalização de órgãos de saúde pública dos estados e do Distrito Federal. O Ministério da Agricultura estabeleceu os critérios para a comercialização interestadual dos produtos com base no cumprimento das exigências sanitárias e dos requisitos de excelência de produção artesanal, que evidenciam o vínculo cultural e territorial. Os estados e o Distrito Federal são responsáveis pela concessão do Selo Arte e pela fiscalização dos produtos, cabendo ao Ministério da Agricultura coordenar a implementação da política e realizar a gestão do sistema de concessão e controle do Selo. Cada selo tem um número de rastreabilidade para identificação do produtor, data e local de fabricação do produto. Antes do Selo Arte, esses produtos artesanais de qualidade não podiam ser comercializados além de seus Estados de origem, o que trazia prejuízos para produtores e consumidores. Em Goiás, a concessão é feita pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). Além das três queijarias contempladas, mais sete estabelecimentos já estão com projetos aprovados. A ministra parabenizou os produtores que receberam o selo. “Hoje vocês vão representar uma serie enorme de produtores do estado de Goiás. Que essa rota do turismo rural possa implementar essa gastronomia tão gostosa de Goiás e de outros estados do país”. O produtor rural Rafael da Silva Lima, da queijaria Lima, disse que a assistência técnica fez com que ele pudesse aumentar a sua produção, com a ajuda dos filhos “Hoje é o dia da nossa vitória”, disse. Outros cinco estados já concederam o Selo Arte: Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Pará e Espírito Santo. O secretário de Inovação do Mapa, Fernando Camargo, também participou do evento.
Alemanha identifica mais três javalis infectados com a PSA
Mais três casos de peste suína africana (PSA) foram confirmados em javalis no estado de Brandenburg, no leste da Alemanha, disse o Ministério da Agricultura da Alemanha em seu site nesta segunda-feira (05). Segundo o portal Agrolink as novas descobertas elevam o número total de casos confirmados de PSA para 49, desde que o primeiro foi detectado em 10 de setembro. Todos os casos ocorreram em animais selvagens até agora, sem porcos de fazenda afetados, disse o ministério. Os casos mais recentes foram encontrados na mesma área das primeiras descobertas, disse o ministério. Um caso havia sido encontrado na quarta-feira em uma nova área a cerca de 60 quilômetros da primeira. O instituto científico alemão Friedrich-Loeffler confirmou que os animais mais recentes tinham PSA, disse o ministério.
Volume de animais prontos para o abate e comportamento da demanda vão definir rumo da @ do boi
Em entrevista ao Notícias Agrícolas, nesta segunda-feira (5), o Consultor em Gerenciamento de Riscos da StoneX, Caio Toledo Godoy, reportou que no inicio de semana tem poucos relatos de como foi o desempenho da carne bovina no atacado. “O que parece é que a carne bovina estava em um movimento de exaustão, ou seja, tem encontrado muita dificuldade em passar dos patamares de 16,00/kg. Ao que tudo indica as vendas no final de semana foram abaixo das expectativas”, relata. Se os preços da carne não conseguem avançar acabam colocando um teto para as referências da arroba do boi gordo. “O fato da carne não conseguir reagir nesta semana já coloca em cheque a possibilidade de limitar as ofertas de preços nos próximos dias. Por uma questão de rentabilidade, os frigoríficos são forçados ser cautelosos nas negociações, mas como a oferta está muito baixa não tem como os valores cederem muito”, informa. O mês de outubro tem um aumento da oferta de animais no mercado com o confinamento, mas a expectativa é que nas próximas semanas o gado comece a entrar no mercado. “O volume não é monstruoso, mas tem uma oferta para entrar e a grande dúvida é saber se vai causar uma pressão de baixa na arroba”, ressalta. Com relação à demanda externa, as exportações têm grande potencial de melhorar no mês de outubro com o câmbio próximo de R$ 5,60. “Eu acredito que o volume embarcado neste mês fique muito próximo ao observado no mesmo período do ano anterior. Nós vamos encerrar o mês com 150 a 170 mil toneladas exportada até o final deste mês”, disse o consultor.
Folha de S.Paulo – Pets recebem bênçãos em missas e drive-thru no Dia de São Francisco; veja fotos
Folha de S.Paulo – Celebrações do Dia de São Francisco, protetor dos animais, são adaptadas na pandemia
O Estado de S.Paulo – Pets-robôs darão conforto em tempos de isolamento social?
O Estado de S.Paulo – Divórcio com pets: com quem fica o animal de estimação na separação?
O Globo – Animais de estimação são abençoados durante cerimônia drive-thru nas Filipinas
G1 – Animais silvestres sofrem com fogo, atropelamentos e caça
G1 – Boi faz sucesso levando vida de animal doméstico
G1 – Paraíso do Tuiuti vai tratar da proteção dos animais no próximo carnaval
G1 – No dia do padroeiro dos animais, conheça histórias de conexão entre pets e seus tutores
G1 – Aumenta o número de animais resgatados por causa dos incêndios
Valor Econômico – Acordo entre frigoríficos no Paraguai contraria Minerva
Mapa – Governo Federal publica decreto para convocação de médicos veterinários para o Mapa
Mapa – Ministra Tereza Cristina entrega Selo Arte a produtores artesanais de queijo de Goiás
Embrapa – A carne bovina brasileira alcançará o mercado “gourmet”?
Agrolink – Preço dos ovos brancos se estabiliza
Agrolink – Expointer 2020 lança tendência no agronegócio
Agrolink – Alemanha identifica mais três javalis infectados com a PSA
Agrolink – Pastejo contínuo ou rotacionado?
Agrolink – Software permite gestão de suínos
Agrolink – Mapa convoca 139 veterinários
Agrolink – Bulgária reporta novo surto de Peste Suína Africana
Agrolink – Exportação de carne bovina caiu em setembro na comparação mensal
Agrolink – Mercado atacadista: alta no preço do boi casado
Agrolink – Mega Touros abre a programação de Leilões da Expoagro/AL
Agrolink – GO: governador entregam Selo Arte a produtores de queijos artesanais em Goiás
Canal Rural – Abandonado pela mãe, nelore vira animal de estimação e faz sucesso na cidade
Revista Globo Rural – Após queda por 4 meses seguidos, preço do ovo estabilizou em setembro
Revista Globo Rural – Governo publica decreto que autoriza contratação de auditores agropecuários
Revista Globo Rural – Covid-19 leva a retomada de projetos de automação em frigoríficos
Revista Globo Rural – Após redução de abates, criadores de suíno da Alemanha alertam para excesso de animais em granjas
Noticias Agrícolas – Volume de animais prontos para o abate e comportamento da demanda vão definir rumo da @ do boi
No comments yet.