Governo federal lança programa para sequenciar DNA de 100 mil brasileiros

//Governo federal lança programa para sequenciar DNA de 100 mil brasileiros
O governo federal lançou nesta quarta-feira (14), um programa de sequenciamento genético com o objetivo de permitir ao Sistema Único de Saúde (SUS) trabalhar com prevenção de doenças, oferecer um diagnósticos mais preciso e tratamento personalizado.  Segundo o jornal O Estado de S.Paulo o Programa Genoma Brasilquer criar um banco de dados com o DNA de 100 mil brasileiros em quatro anos. O programa foi lançado em cerimônia no Palácio do Planalto com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A iniciativa, no entanto, foi criada oficialmente em agosto quando foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). “Nós já estamos atrasados, grande parte do mundo já está há mais de 8 anos tratando de genômica, de terapia genômica, e nós precisamos correr atrás do prejuízo”, disse Pazuello.  O ministro destacou a necessidade do mapeamento genético para oferecer uma medicina de precisão.  “Nós precisamos dar o remédio certo, na dose certa, para aquela pessoa que o remédio vai fazer efeito. Se não, nós não vamos estar fazendo a saúde que o brasileiro merece em 2020, 2021”, argumentou. O investimento previsto é de R$ 600 milhões nos próximos quatro anos. Inicialmente, o programa fará o sequenciamento de portadores de doenças raras, cardíacas, câncer e infectocontagiosas, como a Covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, a prioridades foram definidas pela quantidade casos no país e o alto custo que geram ao SUS. De acordo com a pasta, o banco de dados recorrerá a informações de pacientes que já fazem tratamento no SUS e terão seu sigilo resguardado. De acordo com a pasta, o programa vai permitir explorar a especificidades genéticas da população brasileira, um adas mais miscigenadas do mundo. Em setembro, cientistas da Universidade de São Paulo (USP) finalizaram o maior banco de dados genéticos da população brasileira, com o sequenciamento do genoma completo de 1.171 idosos. Na amostra, foram encontrados 2 milhões de variações genéticas inéditas, ou seja, ainda não catalogadas em bancos de dados genômicos de populações de outros países – a maioria com predominância de indivíduos de origem caucasiana.
Anvisa registra novo medicamento para tratamento de AME

Nesta quarta-feira (14) a Anvisa informou que pacientes com atrofia muscular espinhal (AME) contam com mais um medicamento para o tratamento da doença. O produto é o EVRYSDI® (risdiplam), registrado junto à Anvisa pela empresa Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. O registro do novo medicamento está na Resolução (RE) 4.079/2020, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) de terça-feira (13). O registro do produto foi priorizado conforme as normas da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 205/2017, que estabelece procedimento especial para o registro de medicamentos destinados ao tratamento de doenças raras, como é o caso da AME. De acordo com a Anvisa, as AMEs são um grupo diverso de desordens genéticas que afetam o neurônio motor espinhal, responsável pelo controle do movimento de músculos do corpo humano. A AME 5q é a forma mais comum entre as doenças caracterizadas pela degeneração dos neurônios motores na medula espinhal e tronco encefálico. Apresenta uma prevalência (ocorrência) de um a dois casos para cada grupo de 100 mil pessoas e incidências (novos casos) de um para cada 6 mil até um a cada 11 mil nascidos vivos, conforme estudos realizados fora do Brasil. A AME é dividida em subtipos, de I a IV. O subtipo I representa aproximadamente 58% de todas as AMEs, com início de sintomas na idade de 0 a 6 meses, com expectativa de vida de menos de dois anos. A AME tipo II representa 29% do total de casos, tem início dos sintomas perto dos sete até 18 meses e apresenta expectativa de vida entre doise 18 anos. A AME tipo 3 representa 13% dos casos os sintomas têm início após os 18 anos e a expectativa de vida é normal, assim como a AME tipo IV.

Anvisa alerta sobre falsificação de medicamentos

A Anvisa informou, nesta quarta-feira (14), que recebeu do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe) um comunicado sobre a utilização indevida no exterior da marca da empresa nas embalagens de dois medicamentos. Os produtos em questão são o Venatox e o Enzelua 160 mg. Além de não serem fabricados pelo Lafepe, esses medicamentos não possuem registro na Anvisa, tratando-se de um caso inequívoco de falsificação. A área de inspeção e fiscalização de medicamentos da Agência informa à população que não há nenhuma evidência de comercialização desses produtos falsificados no Brasil. Entretanto, alerta a população, bem como a cadeia distribuidora de medicamentos, sobre o fato e solicita que qualquer oferta desses medicamentos nesta configuração de embalagem constando o nome do Lafepe, via WhatsApp ou por qualquer outro meio, seja denunciada de imediato à Gerência Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária para a adoção das medidas cabíveis. Caso você identifique a circulação do Venatox e do Enzelua 160 mg com a marca do Lafepe no país, não utilize o produto e comunique o fato imediatamente à Anvisa, por meio do Anvis@atende.

Ministro Eduardo Pazuello recebe o presidente Jair Bolsonaro no Ministério da Saúde 

O ministro Eduardo Pazuello recebeu, na manhã desta quarta-feira (14), no Ministério da Saúde, o presidente da República, Jair Bolsonaro. Em pauta, as ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19 e a reestruturação da gestão estratégica da Pasta. De acordo com a Agência Saúde esta foi à primeira agenda oficial da Presidência na sede do Ministério após a posse do ministro Pazuello, emsetembro. Bolsonaro visitou as instalações do Centro de Operações de Emergência (COE) grupo de articulação interministerial para avaliação e mapeamento de decisões nacionais estruturantes relacionadas à crise sanitária -, onde tratou sobre a viabilização de uma vacina segura e eficaz contra a Covid-19 e os esforços para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Além do ministro, o presidente foi recebido pela representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Socorro Gross, e os presidentes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Eduardo de Oliveira Lula, e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Wilames Bezerra. Também participaram da agenda representantes de todas as áreas estratégicas da Pasta, entre eles o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco; e os secretários de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos, Hélio Angotti Neto; de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros; de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara Parente; de Atenção Especializada à Saúde, Luiz Otávio Franco Duarte; de Saúde Indígena, Robson Santos da Silva; e de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro.

SAÚDE NA IMPRENSA

Agência Senado – Bolsonaro sanciona lei que estende contratos para combater coronavírus

Agência Câmara – Proposta restringe comercialização de produtos e insumos odontológicos

Agência Câmara – Sancionada lei que prorroga contratos de trabalho de hospitais federais no RJ

Agência Câmara – Projeto assegura à aluna gestante ou lactante acesso a conteúdos e avaliações por meio não presencial

Agência Câmara – Projeto inclui oficiais de Justiça entre profissionais com prioridade para testes de Covid-19

Agência Câmara – Projeto garante a diabéticos direito de medir glicose em locais públicos

Agência Câmara – Projeto assegura vacinação de adolescentes contra HPV em 2021

Agência Câmara – Especialistas alertam para consequências das queimadas na saúde de animais e seres humanos

Agência Câmara – Projeto equipara, para fins legais, pacientes transplantados a pessoas com deficiência

Agência Câmara – Projeto cria exame de ordem para médicos

Folha de S.Paulo – Projeto NeuroTalks promove debate sobre envelhecimento e memória nesta quinta

Folha de S.Paulo – Jovens saudáveis devem ser vacinados contra Covid-19 só em 2022, diz OMS

Folha de S.Paulo – Câmara dos Deputados aciona STF contra Cremesp em defesa de Padilha

Folha de S.Paulo – Sistema para resultado de exames de Covid-19 economizou 60 mil horas para o SUS paulista

Folha de S.Paulo – Rússia aprova segunda vacina contra Covid-19 após testes preliminares

Folha de S.Paulo – Pazuello prevê vacina contra coronavírus para abril e abre crise com estados

Folha de S.Paulo – Ministério da Saúde anuncia criação de banco nacional de genoma de brasileiros

Folha de S.Paulo – Europa reage a nova alta de casos de Covid com toque de recolher e estado de calamidade

Folha de S.Paulo – Ao contrário do que disse Russomanno, não há relação entre falta de banho e resistência ao coronavírus

Jornal Agora – Governo estadual dá início a testes de Covid-19 em escolas da Grande SP

O Estado de S.Paulo – Oito em cada dez cidades não veem condição para reabrir escolas em 2020 por causa da pandemia

O Estado de S.Paulo – Empresas adiam volta ao escritório para julho de 2021 nos Estados Unidos

O Estado de S.Paulo – Covas cita hospital para morador de rua em plano

O Estado de S.Paulo – Startup do segmento médico lança nova plataforma e negocia com hospitais

O Estado de S.Paulo – Bolsonaro pede R$ 10 bi em crédito extra ao Congresso para reforçar Orçamento de ministérios

O Estado de S.Paulo – Secretários são contra exclusividade para vacina de Oxford

O Estado de S.Paulo – Imunidade de rebanho para controle da covid-19 é uma ‘falácia perigosa’, dizem cientistas

O Estado de S.Paulo – Governo federal lança programa para sequenciar DNA de 100 mil brasileiros

O Estado de S.Paulo – Alemanha endurece restrições para frear avanço do novo coronavírus

O Estado de S.Paulo – Portugal decreta calamidade por covid-19 e quer lei para obrigar o uso de máscara

O Estado de S.Paulo – Câncer de mama na mulher com deficiência intelectual

O Estado de S.Paulo – Estudo comprova que novo coronavírus afeta o cérebro e detalha seus efeitos nas células nervosas

O Estado de S.Paulo – Bolsonaro diz que, no combate à pandemia de covid-19, ‘tivemos mais sucesso que exterior’

O Estado de S.Paulo – Governo paulista estima economizar R$ 7 bi com pacote

O Estado de S.Paulo – O médico e a tecnologia

BR Político – Doria diz que não haverá aumento de imposto em cesta básica e remédios

O Globo – Bolsonaro sanciona projeto que prorroga contrato de 3,6 mil profissionais de Saúde no Rio

O Globo – Sistema de prontuário on-line na rede municipal de saúde é aprovado pela Câmara de Niterói

O Globo – O crescimento da indústria farmacêutica na pandemia

G1 – Governo federal não liberou verba para vacina chinesa em SP e só investiu na de Oxford, diz secretário

G1 – Covid afeta o cérebro e pode causar alterações mesmo em pacientes leves, aponta estudo brasileiro

G1 – Portugal entra em situação de calamidade devido ao agravamento da pandemia de Covid-19 na Europa

G1 – A campanha de cientistas para defender morcegos ‘acusados’ de originar a Covid-19

G1 – Laboratório interrompe teste de medicamento com anticorpo para o coronavírus

Agência Saúde – Brasil registra 4.568.813 de pessoas recuperadas

Agência Saúde – Em live, Ministério da Saúde esclarece dúvidas sobre campanhas de vacinação

Agência Saúde – Brasil lança programa inédito de medicina de precisão

Agência Saúde – Brasil avança no combate à hepatite C

Agência Saúde – Ministro Eduardo Pazuello recebe o presidente Jair Bolsonaro no Ministério da Saúde

Anvisa – Anvisa registra novo medicamento para tratamento de AME

Anvisa – Anvisa alerta sobre falsificação de medicamentos

Anvisa – Servidor da Anvisa recebe prêmio da ABNT

ANS – ANS divulga lista de operadoras selecionadas para o Projeto Cuidado Integral à Saúde

Agência Brasil – Dia mundial chama atenção para importância de lavar as mãos

Agência Brasil – SUS: mais de 130 mil pessoas recuperaram-se da hepatite C desde 2019

Agência Brasil – Anvisa alerta para falsificação de remédios brasileiros no exterior

Agência Brasil – SP avalia relação entre síndrome em crianças e o novo coronavírus

Opas – Progresso global no combate à tuberculose está em risco, afirma OMS

Opas – Novos testes rápidos de antígeno podem transformar resposta à COVID-19 nas Américas

Governo Federal – Programa Genomas vai ajudar na prevenção e tratamento de doenças na população brasileira

Correio Braziliense – Tipo sanguíneo pode aumentar as chances de se pegar a covid-19

Correio Braziliense – Menina de 5 anos que participava de estudo clínico de terapia gênica morre nos EUA

Correio Braziliense – EUA aprovam tratamento com anticorpos contra Ebola

Correio Braziliense – Anticoncepcional e reposição hormonal aumentam risco de câncer de mama

Correio Braziliense – Covid-19 causa perda de audição repentina em paciente do Reino Unido

Jota – Administração Pública e tratamento de dados pessoais para pesquisa científica

Valor Econômico – Europa tem maior número de casos de covid-19 em 1 semana, diz OMS

Valor Econômico – Alemanha registra maior número de casos de covid-19 desde o início da pandemia

Valor Econômico – UE pede ação para controlar surto de covid-19 e evitar novo confinamento

Valor Econômico – Vacina vai curar ativos que ficaram de fora do rali

Valor Econômico – Saúde pressiona e municípios gastam 4% a mais no semestre

Valor Econômico – Ministério da Saúde prevê vacina contra coronavírus para abril e abre crise com estados

Valor Econômico – Pausas em corrida pela cura da covid-19 mostram desafios de ensaios

______________________
O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »