Lideranças do Congresso, a Frente Nacional de Governadores, representantes do Supremo Tribunal Federal e dos laboratórios da Fiocruz e Butantan marcaram para segunda-feira um encontro nacional com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o Valor Econômico o objetivo é definir um comitê nacional e organizar o início da imunização contra a covid-19 no país. A decisão foi tomada hoje, depois de conversa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) com o presidente do Consórcio Nordeste e representante da Frente Nacional de governadores, o governador Wellington Dias (PT-PI), por telefone. O Comitê Científico de Combate ao Coronavírus no Nordeste, que tem à sua frente o médico e neurocientista Michael Nicolelis, considera a situação brasileira alarmante. “O Brasil está muito atrasado em relação ao processo de vacinação. A consequência disso é que nós temos um risco maior que outros países. O fato é que precisamos botar na mesa todos os atores. O objetivo é que nesta segunda-feira possamos ter um esforço e tenhamos uma reunião com presença do Congresso Nacional, Supremo, governadores, representantes dos municípios, dos laboratórios como a Fiocruz e Butantan, de cientistas e empresas, para que possamos, junto com a Anvisa, ter uma solução”, disse Wellington Dias, após a conversa com Rodrigo Maia. Somente na sexta-feira a Anvisa, Ministério da Saúde e Supremo vão enviar os nomes dos representantes na reunião, informou a Frente Nacional de Governadores. De acordo com Wellington Dias, que tem conduzido reuniões com o Ministério da Saúde e Anvisa em nome dos governadores, o país já tem mais de 10,8 milhões de doses da vacina disponíveis no Brasil e a perspectiva de receber mais 12 milhões nos próximos dias. O recesso forense do Supremo, iniciado em 21 de dezembro, termina amanhã. Os ministros Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes continuaram despachando normalmente durante o recesso. No plantão, o responsável pela Corte é o presidente, Luiz Fux. No Congresso, o recesso começou em 23 de dezembro e os trabalhos oficialmente só serão retomados em 1º de fevereiro.
Plano de imunização e compra de seringas foram temas de visita de Bolsonaro ao Ministério da Saúde
A estratégia de imunização contra a covid-19 no País foi tema de reunião entre o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e o presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (5). O chefe do Executivo esteve na tarde desta terça-feira (5), na sede da pasta em visita técnica para atualizações sobre o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19. Ele também foi informado sobre as negociações de compra de imunizantes e as expectativas de aquisição de seringas e agulhas. Como o jornal O Estado de S.Paulo mostrou, o governo fez uma requisição de estoques excedentes de agulhas e seringas na indústria nacional. Após uma tentativa frustrada de adquirir os itens no último dia 29, o governo espera a entrega de 30 milhões de unidades em janeiro. Além da requisição dos estoques, o governo federal também restringiu a exportação dos produtos e deve retirar impostos para a importação. O Ministério da Saúde se prepara para iniciar a imunização no próximo dia 20, com a chegada de doses prontas da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, oriundas da Índia. O imunizante será importado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que para tal estima custo total de R$ 56 milhões. O início da campanha, porém, ainda depende de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Representantes da Fiocruz se reuniram com integrantes da agência reguladora nesta terça-feira (5), mas o laboratório ainda não solicitou a permissão. A previsão é apresentar o pedido até o fim desta semana. Em meio às pressões pela falta de um calendário de vacinação, o Ministério da Saúde espera, no melhor dos cenários, iniciar ainda neste mês uma vez que a Anvisa autorize o uso da vacina. De acordo com a pasta, na reunião desta terça-feira Bolsonaro também foi atualizado sobre “informações de casos confirmados da covid-19 no Brasil em comparação com outros países, assim como óbitos causados por essa doença categorizados por regiões do território nacional, idade, presença de comorbidades e curvas epidemiológicas ao longo do período de 2020”. Na visita desta tarde, Bolsonaro estava acompanhado do ministro Fábio Faria, das Comunicações, do Advogado Geral da União, José Levi, e do ministro Ernesto Araújo, das Relações Exteriores. Mais cedo, o Itamaraty afirmou que não há proibição do governo da Índia para a importação de doses da vacina da AstraZeneca. Segundo a pasta, a negociação para importação está em “estágio avançado”.
Campanha Janeiro Branco ressalta a importância dos cuidados com a saúde mental em meio à pandemia
Com os impactos que a pandemia da Covid-19 tem provocado na saúde mental, como o aumento de sintomas depressivos e de ansiedade, a campanha Janeiro Branco deste ano traz a mensagem de que todo cuidado conta, destacou o Blog Saúde Mental da Folha de S.Paulo nesta quarta-feira (6). Criado em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão, o movimento tem como objetivo chamar a atenção da população para a importância dos cuidados com a saúde emocional. Apesar de o debate sobre o tema ter ganhado mais espaço nos últimos meses devido aos desafios impostos pelas condições do isolamento social, Leonardo diz que ainda estamos longe de superar os estigmas em relação aos transtornos psicológicos. “No entanto, em 2020, não houve quem não tenha sofrido com tudo o que aconteceu no mundo. Isso, com certeza, atrairá a nossa atenção para o que deve ser melhor conduzido em nossas vidas particulares e coletivas, inclusive em relação à saúde mental”, ressalta o psicólogo. “Toda vez que a dor chega à humanidade, a humanidade se coloca a pensar sobre si mesma, sobre suas condições de existência, suas escolhas, seus acertos e seus erros em relação aos mais variados assuntos. Isso, obviamente, contribui para o lançamento de luzes sobre questões normalmente desprezadas ou encobertas por tabus”, observa. Para respeitar as regras de distanciamento, nesta edição do Janeiro Branco não haverá palestras e rodas de conversa em lugares públicos, como nos anos anteriores. Os eventos serão feitos por lives e postagens nas redes sociais e no site da campanha. Leia a entrevista completa com o psicólogo.
INCA utiliza videochamadas em isolamento de pacientes oncológicos
Devido ao alto risco de contágio do coronavírus, as visitas e a permanência de acompanhantes com os pacientes suspeitos e/ou confirmados com Covid-19 foram proibidas na unidade do INCA responsável pelos cuidados paliativos – Hospital do Câncer IV. Segundo a Agência Saúde com esta restrição, se tornou importante instituir o Time de Comunicação e Acolhimento, constituído por profissionais das áreas assistenciais, que passaram a realizar um contato virtual diário com os familiares, para atualização do quadro clínico de cada paciente. O objetivo da ação do INCA é minimizar uma das faces da Covid-19: o confinamento, inclusive em situações de fim de vida. Assim, a partir do momento em que o paciente autoriza o contato online com os familiares, a equipe médica agenda o dia e o horário, para que a interação entre o paciente e a família aconteça via aplicativo de vídeo proporcionado pelo WhatsApp, Skype ou similar. As chamadas são sempre acompanhadas por uma psicóloga para intervenção terapêutica, se houver necessidade. A experiência vivenciada por todos os envolvidos, até o momento, já traz indícios de que a estratégia deve ser mantida mesmo após a pandemia. As evidências positivas servem para confirmar a hipótese de que o uso da tecnologia, na impossibilidade da presença física de familiares e entes queridos, pode reduzir o sofrimento no contexto da internação hospitalar, e, principalmente, dos Cuidados de Fim de Vida. A iniciativa do INCA, por meio da sua unidade de cuidados paliativos, pode servir como mola propulsora para o desenvolvimento dessa estratégia de atenção e cuidado, contribuindo para a humanização do atendimento de mais pacientes, inclusive em situações clínicas distintas. A partir da fase de transmissão comunitária, a doença acometeu um número expressivo de pacientes acompanhados, no ambulatório e em assistência domiciliar. O posicionamento do INCA sempre foi preservar, da melhor forma possível, a assistência aos pacientes oncológicos acometidos pelo vírus.
SAÚDE NA IMPRENSA
Agência Câmara – Projeto assegura equipe médica e ambulância para pacientes em urgência psiquiátrica
Anvisa – Participe da consulta pública sobre reprodução humana assistida
Anvisa – Confira a consulta pública sobre tecidos humanos
Anvisa – Anvisa publica nota técnica sobre pós-vacinação
ANS – Planos de saúde: ANS disponibiliza números de novembro
Agência Saúde – Brasil registra 6.963.407 milhões de pessoas recuperadas
Agência Saúde – INCA utiliza videochamadas em isolamento de pacientes oncológicos
Agência Saúde – Nota Conjunta dos Ministérios das Relações Exteriores e da Saúde sobre importação de vacinas da Índia
Conitec – Medicamento para tratamento da cardiomiopatia amiloide no SUS está em consulta pública
Conitec – Consulta pública avalia medicamentos para Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
Jota – Cenários e desafios em patentes e propriedade intelectual no Brasil em 2021
Jota – Desafios para o Brasil, em 2021, nas patentes de biodiversidade e biotecnologia
Agência Brasil – Comitê vai monitorar impactos da covid-19 sobre índios de Manaus
Agência Brasil – Queda na doação de sangue devido à pandemia preocupa hemocentros
Agência Brasil – Covid-19: país registra 56,6 mil casos e 1,1 mortes em 24 horas
Agência Brasil – Transplantes de fígado e rim no DF crescem em 2020, apesar da pandemia
Agência Brasil – Anvisa diz que não recebeu pedido de uso emergencial de vacina
Agência Brasil – Covid-19: regulação única de leitos deve começar dia 12 no Rio
Agência Brasil – Itamaraty nega proibição para importação de vacinas da Índia
Agência Brasil – Prefeitura do Rio desmobiliza Hospital de Campanha do Riocentro
Agência Brasil – Brasil tem 20 mil novos casos de covid-19 em 24 horas
Correio Braziliense – Tratamento que aumenta temperatura celular torna quimioterapia 34% mais eficaz
Folha de S.Paulo – Após dizer que país está quebrado, Bolsonaro convoca reunião ministerial no Planalto
Folha de S.Paulo – Campanha Janeiro Branco ressalta a importância dos cuidados com a saúde mental em meio à pandemia
Folha de S.Paulo – Bolsonaro suspende compras de seringas até que preços ‘voltem à normalidade’
Folha de S.Paulo – Com hospitais lotados e escalada da Covid-19, dobra o número de mortes em casa em Manaus
Folha de S.Paulo – É uma imoralidade que pessoas com dinheiro tenham acesso à vacina antes, diz sanitarista
Folha de S.Paulo – Vacinação privada traz benefício econômico e agilidade para o SUS, diz médico do Einstein
Folha de S.Paulo – Fique de olho no entretenimento digital de seus pequenos
Folha de S.Paulo – Seringas em estoque dariam para vacinar 40 milhões contra Covid-19, diz governador
Folha de S.Paulo – Reação à vacina da Moderna em pessoas com preenchimento facial é rara e não deve preocupar
Folha de S.Paulo – Farmácias pedem a governo para auxiliar na vacinação contra a Covid-19
Folha de S.Paulo – Importação de 2 milhões de doses da vacina de Oxford deve custar ao menos R$ 56 milhões, diz Fiocruz
Folha de S.Paulo – Um ano após detecção, OMS investigará na China origem da Covid-19
Folha de S.Paulo – Diretor da OMS diz estar decepcionado com China por atraso na autorização de entrada de especialistas
Folha de S.Paulo – Grupo que aconselha OMS aprova intervalo maior entre doses de vacina anti-Covid
Folha de S.Paulo – Reação à vacina da Moderna em pessoas com preenchimento facial é rara e não deve preocupar
Folha de S.Paulo – Um ano após detecção, OMS investigará na China origem da Covid-19
O Estado de S.Paulo – Doria se reúne com prefeitos eleitos para discutir combate à covid-19
O Estado de S.Paulo – OMS deve autorizar vacina de Oxford contra covid-19 entre fevereiro e março, diz diretora
O Estado de S.Paulo – Bolsonaro diz que compra de seringas está suspensa até ‘preços voltarem à normalidade’
O Estado de S.Paulo – Especialistas criticam aval ‘abrupto’ da Covaxin na Índia; vacina é aposta de clínicas brasileiras
O Estado de S.Paulo – A obrigatoriedade de vacinação e os contratos de trabalho
O Estado de S.Paulo – Enquadrar covid-19 como doença ocupacional carece de amparo jurídico
O Estado de S.Paulo – Vacina na rede privada? Aposta no exterior tem sido em imunização gratuita contra a covid-19
O Estado de S.Paulo – Especialistas em inovação comentam o que esperar do mercado de startups em 2021
O Estado de S.Paulo – Nova alta de infecções pela covid-19 leva à reabertura de hospitais de campanha pelo Brasil
O Estado de S.Paulo – ‘Não acho que a melhor estratégia seja reabrir hospitais de campanha’, diz especialista
O Estado de S.Paulo – Em São Paulo, mulheres em secretarias da Prefeitura só controlam 3,6% do orçamento
O Estado de S.Paulo – Plano de imunização e compra de seringas foram temas de visita de Bolsonaro ao Ministério da Saúde
O Estado de S.Paulo – O Ministério da Saúde se prepara para iniciar a imunização no próximo dia 20, com a chegada de doses prontas da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca
O Estado de S.Paulo – Importação de vacina pronta de Oxford feita na Índia custa R$ 59,4 milhões ao governo
O Estado de S.Paulo – Estudo indica um dos fatores que tornam nova variante do coronavírus mais contagiosa
O Globo – Míriam Leitão: Fiocruz diz que vacina privada precisa ter papel complementar à pública
O Globo – Bolsonaro se referiu ao setor público ao falar que o ‘Brasil está quebrado’, justifica Paulo Guedes
O Globo – Covid-19: Reguladora da UE aprova uso emergencial da vacina da Moderna
G1 – Vacinas contra Covid-19: especialista tira dúvidas mais comuns
G1 – Agência Europeia de Medicamentos aprova uso emergencial da vacina da Moderna contra a Covid-19
G1 – Holanda é o último país da União Europeia a iniciar vacinação contra Covid-19
G1 – Barbeiro de 39 anos que negava existência da Covid tem alta após 13 dias internado: ‘Acreditem’
G1 – Pazuello recebe Bolsonaro para dar informações sobre vacinação contra Covid, diz ministério
G1 – Governador do PI cobra data para início da vacinação contra Covid-19 ao MS: ‘atraso inexplicável’
G1 – Fiocruz vai pagar R$ 59,4 milhões por vacinas de Oxford importadas da Índia
G1 – Chefe da OMS se diz decepcionado por China não autorizar entrada de especialistas em coronavírus
G1 – Coronavírus: após tomar vacina, poderei viajar e ficar sem máscara?
G1 – Coronavírus: quais são as contraindicações para tomar a vacina?
G1 – Coronavírus: quanto tempo a proteção da vacina vai durar?
G1 – Coronavírus: existe a chance de pegar Covid-19 após tomar a vacina?
G1 – Coronavírus: qual vacina eu devo tomar?
G1 – 30 países já registraram casos de variante do coronavírus; veja lista
Valor Econômico – Após críticas da OMS, China diz que continua negociando missão para investigar covid-19
Valor Econômico – Agência reguladora da UE aprova uso emergencial de vacina da Moderna
Valor Econômico – Projeto pede novo estado de calamidade até junho
Valor Econômico – Governo diz que produto indiano será importado
Valor Econômico – Pior da pandemia pode ainda estar por vir
Valor Econômico – A convite de Fux, ex-secretário de Mandetta deve assumir cargo no STF
Valor Econômico – Bolsonaro discute importação de vacinas da Índia com Pazuello e Araújo
Valor Econômico – Indústria prevê comprar 4 milhões de vacinas para imunizar trabalhadores
Valor Econômico – Camex define até quarta possível isenção para importações de agulhas e seringas
Valor Econômico – Governo de SP já discute opção de aplicar dose única da CoronaVac
Valor Econômico – Fiocruz vê negociações avançadas para importação de 2 milhões de vacinas prontas
Valor Econômico – Governadores, Maia, líderes e STF vão debater vacinação com a Anvisa
Valor Econômico – Províncias argentinas decretam toque de recolher para conter covid-19
Valor Econômico – Bolsonaro faz “visita técnica” ao Ministério da Saúde nesta terça
Valor Econômico – Recuperação depende de vacinas e de reformas para atrair investimentos, diz Banco Mundial
Valor Econômico – Governo brasileiro nega haver veto da Índia a exportação de vacinas
Valor Econômico – Geórgia vota em eleições que definirão controle do Senado
Uol – ‘Decisão mais uma vez errada’, afirma Dino sobre suspensão na compra de seringas
Uol – Procon-SP alerta sobre anúncios falsos de venda de vacina contra covid-19
Uol – Vacina é bem público e não deve haver discriminação, diz diretora da OMS
No comments yet.