Concorrendo contra Fernando Haddad (PT) na disputa pela Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL) já teria um esboço de pelo menos 9 dos 15 nomes para ocupar a Esplanada dos Ministérios. Conforme o jornal Folha de S. Paulo, a promessa de Bolsonaro é reduzir os 29 ministérios a 15. Ele tem prometido não negociar os cargos em troca de apoio no Congresso. Em relação ao Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia, presidente da União Democrática Ruralista (UDR), é o principal nome cogitado para a pasta, que também deve reunir o Meio Ambiente. O empresário do interior de São Paulo é amigo de longa data do candidato e tem acompanhado de perto o processo de sua recuperação desde o atentado sofrido em 6 de setembro, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Além do economista Paulo Guedes, anunciado para assumir a Fazenda caso o capitão reformado seja eleito, segundo a reportagem, outros nomes cogitados são: do coordenador da campanha, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que é o preferido para chefe da Casa Civil; do diretor de relações internacionais da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e ex-integrante da Fundação Getúlio Vargas, Stavos Xanthopoylos, para a Educação; do presidente do Hospital do Câncer de Barretos, Henrique Prata, para a Saúde (outra aposta para a pasta é Nelson Teich, empresário e médico oncologista do Rio de Janeiro); do general Osvaldo Ferreira, para os Transportes; do general Augusto Heleno, para a Defesa; do astronauta Marcos Pontes, para Ciência e Tecnologia; e do presidente interino do PSL, Gustavo Bebianno, para o Ministério da Justiça.
Frente Parlamentar da Agropecuária perde metade dos deputados e senadores após eleições
Uma das maiores e mais influentes do Congresso, a Frente Parlamentar da Agropecuária encolheu em mais da metade após as eleições deste domingo (7). De acordo com o Valor Econômico, dos 245 deputados e senadores ruralistas que tentaram a reeleição, 128 (52,2%) perderam a disputa em seus Estados, se candidataram para cargos no Executivo ou ainda simplesmente desistiram das eleições. No caso dos 218 deputados ruralistas que buscaram a reeleição, 119 (54,6%) não se reelegeram ou não vão voltar para a Câmara. Outros 99 deputados foram reeleitos, como a presidente da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), Tereza Cristina (DEM-MS), o vice-presidente da FPA e próximo líder da bancada em 2019, Alceu Moreira (MDB-RS), e Luiz Nishimori (PR-PR), que foi relator do polêmico projeto que flexibiliza e agiliza o registro de agrotóxicos no país. Já entre 27 senadores ruralistas atuantes na bancada, 19 não voltarão ao Senado. Porém, outros 18 conseguiram a reeleição e permanecerão na bancada. “No almoço tradicional da bancada, que aconteceu nesta terça-feira (9), o clima foi de “velório”, após as baixas. Muitos comentaram também que até deputados reeleitos tiveram votação bem abaixo do esperado, cerca de dezenas de milhares de votos a menos. Para tal situação, contribuiu muito a ascensão de novos rostos na política, oriundos principalmente do PSL, partido de Bolsonaro, mas que não têm necessariamente identificação clara com o setor. No entanto, há uma esperança na bancada de que deputados do PSL de regiões que são polo de produção agropecuária se integrem ao time dos ruralistas”, destaca a reportagem do Valor.
Novo presidente da Embrapa toma posse nesta quarta-feira
Sebastião Barbosa, pesquisador aposentado da Embrapa, assumirá nesta quarta-feira (10), a Presidência da estatal, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. É o que informa o portal da Embrapa. Sebastião é engenheiro agrônomo, especialista em Entomologia e foi contratado pela Embrapa em 1976, atuando em programas de controle e erradicação de pragas. Por 17 anos também trabalhou na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no Serviço de Proteção de Plantas, em Roma, Itália. Foi também coordenador de cooperação internacional da Embrapa e Chefe-Geral da Embrapa Algodão. Filho de agricultor sem-terra do interior de Minas Gerais, o novo presidente da Embrapa terá pela frente a missão de conduzir a mais reconhecida empresa pública de pesquisa da faixa tropical do mundo em um período de fortes restrições orçamentárias e financeiras e a possíveis mudanças no Governo Federal, com a posse de um novo presidente da República. Também recebe do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, a incumbência de aproximar mais a estatal do setor produtivo. “Ele defende que a Embrapa precisará ser criativa para buscar recursos suplementares e complementares na iniciativa privada e em instituições internacionais”, informa o portal.
Setor sucroenergético defende convivência pacífica com apicultores
O portal Cana Online destacou que na segunda quinzena de setembro (27), o auditório da Cooperativa dos Plantadores de Cana de SP, em Piracicaba, recebeu representantes de empresas do setor sucroenergético da região para o lançamento do estudo “Aplicação Aérea de Defensivos Agrícolas: Impactos econômicos e sociais do banimento da atividade”. O principal objetivo desse encontro foi gerar conhecimento sobre o tema, esclarecendo que a aplicação aérea de defensivos agrícolas, quando realizada de acordo com a legislação vigente, não representa riscos de mortandade para as abelhas, sendo possível criar um ambiente harmonioso e produtivo entre os produtores de cana e apicultores por meio de uma comunicação efetiva e adoção conjunta de técnicas de manejo adequadas. Para Junior Oliveira, presidente do Sindag, é possível a coexistência de todas as atividades agrícolas, desde que elas se comuniquem, tratem o tema com responsabilidade, entendam suas responsabilidades individuais e atendam o que é necessário para que possam conviver. “A aviação agrícola cresceu 10% no País nos últimos 10 anos, em número de aeronaves e atendimento a diferentes culturas. Sabemos também que a produção de mel cresce muito no Brasil. Temos uma grande preocupação com a vida das abelhas e queremos contribuir, inclusive, para a profissionalização desse setor que é bastante heterogêneo”, conclui o executivo.
Mapa – Mapa certifica empresa por aderir à compartimentação avícola
MMA – Brasil reforça integração com América Latina
MMA – Aprovada resolução para manejo de fauna silvestre e exótica
Embrapa – Lucia Bailetti ministra curso Gestão de Análise Sensorial na Embrapa Uva e Vinho
Embrapa – Embrapa mostra viabilidade da soja no Sealba (SE, AL,BA), nesta quinta
Embrapa – Curso oferece diagnóstico sobre qualidade da semente de soja
Embrapa – Em 3 anos, plantio de soja cresce 3.112% em Alagoas
Embrapa – Uvas e oliveiras são tema de seminário para concessão de Indicação Geográfica da região da Campanha
Embrapa – Reunião Técnica do GtecFeijão apresenta resultados de pesquisa realizada no entorno do DF
Embrapa – Embrapa recebe alunos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018
Embrapa – Farinha de Cruzeiro do Sul ganha exposição fotográfica na capital
Embrapa – Pesquisa aborda certificação socioambiental da soja no Maranhão
Embrapa – Evento no RJ vai ensinar a identificar plantas alimentícias não convencionais
Embrapa – Computação e uso de drones dominam palestras na Jornada Científica
Embrapa – Embrapa Hortaliças realiza ações inclusivas na 15ª Semana Nacional de CT
Embrapa – Embrapa faz parceria para desenvolver ração específica para pirarucu
Embrapa – Avaliação Nacional de Vinhos 2018 encerra com nota inédita: 86,6
Embrapa – Novo presidente da Embrapa toma posse nesta quarta-feira
Câmara dos Deputados – Plenário pode votar hoje projetos das empresas aéreas e do cadastro positivo
Senado Federal – Relator escolhe quatro emendas para CAE apresentar ao Orçamento de 2019
Senado Federal – CRA aprova emendas de acréscimo para a agricultura
Senado Federal – Plenário se reúne nesta quarta com pauta trancada pela MP das dívidas rurais
Senado Federal – Comissão adia prazo de entrega de Emendas ao Orçamento
Folha de S. Paulo – Bolsonaro já tem nove nomes para ministérios em eventual governo
Folha de S. Paulo – Premiação tem como tema o agronegócio paulista e pode dar até R$ 10 mil ao primeiro colocado
Folha de S. Paulo – Vaivém das Commodities – Produtores e exportadores de café vão consumir o recorde de 50 milhões de sacas nesta safra
Folha de S. Paulo – ‘Fui picada pelo bichinho da agrofloresta’, afirma agrônoma que produz 1 tonelada de alimentos
G1 – União Europeia está pronta para negociar importação de carne bovina dos EUA
G1 – Plantio de soja e milho no Paraná perde ritmo após chuva, mas ainda supera 2017/18
G1 – Austrália vê 70% de chance de El Niño em 2018
G1 – Foco de peste suína clássica é encontrado no Ceará
G1 – Produção de soja do Brasil em 2019 deve igualar recorde de 2018, diz associação
G1 – China proíbe importação de porcos do Japão e da Bélgica por peste suína
G1 – VÍDEO: Chineses fazem plantação vertical de vegetais
G1 – Ave ganha prótese feita com impressora 3D após perder parte do bico
Valor Econômico – Órgão de concorrência dos EUA aprova venda da Keystone
Valor Econômico – Após indicar déficit por meses, OIC agora prevê superávit em 2017/18
Valor Econômico – illycaffè e JAB fazem parceria na área de cápsulas de café
Valor Econômico – Abiove eleva estimativa para exportações brasileiras de soja
Valor Econômico – Bancada ruralista perde metade dos deputados e senadores após eleições
Valor Econômico – Dreyfus aproveita oferta ampla e bate recordes no Brasil
Valor Econômico – Lucro líquido da Camil quase dobrou no 2º tri
Valor Econômico – TMG ganha mercado e planeja estreia em milho
Valor Econômico – Embraer faz primeiro voo com cargueiro militar KC-390 de série
Zero Hora – Gisele Loeblein – Conheça as propostas de Leite e Sartori para o agronegócio do RS
Zero Hora – Gisele Loeblein – Remates de primavera buscam estratégias para fisgar o comprador
Zero Hora – WhatsApp é a mídia social mais usada no meio rural, revela pesquisa
Agrolink – Aumento da produção impulsionou mercado agroquímico da Índia
Cana Online – Setor sucroenergético defende convivência pacífica com apicultores
Correio do Estado – Uso de agrotóxicos coloca antas em risco na região do cerrado de Mato Grosso do Sul
Portal do Agronegócio – Agricultura brasileira e redução dos gases de efeito estufa
Portal do Agronegócio – Fungicida preventivo rende mais 5 sacas de soja
Mais Soja – Mapeamento da produção de soja no Estado de Goiás, Safra 2016/2017
Mais Soja – Cientistas descobrem segmentos genômicos que decidem a densidade do zinco no trigo
Mais Soja – Semente: o berço da mais avançada tecnologia
Mais Soja – Pesquisa aborda certificação socioambiental da soja no Maranhão
Mais Soja – Exportações do agronegócio gaúcho caem 17,3% em setembro
Mais Soja – Situação da colheita do milho e soja nos Estados Unidos
Mais Soja – Consumo de calcário mostra terra precisando de correção de acidez
__________________________________________________________________________________________
No comments yet.