FALTA DE COMBUSTÍVEL PARA AVIÕES AGRÍCOLAS EM PLENA SAFRA PREOCUPA

//FALTA DE COMBUSTÍVEL PARA AVIÕES AGRÍCOLAS EM PLENA SAFRA PREOCUPA

 

Com a gasolina de aviação (avgas) escasseando no país, a luz amarela acendeu para as atividades que têm neste momento etapa crucial da pulverização aérea. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) desde o mês passado o produto está em falta nas distribuidoras. Segundo o diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, ao buscar explicação para o problema, a entidade foi informada que a unidade de Cubatão, no Estado de São Paulo, onde o combustível é processado, está em manutenção por tempo indeterminado. Em nota, a estatal diz que avisou os clientes da parada e que está importando o derivado para atendê-los. De acordo com o jornal Zero Hora a preocupação é reforçada porque a falta do produto ocorre no momento em que a pulverização área se faz necessária. Colle explica que, nas lavouras de arroz, assim como nas de cana de açúcar, não é possível fazer a aplicação de produtos por terra. A estimativa é de que, para abastecer os aviões durante toda a safra, sejam necessários 20 milhões de litros de gasolina para aviação. Desse total, 25% é utilizado na produção gaúcha. Problema de falta de produto já havia ocorrido em janeiro de 2010. Procurada, a Petrobras não havia dado retorno até o fechamento da coluna.

 

Arroz brasileiro apresenta forte alta nas exportações

De acordo com o balanço da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) com dados do Ministério da Indústria e Comércio Exterior, de janeiro a dezembro de 2018, o Brasil exportou total de 1,4 milhão de toneladas de arroz, o que gera US$ 467 milhões em negócios. O portal Mais Soja explica que do total exportado em 2018, o arroz em casca se destaca em primeiro lugar pelo registro de 592 mil toneladas, tendo como destino principal a Venezuela.  O principal destino de arroz beneficiado foi o Peru, apresentou um recorde de 82,4 mil toneladas, totalizando US$ 40,8 milhões em negócios. Os países Senegal, Nicarágua, Cuba, Costa Rica e EUA também se destacaram como destino do arroz brasileiro com importantes volumes.

Mapa retoma em março auditoria nos serviços veterinários oficiais

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai reiniciar a partir de março as auditorias nos serviços veterinários dos estados (SVE), para avaliação de suas estruturas. Será o segundo ciclo de levantamento iniciado em 2016 e concluído em dezembro último, em todos os estados. O ciclo de 2019 será encerrado em 2021.  Nas auditorias são avaliados 43 itens, entre os quais o controle das divisas e fronteiras; de trânsito de animais (terrestres e aquáticos) e produtos de origem animal, com identificação e rastreabilidade; controle de cadastro de produtores, propriedades e animais. Além disso é feito diagnóstico laboratorial e envio de amostras; avaliada a capacidade para detecção precoce e notificação imediata de doenças, atendimento à suspeitas e atuação em emergências sanitárias; controles de estocagem e distribuição de produtos biológicos (vacinas, antígenos e alérgenos), e ainda a estrutura operacional (transportes, equipamentos e acesso à comunicação). As auditorias visam a manutenção de um serviço veterinário oficial estruturado, alinhado às necessidades da pecuária nacional e adequado às diretrizes internacionais de saúde animal, explica o Mapa.

Produção de máquinas agrícolas cresce 23,8% em 2018, diz Anfavea

O portal do G1 destacou que o Brasil produziu 65.674 máquinas agrícolas e rodoviárias em 2018, aumento de 23,8% em comparação com o ano anterior, quando foram fabricadas 53.043 unidades, informou a associação das montadoras (Anfavea). Em todo o ano passado, foram vendidas 47.777 máquinas, alta de 12,7% sobre as 42.391 comercializadas em 2017. O número foi puxado principalmente pelo agronegócio, que deve continuar com uma boa performance em 2019, segundo Alfredo Miguel Neto, vice-presidente da entidade. “Tivemos durante o ano uma série de dificuldades e incertezas e mesmo assim o setor agrícola se manteve forte e confiante, observando oportunidades de venda principalmente no mercado externo”, disse. “Havendo continuidade de disponibilidade de crédito, vamos ter um ano safra de 2019 também bastante produtivo”, emendou.

NA IMPRENSA

Mapa – Mapa retoma em março auditoria nos serviços veterinários oficiais.

Embrapa – Acordo Embrapa Hortaliças-Sesc reforça programas de segurança alimentar e de redução de perdas pós-colheita.

Embrapa – Embrapa disponibiliza documento sobre a melhoria da produção de tambaqui em piscicultura de tanques-rede.

Embrapa – Observatório do Café visa à sustentabilidade da cafeicultura.

Senado Federal – Guarda compartilhada de animais após separação será analisada na CCJ.

Ibama – Norma ajusta Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais (RAPP) às novas regras do Cadastro Técnico Federal (CTF/APP).

G1 – Produção de máquinas agrícolas cresce 23,8% em 2018, diz Anfavea.

Correio Brazilense – Polícia Militar Ambiental resgata animais silvestres no Distrito Federal.

Folha de S. Paulo – Soja dribla estimativas em 2018 e deve dificultar previsões em 2019.

Zero Hora – Falta de combustível para aviões agrícolas em plena safra preocupa.

Zero Hora – Vinicius Piazzeta: incertezas do Funrural continuarão em 2019.

Zero Hora – Análise busca razões para surgimento de enxame gigante de abelhas em Caçapava do Sul.

Valor Econômico – Indústria confirma desempenho fraco e crescimento deve ser inferior ao de 2017.

Valor Econômico – Rentabilidade em xeque na cadeia produtiva de aves e suínos.

Valor Econômico – Produção aumenta, mas exportações diminuem.

Valor Econômico – Análise: Produção industrial alemã cai, mas economia não vai mal.

Mais Soja – Arroz brasileiro apresenta forte alta nas exportações.

Mais Soja – Soja em sucessão ao sorgo granífero.

Mais Soja – Os efeitos das mudanças climáticas na agropecuária.

Mais Soja – Variabilidade espacial da profundidade do solo e suas relações com atributos do terreno, numa Catena do Pampa cultivada com soja.

Mais Soja – PIB-AGRO MG: PIB do agronegócio Mineiro cresce 1,57%.

Mais Soja – Carrapicho pode condenar cargas de soja.
__________________________________________________

O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.