Exportadores do agro e governo discutem ‘apagão’ portuário

Home/Informativo/Exportadores do agro e governo discutem ‘apagão’ portuário

Exportadores do agro e governo discutem ‘apagão’ portuário

Exportadores do agronegócio e da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) reuniram-se com o governo federal nesta quarta-feira (22) em Brasília para debater soluções para os gargalos no comércio marítimo, que têm afetado a competitividade do setor. O encontro foi com o secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia, Gustavo Ene, e outros membros da Pasta. Conforme noticiou o Valor Econômico no fim de agosto, havia uma insatisfação dos exportadores com a falta de diálogo com o governo. Segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), a reunião teve como objetivo sinalizar os impactos econômicos e sociais que os entraves logísticos têm causado ao país e “buscar soluções, em sinergia com o governo federal, para mitigar a crise emergencial e encontrar caminhos para os médios e longo prazos”. O Cecafé reforçou os impactos do entrave logístico nas suas exportações. Entre maio e agosto, aproximadamente 3,5 milhões de sacas de café deixaram de ser embarcadas, o que impediu o ingresso de receita de cerca de US$ 500 milhões.

Oferta nacional de fertilizantes foi apenas 16% do total

A oferta nacional de fertilizantes representou apenas 16% da oferta total em 2020, apesar de o Brasil ser um dos maiores produtores agrícolas do mundo, segundo afirmou Wendel Oliveira de Souza, diretor geral de Operações Comerciais da Unigel. Ele concedeu uma entrevista ao globalfert.com.br, informou o portal Agrolink. De acordo com o especialista, existem muitos problemas em relação aos fertilizantes no Brasil, mas o principal deles é relacionado ao preço do gás natural. “Para se ter ideia da importância deste insumo, recentemente diversos produtores europeus interromperam suas produções de amônia e dos fertilizantes nitrogenados causado pelo abrupto aumento do gás natural naquela região. No Brasil, convivemos com preços elevados a todo tempo. Resolver definitivamente este item pode representar no aumento da produção de fertilizantes nitrogenados no nosso país”, completa. “Tivemos reflexos causados pela pandemia principalmente no 2º trimestre de 2020. Do 3º trimestre de 2020 em diante, a demanda pelos nossos produtos se normalizou e eu diria que, exceto pela logística internacional que ainda está impondo dificuldades em todo mundo, estamos vivenciando dias normais no ambiente de negócios”, conclui.

Uso da tecnologia na aviação e na agricultura vai unir ambos setores em futuro próximo

Em artigo publicado nesta quinta-feira (23) no Portal do Agronegócio, Jefferson Castro, Gerente Executivo e Head da Unidade B2B da Atech destaca que um dos setores mais antigos do mundo, o agronegócio precisa incorporar a transformação digital para superar diferentes desafios. O que muitos podem considerar barreiras para impulsionar a inovação no campo, vejo como oportunidade. Uma das alternativas para avançar nesse processo é olhar para outros segmentos que elevaram o nível de eficiência por meio da tecnologia. Neste contexto, a aviação é sem dúvida um bom exemplo de extrema maturidade tecnológica a ser seguido. Unindo-se critérios de segurança, inovação, eficiência e rapidez, muitas das tecnologias aplicadas na aviação poderão alcançar a maturidade necessária para entrar em produção em outros setores críticos para o desenvolvimento do país, entre eles a agricultura. Uma boa maneira do agronegócio criar experiências digitais a partir do conhecimento gerado pela indústria aeronáutica é investir em soluções para geração cada vez mais intensa de dados sobre o campo e em tempo real. Neste contexto, a adoção de tecnologias que habilitam a conectividade e a IoT são grandes aliadas nesse processo de modernização do campo. Para acessar a matéria completa, clique aqui.

CNA e especialistas discutem uso do Fiagro para financiar estruturas de armazenagem

“Como o Fiagro pode ser utilizado para financiar estruturas de armazenagem?”. Esse foi o tema de mais um encontro virtual promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA). O debate foi realizado nesta quinta-feira (23) e faz parte de uma série de lives sobre o Fiagro (Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais), que foi instituído pela Lei 14.130/2021 com o objetivo de ampliar o portfólio de instrumentos de captação de recursos privados para o agronegócio. O presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Ricardo Arioli, explicou que o Fiagro é uma ferramenta que surge como opção de aporte de recursos para financiar o setor agropecuário que cresce a cada ano. A sócia fundadora da VERT Securitizadora, Victória Sá, citou algumas formas de como o Fiagro pode ser utilizado para financiar estruturas de armazenagem da produção agrícola, já que toda a cadeia agroindustrial pode ser contemplada com esse tipo de fundo de investimento. Em sua apresentação, o diretor Suply Chain Finance na Ag Growth International (AGI), Daniel Goulart, disse que a empresa canadense oferece soluções de armazenagem e movimentação de grãos dentro da propriedade rural até o porto, passando por todos os operadores logísticos. Por fim, o fundador e Head de Negócios da Pag-Agro, Jônatas Couri, falou que os fundos de previdência complementar têm metas de longo prazo e estão com o bolso fechado para o agronegócio. Para acessar a matéria completa, clique aqui.

Veja outras notícias

Agência Senado
Medida provisória zera tributos sobre milho importado

Agência Câmara
Comissão aprova fundo para compensar produtor rural por fenômenos climáticos

Governo Federal
Ministérios da Economia e da Agricultura facilitam acesso a águas públicas para aquicultura

Governo Federal
Pela primeira vez, seminário reúne representantes de todas as Indicações Geográficas de Café registradas no Brasil

Valor Econômico
Governo discute se “CPR verde” será lançada em cerimônia de 1000 dias de gestão ou na Cop-26

Valor Econômico
Medida permite renegociação de débitos de Funrural e ITR

Valor Econômico
Exportadores do agro e governo discutem ‘apagão’ portuário

Embrapa
Pesquisa aponta grande contribuição de bioinsumos e silício no arroz de terras altas

Embrapa
Edital abre oportunidade para parcerias à produção de tecnologias com base na mamona sem ricina

Embrapa
Embrapa busca parceiros para finalizar tecnologia de produção de bacon ovino

Embrapa
Embrapa Meio-Norte e Fapepi assinam termo de cooperação para a fruticultura

CNA
CNA destaca a sustentabilidade do agro brasileiro

CNA
CNA e especialistas discutem uso do Fiagro para financiar estruturas de armazenagem

CNA
Agro Future Summit: inscrições abertas para um dos maiores eventos sobre inovação no agronegócio

CNA
CNA avalia desafios para criação de fundo nacional de defesa agropecuária

AgroLink
Oferta nacional de fertilizantes foi apenas 16% do total

AgroLink
Furacão elevou preços da ureia

AgroLink
“Carro voador”: Solução para o campo?

AgroLink
RANKING: TOP 20 agroquímicas globais

AgroLink
PIB agro deve crescer 1,2% em 2021

AgroLink
EUA pode diminuir milho no combustível e derrubar demanda

AgroLink
Índia quer ser autossuficiente em óleos vegetais

AgroLink
Entenda como biológicos auxiliam em períodos de seca

Canal Rural
Máquinas agrícolas: setor do Brasil pode se expandir na Austrália, aponta estudo

Canal Rural
Safra mundial de grãos deve crescer e atingir 2,2 bi de toneladas

Portal do Agronegócio
ABPA reforça campanha de prevenção contra peste suína após caso no Haiti

Portal do Agronegócio
Indonésia, Arábia Saudita e Egito proíbem carne bovina brasileira

Portal do Agronegócio
Uso da tecnologia na aviação e na agricultura vai unir ambos setores em futuro próximo

Portal do Agronegócio
Baculovírus e lagartas: AgBiTech consolida adesão aos baculovírus para manejo de lagartas e atinge 3,5 milhões de hectares tratados no Brasil

Portal do Agronegócio
SEMPRE e Embrapa assinam acordo para desenvolverem tecnologias para agricultura tropical

Portal do Agronegócio
Por que usar defensivos agrícolas? São seguros?

Portal do Agronegócio
A importância da transformação digital no mundo agro

G1
Leonardo DiCaprio investe em duas empresas de carne cultivada em laboratório

G1
Alemanha deve acabar com uso de óleo de palma em biocombustíveis a partir de 2023

Revista Globo Rural
Metagenoma abre caminho para agricultura biológica de precisão

 

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »